Buscar

Apol 9 novas tecnologias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia a citação a seguir: 
“As mídias ocupam um lugar cada vez mais significativo na paisagem cultural das nossas crianças e jovens. Sendo assim, a escola pode e deve intensificar o diálogo entre cultura escolar e cultura midiática ao oferecer oportunidades de produção de narrativas de autoria dos estudantes com o uso de novas linguagens e tecnologias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OROFINO, Maria Isabel. Mídias e Mediação Escolar: Pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005. p. 28,29. 
Sabe-se que o rádio continua sendo uma mídia utilizada por grande parte da população. Brito e Purificação apresentam o rádio como tecnologia educacional. Porém, para realizar esta função, é necessário observar algumas situações. Leia as assertivas a seguir e, tomando como referência os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar sobre o uso do rádio como tecnologia educacional, assinale a alternativa que contém a assertiva correta:
Nota: 10.0
	A	O rádio na escola pode ser usado para desenvolver uma atitude que possibilite aos alunos uma escuta crítica e reflexiva.
Você acertou!
"O rádio é um dos veículos de comunicação de maior penetração na população brasileira. Seus programas atingem uma larga faixa etária, além de serem aceitos por todas as classes sociais. Essa é uma característica que torna o rádio capaz de exercer função educativa, além de servir como fonte de entretenimento. Outras características que conferem esta capacidade são o baixo custo do aparelho e o seu caráter local, somadas ao fato de utilizar uma linguagem clara e objetiva. O rádio na escola pode ser usado para desenvolver uma atitude que possibilite aos alunos uma escuta crítica e reflexiva" (livro-base, p.57,58).
	B	É necessário usar apenas os programas educativos e não toda a programação que está disponível no rádio.
	C	A linguagem do rádio é sempre difícil de ser compreendida; portanto, ao utilizar o rádio em sala de aula, o professor tem o papel de tornar a linguagem do rádio mais clara e objetiva.
	D	A programação do rádio atinge uma pequena faixa etária e é rejeitado por algumas classes sociais, o que dificulta sua utilização com função educativa.
	E	O rádio, como a televisão, envolve mais os adultos, pois sua linguagem é confusa para as crianças e jovens.
Questão 2/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia a seguinte afirmativa:
“O grande salto na popularização da informática [...] veio com o microcomputador, computador pessoal ou PC, que surge em 1978, pouco mais de três décadas depois do ENIAC. Os primeiros e mais famosos eram o Apple II, o Commodore e o TRS-80. O IBM PC só chega em 1981”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIQUEIRA, Ethevaldo. Para compreender o mundo digital. São Paulo: Globo, 2008. p. 79. 
Na história do computador, podemos constatar invenções que possibilitaram que os computadores fossem se aperfeiçoando e se tornando mais acessíveis à população. Dentre essas invenções, temos os microcomputadores. A esse respeito, de acordo os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que o que causou a popularidade do microcomputador foi:
Nota: 10.0
	A	A utilização dos dispositivos magnéticos, chamados relés.
	B	O surgimento do transistor que era menor e mais rápido que a válvula até então utilizada.
	C	A criação de programas dedicados à edição de textos, às planilhas e à comunicação.
Você acertou!
A popularidade veio com a criação de programas dedicados à edição de textos, às planilhas, à comunicação, além de muitas outras aplicaçoes desse instrumento (livro-base, p. 62-63).
	D	A válvula usada para seu funcionamento.
	E	A possibilidade de serem operados apenas por seus projetistas.
Questão 3/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Desenvolver novas e originais relações com o saber, despertar interesses e reflexões nos alunos em conciliação com a tecnologia ainda traz dificuldades para alguns professores. Lidar com essas mudanças torna-se um desafio para os docentes. Enquanto prevalece a ideia de tecnologia como ferramenta, tem-se o risco de persistir uma prática tradicional em que a noção de mudança é periférica ou complementar. Vistas e adotadas dessa forma, as tecnologias não atingem a essência do processo educativo, não o revolucionam à altura das demandas sociais e tecnológicas, mas são nele acessório e/ou instrumento que pode ou não inovar algo, a depender de seu lugar e uso no conjunto das ações docentes”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CECÍLIO, S.; SANTOS, J. F. Sociedade em rede: Trabalho docente e sociabilidades contemporâneas. In: CECÍLIO, S.; GARCIA, D. M. F (Org.). Formação e profissão docente em tempos digitais. p. 165-197. Campinas/SP: Alínea, 2009. p.179,180.
