Buscar

prova percepção

Prévia do material em texto

AV3 Psicologia da Percepçao
Aluna: Bruna Camila Rodrigues de Almeida
Matrícula: 201702149005
01 Por que o gestaltismo trouxe importantes contribuições para o estudo das percepções?
A contribuição da Psicologia da Gestalt foi de grande importancia para o que entendemos hoje como percepção de forma .Eles iniciaram pelos mecanismos fisiológicos e psicológicos, posteriormente, estenderam suas pesquisas à memória, inteligência e expressão, sempre baseados na percepção e nas relações do organismo com o meio.
No processo de percepção existem fatores objetivos e subjetivos, cuja importância relativa irão variar. Para representar esta relação entre o organismo e o meio, a pessoa tende a isolar as “boas formas”. O mesmo acontece entre as relações de figura-fundo. Todo o campo perceptivo se diferencia em um fundo e em uma forma ou figura. Estes dois elementos estão intimamente ligados e não existem independentemente. Estes conceitos representam um foco importante dentro da teoria da Gestalt-terapia. Através das descobertas dos Gestaltistas, provou-se que existe uma relação dialética entre o sujeito e o objeto, ao contrário do que até então se pretendia comprovar através da pretensa “objetividade científica”. Eles acreditavam e provaram que o aspecto do objeto depende das necessidades do sujeito e, vice-versa. 
Um exemplo: uma música so tem sentido quando as notas musicais estão agrupadas, as notas isoladadas nao tem sentido.
02. Cite a diferença entre sensação e percepão
Sensação consiste na capacidade que os organismos tem de reagir a certos aspectos das energias físicas e quimicas do ambiente e criar um codigo para processamento no sistema nervoso. A sensação permite a existencia dos sentidos.
A sensaçao é um processo exclusivamente fisiologico, ligado aos sentidos enquanto a percepção é um processo psicofisiológico porque refere-se à seleção, organização e interpretação da informação sensorial, e para interpretar precisamos de diferentes processos cognitivos, a percepção esta ligada a interpretação, a sensação nao. O processo de cognição depende da percepção.
03. A sensação é considerada como um processo fisiológico que envolve os nossos orgãos e sentidos, que nos facilitam entrar em contato com o fenômeno. Sobre o entendimento de sensação, é possivel afirmar que suas características são? Relate pelo menos 3 caracteristicas.
 A sensação refere-se ao processo inicial de detecção e codificação da energia ambiental, é o contato inicial entre organismo e ambiente. esse contato se da através de unidades neurais especializadas ou células receptoras que reagem a tipos específicos de energia. A sensação é a base de todo o nosso conhecimento, permite a existência dos sentidos, responsável por nossas experiências imediatas, nos dá consciencia de qualidades (duro, mole, quente, frio). É um processo exclusivamente fisiológico e limitado, pois existem muitas informações no ambiente que nossos receptores não conseguem detectar, como por exemplo ondas emitidas pelo microondas e os sons produzidos durante uma ultrasonografia. As sensações representam a principal fonte de conhecimento e desenvolvimento psisiquico do indivíduo, através delas ele se conecta com o mundo, ocorre a participação dos nossos cinco sentidos, variam de acordo com o meio externo e inteno pelos processos de adaptação, sensibilização, a perda de um dos sentidos, permite aprimorar outros com o passar do tempo.
04. A percepção é interpretada como uma condição psicológica de dar significado aos processos sensitivos. Mediante sua definição é possível afirmar quais características da percepção? Defina pelo menos 3.
A percepção é um processo psicologico, que busca significados por meio da memória,jul gamentos e experiências passadas, a partir de vivências, envolve organização, interpretação e atribuição de sentido aquilo que os orgãos sensoriais processam inicialmente.O processo perceptivo tem uma série de características, é um processo complexo, engloba todos os órgãos dos sentidos, implica a pessoa na sua totalidade(capacidades cognitivas, fisiológicas e experiências), implica categorizar a informação e organizá-la em esquemas perceptivos, é um processo ativo, é um processo adaptativo que envolve a construção de significados Nossa experiência influencia a percepção, uma pessoa que trabalha com costura, será capaz de perceber diferenças nas cores das linhas ou defeitos nas roupas com muito mais precisão do que outras pessoas. Estamos diariamente expostos a vários estímulos e nós não somos capazes de dar conta de todos, é necessario selecionarmos o que queremos perceber e essa seleçao é feita pela atenção. Quando sabemos o que perceber, o cérebro reune os estímulos em grupos tendo por base componentes comuns entre os mesmos para associar e compreender as informações. uma vez que esses estímulos sao selecionados, os organizamos e atribuímos sentidos a eles, porcesso que é moldado por nossas experiencias e expectativas. 
05. A visão é um orgão que nos possibilitaentrar em contato com o mundo, fornecendo aos objetos presentes nele, qualidades como escuro claro, cores, entre outras. Mas, muitas pessoas precisam do auxílio de óculos para distinguirem as qualidades e explorarrem as situações por meio da visão. Quais são os distúrbios visuais mais comuns e o que eles acarretam?
Principais problemas refrativos:
Miopia: suas causas podem ser a alteracao da curvatura da córnea, sendo essa curvatura mais longa que o normal, gerando dificuldade para enxergar objetos distantes.
Hipermetropia: erro na refração que faz a imagem ser focada atras da retina, causando dificuldade para enxergar objetos proximos.
Astigmatismo: causado pela forma irregular da córnea ou do cristalino, gera uma visão distorcida ou borrada
Catarata: ocorre quando a lente do olho se torna turva,gera uma visão turva/nublada, visão dupla e dores nos olhos
Presbiopia: afeta o cristalino,o mesmo endurece com o decorrer do envelhecimento, o indivíduo nao percebe mais com nitidez os objetos proximos e passa a ter a vista cansada
Tipos de cegueira para cor
Daltonismo: é um distúrbio da visão que impede que a pessoa consiga perceber a diferença entre algumas cores, é conhecido como cegueira das cores e cientificamente como acromatopsia. São três tipos: Tricomatismo: possui três tipos de cones, mas eles existem em quantidades diferentes da maioria das pessoas, resultando em uma percepção de cor diferente. Dricomatismo: possui apenas dois tipos de cones, nesse caso a percepção de cor é mais limitada ainda. Monocromatismo; possui apenas um tipo de cone e a visão pode ser da seguinte forma: acromatismo: não possui nenhum cone, incapacidade total de perveber cores, visão diurna prejudicada e visão noturna perfeita; acromatopsia: lesão na area cortical, onde existem receptores, mas nao há percepção para cor. Agnosia visual: défcit perceptivo, a informação chega até o córtex, mas há a incapacidade de reconhecer os objetos, geralmente ocorre deviso a uma lesão específica, existem várias formas de agnosia.