Buscar

Políticas Informação Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.A Política Nacional do Livro foi sancionada em 30 de outubro de 2003 pela Lei Federal nº 10.753. Voltadas para as questões do livro, por meio desta lei foi instituído como o instrumento legal que autoriza o Poder Executivo criar e executar projetos de acesso ao livro e incentivo à leitura (BRASIL, 2003). Dentre as diretrizes Políticas Nacionais do Livro, disserte sobre quatro diretrizes que abordam sobre a produção do livro e sua divulgação no Brasil.
FONTE: BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.753, de 30 de outubro de 2003. Institui a Política Nacional do Livro. Diário Oficial da União. Brasília, 2003a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.753.htm. Acesso em: 15 ago. 2019.
	Resposta Esperada:
Busca trazer fomento e apoio para a produção, edição, difusão, distribuição e também a comercialização do livro. Trazer estímulo à produção de escritores e autores brasileiros, tanto de obras científicas como culturais. Promover a competitividade no mercado internacional de livros de forma a ampliar a exportação de livros produzidos no Brasil. Dar apoio para a livre circulação de livros no Brasil. Realizar a ampliação do número de livrarias, bibliotecas e pontos de venda do livro. Proporcionar aos editores, autores, distribuidores e livreiros as condições para o cumprimento da lei da Política Nacional do Livro.
	2.
	A informação é construtora da cidadania. A cidadania é observada como um conjunto de conquistas que perpassam as questões políticas, civis e sociais e está contextualizada a diversos acontecimentos resultantes da ação dos sujeitos de nossa sociedade. Disserte sobre a cidadania e a informação.
	Resposta Esperada:
O conceito de cidadania presume a participação do indivíduo na sociedade, sendo que seu exercício se dará de maneira mais efetiva e consciente se ele possuir embasamento crítico acerca dos acontecimentos político-sociais. Ao se refletir sobre a informação, deve-se buscar entender quais os instrumentos normativos a indicam como um direito humano.

Continue navegando