Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
34 pág.
Simulado Orientação e Trabalho de Conclusão de Curso

Pré-visualização | Página 4 de 22

e do fazer, na prática pedagógica desenvolvida em sala de aula. A intenção nesse estudo é trazer elementos teóricos que possam traduzir e somar conhecimentos relacionados à formação do professor que atua na educação da criança, para uma maior compreensão sobre a sua trajetória profissional, que se delineia cotidianamente no exercício da prática docente. Traz como objetivos, estudar e conhecer o processo de construção da identidade e o aspecto subjetivo da profissionalidade que constitui o perfil do educador da infância” fica evidente que se trata de um artigo científico. Observa-se que o artigo científico é um trabalho com características próprias. Ao analisar a sua estrutura é correto dizer: I. O artigo deve ter capa e folha de rosto. O título deve ser definido da forma mais clara e concisa possível. Inicia na primeira página, é centralizado e escrito em corpo 14, negritado. II) Um artigo científico deve ter redação clara, precisa e concisa dos dados ou idéias, com objetividade na delimitação do problema e objetivos definidos sem perder de vista os requisitos técnicos do veículo de divulgação a utilizar (revistas, livros, etc.). III) O artigo científico tem como objetivo divulgar a produção dos estudiosos das diversas áreas do conhecimento. Cada área tem suas características próprias, que irão refletir-se na redação do artigo IV) O artigo é um trabalho sucinto que pode ser original, quando apresenta temas como resultado de pesquisas do autor, e de revisão (bibliográfica), é o caso quando o autor resume, analisa criticamente, discute ou gera novas informações com base em informações já publicadas. V) No artigo científico o texto deve ser tão curto quanto possível, por razões de ordem econômica (custo da publicação), de ordem prática (artigos longos são de leitura difícil e estafante), de ordem lógica e ética (um trabalho científico não deve conter mais do que o texto suficiente para comunicar a informação que o autor tem a transmitir). Com base nas análises das considerações acima aponte as assertivas (as) correta (s):
I, II e V
III, IV e V
II, III, IV e V
I, II, IV e V
Todas as alternativas estão incorretas
Sua resposta para a pergunta Nº 20 foi a Nº 95 e está Incorreta.
Questão 18 de Metodologia Da Pesquisa Cientifica
6ª) A empresa canadense Hardsuit lançou seu mais novo submarino, encomendado pela Marinha norte-americana. Trata-se do Hardsuit 2000, um pequeno submarino de resgate de 700 Kg, movido por duas hélices laterais. Quatro pedais dão ao piloto total controle, permitindo inclusive que ele gire no próprio eixo ou mesmo faça piruetas. Mas o grande destaque do novo submarino é a profundidade de 2.000 pés (609 m) que ele atinge, quase 800 pés a mais do que seu antecessor. Embora especificado para essa profundidade, em testes o modelo chegou a atingir 3.000 pés (914 m). O Hardsuit 2000 é um submarino de uma atmosfera, o que significa que o piloto respira o ar atmosférico, eliminando problemas de descompressão. Sua autonomia é de 8 h. Novos sistemas mecânicos dão aos braços maior amplitude de movimentos. O Hardsuit 2000 deverá estar disponível tb em modelos civis. (www.qued.com.br/25/09/2008: Acesso em 26/05/2011). O trecho acima caraceriza os avanços da ciência especialmente as inovações tecnológicas frutos do conhecimento científico elaborado pelo homem no século XXI. Com base neste pequeno texto analise as seguintes considerações: I. O conhecimento se consolida no contexto da existência humana. É uma ferramenta que possibilita a amplitude da evolução do homem. II) O conhecimento científico, é transmitido por intermédio de treinamento apropriado, sendo um conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos. III) O conhecimento científico explica a origem e as causas dos fenômenos, na tentativa de evidenciar os fatos que estão correlacionados,em uma visão mais ampla do que a relacionada com um simples fato ou uma cultura. IV) O conhecimento vulgar ou popular, do camponês, transmitindo de geração para geração por meio da educação informal e baseado na experiência pessoal e no conhecimento científico sobre a composição do solo, das causas do desenvolvimento de plantas, da natureza das pragas, do ciclo reprodutivo dos insetos. V) Ao longo da modernidade, particularmente, a partir do século XIX, foram se constituindo as Ciências Humanas, com a pretensão de se configurar de acordo com os mesmos parâmetros das ciências naturais. Com base nas análises sobre a produção do conhecimento historicamente construído aponte as assertivas (as) correta (s):
I, II e V
I, IV e V
I, II, III e V
I, II, IV e V
Todas as alternativas estão incorretas
Sua resposta para a pergunta Nº 18 foi a Nº 83 e está Correta.
Questão 13 de Metodologia Da Pesquisa Cientifica
7ª) A compreensão sobre o que é Ciência, conhecimento científico e produção do conhecimento é importante, para subsidiar os estudos sobre pesquisa. Não é possível fazer pesquisa sem conhecer mesmo em linhas gerais tais elementos que constituem o processo de pesquisar, do aprender a pensar em pesquisa. No entanto na visão de alguns autores os conceitos mais comuns sobre ciência, são considerados incompletos, pois é preciso considerar o contexto histórico e as condições para definir ciência. Com base nesse pressuposto analise as afirmações abaixo: I) As descobertas feitas e comprovadas pelo homem caracterizam a ciência como um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza. II) As experiências científicas são um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação. É uma forma sistematicamente organizada de pensamento objetivo. III) A ciência é um conhecimento objetivo e organizado provado cientificamente, pelos estudiosos ao longo da história. Tais conhecimentos consistem em percepções, experiências, fatos certos e seguros. O homem seria um ser natural como todos os demais, submisso às mesmas leis de regularidade, acessível, portanto aos procedimentos de observação, experimentação e mensuração IV) As descobertas científicas são produto da genialidade humana, verificada após anos de experiências repassadas de geração a geração. São saberes populares construídos através da intuição e contemplação de estudiosos. V) Com o sucesso do conhecimento científico para explicação dos fenômenos naturais (astrônomos, físicos, biológicos) e em decorrência dos seus pressupostos filosóficos, a ciência passou a encarar também o homem como objeto de seu conhecimento, a ser abordado da mesma forma que os outros fenômenos naturais.
II, III e IV
II, III, IV e V
I, II e III
Todas as respostas estão incorretas
I, II, III e V
Sua resposta para a pergunta Nº 13 foi a Nº 59 e está Correta.
Questão 21 de Metodologia Da Pesquisa Cientifica
8ª) “O presente estudo é composto por três capítulos, que são os seguintes: No primeiro capítulo, denominado A Criança e o Desenho realizou-se um resgate sobre a construção do ser criança e como a criança vem sendo concebida durante o passar do tempo; a história do desenho seus conceitos e definições; o desenho infantil com suas características próprias do ser criança; o desenho como uma das formas de expressividade infantil e o impulso criativo que se manifesta na criança fazendo com que ela use sua imaginação e sue lúdico para criar e transformar as coisas ao seu redor. O segundo capítulo, apresenta-se detalhadamente o desenvolvimento do grafismo infantil, por meio das etapas evolutivas do desenho infantil que são elas: etapa da garatuja (2 a 4 anos), podendo se dividir em garatuja desordenada, garatuja controlada e garatuja intencional; etapa pré-esquemática (4 a 5 anos) e etapa esquemática (5 a 6 anos). O segundo capítulo também aborda o professor como principal propiciador de um espaço agradável para o desenvolvimento da expressividade na educação infantil. Precisamente no terceiro capítulo, estão descritos os
Página123456789...22