Buscar

Ferramentas de software para gestão de projetos

Prévia do material em texto

Ferramentas de software para gestão de projetos
1) Em relação às áreas de conhecimento do processo de gerenciamento de projetos, assinale aquela que melhor descreve a seguinte definição: “inclui todos os processos necessários para identificar todas as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactadas pelo projeto, analisar suas expectativas, e desenvolver estratégias de gerenciamento apropriadas para o engajamento eficaz das partes interessadas nas decisões e execução do projeto”.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· Qualidade.
· Cronograma.
· Partes interessadas.
checkCORRETO
· Riscos.
· Escopo.
Resolução comentada:
Partes interessadas: inclui todos os processos necessários para identificar todas as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactadas pelo projeto, analisar suas expectativas e desenvolver estratégias de gerenciamento apropriadas para o engajamento eficaz das partes interessadas nas decisões e execução do projeto.
Código da questão: 39024
2)
É muito importante que o profissional envolvido no ciclo de gerenciamento de projetos conheça e compreenda a distinção entre processos de gerenciamento de projetos e processos orientados a produto. Qual das alternativas a seguir apresenta a correta distinção entre estes dois conceitos?
Alternativas:
· Processos de gerenciamento de projetos especificam as técnicas a serem utilizadas para que o projeto seja gerenciado; processos orientados a produto orientam o processamento do produto sendo produzido.
· Processos de gerenciamento de projetos especificam as características do produto; processos orientados a produto especificam as fases de condução do projeto.
· Processos de gerenciamento de projetos especificam como o projeto será conduzido dentro do fluxo operacional da empresa; processos orientados a produto especificam como será o processo operacional de produção do produto após sua criação.
· Processos de gerenciamento de projetos orientam os gestores sobre como gerenciar os projetistas do produto; processos orientados a produto orientam os produtores sobre como processar as orientações acerca do processo produtivo.
· Processos de gerenciamento de projetos garantem o fluxo eficaz do projeto ao longo de sua existência e especificam as fases que o compõem; processos orientados a produto especificam o produto que será criado ao longo da execução do projeto.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Segundo o Guia PMBOK®, os processos orientados a produto referem-se ao ciclo de vida e estão relacionados ao produto em si e aos trabalhos que deverão ser executados para criar este produto. Já os processos de gerenciamento de projeto estão relacionados à administração do projeto, isto é, como serão conduzidos os processos para viabilizar o trabalho de criação do produto.
Código da questão: 38946
3)
Além da relevância em definir as tarefas, outro ponto importante a ser considerado é o sequenciamento delas. Em relação à dependência ou precedência que podem tornar a execução do projeto mais eficiente, assinale a única alternativa contendo os três tipos de dependência:
Alternativas:
· Obrigatórias, especiais e internas.
· Naturais, monitoramento e encerramento.
· Iniciação, controle e encerramento.
· Naturais, arbitradas e externas.
checkCORRETO
· Monitoramento, controle e resistência.
Resolução comentada:
Existem três tipos de dependência (TRENTIM, 2010):
· Obrigatórias ou Naturais – exigidas contratualmente ou inerentes à natureza do trabalho (hard logic);
· Arbitradas – definidas pela equipe de projeto (soft logic), devem ser bem documentadas e fundamentadas, pois poderão ser revisadas; e,
· Externas – atividades não pertencentes ao projeto, executadas por fonte externa (vendedores, parceiros, etc.).
Código da questão: 39029
4)
Observe as definições das várias técnicas à disposição do gerente de projetos para realizar as estimativas necessárias para o projeto.
A ___________________ permite que a precisão das estimativas de duração das atividades seja aperfeiçoada, considerando-se as incertezas e riscos. Originou-se com a Técnica da Revisão e Avaliação de Programa (PERT).
A ___________________ pode ser utilizada para recomendar quais métodos de estimativas devem ser utilizados, além de auxiliar na validação dos dados. Pode ser externa ou interna.
A ___________________ analisa parâmetros, tais como duração, orçamento e complexidade de projetos anteriores similares como base para a estimativa dos mesmos parâmetros ou medidas em um projeto futuro.
A ___________________ utiliza uma relação estatística de variáveis que impactam a duração da atividade para calcular os valores estimados.
A alternativa com os termos que completam as definições acima, na ordem correta, é:
Alternativas:
· Estimativa de Precisão; Estimativa de Recomendação; Estimativa Paramétrica; Estimativa Estatística.
· Estimativa Construtiva; Estimativa Instrutiva; Estimativa Produtiva; Estimativa Substantiva.
· Estimativa Paramétrica; Estimativa de Recomendação; Estimativa Paramétrica; Estimativa de Precisão.
· Estimativa de 3 Pontos; Opinião Especializada; Estimativa Análoga; Estimativa Paramétrica.
checkCORRETO
· Estimativa Paramétrica; Estimativa Análoga; Estimativa de 3 Pontos; Estimativa Especializada.
Resolução comentada:
1) A Estimativa de 3 Pontos permite que a precisão das estimativas de duração das atividades seja aperfeiçoada, considerando-se as incertezas e riscos. Originou-se com a Técnica da Revisão e Avaliação de Programa (PERT); 2) A Opinião Especializada pode ser utilizada para recomendar quais métodos de estimativas devem ser utilizados, além de auxiliar na validação dos dados. Pode ser externa ou interna; 3) A Estimativa Análoga analisa parâmetros, tais como duração, orçamento e complexidade de projetos anteriores similares como base para a estimativa dos mesmos parâmetros ou medidas em um projeto futuro; e 4) A Estimativa Paramétrica utiliza uma relação estatística de variáveis que impactam a duração da atividade para calcular os valores estimados.
