Buscar

Aula 1 agosto de 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Agosto de 2020 - Aula 1
Reescrita e Revisão 
A reescrita é tão importante quanto a escrita, visto que, dificilmente, sobretudo para os escritores mais cuidadosos, chegamos ao resultado que julgamos ideal na primeira tentativa. Aquele que observa um resultado ruim na primeira versão que escreveu terá, na reescrita, a possibilidade de alcançar um resultado satisfatório. A reescrita é um processo mais trabalhoso do que a revisão, pois, nesta, atemo-nos apenas aos pequenos detalhes, cuja ausência não implicaria em uma dificuldade do leitor para compreender o texto. Quando reescrevemos, refazemos nosso texto, é um processo bem mais complexo, que parte do pressuposto de que o autor tenha observado aquilo que está ruim para que, posteriormente, possa melhorar seu texto até chegar a uma versão final, livre dos erros iniciais.
Marcuschi define as operações de retextualização categorizando-as em dois processos: o processo de compreensão, que contempla as operações de inferência, inversão e eliminação, cujo tratamento proporemos por meio da relação com a coerência, e o processo de reformulação, que contempla as operações de acréscimo, substituição e reordenação, cujo tratamento proporemos por meio da relação com a referenciação.
A adoção desta concepção de retextualização para o texto escrito permite-nos estabelecer uma correlação com o estreito diálogo que consideramos haver entre leitura e escrita, um escritor criativo em relação ao uso da língua não só deverá expor suas ideias, mas, antes de tudo, construir a defesa de um pensamento em relação a elas; este escritor só existirá, se for um leitor capaz de, com base em leituras realizadas e mesmo em leituras do próprio texto, construir sentidos, e, assim, produzir um texto final com originalidade e criticidade.
A produção de um texto deve ser fruto de um pensamento reflexivo, deve representar a codificação de informações reoperadas que se interligam, intencionalmente, e que são oriundas não do exercício mecânico dos leitores entendidos como decodificadores de letras, mas, de leitores cuja compreensão implica a percepção das relações entre o texto e o contexto (DIAS, 1986, p. 35). 
É possível, desta forma, considerar que, na base da retextualização, se encontra o princípio da solução de um problema, ligado à compreensão de textos lidos e à escrita, e que, para tanto, se, de um lado, há estratégias que facilitam a compreensão, de outro, há aquelas que facilitam a escrita. Pensar essas estratégias é pensar um trabalho que contemple a leitura que integra texto e contexto; é, também, pensar um trabalho que contemple a escrita que ultrapassa o nível da reprodução do “já lido”. 
Foi pedida umaredação no SARESP com o tema “ A escola dos meus sonhos”.
Leia as redações abaixo e comente os problemas existentes nelas:
Redação (a)
 A escola dos meus sonhos A escola pública tem vários pontos positivos e também vários pontos negativos. Sobre a educação temos ambos os dois pontos de vista, nem sempre todos os professores de uma escola pública são bons, alguns conseguem manter a ordem e o respeito dentro da sala de aula e conseguem passar seus conteúdos aos alunos, mas também tem alguns que não conseguem administrar uma sala de aula, não conseguem impor a ordem e o respeito perante aos alunos. Infelizmente isso acontece nas boas e nas más escolas, mas, quando o aluno é esforçado e quer aprender, a convivência com o professor fica muito mais agradável.
 Redação (b)
 A escola dos meus sonhos A escola dos meus sonhos é aquela que oferece aos alunos coisas importantes para eles. Em uma escola pública, existem coisas boas e ruins. Muitos aspectos contribuem para que uma escola seja boa ou ruim. Em uma escola boa os professores conseguem manter a disciplina, dão conteúdos bem explicados, os alunos se interessam em aprender e os colegas têm amizade.
 Em uma escola ruim, acontece o contrário e o resultado é que os alunos não têm motivação para aprender. A escola dos meus sonhos é aquela que consegue fazer com que as coisas boas vençam as coisas ruins e que os alunos e professores formem um grupo para aprender. Se isto acontecer, as escolas serão muito mais proveitosas para os alunos e eles vão perceber quanto é importante aprender. 
Corrija o título da reportagem abaixo:
Airbnb limita número de hóspedes por estadia e proíbe festas em alojamentos
Determinação é global e tem como objetivo ‘manter a saúde pública’ em tempos de pandemia da Covid-19
· Por Jovem Pan ( 20/08/2020)

Outros materiais