Considerando a afirmativa de Cecílio e Santos, pode-se afirmar a necessidade de preparação dos professores para incluir as tecnologias em sua prática pedagógica. Porém, essa preparação muitas vezes não é adequada ao contexto dos cursos cujo objetivo é a formação de professores para a utilização do computador. De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar a respeito da falha de método, isto é, a respeito da contradição entre o que se diz e o que efetivamente se faz nesses contextos de formação, é correto afirmar que essa falha diz respeito ao fato de os cursos sobre tecnologias:
Nota: 10.0
	A	
Não deveriam limitar-se apenas à aprendizagem progressiva da informática, mas incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.
Você acertou!
“Como falha de método, Moura qualifica a circunstância de que os cursos sobre tecnologias não deveriam limitar-se apenas à aprendizagem progressiva da informática, mas incluir o estudo das capacidades cognitivas envolvidas na construção do conhecimento com auxílio do computador” (livro-base, p. 79).
	B	
Levam em consideração a forma como os computadores podem ajudar a prática pedagógica.
	C	
Salientam a importância de os professores terem claro os objetivos cognitivos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.
	D	
Privilegiam a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.
	E	
Oportunizam o caráter de experiência cultural do uso do computador, e não apenas seu uso instrumental.
Questão 4/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
 Leia o fragmento de uma entrevista com Léa Fagundes sobre inclusão digital:
“Nova Escola - O que a senhora diria a um professor que nunca usou um computador e precisa incorporar essa ferramenta em sua rotina de trabalho? Léa Fagundes - Que não tenha medo de errar nem vergonha de dizer ‘não sei’ quando estiver em frente a um micro. O computador não é um simples recurso pedagógico, mas um equipamento que pode se travestir em muitos outros e ajudar a construir mundos simbólicos. O professor só vai descobrir isso quando se deixar conduzir pela curiosidade, pelo prazer de inventar e de explorar as novidades, como fazem as crianças”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR, M. Entrevista com Léa Fagundes sobre a inclusão digital. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/987/entrevista-com-lea-fagundes-sobre-a-inclusao-digital>. Acesso em 26 abr. 2017.
Conforme os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar sobre a necessidade de o professor inserir-se no universo da inclusão digital, selecione a alternativa correta.
Nota: 10.0
	A	
Ligar e desligar um equipamento para utilizá-lo em sala de aula já é uma verdadeira inclusão digital do professor.
	B	
O professor precisa entender que o uso das tecnologias apresenta
grandes possibilidades, que estão diretamente relacionados à presença das tecnologias digitais na escola.
	C	
É necessário que o professor compreenda que a boa utilização das tecnologias na educação pode oportunizar novas formas de pensar o currículo.
Você acertou!
Comentário: “apenas saber ligar e desligar um equipamento não implica uma verdadeira inclusão digital. Para ser considerado incluído, é necessário que o professor compreenda que: uma boa utilização das tecnologias na educação pode propiciar a criação de novas formas de relação pedagógica, de novas formas de pensar o currículo e, portanto, pode também conduzir a mudanças no ambiente escolar” (livro-base, p. 49). Além disso, “o uso das tecnologias na educação tem um potencial enorme, que não está diretamente relacionado à presença da máquina, mas, sim, à do professor que firmou um compromisso com a pesquisa, com a elaboração própria, com o desenvolvimento da crítica e da criatividade, superando, assim, a cópia, o mero ensino e a mera aprendizagem” (livro-base, p. 49,50). Ressalta-se ainda que “é necessário que o professor entenda a tecnologia como um instrumento de intervenção na construção da sociedade democrática, que se contrapõe a qualquer tendência que a direcione ao tecnicismo, à coisificação do saber e do ser humano” (livro-base, p. 50).
	D	
É importante que o professor perceba a tecnologia como fundamental para o desenvolvimento de toda e qualquer aula.
	E	
O ensino de língua portuguesa, atualmente, está condicionado ao uso das novas tecnologias, sem elas, o ensino torna-se inviável.
Questão 5/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Considere o texto a seguir:
A chegada das TDICs, portanto, no âmbito escolar vem transformando a concepção tradicional de leitura, inovando e trazendo um jeito particular para a formação de leitores. Por meio do contexto tecnológico, o aluno sente-se mais atraído, o conhecimento sobre vários conteúdos assimilado sem sala de aula e aprofundados na web vão se articulando com sua realidade,  criando proximidade entre o sujeito e as diferentes áreas do saber.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, D. N.  Leitura e a era digital: o professor e a utilização das tecnologias na leitura em sala de aula. Educação e tecnologias inovação em cenários de transição. 2018. Disponível em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/882/160 Acesso em: 11 set. 19. p. 189
De acordo com a Videoaula 6 da disciplina Novas tecnologias para o ensino de língua portuguesa, a leitura em ambientes digitais tem dois focos: a leitura e a navegação. Sobre esses dois focos enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Navegação
Leitura
 ( ) Trata da busca pela informação (localização, seleção, etc.)
