Buscar

Resumo - Metodologia científica Unidade 4 parte1

Prévia do material em texto

Metodologia científica Unidade 4 parte1
Formato acadêmico, conforme as normas
Nesta webaula, você irá estudar sobre as normas e como aplicá-las adequadamente no trabalho científico.
Normas
As normas cumprem a função de adequar as produções científicas a um padrão, sem que isso signifique limitar a construção do conhecimento, mas, ao contrário, favorecer o processo de sua transmissão. Portanto, a normalização não deve ser vista como uma obrigatoriedade estéril. As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não são documentos públicos, uma vez que a Associação é uma instituição privada. Portanto, para utilizar uma norma, é preciso adquiri-la. Copiar as normas ou distribuí-las pela internet é considerado ilegal. É bom esclarecer que, por serem facultativas, as instituições de ensino poderão adotar aquelas que forem convenientes ou definir os parâmetros que considerarem adequados. Existem outras normas, como as da Associação Americana de Psicologia (APA), que, embora não possua uma norma específica para trabalhos acadêmicos, possui um conjunto de regras de normatização para artigos de periódicos.
Citações
A NBR 10520 (2002) é norma de citações mais utilizada para elaboração de um trabalho científico. Para desenvolver um texto científico, o pesquisador precisará estabelecer um diálogo com outros autores, visto que o conhecimento é uma construção que exige a busca pelo que já está produzido para compreender o atual estado da arte. Explicando conforme a própria norma: “Menção de uma informação extraída de outra fonte”. (ABNT, 2002, p. 2).
A norma estabelece as formas adequadas para se inserir as citações nos documentos. A seguir, conheça os tipos de citações.
Citações diretas: são aquelas nas quais o autor faz a transcrição literal de partes do texto fonte.
Indiretas: são aquelas nas quais o autor se baseia no texto fonte.
Citações de citações: ocorrem quando se utiliza de uma citação já mencionada no texto fonte, colocando de outra forma, é a citação direta ou indireta de um texto ao qual não se teve acesso.
Existe uma formatação específica para cada tipo de citação (COSTA, 2010). A seguir, veja as regras gerais de apresentação das citações.
1. Citações diretas de até três linhas devem estar entre aspas duplas.
2. Citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com a fonte em tamanho menor daquele definido para o texto e espaçamento simples entre linhas. Nesse caso, a citação será apresentada sem aspas duplas.
3. Nas citações indiretas não haverá destaque, visto que se baseia no texto fonte, mas não transcreve nenhuma de suas partes.
Referências
As citações têm relação direta com a listagem de referências, já que todos os autores citados deverão ser listados. A norma da ABNT que trata de referências é a NBR 6023 (2018), definindo-as como: “Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual”. (ABNT, 2018, p. 2). A referência é constituída por elementos essenciais e, quando necessário, deve-se acrescer elementos complementares para melhor caracterizar o documento. A seguir, conheça as regras gerais de apresentação da referência:
1. Os elementos que compõem a referência bibliográfica, sejam essenciais ou complementares, devem ser apresentados em sequência padronizada: pontuação uniforme para todas as referências; separação das várias áreas deve aparecer com ponto seguido de um espaço.
2. A lista de referências deve aparecer em local específico no texto, compondo os elementos pós-textuais, alinhada somente à margem esquerda do documento, organizada em ordem alfabética, possibilitando identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por dois espaços simples.
3. As referências devem obedecer aos mesmos princípios, portanto, se utilizar a inserção de elementos complementares, estes devem ser incluídos em todas as referências daquela lista.
4. O título da parte é “Referências” somente, e não “Referências Bibliográficas”. Além disso, quanto às variações de modelos de referências, conforme o material utilizado para a elaboração do trabalho, a transcrição dos elementos deverá atender à natureza específica do documento utilizado como fonte de consulta.
Assim, como você pôde estudar nesta webaula, todos os trabalhos acadêmicos precisam seguir uma normalização, que, em geral, é definida pela instituição à qual o investigador se vincula. Isso decorre da necessidade da interlocução com diferentes autores para a construção do texto e, além disso, é necessária a indicação da autoria para preservar os direitos autorais.
Cabe destacar que, embora as regras e normalização tenham uma função muito importante, não são mais importantes que o conteúdo da obra. Portanto, a qualidade do conteúdo deve ser tão ou mais importante quanto a qualidade da formatação.

Continue navegando