Código da questão: 39004
5)
Observe a imagem a seguir e depois analise as proposições:
I. As barras escuras abaixo de cada tarefa representam as linhas de base do projeto.
II. As tarefas na cor vermelha estão atrasadas.
III. As tarefas na cor azul estão dentro do prazo.
IV. As tarefas na cor vermelha estão no caminho crítico do projeto.
Qual das alternativas apresenta apenas as proposições corretas?
Alternativas:
· I e II, apenas.
· II e III, apenas.
· I e IV, apenas.
checkCORRETO
· I e III, apenas.
· III e IV, apenas.
Resolução comentada:
II está errado, porque a cor vermelha representa uma tarefa no caminho crítico do projeto; III está errada, porque a cor azul representa uma tarefa que não está no caminho crítico do projeto.
Código da questão: 39019
6)
Dentro do contexto de cada área do conhecimento estão definidos os processos de gerenciamento de projetos. Assinale o grupo de processo que possui como característica: o desenvolvimento do termo de abertura do projeto e a identificação das partes interessadas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· Encerramento.
· Planejamento.
· Monitoramento e Controle.
· Iniciação.
checkCORRETO
· Execução.
Resolução comentada:
Iniciação: a) desenvolver Termo de Abertura do Projeto: autoriza formalmente o projeto (Integração); e, b) identificar partes interessadas: mapear expectativas e analisar os envolvidos (Partes Interessadas).
Código da questão: 39027
7)
O escopo do produto e o escopo do projeto são dois itens importantes a serem definidos durante o planejamento. Mas é importante lembrar que se referem a itens distintos e não devem ser confundidos. Qual das alternativas abaixo melhor define estes dois itens?
Alternativas:
· O escopo do produto define quem serão os fornecedores do produto e o cronograma de entregas; o escopo do projeto define quem serão os responsáveis pela condução do projeto, bem como quem são as partes interessadas que deverão ser informadas acerca do andamento do projeto durante sua condução.
· O escopodo produto e o escopo do projeto são, na verdade, a mesma coisa e definem as características do produto sendo implementado no projeto em questão.
· O escopo do produto e o escopo do projeto são, na verdade, a mesma coisa e definem quais as limitações do produto e do projeto, mantendo as entregas dentro das restrições de custo, cronograma, qualidade e custos.
· O escopo do produto define como o produto vai ser feito, isto é, estabelece o conjunto de tarefas que deverão ser desempenhadas para que o produto seja entregue; o escopo do projeto define o que vai ser feito acerca do produto ao longo do projeto, isto é, o que será o produto após a entrega do projeto.
· O escopo do produto define o que vai ser feito, isto é, esclarece quais serão as características finais do produto, após sua entrega ao final do projeto; o escopo do projeto define como o produto será criado ao longo do projeto, isto é, estabelece quais serão as atividades realizadas para que o produto seja criado.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Escopo do produto = o que vai ser feito; Escopo do projeto = como será feito.
Código da questão: 38995
8)
O ciclo de vida do produto vai desde a concepção de um novo produto até́ a sua descontinuação, quando ele deixa de ser comercializado ou utilizado. Um mesmo produto pode necessitar de vários projetos ou mesmo de um programa para ser desenvolvido. Além do projeto de desenvolvimento, o ciclo de vida do produto pode incluir outros projetos.
Observe as asserções acerca de projetos que supostamente podem fazer parte do ciclo de vida de um smartphone:
I. Projeto de análise de mercado, buscando identificar necessidades de usuários de smartphones não atendidas pelos produtos atualmente no mercado.
II. Projeto de desenvolvimento da eletrônica do smartphone e todas as suas funcionalidades.
III. Projeto de design externo do smartphone, determinando como será sua forma, aparência e características físicas.
IV. Projeto de atualização e melhoria do smartphone em sua versão 2.0, um ano após o lançamento do aparelho original.
Assinale a alternativa que contém todos os projetos que fazem parte do ciclo de vida do referido smartphone:
Alternativas:
· I, II, III e IV.
checkCORRETO
· II, III e IV.
· I, II e IV.
· I, II e III.
· I e II.
Resolução comentada:
Todas as asserções apresentadas fazem referência a projetos ligados à criação e ao melhoramento do produto, portanto todas fazem parte do ciclo de vida deste produto.
Código da questão: 38948
9)
Na planilha de recursos, qual o significado da coluna “Unidades Máximas”?
Alternativas:
· No sistema métrico, a maior unidade a ser usada (quilômetros, toneladas, etc.).
· O percentual máximo possível de ser utilizado de um determinado recurso.
checkCORRETO
· A quantidade máxima de unidades produtivas (fábricas) que podem operar.
· A unidade máxima de um determinado tipo de recursos permitida por lei.
· O montante máximo de recursos financeiros a ser alocado.
Resolução comentada:
“Unidades Máximas” refere-se ao percentual máximo possível de ser utilizado de um determinado recurso. Se temos um profissional alocado por 10 dias e em “Unidades Máximas”, estipulamos 50%, este profissional só poderá ser alocado até no máximo 4 horas úteis por dia (o dia tem 8 horas úteis).
Código da questão: 39007
10)
Se temos uma tarefa a ser realizada ao longo de 5 dias de 8 horas úteis cada, por 4 profissionais alocados todos eles em 100%, quantos homens-hora de trabalho temos para esta tarefa?
Alternativas:
· 140hh.
· 100hh.
· 80hh.
· 120hh.
· 160hh.
checkCORRETO
Resolução comentada:
5 dias x 8 horas = 40 horas. 4 profissionais x 40 horas = 160 homens-hora.

Continue navegando