Buscar

avaliação I metodologia cientifica

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia Científica (FIL13)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:655492) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22423107 b
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
	1.
	Vivemos em um ambiente que condiciona e determina todas as suas manifestações. E este caráter de dependência se verifica inicialmente com relação à natureza, de onde busca suprir as suas necessidades. Além disso, é neste ambiente natural que busca a constante compreensão do mundo em que vive, elevando seu status à condição de ser criativo e incansável. Assim sendo, o filósofo Edmund Husserl definiu a condição ?vertical? do homem sobre o mundo. Este conceito filosófico pode ser determinado quando:
	 a)
	A busca pelo conhecimento faz com que a consciência do homem o projete como ser horizontal.
	 b)
	O mundo será sempre uma versão imparcial e ilimitada sobre a realidade, sendo possível obter o conhecimento de maneira completa.
	 c)
	O papel da ciência e da pesquisa está relacionado à busca de respostas iniciais.
	 d)
	O homem eleva-se sobre o mundo natural pela sua consciência e pelo espírito criativo, sendo a ciência fruto desta verticalidade.
	2.
	A noção inicial que se tem é que o ato da pesquisa está muito ligado às ciências experimentais. No entanto, não apenas a elas, mas a todas as ciências. Pesquisa científica é própria de todo aquele que participa do universo acadêmico. Diante deste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A noção de educação e de ensino, na perspectiva da pesquisa, envolve toda comunidade escolar ou acadêmica.
(    ) O ato de pesquisar é próprio da curiosidade humana, na incansável busca pelo saber.
(    ) A busca pelo saber é impulsionada pelo assombro e a maravilha do homem diante da realidade.
(    ) O conhecimento humano é o fruto da insatisfação permanente diante da realidade vivenciada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - F - F.
	3.
	O acúmulo de conhecimento entre o homem e suas nações se faz quando existe a compreensão de que deve haver trabalho conjunto. Individualmente gerado, o conhecimento específico não alcança patamares significativos se comparado àquele que é resultado da sinergia entre cientistas de várias áreas e que juntos querem chegar a um objetivo comum, por exemplo, o desenvolvimento de uma patente tecnológica. Assim, conhecimento é construído através da relação fundamental entre sujeito e objeto. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O sujeito é o que será conhecido, e o objeto é o que se conhece.
	 b)
	O sujeito é quem interpreta o ser humano, e o objeto é o resultado da pesquisa.
	 c)
	O sujeito é o que conhece, e o objeto é o que será conhecido.
	 d)
	O sujeito é a pesquisa, e o objeto é o método utilizado na pesquisa científica.
	4.
	É de consenso geral entre pesquisadores que produzir ciência no âmbito escolar é fundamental para avançarmos como sociedade. Um professor que motiva é aquele que sobretudo engaja seus alunos na busca pelo novo. No entanto, não consegue ser efetivo se apenas expor o conhecimento. Assim sendo, o professor que instiga é aquele que produz e gera ciência. Dentro desta perspectiva, analise as afirmativas a seguir:
I- O professor em sala, quando expõe o conhecimento, apenas instrui seus alunos, motivando-os a pesquisar.
II- O docente que apenas repete conteúdo em sala não tem condições de superar a mediocridade imitativa.
III- Apenas a leitura de grandes pesquisadores e o aprofundamento em suas ideias é o suficiente para que o acadêmico aprenda a aprender.
IV- A instrumentação técnica da autossuficiência e a fundamentação da cidadania são qualidades adquiridas com engajamento a projetos de pesquisa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	5.
	Uma pesquisa científica começa sempre pela elaboração do projeto de pesquisa, em que o pesquisador deverá apresentar de forma clara o objeto de estudo, quais os objetivos, a metodologia a ser empregada e também quais justificativas que tornam relevantes o conhecimento acerca de uma determinada área. Todos esses argumentos devem sempre estar amparados por obras e autores especialistas na área em questão, sendo devidamente citados, tanto no projeto como nos relatórios e artigos que posteriormente contemplarão os resultados observados. Contudo, devemos buscar organização para que o trabalho seja produtivo e efetivo. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Organograma e disciplina são importantes na organização do tempo de estudos.
(    ) O ideal é que a biblioteca particular possua obras como romances e revistas populares.
(    ) Uma das maneiras de encontrar o tema de pesquisa é responder como este tema pode contribuir para a sociedade.
