Buscar

AV2 DE PROCESSO CIVIL 2

Prévia do material em texto

AV2 DE PROCESSO CIVIL 2
	 1a Questão (Ref.: 201806480149)
	Conceitue Procedimento.
Procedimento é a maneira como são desdobrados os atos processuais, seguindo uma prescrição legislativa, o que faz com que, a não observância do procedimento possa levar a invalidação do ato. Ademais, salienta-se que o procedimento também é tido como sinônimo de rito, mas ele envolve todos os atos do processo.
	 2a Questão (Ref.: 201806480332)
	Analise, inicialmente, se a questão está certa ou errada, depois justifique o seu posicionamento: Em nenhuma hipótese é possível proferir-se sentença de mérito antes da citação do réu, pois isto implicaria ofensa ao contraditório processual.
Errado. É cediço que, para que o processo seja frutífero, é imperioso que haja a citação do réu; contudo há casos em que o juiz, antes mesmo de citar o réu, profere decisão. Esses casos são, conforme o art. 239 do CPC, o indeferimento da petição inicial e a improcedência liminar no pedido, prevista no art. 332 do mesmo diploma legal. No que tange a ofensa ao princípio constitucional do contraditório, tem-se que este não foi violado, pois esses atos não implicam em danos ao réu.
	 3a Questão (Ref.: 201806479788)
	É possível a cumulação de pedidos (pretensão) no NCPC? Explique.
Sim, é plenamente possível a cumulação de pedidos no mesmo processo. Não obstante, há que ser observados alguns requisitos previstos no §1° art. 327 do NCPC, à saber: que os pedidos sejam compatíveis entre si; que o juízo competente para conhecer deles seja o mesmo; e que o procedimento seja adequado para todos os pedidos. Satisfeitos estes, há possibilidade de cumulação.
	 4a Questão (Ref.: 201806480191)
	SETEMBRINO ingressou com uma ação pelo procedimento comum em face de JOSELITO. Este, contrata advogado, e de forma tempestiva, apresenta contestação, contudo, deixa de impugnar o dano moral. Considerando que os pedidos versam sobre dano moral, dano material, lucros cessantes e dano estético, indaga-se: a) O Juiz pode julgar antecipadamente parcial o mérito? Explique. b) Caso julgue, qual o recurso que caberá dessa decisão?
a) Sim. No caso em apreço, o autor cumulou os pedidos de dano moral, material, lucro cessante e dano estético; dos quais, o réu deixou de impugnar o dano moral. Desta feita, por não contestá-lo, ele reconhece o direito do autor, tornando-se incontroverso o referido pedido, dispensando dilação probatória. Outrossim, consoante o art. 356, inciso I, do CPC o juiz poderá julgar parcialmente o mérito quando um dos pedidos mostrar-se incontroverso.
b) Da decisão que julga parcialmente o mérito cabe agravo de instrumento, conforme prevê o §5° do art. 356 do CPC. O referido recurso destina-se a impugnar decisões interlocutórias, que dentre outras coisas, versem sobre o mérito do processo e está regulamentado no art. 1.015 do mesmo diploma legal.
	5a Questão (Ref.: 201806479828)
	É possível realizar pedido genérico como regra no procedimento comum no âmbito do NCPC? Explique.
Não. Em regra, no procedimento comum, os pedidos postulados pela parte autora devem ser certos e determinados. No entanto, o §1° do art. 324 elenca algumas exceções; nas quais é possível formular o pedido genérico, sendo elas: ações universais, nas quais não for possível individuar os bens demandados; quando não for possível determinar as consequências do ato ou fato; ou quando a determinação do objeto ou valor da condenação depender de ato que deva ser praticado pelo réu.

Continue navegando