Buscar

Semana 3 Ciencias da Natureza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Semana 3 – Fundamentos e Práticas no Ensino de Ciências da Natureza
Pergunta 1
A Alfabetização Científica pode ser baseada em três eixos estruturantes:
	
	compreensão das teorias científicas, memorização de fatos e procedimentos científicos; reconhecimento dos grandes nomes da ciência no Brasil e no mundo.
	
	compreensão da natureza da ciência; compreensão sobre a produção do conhecimento científico; compreensão sobre as práticas de ensino na área de ciências.
	
	compreensão de termos e conceitos científicos; compreensão básica da natureza das ciências e fatos; compreensão das relações CTSA.
	
	memorização de teorias científicas; compreensão da relação do homem com o ambiente; compreensão das produções tecnológicas.
	
	compreensão sobre as interferências políticas na ciência; memorização do método científico; compreensão da natureza da ciência.
 
Pergunta 2
Promover a Alfabetização Científica envolve trabalhar conhecimentos entre os estudantes, para que possam exercer seus direitos na sociedade moderna. Com relação à Alfabetização Científica, analise se as sentenças são verdadeiras (V) ou falsas (F):
1. Uma pessoa alfabetizada cientificamente e tecnologicamente terá a habilidade de utilizar os conceitos científicos e seus desdobramentos nas mais diferentes esferas da vida, integrando valores e sabendo tomar decisões responsáveis.
2. A Alfabetização Científica valoriza exclusivamente a memorização de conceitos e fórmulas, os quais precisam ser apropriados pelos estudantes para aplicação em atividades de estudos.
3. Promover a Alfabetização Científica é trabalhar com fatos cotidianos, debatendo a influência da ciência e tecnologia na vida das pessoas.
4. Discutir sobre como as atividades humanas devem prezar pela sustentabilidade e sobre o papel da ciência e tecnologia na preservação ambiental é papel da alfabetização científica.
A sequência correta é:
	
	V, V, V, V
	
	V, V, V, F
	
	V, F, V, V
	
	V, V, F, V
	
	F, V, V, V
 
Pergunta 3
Estudos que focalizam a Alfabetização Científica indicam que as abordagens de ensino não devem tratar apenas de conceitos científicos, apontando características e habilidades que podem ser trabalhadas e que compõem os chamados Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica. Relacione os Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica a suas respectivas explicações:
	(A) Compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais.
	(  ) A ciência está em constante transformação. Assim, novos conhecimentos são produzidos e precisam ser analisados a partir de considerações sobre o contexto.
	(B) Compreensão da natureza da ciência e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática.
	(  ) Os conhecimentos científicos devem ser trabalhados tendo em vista a aplicação no cotidiano ou na interpretação do dia a dia.
	(C) Entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente.
	(  ) As aplicações dos conhecimentos científicos devem ser compreendidas a partir da relação deles com o ambiente, bem como considerando questões tecnológicas.
A ordem da correspondência correta é:
	
	B, A, C
	
	C, A, B
	
	B, C, A
	
	A, B, C
	
	A, C, B
 
Pergunta 4
Assinale a alternativa com preenche corretamente a lacuna:
“Promover a Alfabetização Científica ao abordar, por exemplo, o tema produção de energia, relaciona-se a____________”:
	
	ensinar tipos de energia renováveis, suas aplicações, o custo no orçamento estadual e o domínio da matriz energética por um país.
	
	ensinar aos estudantes como funciona uma usina hidrelétrica e como a energia gerada é transmitida até suas residências.
	
	ensinar os conceitos específicos relacionados ao estudo da produção energética a partir do exemplo de uma hidrelétrica.
	
	ensinar uma questão prática do dia a dia, como o uso da energia elétrica.
	
	ensinar como uma usina hidrelétrica funciona, os impactos ambientais desse tipo de construção e as implicações do uso da energia elétrica em cada uma das residências.
 
Pergunta 5
As pesquisas educacionais apontam a necessidade de o processo de Alfabetização Científica iniciar-se nas primeiras séries da escolarização, de modo a permitir que os alunos trabalhem ativamente na construção do conhecimento a partir do debate de ideias que afetam sua realidade. Sobre esse trabalho, assinale a alternativa que não se aplica ao contexto:
	
	A Alfabetização Científica valoriza a argumentação em sala de aula como uma atividade na qual aluno e professor apresentam opiniões, descrevem ideias, apresentam hipóteses e evidências, justificam ações ou conclusões a que tenham chegado e explicam resultados alcançados.
	
	O estudante alfabetizado cientificamente é capaz de organizar ideias e informações para investigar um problema, analisando as variáveis envolvidas e selecionando formas de resolução.
	
	Entender as relações entre conhecimento científico, produtos tecnológicos, implicações ambientais e interferências sociais é uma das habilidades a serem desenvolvidas no decorrer da Alfabetização Científica.
	
	Para ser considerado um indivíduo alfabetizado cientificamente, é preciso demonstrar a memorização de conceitos e teorias produzidas pelas pesquisas científicas e validadas pelos pesquisadores da área.
	
	Trabalhar o raciocínio hipotético-dedutivo como a forma de argumentação utilizada na comunidade científica para expor ideias e justificá-las configura uma estratégia para a promoção da Alfabetização Científica.

Continue navegando