Buscar

Saneamento Básico no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica (TRATA BRASIL, 2019). Com base na definição de saneamento supracitada, comente a relação entre saneamento e saúde pública, destacando a situação atual dos sistemas de saneamento e de saúde pública brasileiro e o combate a pandemia do Covid-19.
A situação atual brasileira é bem precária quanto a relação do saneamento, pos apenas cerca de 50% possui o acesso a saneamento básico. E isso contradiz totalmente, a relação com a saúde, pos saneamento é a base de todo sistema de saúde do país, é a parte da infraestrutura trazendo consigo vários aspectos.
Com essa situação precária, ocorre mais casos de ter doenças contagiosas e infecciosas e sendo totalmente contra a saúde pública. O sanemaneto envolve serviços como água potável, esgotamento sanitário, drenagem urbana e coleta de lixo, o que está totalmente ligado a saúde pública, ou seja, quanto menor a porcentagem da população atendida, mais riscos à saúde vai-se ter.
Nesse caso de pandemia, dificulta ainda mais por parte da população não ter nem acesso ao abastecimento de água direito, quem dirá acesso a saneamento básico.
 2) No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais distribuídos em quatro áreas fundamentais. Cite essas áreas e comente sucintamente a situação delas no contexto brasileiro.
No saneamento básico existem quatro pilares, são eles : o esgotamento sanitário, a coleta e adequada disposição dos resíduos sólidos, o tratamento de esgotos e a drenagem pluvial urbana.
No Brasil, cerca de 55% da população possuem tratamento considerado adequado para o esgotamento sanitário, ou seja, pouco mais da metade da população. O que na verdade, ainda é uma situação precária, e uma porcentagem bem abaixo do que realmente deveria ser.
Quanto a disposição de resíduos sólidos, a unica forma ainda permitida por lei é o Aterro Sanitário. Ainda falta um planejamento e uma melhor gestão para que a sociedade possa através da implementação de algumas metodologias ter o incentivo direto ao desenvolvimento urbano e social. Abrindo a chance de investimentos em indústria de transformação, educação ambiental, geração de emprego e renda. De uma forma geral, utilizar mais esses materiais recicláveis para uma série de coisas.
Já para o tratamento de esgoto, cerca de apenas 46% do que é produzido no país é tratado. Além de não coletar e tratar o esgoto, o país não fiscaliza a qualidade da água. A maioria dos municípios não possuem plano de saneamento básico, o que dificulta ainda mais, afetando diretamente a saúde pública e o meio ambiente, principalmente pela poluição dos rios.
A gestão da drenagem urbana na maioria dos municípios brasileiros ainda não é vista com a devida importância pelos gestores, dada a ausência de um planejamento específico para o setor. E ainda apresenta diferenças nas decisões planejadas para os demais setores relacionados, como água, esgoto e resíduos sólidos. Para os aspectos de drenagem urbana há ainda uma falta de vontade política dos governantes para executar obras, há uma visão restrita do problema e contém poucos recursos financeiros disponíveis.
 3) O Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento – SNIS é uma espécie de banco de dados que reúne informações de caráter institucional, administrativo, operacional, econômico, gerencial, financeiro, contábil e de qualidade em prestação de serviço de saneamento básico. Aponte quais os objetivos principais do SNIS e como este serviço pode ajudar na melhoria da gestão dos serviços de saneamento básico.
Os objetivos são: Conhecimento e avaliação do setor de sanemanto, avaliação de desempenho de serviços, melhora da gestão, exercício do controle social, dentre outros.
O SNIS ajuda neste serviço coletando dados dos municipios e dos prestadores de serviços de saneamento e os estrutura e disponibiliza à sociedade por meio dos Diagnósticos, ajudando assim a responsáveis técnicos como de prefeituras, orgão responsáveis, engenheiros a terem dados específicos para quando forem fazer projetos, ou alguma melhoria.
