Logo Passei Direto
Buscar

Exercícios 1 - Direito Aplicado - 100%

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O direito, como ciência, e as leis, de forma específica, têm o que chamamos de fontes. As fontes do Direito dividem-se em diretas ou imediatas e em indiretas ou mediatas.
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre as fontes do Direito, assinale a alternativa correta.
A Os costumes constituem fontes indiretas do direito, pois a partir dele as normas jurídicas podem ser criadas.
B A doutrina constitui fonte direta do direito, pois pode ser aplicada diretamente para a resolução de conflito, não necessitando de grande elaboração.
C A jurisprudência consiste na interpretação que os Tribunais conferem às normas jurídicas e, por isso, é considerada fonte indireta ou mediata do Direito.
D A competência para elaboração da lei, fonte direta e imediata do direito, é do Poder Judiciário.
E Fontes diretas e indiretas do Direito podem ser aplicadas diretamente, ante a força que tem de resolver conflitos sob a apreciação do Poder Judiciário.

Os direitos fundamentais são concebidos, originariamente, como direitos subjetivos públicos, isto é, como direitos do cidadão em face do Estado.
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição de 1988 assinale a alternativa correta.
A Os direitos fundamentais podem ou não ser exercidos pelos indivíduos.
B A Constituição de 1988 prevê a inviolabilidade da vida privada, mas ressalva que esta poderá ser relativizada em investigações criminais.
C É assegurado pela Constituição o acesso à informação, para o que sempre deverá ser indicada a sua fonte pelo profissional que expõe a notícia.
D A casa do indivíduo é sempre inviolável, e este direito também deve ser assegurado nos casos de perigo.
E É direito fundamental do cidadão o exercício profissional de qualquer trabalho, não podendo a lei limitar este direito prevendo qualificações.

Podemos também entender a impessoalidade como imparcialidade e isonomia, pois a Administração Pública encontra-se submissa à lei.
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, analise as alternativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta no que tange as ações do servidor público:
I - É permitido que o servidor público imponha aos seus subordinados filiação a partido político.
II - Ao servidor público são conferidos poderes para manter sob a sua chefia imediata, em cargo de confiança, parentes até segundo grau.
III - É vedado ao servidor público que se utilize do seu cargo para ter vantagem pessoal.
IV - Utilizar pessoal da repartição para fins particulares é conduta vedada ao servidor público.
A Apenas as proposições I e IV;
B Apenas as proposições II e III;
C Apenas as proposições I e III;
D Apenas as proposições III e IV;
E Apenas as proposições II e IV.

O direito das obrigações é um conjunto de normas que determina, no âmbito das relações jurídicas de conteúdo patrimonial, os direitos e os deveres a serem cumpridos pelos sujeitos que compõem essas relações.
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre os contratos, assinale a alternativa correta.
A Os contratos podem ser firmados mesmo que haja a manifestação de vontade de apenas uma das partes.
B O objeto do contrato pode atentar aos costumes, pois isso não significa que seja contrário a lei.
C No direito brasileiro admite-se apenas a formação de contratos escritos e formais.

A expressão “remédios constitucionais” designa os direitos-garantia que servem de instrumento para a efetivação da tutela, ou proteção, dos direitos fundamentais.
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, avalie as alternativas abaixo e assinale a correta em relação aos remédios constitucionais, os quais conferem proteção constitucional às liberdades:
A O mandado de segurança poderá ser interposto para proteção de direito líquido e certo que também possa ser objeto de proteção do habeas corpus.
B O habeas data é uma espécie de ação popular para proteção de patrimônio público.
C É cabível habeas corpus contra ato ilegal de atentado ou de ameaça à liberdade que seja praticado por autoridade ou por particular.
D O mandado de segurança pode ser apenas proposto para proteger direito individual do cidadão.
E A competência para interpor habeas corpus é exclusiva do advogado, que tem habilitação para formular pedidos perante o Poder Judiciário.

A sociedade é, assim, conforme o art. 44 do CC, uma espécie de pessoa jurídica de direito privado, ao lado das associações, as fundações, das organizações religiosas, dos partidos políticos e das empresas individuais de responsabilidade limitada (Eireli).
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre as sociedades limitadas é verdadeiro afirmar que:
A O capital social das sociedades limitadas é dividido em ações com valor igual a cada uma delas.
B A sociedade limitada pode ser de capital aberto ou fechado.
C A sociedade limitada se destaca pela limitação da responsabilidade dos sócios ao máximo do valor de suas quotas.