( ) Contempla a análise dos materiais encontrados, leitura atenta.
( ) Permite a comparação de diferentes fontes e linguagens.
( ) Possibilidade de encontrar palavras-chave, monitoramento do caminho percorrido.
 Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	1, 1, 2, 2
	B	
2, 1, 1, 2
	C	
1, 2, 2, 1
Você acertou!
Comentário: De acordo com a Rota de aprendizagem, aula 6, tema 2 (Letramento digital – 3’ a 8’08) em ambientes digitais a navegação tem por objetivo buscar informações precisas, encontrar palavras-chave, a ideia principal é buscar informações específicas, sem muito aproveitamento, no caso da Leitura, há um aprofundamento na leitura, permite uma análise, a comparação de fontes e linguagens.
	D	
2, 2, 1, 1
	E	
1, 2, 1, 2
Questão 6/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o extrato de texto a seguir:
“Vivenciar novas formas de ensinar e aprender incorporando as tecnologias requer cuidado com a formação inicial e continuada do professor. Nesse sentido, trabalhamos com base no conceito de alfabetização tecnológica do professor, desenvolvido a partir da ideia de que é necessário o professor dominar a utilização pedagógica das tecnologias, de forma que elas facilitem a aprendizagem, sejam objeto de conhecimento a ser democratizado e instrumento para construção de conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POCHO, Claudia Lopes et al. (Coord.) Tecnologia educacional: Descubra suas possibilidades em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 14.
As tecnologias podem ser classificadas em dois grandes grupos: tecnologias educacionais dependentes e tecnologias educacionais independentes. A esse respeito, de acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, enumere, na ordem sequencial, cada um dos dois tipos de tecnologias educacionais listas a seguir aos seus respectivos exemplos. 
Tecnologias educacionais dependentes
Tecnologias educacionais independentes
      (....) Quadro-de-giz
      (....) Computador
      (....) Televisão
      (....) Álbum seriado
      (....) Rádio
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	2 – 2 – 1 – 1 – 2
	B	2 – 1 – 1 – 2 – 1
Você acertou!
"Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros; e, no campo das tecnologias dependentes, tempos: retroprojetor, televisão, videocassete, gravador, computador, rádio etc. As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como midiáticas, isto é, são mais do que simples suportes. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos" (livro-base, p. 56).
	C	1 – 2 – 2 – 1 – 2
	D	1 – 1 – 2 – 2 – 2
	E	2 – 2 – 1 – 2 – 1
Questão 7/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o trecho de texto a seguir: 
“A informática tem chegado ao campo educacional por diversos caminhos, alguns mais espinhosos do que outros. Correndo o risco de uma simplificação excessiva – como toda classificação – podemos identificar 5 momentos, etapas (ou ondas) desse relacionamento de temor e fascínio entre a escola e os computadores. Estas ondas não chegam à praia escolar necessariamente nessa ordem. Muitas instituições iniciaram seus projetos de informática ‘queimando’ algumas etapas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NETO, Antonio Simão. As cinco ondas da informática educacional. Revista Educação em Movimento. Associação de Educação Católica do Paraná, Curitiba: Champagnat, v. 1, n. 2, mai./ago. 2002. p. 12.
O autor do trecho de texto acima apresenta cinco ondas de aproximação entre a informática e a educação. A esse respeito, leia as assertivas a seguir e, tomando como referência os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, assinale a alternativa  que contém a assertiva correta sobre essas ondas:
Nota: 10.0
	A	A internet é a última onda que surgiu e se caracterizou como uma grande inovação.
	B	A informática básica é a segunda onda e tinha como pressuposto teórico principal a prática pedagógica construcionista.
	C	
A primeira onda diz respeito ao uso do software LOGO, cujo potencial de aprendizagem encontrou respaldo na proposta pedagógica construcionista.
Você acertou!
“O primeiro movimento que teve grande repercussão no meio acadêmico, promovendo a produção de diversas pesquisas e o desenvolvimento de projetos em muitas escolas, foi o programa Logo. Com ele, as questões pedagógicas de uso dos computadores encontraram eco em projetos que se estendiam durante o ano letivo e eram respaldados por uma proposta pedagógica construcionista” (livro-base, p. 67).
	D	A quarta onda foi marcada pelo surgimento de escolinhas de informática que tinham como objetivo principal oportunizar às pessoas
a inclusão digital.
	E	A aprendizagem colaborativa foi o movimento presente na primeira onda.