 4) O Abastecimento de água é um dos itens que compõem o sistema de saneamento básico. Esse subsistema é a variável de entrada do sistema de saneamento, tendo grande relevância nas atividades socioeconômicas locais, haja vista que garante, entre outras, a segurança hídrica e a qualidade de vida da população. Comente sobre o sistema de abastecimento do município de Caruaru, destacando pontos como, regularidade do sistema, qualidade da água e perdas na distribuição.
O ciclo de abastecimento de Caruaru é de cinco dias com água e quinze dias sem. Na zona rural, o regime de fornecimento é dois dias com e 30 sem.
Segundo os técnicos da Compesa, hoje, é a melhor água de Pernambuco. A estação elevatória está localizada na mesma área da ETA Salgado, em Caruaru, e foi executada pela Compesa.
De acordo com a SNIS, Caruaru tem uma perdia média de 49,56%, que é um índice bastante elevado. (2013)
Caruaru tem consumo per capta de 117 L/hab.dia) de acordo com os dados do SNIS.(2016)
 5) Em consequências do crescimento urbano sem planejamento, os alagamentos e inundações são frequentes nos grandes centros urbanos. Essa realidade, no entanto, é vivenciada também nas cidades menores. Comente sobre os sistemas de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas em sua cidade. Assinale como as técnicas compensatórias podem contribuir na mitigação dos eventos extremos de precipitação pluviométrica nessas áreas.
 6) As Estações de Tratamento de Efluentes – ETEs são estruturas que fazem parte do subsistema de esgotamento sanitário. Sobre essas estruturas, cite as principais etapas do tratamento, comente sobre o lodo resultante e da qualidade da água descartada no corpo receptor ou destinada para reuso.
As etapas da ETE respectivamente são: Gradeamento, Caixas de areia ou desarenador, Reator Anaeróbio, Filtro Biológico Aerado, Decantação e Desinfecção.
No Brasil, todo lodo gerado em ETE’s – Estações de Tratamento de Esgotos – tem sido jogado fora (sem nenhum tratamento) em aterros sanitários, resultando em modificação ambientais e econômicas. O que na verdade, poderia ser aproveitado para várias coisas, como estudos que sairam sobre tijolos ecológicos, fabricação de cimento, disposição no solo, cultivo de grama comercial, solo comercial, compostagem, plantações de cítricos, dentre outros que foram analisados, onde ainda é muito pouco reutilizado. 
Quanto a água para reuso, ainda também é muito pouco utilizado, onde na verdade poderia se utilizado para vários fins, sendo eles: geração de energia, refrigeração de equipamentos, aproveitamento nos processos industriais e limpeza de ruas e praças. Com uma boa adminstração e gerenciamento, o reuso iria ajudar até no abastecimento de águas potáveis, sem sofrer com a falta dela. E também conservaria ainda mais águas nos mananciais.
 7) As fontes poluidoras podem ser divididas em difusas e pontuais. As fontes difusas são mais difíceis de controlar e podem causar diversos problemas de contaminação de fontes superficiais e subterrâneas. Faça uma abordagem sucinta sobre algumas fontes de poluição observadas no arranjo produtivo local – APL de confecções (composto, principalmente, por Santa Cruz, Toritama e Caruaru) e sua relação com a poluição dos rios Ipojuca e Capibaribe. 
8) O conceito de impureza em termos hídricos é bastante relativo, haja vista que, cada uso preponderante exige um determinado grau de pureza. Comente algumas formas de como as propriedades físicas, químicas e biológicas da água são alteradas e qual o impacto do consumo da água fora dos padrões legais no consumo humano.
 9) Faça uma revisão sobre a legislação que trata sobre a normatização de potabilidade da águapara consumo humano. Atualize as informações com relação a Portaria de Consolidação MS nº 02/2017. Aborde o que é o padrão de potabilidade. 
10) Os reservatórios de armazenamento são estruturas obrigatórias em SAA. Cite algumas funcionalidades e particularidades sobre essas estruturas.

Continue navegando