As pessoas jurídicas são entes dotados de personalidade jurídica, ou seja, capazes de direitos e obrigações, podendo ser criadas e constituídas por pessoas naturais e/ou por outras pessoas jurídicas.
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, quanto à classificação das pessoas jurídicas é verdadeiro afirmar que:
A As autarquias são pessoas jurídicas de direito privado.
B As associações são pessoas jurídicas de direito público interno, podendo ser com ou sem fins lucrativos.
C As organizações religiosas podem se formar como lhes interessar, mas dependem de autorização especial de funcionamento do Poder Público.
D As fundações podem ser criadas por testamento ou por escritura pública.

ares e´ facultativa. Para, por exemplo, as públicas (União, Estado-Membro, Distrito Federal, Município, autarquia) e governamentais (empresa pública, sociedade de economia mista, fundação), e´, quase sempre, obrigatória, porém, essas entidades algumas vezes estão dispensadas de licitar e em outras tantas a licitação e´ para elas inexigível ou mesmo vedada”. (ADAPTADO) (GASPARINI, Diógenes. Direito Administrativo. 17ª ed. São Paulo, Saraiva, 2012, p. 532)
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre as licitações é verdadeiro afirmar que:
A Na licitação, na modalidade de concorrência são cadastradas empresas convidadas ao processo licitatório.
B Convite é a modalidade de licitação utilizada para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante prêmio.
C A licitação, na modalidade concurso, é aquela que ocorre entre concorrentes escolhidos ou convidados pela Administração Pública, até o número de três.
D Leilão é a modalidade de licitação utilizada para disputa de fornecimento de bens ou serviços comuns, sendo realizada em sessão pública, por meio de propostas escritas e lances verbais.
E O Estado tem a obrigação de garantir as necessidades da coletividade, e se vale de terceiros para fornecimento de determinados bens e serviços, os quais escolhe, em regra, por meio de processo de licitação.

A sociedade é, assim, conforme o art. 44 do CC, uma espécie de pessoa jurídica de direito privado, ao lado das associações, as fundações, das organizações religiosas, dos partidos políticos e das empresas individuais de responsabilidade limitada (Eireli) (...) Dentre as sociedades empresárias temos as limitadas, anônimas, em nome coletivo, em comandita simples e em comandita por ações. (VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 148/149)
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre as sociedades anônimas é verdadeiro afirmar que:
A O capital social das sociedades anônimas é dividido em ações, as quais podem ser subscritas ou adquiridas.
B A responsabilidade dos acionistas da sociedade anônima vai além ao valor das ações por ele adquiridas ou subscritas.
C A sociedade anônima admite que seja administrador apenas acionista.
D A subscrição de ações é a efetiva compra realizada pelo interessado em ser acionista.
E O valor de cada ação pode ser variado.

Com a finalidade de assegurar os direitos de terceiros, o legislador, a fim de obter publicidade do estado das pessoas, exige inserção de determinados atos em registro público, sendo que a certidão extraída dos livros cartorários faz prova plena e segura do estado das pessoas físicas. (VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 107)
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, analise as alternativas abaixo e assinale a correta, em relação aos atos a serem anotados ou averbados em registros públicos.
A Deve ser registrada em registro público a sentença declaratória de ausência ou de morte presumida.
B Mesmo não registrada em registro público pelos pais, a vontade de emancipação do maior de 16 anos e menor de 18 anos é válida.
C A averbação das sentenças de divórcio na certidão de casamento é facultativa.
D A lei determina que a maioridade civil, alcançada com 18 anos completos, deve ser registrada em registro público.
E O fato de a pessoa natural ser sócia de pessoa jurídica deve ser averbada na certidão de nascimento daquela.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O direito, como ciência, e as leis, de forma específica, têm o que chamamos de fontes. As fontes do Direito dividem-se em diretas ou imediatas e em indiretas ou mediatas.
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre as fontes do Direito, assinale a alternativa correta.
A Os costumes constituem fontes indiretas do direito, pois a partir dele as normas jurídicas podem ser criadas.
B A doutrina constitui fonte direta do direito, pois pode ser aplicada diretamente para a resolução de conflito, não necessitando de grande elaboração.
C A jurisprudência consiste na interpretação que os Tribunais conferem às normas jurídicas e, por isso, é considerada fonte indireta ou mediata do Direito.
D A competência para elaboração da lei, fonte direta e imediata do direito, é do Poder Judiciário.
E Fontes diretas e indiretas do Direito podem ser aplicadas diretamente, ante a força que tem de resolver conflitos sob a apreciação do Poder Judiciário.