Questão 8/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia a excerto de texto a seguir:
“A Internet permite algumas potencialidades importantes [...] que foram identificadas e, atualmente, já estão contextualizadas aos seus usuários. Entre elas pode-se apontar a possibilidade de trocar informações mundialmente; estar em contato com milhares de pessoas no mundo; formar equipes em locais, geograficamente, diferentes; trocar dados e informações; permitir o acesso a acervos culturais de todo o planeta entre outras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIMENTEL SOBRINHO, Álvaro Caetano. Limites e possibilidades da utilização de sites e softwares educativos na rede pública de ensino. <http://www.estacio.br/mestrado/educacao/dissertacoes/Dissert_TICPE_alvaro_caetano.pdf>. Acesso em 03 jan. 2015. 
No momento atual, nos deparamos com alguns termos que envolvem o mundo virtual da Internet. World Wide Web, ciberespaço, hipermídia e hipertexto são alguns desses termos. A esse respeito, de acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, relacione os termos listados a seguir às suas respectivas características. 
(1) World Wide Web
(2) Ciberespaço
(3) Hipermídia
(4) Hipertexto
(....) Diz respeito à maneira como a linguagem do universo virtual é trabalhada.
(....) Compõe o universo virtual da internet.
(....) Linguagem do ciberespaço.
(....) É o universo virtual da internet.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	3 – 2 – 1 – 4
	B	4 – 3 – 1 – 2
	C	2 – 3 – 4 – 1
	D	4 – 1 – 3 – 2
Você acertou!
"O website e o seu conjunto de páginas, que formam a world wide web (www), compõem o universo virtual da internet, chamado de CIBERESPAÇO. Para Gatti, no ciberespaço está a hipermídia, que é a sua linguagem por definição, sendo o HIPERTEXTO o modo como essa linguagem é trabalhada" (livro-base, p. 102).
	E	1 – 2 – 3 – 4
Questão 9/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia a seguinte citação: 
"As informações são dispostas em páginas web (web pages), que combinam textos, gráficos, imagens, vídeos, sons e links, gerando uma 'teia' gigante de informações. Um site (ou sítio) é um conjunto de páginas web, hospedado em um servidor da rede mundial chamada internet. Este site pode ser acessado através do domínio ou ‘endereço na internet’ . Geralmente um site trata de um assunto específico e agrupa várias páginas sobre esse tema".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NOVO HAMBURGO. Apostila internet.<http://studylibpt.com/doc/756642/internet---caminho-digital>. Acesso em 19 maio 2017.
Os tipos de sites da internet podem ser classificados em institucionais, midiáticos, aplicativos, banco de dados, comunitários ou de relacionamento e portais. A esse respeito, conforme os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar,  assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, a descrição de site institucional.
Nota: 10.0
	A	É interativo e o conteúdo envolve ferramentas de automatização, produtividade e compartilhamento que substituem aplicações do computador.
	B	Serve para catalogar registros e realizar buscas que podem incluir áudio, vídeo, imagem, dentre outros elementos e até outros sites.
	C	Reúne a grande parte dos serviços da internet em um mesmo local.
	D	Promove comunicação entre os usuários da rede.
	E	Promove o contato entre um estabelecimento e seus consumidores ou parceiros.
Você acertou!
“Institucionais - Servem como ponto de contato entre uma instituição e seus consumidores ou parceiros” (livro-base, p. 103).
 
Questão 10/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia a seguinte definição:
“Ciência: Conjunto de conhecimentos coordenados relativamente a determinado objeto; estudo sistematizado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUENO, Francisco da Silveira. Minidicionário da língua portuguesa. Ed. ver. e atual. São Paulo: FTD, 2000. p. 165.
Considerando os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, sobre o desenvolvimento da ciência e a tecnologia, selecione a alternativa correta.
Nota: 0.0
	A	A tecnologia é a aplicação do conhecimento científico para se obter um resultado prático.
Comentário: “Em seu processo de produzir ciência, o homem a organizou em áreas que podem ser classificadas em duas grandes dimensões: pura versus aplicada (que trata do desenvolvimento de teorias e da aplicação de teorias às necessidades humanas) e natural versus social (que é o estudo do mundo natural, do comportamento humano e da sociedade). O desenvolvimento da ciência se associou ao desenvolvimento tecnológico, isto é, a tecnologia é a aplicação do conhecimento científico para se obter um resultado prático.”.(livro-base, p. 21, 22).
	B	O natural versus social trata do desenvolvimento de teorias.
	C	Criações como a roda e o computador são insignificantes na evolução da ciência.
	D	
A produção da ciência reflete uma desorganização entre áreas, sem que tenha se dado a devida importância.
	E	Ainda não foi possível estabelecer uma relação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando