Buscar

Código de Processo Civil, Pessoa Jurídica e seus Direitos

Prévia do material em texto

01 - Quando começou a valer juridicamente o atual Código de Processo Civil? E o anterior?
R: O Código de Processo Civil brasileiro (CPC, Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015) é a lei que regulamenta o processo judicial civil no Brasil, estando em vigor desde o dia 18 de março de 2016, sucedendo o Código de Processo Civil de 1973 (Promulgada em 11 de janeiro de 1973) , e que define como tramita um processo comum na Justiça, incluindo: prazos, recursos, competências e, tramitação.
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_Processo_Civil_de_2015
02 - A CRFB/88 tem relação com o atual Código de Processo Civil? 
R: O Código de processo civil tem relação com a Constituição Federal, objetivando no menor tempo possível a garantia de direitos fundamentais, privilegiando o direito material em detrimento de sua forma, de maneira justa, assegurando a aplicação dos princípios constitucionais, como forma de realizar um juízo justo de valoração.
https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-processual-civil/principios-do-processo-civil-na-constituicao-federal/
03 - Qual o significado de Pessoa Jurídica? 
R: Pessoa jurídica é uma entidade formada por indivíduos e reconhecida pelo Estado como detentora de direitos e deveres. O termo pode se referir a empresas, governos, organizações ou qualquer grupo criado com uma finalidade específica. Ainda que seja formada por uma ou mais pessoas físicas, que são as responsáveis pela entidade criada, a pessoa jurídica (juridical person, em inglês) possui o significado de personalidade jurídica independente e diferenciada em relação a cada um de seus membros. Isso significa que a pessoa jurídica é representada enquanto entidade própria perante a Justiça e o Estado, aos quais responde por seus atos. Ou seja, a princípio, a pessoa jurídica e as pessoas físicas que a compõem não se confundem.
04 - A LINDB trata em seus artigos dos direitos da Pessoa Jurídica? 
R: Sim, o artigo 11 da LINDB se refere as organizações de interesse coletivo.
Art. 11. As organizações destinadas a fins de interesse coletivo, como as sociedades e as fundações, obedecem à lei do Estado em que se constituírem.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del4657compilado.htm
05 - Quando surgem os direitos da Pessoa Jurídica? 
R: A pessoa jurídica pode ser titular de direitos da personalidade, na medida em que esses se compatibilizem com as suas características, como ocorre em relação ao nome, identidade, imagem, intimidade, porém, este rol de direitos, a exemplo do que se verifique com relação à pessoa natural, não é taxativo, ao contrário é ilimitado.
BITTAR, Carlos Alberto. Os direitos da personalidade, 7 ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
06 - Encerram-se os direitos da Pessoa Jurídica quando?
R: Nos casos de dissolução da pessoa jurídica ou cassada a autorização para seu funcionamento, ela subsistirá para os fins de liquidação, até que está se conclua.
Far-se-á, no registro onde a pessoa jurídica estiver inscrita, a averbação de sua dissolução.
As disposições para a liquidação das sociedades aplicam-se, no que couber, às demais pessoas jurídicas de direito privado.
Encerrada a liquidação, promover-se-á o cancelamento da inscrição da pessoa jurídica.
http://www.normaslegais.com.br/guia/clientes/pessoas-juridicas.htm

Continue navegando