Os direitos fundamentais são concebidos, originariamente, como direitos subjetivos públicos, isto é, como direitos do cidadão em face do Estado.
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição de 1988 assinale a alternativa correta.
A Os direitos fundamentais podem ou não ser exercidos pelos indivíduos.
B A Constituição de 1988 prevê a inviolabilidade da vida privada, mas ressalva que esta poderá ser relativizada em investigações criminais.
C É assegurado pela Constituição o acesso à informação, para o que sempre deverá ser indicada a sua fonte pelo profissional que expõe a notícia.
D A casa do indivíduo é sempre inviolável, e este direito também deve ser assegurado nos casos de perigo.
E É direito fundamental do cidadão o exercício profissional de qualquer trabalho, não podendo a lei limitar este direito prevendo qualificações.

Podemos também entender a impessoalidade como imparcialidade e isonomia, pois a Administração Pública encontra-se submissa à lei.
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, analise as alternativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta no que tange as ações do servidor público:
I - É permitido que o servidor público imponha aos seus subordinados filiação a partido político.
II - Ao servidor público são conferidos poderes para manter sob a sua chefia imediata, em cargo de confiança, parentes até segundo grau.
III - É vedado ao servidor público que se utilize do seu cargo para ter vantagem pessoal.
IV - Utilizar pessoal da repartição para fins particulares é conduta vedada ao servidor público.
A Apenas as proposições I e IV;
B Apenas as proposições II e III;
C Apenas as proposições I e III;
D Apenas as proposições III e IV;
E Apenas as proposições II e IV.

O direito das obrigações é um conjunto de normas que determina, no âmbito das relações jurídicas de conteúdo patrimonial, os direitos e os deveres a serem cumpridos pelos sujeitos que compõem essas relações.
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre os contratos, assinale a alternativa correta.
A Os contratos podem ser firmados mesmo que haja a manifestação de vontade de apenas uma das partes.
B O objeto do contrato pode atentar aos costumes, pois isso não significa que seja contrário a lei.
C No direito brasileiro admite-se apenas a formação de contratos escritos e formais.

A expressão “remédios constitucionais” designa os direitos-garantia que servem de instrumento para a efetivação da tutela, ou proteção, dos direitos fundamentais.
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, avalie as alternativas abaixo e assinale a correta em relação aos remédios constitucionais, os quais conferem proteção constitucional às liberdades:
A O mandado de segurança poderá ser interposto para proteção de direito líquido e certo que também possa ser objeto de proteção do habeas corpus.
B O habeas data é uma espécie de ação popular para proteção de patrimônio público.
C É cabível habeas corpus contra ato ilegal de atentado ou de ameaça à liberdade que seja praticado por autoridade ou por particular.
D O mandado de segurança pode ser apenas proposto para proteger direito individual do cidadão.
E A competência para interpor habeas corpus é exclusiva do advogado, que tem habilitação para formular pedidos perante o Poder Judiciário.

A sociedade é, assim, conforme o art. 44 do CC, uma espécie de pessoa jurídica de direito privado, ao lado das associações, as fundações, das organizações religiosas, dos partidos políticos e das empresas individuais de responsabilidade limitada (Eireli).
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre as sociedades limitadas é verdadeiro afirmar que:
A O capital social das sociedades limitadas é dividido em ações com valor igual a cada uma delas.
B A sociedade limitada pode ser de capital aberto ou fechado.
C A sociedade limitada se destaca pela limitação da responsabilidade dos sócios ao máximo do valor de suas quotas.

As pessoas jurídicas são entes dotados de personalidade jurídica, ou seja, capazes de direitos e obrigações, podendo ser criadas e constituídas por pessoas naturais e/ou por outras pessoas jurídicas.
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, quanto à classificação das pessoas jurídicas é verdadeiro afirmar que:
A As autarquias são pessoas jurídicas de direito privado.
B As associações são pessoas jurídicas de direito público interno, podendo ser com ou sem fins lucrativos.
C As organizações religiosas podem se formar como lhes interessar, mas dependem de autorização especial de funcionamento do Poder Público.
D As fundações podem ser criadas por testamento ou por escritura pública.

ares e´ facultativa. Para, por exemplo, as públicas (União, Estado-Membro, Distrito Federal, Município, autarquia) e governamentais (empresa pública, sociedade de economia mista, fundação), e´, quase sempre, obrigatória, porém, essas entidades algumas vezes estão dispensadas de licitar e em outras tantas a licitação e´ para elas inexigível ou mesmo vedada”. (ADAPTADO) (GASPARINI, Diógenes. Direito Administrativo. 17ª ed. São Paulo, Saraiva, 2012, p. 532)
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre as licitações é verdadeiro afirmar que:
A Na licitação, na modalidade de concorrência são cadastradas empresas convidadas ao processo licitatório.
B Convite é a modalidade de licitação utilizada para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante prêmio.
C A licitação, na modalidade concurso, é aquela que ocorre entre concorrentes escolhidos ou convidados pela Administração Pública, até o número de três.
D Leilão é a modalidade de licitação utilizada para disputa de fornecimento de bens ou serviços comuns, sendo realizada em sessão pública, por meio de propostas escritas e lances verbais.
E O Estado tem a obrigação de garantir as necessidades da coletividade, e se vale de terceiros para fornecimento de determinados bens e serviços, os quais escolhe, em regra, por meio de processo de licitação.

A sociedade é, assim, conforme o art. 44 do CC, uma espécie de pessoa jurídica de direito privado, ao lado das associações, as fundações, das organizações religiosas, dos partidos políticos e das empresas individuais de responsabilidade limitada (Eireli) (...) Dentre as sociedades empresárias temos as limitadas, anônimas, em nome coletivo, em comandita simples e em comandita por ações. (VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 148/149)
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre as sociedades anônimas é verdadeiro afirmar que:
A O capital social das sociedades anônimas é dividido em ações, as quais podem ser subscritas ou adquiridas.
B A responsabilidade dos acionistas da sociedade anônima vai além ao valor das ações por ele adquiridas ou subscritas.
C A sociedade anônima admite que seja administrador apenas acionista.
D A subscrição de ações é a efetiva compra realizada pelo interessado em ser acionista.
E O valor de cada ação pode ser variado.

Com a finalidade de assegurar os direitos de terceiros, o legislador, a fim de obter publicidade do estado das pessoas, exige inserção de determinados atos em registro público, sendo que a certidão extraída dos livros cartorários faz prova plena e segura do estado das pessoas físicas. (VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 107)
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, analise as alternativas abaixo e assinale a correta, em relação aos atos a serem anotados ou averbados em registros públicos.
A Deve ser registrada em registro público a sentença declaratória de ausência ou de morte presumida.
B Mesmo não registrada em registro público pelos pais, a vontade de emancipação do maior de 16 anos e menor de 18 anos é válida.
C A averbação das sentenças de divórcio na certidão de casamento é facultativa.
D A lei determina que a maioridade civil, alcançada com 18 anos completos, deve ser registrada em registro público.
E O fato de a pessoa natural ser sócia de pessoa jurídica deve ser averbada na certidão de nascimento daquela.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Direito Aplicado 
“O direito, como ciência, e as leis, de forma específica, têm o que chamamos de fontes”. (...) As fontes do Direito dividem-se em diretas ou 
imediatas e em indiretas ou mediatas”. 
 
(VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 27) 
 
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre as fontes do Direito, assinale a alternativa correta. 
Nota: 10.0 
 
A Os costumes constituem fontes indiretas do direito, pois a partir dele as normas jurídicas podem ser criadas. 
 
B A doutrina constitui fonte direta do direito, pois pode ser aplicada diretamente para a resolução de conflito, não necessitando de grande 
elaboração. 
 
C A jurisprudência consiste na interpretação que os Tribunais conferem às normas jurídicas e, por isso, é considerada fonte indireta ou 
mediata do Direito. 
Você acertou! 
a) Incorreta. Os costumes são fontes diretas do direito, pois há normas costumeiras que obrigam as pessoas como se fossem leis (ex. Filas nos bancos, 
cinemas, etc). b) Incorreta. A doutrina é uma fonte indireta do direito, pois trata de reflexões teóricas, que dependem de um processo de estudos e de 
elaboração prévia. c) Correta. A jurisprudência é uma fonte indireta ou mediata do direito, pois é criada a partir da interpretação dada às leis. d) 
Incorreta. A lei é uma fonte direta e imediata do direito, mas a competência para a sua criação é do Poder Legislativo e, dependendo do caso, do Poder 
Executivo. e) Incorreta. Somente as fontes diretas podem ser aplicadas imediatamente para resolução de conflitos (leis e costumes). 
 
(VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 27) 
 
D A competência para elaboração da lei, fonte direta e imediata do direito, é do Poder Judiciário. 
 
E Fontes diretas e indiretas do Direito podem ser aplicadas diretamente, ante a força que tem de resolver conflitos sob a apreciação do Poder 
Judiciário. 
 
Questão 2/10 - Direito Aplicado 
“Os direitos fundamentais são concebidos, originariamente, como direitos subjetivos públicos, isto e´, como direitos do cidadão em face do 
Estado. Se se considerar que os direitos fundamentais são prima facie direitos contra o Estado, então parece correto concluir que todos os 
Poderes e exercentes de funções públicas estão diretamente vinculados aos preceitos consagrados pelos direitos e garantias fundamentais.” 
 
(MENDES, Gilmar Ferreira. Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade: estudos de direito constitucional. 4. ed. São Paulo: 
Saraiva, 2012, p. 116) 
 
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre os direitos e garantias fundamentais previstos na 
Constituição de 1988 assinale a alternativa correta. 
Nota: 10.0 
 
A Os direitos fundamentais podem ou não ser exercidos pelos indivíduos; 
Você acertou! 
a) Correta. Os direitos fundamentais são faculdades atribuídas ao indivíduo, que pode ou não exercer os direitos, mas nunca os renunciar. b) Incorreta. 
A Constituição prevê a inviolabilidade da vida privada como um direito fundamental, contudo, não faz qualquer ressalva em seu texto quanto a 
possibilidade de sua violação; c) Incorreta. A Constituição assegura o direito à informação e preserva o sigilo da fonte; d) Incorreta. A casa dos 
indivíduos é inviolável, contudo, a Constituição relativiza este direito nos casos de prisão em flagrante ou se necessário prestar socorro; e) Incorreta. A 
Constituição assegura o exercício de qualquer trabalho, desde que sejam respeitadas as qualificações exigidas por lei. 
 
(VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 39) 
 
B A Constituição de 1988 prevê a inviolabilidade da vida privada, mas ressalva que esta poderá ser relativizada em investigações criminais. 
 
C É assegurado pela Constituição o acesso à informação, para o que sempre deverá ser indicada a sua fonte pelo profissional que expõe a 
notícia. 
 
D A casa do indivíduo é sempre inviolável, e este direito também deve ser assegurado nos casos de perigo 
 
E É direito fundamental do cidadão o exercício profissional de qualquer trabalho, não podendo a lei limitar este direito prevendo 
qualificações. 
 
Questão 3/10 - Direito Aplicado 
“(...) podemos também entender a impessoalidade como imparcialidade e isonomia, pois a Administração Pública encontra-se submissa à lei, 
independentemente de quais sejam os interesses beneficiados ou prejudicados. Agindo assim em determinadas situações, os próprios 
interesses do Estado, na condição de pessoa jurídica, também serão resguardados.” 
 
(VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 66) 
 
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, analise as alternativas abaixo e, a seguir, assinale a 
alternativa correta no que tange as ações do servidor público: 
I - É permitido que o servidor público imponha aos seus subordinados filiação a partido político; 
 
II - Ao servidor público são conferidos poderes para manter sob a sua chefia imediata, em cargo de confiança, parentes até segundo grau. 
 
III - É vedado ao servidor público que se utilize do seu cargo para ter vantagem pessoal. 
 
IV - Utilizar pessoal da repartição para fins particulares é conduta vedada ao servidor público. 
 
Estão corretas somente as alternativas: 
Nota: 10.0 
 
A Apenas as proposições I e IV; 
 
B Apenas as proposições II e III; 
 
C Apenas as proposições I e III; 
 
D Apenas as proposições III e IV; 
Você acertou! 
Gabarito comentado: I. Incorreta. Ao servidor público é proibido impor aos seus subordinados qualquer filiação a partido político; II. Incorreta. É 
vedado ao servidor público manter sob sua chefia imediata parentes até segundo grau. III. Correta. A Constituição proíbe expressamente que o 
servidor se utilize do cargo para vantagens pessoais. IV. Correta. O servidor público não pode se utilizar do pessoal da repartição para fins pessoais. 
 
(VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 67). 
 
 
E Apenas as proposições II e IV. 
 
Questão 4/10 - Direito Aplicado 
“Também regulamentada pelo CC, o direito das obrigações é um conjunto de normas que determina, no âmbito das relações jurídicas de 
conteúdo patrimonial, os direitos e os deveres a serem cumpridos pelos sujeitos que compõem essas relações, conferindo-se especialmente 
ao credor subsídios para que possa exigir do devedor o cumprimento da obrigação”. 
 
(VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 116) 
 
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre o direito das obrigações é verdadeiro afirmar que: 
Nota: 10.0 
 
A As obrigações podem ser extintas pela remissão, que é o ato pelo qual o devedor promove o pagamento integral da dívida ao credor. 
 
B É permitido às partes convencionar o pagamento de multa contratual no caso de descumprimento do contrato por alguma delas. 
Você acertou! 
Gabarito comentado: a) Incorreta. A remissão extingue as obrigações, mas se trata do ato pelo qual o credor libera o devedor do pagamento da dívida 
de forma graciosa. b) Correta. A multa por violação contratual é legítima e pode ser instituída pelas partes. c) Incorreta. Para que os contratos se 
formem é necessário fixar as partes, objeto do contrato e a manifestação de vontade das partes, que é obrigatória. d) Incorreta. O objeto do contrato 
deve estar de acordo com os costumes e com a moral, ainda que não esteja especificado em lei. e) Incorreta. Os contratos podem ser escritos ou até 
mesmo orais. 
 
(VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p.119). 
 
C Os contratos podem ser firmados mesmo que haja a manifestação de vontade de apenas uma das partes. 
 
D O objeto do contrato pode atentar aos costumes, pois isso não significa que seja contrário a lei. 
 
E No direito brasileiro admite-se apenas a formação de contratos escritos e formais. 
 
Questão 5/10 - Direito Aplicado 
“A expressão “remédios constitucionais” designa os direitos-garantia que servem de instrumento para a efetivação da tutela, ou proteção, dos 
direitos fundamentais. 
Como essa proteção e´ essencialmente confiada ao Judiciário, no direito brasileiro são esses remédios ações especiais pelas quais se emite a 
pretensão a` tutela de um direito por parte desse Poder. Ou, como ensina com precisão Alfredo Buzaid, o remédio constitucional e´ “uma 
espécie de ação judiciária que visa a proteger categoria especial de direitos públicos subjetivos.” 
 
(FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direitos Humanos Fundamentais. 15ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016, p. 170) 
 
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, avalie as alternativas abaixo e assinale a correta em relação 
aos remédios constitucionais, os quais conferem proteção constitucional às liberdades: 
Nota: 10.0 
 
A O mandado de segurança poderá ser interposto para proteção de direito líquido e certo que também possa ser objeto de proteção do habeas 
corpus. 
 
B O habeas data é uma espécie de ação popular para proteção de patrimônio público. 
 
C É cabível habeas corpus contra ato ilegal de atentado ou de ameaça à liberdade que seja praticado por autoridade ou por particular. 
Você acertou! 
Gabarito comentado: a) Incorreta. O mandado de segurança apenas é cabível para proteção de direito líquido e certo que não seja amparado por habeas 
corpus ou habeas data; b) Incorreta. O habeas data não é espécie de ação popular, e o seu objetivo é garantir que o cidadão tenha acesso às 
informações que o poder público tem a seu respeito; c) Correta. O habeas corpus também pode ser interposto contra ato de particular que confere 
perigo à liberdade da pessoa. d) Incorreta. O mandado de segurança admite sua propositura para proteção de direitos líquidos e certos coletivos; e) 
Incorreta. Qualquer pessoa pode propor habeas corpus em favor próprio ou de terceiro, não havendo a exigência de que seja advogado. 
 
(VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 47) 
 
D O mandado de segurança pode ser apenas proposto para proteger direito individual do cidadão 
 
E A competência para interpor habeas corpus é exclusiva do advogado, que tem habilitação para formular pedidos perante o Poder 
Judiciário. 
 
Questão 6/10 - Direito Aplicado 
“A sociedade é, assim, conforme o art. 44 do CC, uma espécie de pessoa jurídica de direito privado, ao lado das associações, as fundações, 
das organizações religiosas, dos partidos políticos e das empresas individuais de responsabilidade limitada (Eireli) (...) Dentre as sociedades 
empresárias temos as limitadas, anônimas, em nome coletivo, em comandita simples e em comandita por ações. 
 
(VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 148/149) 
 
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre as sociedades limitadas é verdadeiro afirmar que: 
Nota: 10.0 
 
A O capital social das sociedades limitadas é dividido em ações com valor igual a cada uma delas. 
 
B A sociedade limitada pode ser de capital aberto ou fechado. 
 
C A sociedade limitada se destaca pela limitação da responsabilidade dos sócios ao máximo do valor de suas quotas. 
Você acertou! 
Gabarito comentado: a) Incorreta. O capital social das sociedades limitadas é divido em quotas e não em ações. b) Incorreta. A ideia de capital aberto 
ou fechado se aplica somente às sociedades anônimas. c) Correta. A responsabilidade do sócio de uma sociedade limitada se limita ao valor integral 
das suas quotas. d) Incorreta. Na sociedade limitada os sócios respondem solidariamente pela integralização do valor das quotas. e) Incorreta. O sócio 
retirante da sociedade limitada pode vender suas quotas a terceiros e isso independe de concordância dos demais sócios. 
 
(VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 150) 
 
 
D Na sociedade limitada, os sócios respondem, individualmente, pela integralização do capital social. 
 
E Para que o sócio se retire da sociedade limitada, somente poderá vender as suas quotas para terceiros com a autorização dos demais sócios. 
 
Questão 7/10 - Direito Aplicado 
“As pessoas jurídicas são entes dotados de personalidade jurídica, ou seja, capazes de direitos e obrigações, podendo ser criadas e 
constituídas por pessoas naturais e/ou por outras pessoas jurídicas, bem como por ter patrimônio próprio”. 
 
(VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 109) 
 
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, quanto à classificação das pessoas jurídicas é verdadeiro 
afirmar que: 
Nota: 10.0 
 
A As autarquias são pessoas jurídicas de direito privado. 
 
B As associações são pessoas jurídicas de direito público interno, podendo ser com ou sem fins lucrativos. 
 
C As organizações religiosas podem se formar como lhes interessar, mas dependem de autorização especial de funcionamento do Poder 
Público. 
 
D As fundações podem ser criadas por testamento ou por escritura pública. 
Você acertou! 
Gabarito comentado: a) Incorreta. As autarquias são pessoas jurídicas de direito público interno. b) Incorreta. As associações são pessoas jurídicas de 
direito privado e sem fins lucrativos. c) Incorreta. As organizações religiosas não precisam de nenhum tipo de autorização especial de funcionamento 
do Poder Público. d) Correta. O testamento e a escritura pública são formas de criação das fundações. e) Incorreta. Os organismos internacionais, assim 
como os países estrangeiros, são pessoas jurídicas de direito público externo. 
 
(VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 111) 
 
 
E Os organismos internacionais são pessoas jurídicas de direito privado, assim como os países estrangeiros. 
 
Questão 8/10 - Direito Aplicado 
“A procura da melhor proposta para certo negócio e´ procedimento utilizado por todas as pessoas. Essa busca e´, para umas, facultativa, e, 
para outras, obrigatória. Para as pessoas particulares e´ facultativa. Para, por exemplo, as públicas (União, Estado-Membro, Distrito Federal, 
Município, autarquia) e governamentais (empresa pública, sociedade de economia mista, fundação), e´, quase sempre, obrigatória, porém, 
essas entidades algumas vezes estão dispensadas de licitar e em outras tantas a licitação e´ para elas inexigível ou mesmo vedada”. 
(ADAPTADO) 
 
(GASPARINI, Diógenes. Direito Administrativo. 17ª ed. São Paulo, Saraiva, 2012, p. 532) 
 
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre as licitações é verdadeiro afirmar que: 
Nota: 10.0 
 
A Na licitação, na modalidade de concorrência são cadastradas empresas convidadas ao processo licitatório. 
 
B Convite é a modalidade de licitação utilizada para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante prêmio. 
 
C A licitação, na modalidade concurso, é aquela que ocorre entre concorrentes escolhidos ou convidados pela Administração Pública, até o 
número de três. 
 
D Leilão é a modalidade de licitação utilizada para disputa de fornecimento de bens ou serviços comuns, sendo realizada em sessão pública, 
por meio de propostas escritas e lances verbais. 
 
