Buscar

SANEAMENTO AMBIENTAL RESPOSTA 2

Prévia do material em texto

Mais 15 mil pessoas serão contempladas com rede de esgoto em Rondonópolis
“Estamos empenhados em universalizar o serviço que é essencial para a saúde da população. Não paramos de investir em saneamento na cidade”, diz a diretora geral do Sanear, Terezinha Souza. Ela lembra que, com recursos federais e recursos próprios do município, o Sanear assumiu o compromisso de atender 100% da população com coleta e tratamento de esgoto.
Texto adaptado. Disponível em: https://www.agoramt.com.br/2018/04/mais-15-mil-pessoas-serao-contempladas-com-rede-de-esgoto-em-rondonopolis/. Acesso em: 07/04/2018
Os sistemas coletivos de esgotamento sanitário são compostos por um conjunto de obras para coletar, transportar, tratar e dar o destino final adequado ao esgoto sanitário. Incluem canalizações coletoras, estações elevatórias, estações de tratamento de esgoto e emissários.
Neste contexto, considere que você foi contrato para apresentar uma proposta para o esgotamento sanitário nas áreas rurais de um município. Escreva um texto para o prefeito do município explicando sobre as dificuldades em se utilizar sistemas coletivos em áreas rurais, citando quais são as alternativas mais adequadas para o esgotamento sanitário nessas áreas.
	Excelentíssimo Senhor Prefeito, conforme contrato firmado com essa prefeitura, venho apresentar proposta para o esgotamento sanitário nas áreas rurais. Primeiramente, informo que a utilização do sistema coletivo em áreas rurais se torna inviável em razão de que esses sistemas são compostos por um conjunto de obras para coletar, transportar, tratar e dar o destino final adequado ao esgoto sanitário. Incluem canalizações coletoras, estações elevatórias, estações de tratamento de esgoto e emissários, o que se torna inviável na área rural. 
	Há porém, alternativas que podem ser utilizadas no esgotamento sanitário rural, como a fossa séptica biodigestora, desenvolvida especialmente para o saneamento básico na área rural, que utiliza, por meio de biodigestão, o tratamento das fezes e da urina depositadas no vaso sanitário na área rural. No final desse processo de biodigestão, é produzido um adubo natural líquido, que pode ser utilizado para fertilizar e irrigar o solo, melhorando não somente a qualidade de vida, mas a renda dos agricultores.
	O Governo Federal oferece diversos programas para promover o saneamento básico em área rurais, como o Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR), que se concentra na elaboração de projetos e na implantação, ampliação e/ou melhoria de sistemas públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

Continue navegando