(    ) Uma das maiores dificuldades com relação à escrita está relacionada à ?colcha de retalhos?, pois o pesquisador utiliza o discurso próprio.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V- F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	6.
	Leia o seguinte texto:
O paper, position paper ou posicionamento pessoal, é um pequeno texto sobre um tema predeterminado. Paper consiste em um pequeno artigo científico ou texto elaborado para comunicação em congressos sobre determinado tema ou sobre os resultados de um projeto de pesquisa. Deve possuir a mesma estrutura formal de um artigo. Paper é um documento que se baseia em pesquisa bibliográfica e em descobertas pessoais. Se o autor apenas compilou informações, sem fazer avaliações ou interpretações sobre elas, o produto de seu trabalho será um relatório. Dessa forma, e com base no que foi escrito, qual a importância do paper para a formação acadêmica e profissional? 
FONTE: PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed.  Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013. p. 161-162. Disponível em: <http://www.faatensino.com.br/wp-content/uploads/2014/11/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf>.  Acesso: 25 ago. 2016.
	 a)
	Esse tipo de trabalho não capacita o autor de expressar o entendimento do tema em discussão.
	 b)
	Visa a incentivar o exercício da análise, da linguagem científica e o desenvolvimento da capacidade crítica e analítica.
	 c)
	Para redigir um paper ou artigo, basta escolher um assunto (delimitando o tema), e apresentar o problema que não servirá para construção de uma hipótese.
	 d)
	O objetivo do seu paper é desenvolver somente as ideias de outros autores, apoiando-se em fontes dignas de crédito.
	7.
	O grave problema do plágio no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em faculdades de todo o país, retrata exatamente a dificuldade do aluno com a redação. Copiar um texto sem referenciar a autoria original, fazendo-se passar pelo autor, é um ato antiético, antipedagógico e, sobretudo, é um ato ilícito previsto em lei. Na elaboração de trabalhos acadêmicos e monografias, o estudante pode e deve fundamentar seus dizeres com citações de autores nacionais e estrangeiros, porém sempre fazendo as devidas referências. Considerado o texto apresentado relativo ao plágio, analise as sentenças a seguir:
I- Um trabalho acadêmico, diferente de um TCC, não precisa levar em conta as citações dos autores no que concerne a um assunto específico.
II- Trabalhos acadêmicos, não importa a tipologia, devem ser amparados por citações e obras de autores diversos.
III- O hábito da leitura estimula a criatividade e também é requisito fundamental de um estudante universitário.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GALVÃO, Roberto Carlos Simões. A importância da pesquisa no ensino de graduação. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 116, set 2013.Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13604>. Acesso em: 3 ago. 2016.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	Todos os conhecimentos são importantes para entendermos a ciência e a sua influência em nossa formação. Existem alguns tipos de conhecimentos e cada qual com características particulares. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O senso comum trata de questões superficiais.
(    ) O conhecimento teológico é baseado em dogmas inquestionáveis.
(    ) O conhecimento científico não necessita de um método ou de uma sistematização.
(    ) A ciência faz parte da nossa vida e nós usamos os seus benefícios no mundo atual.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	9.
	O conhecimento humano pode ser dividido em quatro tipos: senso comum, teológico ou de fé, filosófico e científico, cada um com sua especificidade e importância. Sobre o conhecimento científico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É o conhecimento que nasce da experiência diária e se estabelece nos hábitos e costumes das sociedades.
	 b)
	Procura explicar, a partir da razão os fundamentos do próprio conhecimento.
	 c)
	Busca explicar fenômenos por meio de investigação normalmente metódica, utilizando raciocínio lógico e experimentação.
	 d)
	Conhecimento dogmático baseado em livros sagrados e vivenciado por comunidades que nutrem a fé.
	10.
	Os gregos muito contribuíram para a civilização atual em termos das artes, filosofia e educação. Alguns conceitos filosóficos ainda hoje são empregados. Para os gregos, ?Paideia? era sinônimo de:
	 a)
	Que as pessoas deveriam ser servos de Deus e fiéis aos preceitos e mandamentos do Cristianismo.
	 b)
	?Mens sana in corpore sano?. Um ser humano completo e sadio tanto de corpo como de mente.
	 c)
	Que todos os homens deveriam adotar a filosofia como estilo de vida e aprendizagem.
	 d)
	Conhecimento para uma vida realizada em sua plenitude, portanto sem limites do que queremos fazer.

Continue navegando