E O Estado tem a obrigação de garantir as necessidades da coletividade, e se vale de terceiros para fornecimento de determinados bens e 
serviços, os quaisescolhe, em regra, por meio de processo de licitação. 
Você acertou! 
Gabarito comentado: a) Incorreta. Na modalidade de concorrência qualquer interessado pode requerer a habilitação, não sendo exigida nenhuma 
especificidade além da própria capacidade na prestação do serviço ou no fornecimento do bem requerido. b) Incorreta. A modalidade de licitação 
descrita pela alternativa é a de concurso. c) Incorreta. A licitação na modalidade concurso é aquela realizada para escolha de um trabalho técnico, 
científico ou artístico, mediante prêmio ou pagamento. d) Incorreta. A alternativa descreve licitação na forma de pregão. e) Correta. É por meio do 
processo de licitação, nas suas mais variadas formas, que o Estado escolhe um particular para fornecer bens ou serviços à população. (VENERAL, D. 
ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 89) 
 
Questão 9/10 - Direito Aplicado 
“A sociedade é, assim, conforme o art. 44 do CC, uma espécie de pessoa jurídica de direito privado, ao lado das associações, as fundações, 
das organizações religiosas, dos partidos políticos e das empresas individuais de responsabilidade limitada (Eireli) (...) Dentre as sociedades 
empresárias temos as limitadas, anônimas, em nome coletivo, em comandita simples e em comandita por ações. 
 
(VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 148/149) 
 
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, sobre as sociedades anônimas é verdadeiro afirmar que: 
Nota: 10.0 
 
A O capital social das sociedades anônimas é dividido em ações, as quais podem ser subscritas ou adquiridas. 
Você acertou! 
Gabarito comentado: a) Correta. As sociedades anônimas emitem ações de seu capital, as quais podem ser subscritas ou adquiridas pelos interessados. 
b) Incorreta. A responsabilidade do acionista se limita ao valor das suas ações. c) Incorreta. A sociedade anônima admite que terceiros sejam 
administradores. d) Incorreta. A subscrição de ação é apenas um compromisso firmado pelo interessado em realizar a compra das ações. e) Incorreta. O 
valor de cada ação é o mesmo, e o seu conjunto forma o capital social da sociedade anônima. 
 
(VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 153) 
 
B A responsabilidade dos acionistas da sociedade anônima vai além ao valor das ações por ele adquiridas ou subscritas. 
 
C A sociedade anônima admite que seja administrador apenas acionista. 
 
D A subscrição de ações é a efetiva compra realizada pelo interessado em ser acionista. 
 
E O valor de cada ação pode ser variado. 
 
Questão 10/10 - Direito Aplicado 
“Com a finalidade de assegurar os direitos de terceiros, o legislador, a fim de obter publicidade do estado das pessoas, exige inserção de 
terminados atos em registro público, sendo que a certidão extraída dos livros cartorários faz prova plena e segura do estado das pessoas 
físicas”. 
 
(VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 107) 
 
De acordo com o texto acima e o que se estudou na disciplina de Direito Aplicado, analise as alternativas abaixo e assinale a correta, em 
relação aos atos a serem anotados ou averbados em registros públicos. 
Nota: 10.0 
 
A Deve ser registrada em registro público a sentença declaratória de ausência ou de morte presumida. 
Você acertou! 
Gabarito comentado: a) Correta. É o que determina o artigo 9º, inciso IV, do CC. b) Incorreta. A emancipação por outorga dos pais deve ser registrada 
em registro público. c) Incorreta. A averbação da sentença de divórcio na certidão de casamento é obrigatória, para que possa surtir os efeitos legais. d) 
Incorreta. Não há qualquer norma legal que determine o registro da maioridade civil em registro público. e) Incorreta. Não há qualquer ordem legal que 
determine a averbação de sociedade em empresas no registro de nascimento da pessoa física. 
 
(VENERAL, D. ALCANTARA, S. A. Direito Aplicado [livro eletrônico]. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 108) 
 
B Mesmo não registrada em registro público pelos pais, a vontade de emancipação do maior de 16 anos e menor de 18 anos é válida. 
 
C A averbação das sentenças de divórcio na certidão de casamento é facultativa. 
 
D A lei determina que a maioridade civil, alcançada com 18 anos completos, deve ser registrada em registro público. 
 
E O fato de a pessoa natural ser sócia de pessoa jurídica deve ser averbada na certidão de nascimento daquela.

Mais conteúdos dessa disciplina