Buscar

Ativ 02 piscologia

Prévia do material em texto

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS
	CURSO: Ciências Contábeis 
	ATIVIDADE:
Aulas 05/ 06 / 07 e 08
	Aluno: Naiara Aparecida Lopes 
	RGM: 101.149
	Polo: Unigran Net 
	
	Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA
	ANO LETIVO: 
2016
	DATA PARA ENTREGA: 21-10-2016
	Valor de cada atividade 1,25 
Total das quatro Atividades: 5,0
	
	ATIVIDADES DA AULA 5
1- A motivação refere-se ao desejo de adquirir ou alcançar algum objetivo, ou seja, a motivação resulta dos desejos, das necessidades ou das vontades. A motivação é, geralmente, descrita como um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento. 
Após ler as aulas e as leituras complementares disponibilizadas na plataforma:
(A) Descreva como as Teorias X e Y explicam o comportamento no trabalho;
R= A teoria X representa o controle existente sobre os recursos humanos da empresa. De acordo com esta teoria, as pessoas, em geral, não sentem vontade de trabalhar ou pretende trabalhar o necessário, e devido a isso, a grande parte dos trabalhadores tem que ser coagidos, dos supervisionaria dos instintivamente e ameaçados com penalidade, pois somente dessa forma conseguem atender os objetivos propostos pela organização. Os colaboradores não querem responsabilidade, opta por receber ordens formais sempre que necessário, possuem pouco ou quase nenhuma ambição e põem a segurança acima de todos os fatores ligados ao trabalho.
A teoria Y é mais otimista, e mostra o fato de que a ampliação dos recursos humanos é muito mais otimizados e pode ser mais bem aproveitado. Nessa teoria o fundamento é o seguinte, quando um ambiente é favorável ao trabalho, tudo flui naturalmente e pode ser prazeroso. 
 O colaborador é direcionado pela auto orientação e autocontrole, desta forma ele faz parte dos 
 Objetivos da empresa, aliado a tudo isso o funcionário recebe recompensas e sente-se mais 
 motivado na realização de suas tarefas. Sendo assim, o colaborador sente-se mais 
 compromissado com as empresas, e esta maneira diferente de administrar os recursos humanos 
 no ambiente organizacional é o que faz as organizações terem sucesso.
(B) Você acredita que a motivação possa contribuir para o sucesso profissional? Justifique sua resposta utilizando uma das teorias de motivação proposta nesta aula.
R= Sim. Motivação é um conjunto de fatores responsáveis pelo despertar e pela direção do comportamento. A motivação é interna. Motivação é, geralmente, descrita como um estados interior que induz uma pessoa a assumir determinada tipos de comportamento. Uma das teorias da motivação mais citadas é a da “hierarquia das necessidades” formulada por Abraham Maslow. A hierarquia da necessidades de Maslow são: a Auto realização, Estima, Efetivo-Social, Segurança, Fisiologia. 
ATIVIDADES DA AULA 6
1 Acreditava-se que a inteligência podia ser medida por meio de testes padronizados que avaliavam as capacidades, os cientistas acreditaram que a inteligência geral era hereditária. Ao longo do tempo, os estudos sobre inteligência passaram por mudanças radicais e novas teorias têm sido apresentadas.
Baseando-se nas leituras do guia de estudante e nos textos disponibilizados na plataforma, Explique:
(A) As teorias sobre inteligência, apresentadas nesta aula.
 R= Segundo Gardner, a novidade de sua teoria é considerar a inteligência como possuidora de vários talentos, capacidades e habilidade mantais; são chamadas de inteligência na teoria das Inteligência Múltiplas e afirma que existem pelo menos sete tipos de inteligências definidas: São elas: linguística, corporal-cenestésica, interpessoal, intrapessoal, musical, especial, logica matemática e naturalismo. E mais duas que ainda estão sendo estudadas, a naturalismo e a espiritual. 
(B) Considerando a Teoria das Inteligências Múltiplas, descreva as inteligências necessárias para ser um ótimo Profissional em Administração de Empresas. 
 R= Inteligência Verbal ou Linguística: Manifesta-se na habilidade para lidar criatividade com palavras. Isto é usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir ideias. 
 Logico- Matemático: Capacidades para solucionar problemas envolvendo números de demais elementos matemáticos; habilidades para raciocínio dedutivo. 
 Inteligência Cinética Corporal: Capacidade para controlar p próprio e usá-lo de maneira deferente e hábeis. 
 Inteligência Intrapessoal: Capacidade de relacionamento consigo mesmo, autoconhecimento. Habilidade de administrar seus sentimentos e emoção a favor de seus projetos. 
 Essa é uma das Inteligência Múltipla para um ótimo profissional de admiração. 
ATIVIDADES DA AULA 7
 
1-Para Oech (2007), o conhecimento é a matéria prima de novas ideias, mas não basta para tornar-se uma pessoa criativa. Portanto, a verdadeira chave para tornar-se criativo está no que você faz com o conhecimento que tem. O pensamento criativo supõe uma atitude e perspectivas para procurar ideias, e manipular conhecimento e experiência.
Com base na aula 07, elabore um texto abordando os seguintes aspectos:
(A) Disserte sobre os fatores que geram criatividade.
(B) Os mitos sobre a criatividade.
(C) O processo criativo.
R= O pensamento criativo supõem uma atitude e perspectiva para procurar ideias, a manipular conhecimento e experiência. Com essas perspectivas, você tenta diversas abordagens, frequentou sem chegar a anda. De uma maneira geral, para levarmos uma vida saudável, necessitamos de atividades rotineiras, desde o acordo e cuidar de nossa higiene pessoal, até lidar com a parte burocrática em nosso trabalho. Entretanto, há situações que nos pede atitudes criativas. Na maioria das vezes, não pensamos em coisas diferentes, pois tentamos ser práticos quase o tempo todo, sempre seguindo normas e com medo de errar. 
 Devemos nos reinventar e uma forma é reanimar nosso espírito criativo, não dando atenção aos nossos pensamento e forças contrarias e negativos advindas geralmente de criação rígidas e culturalmente impostas. Desta forma, é fundamental que eliminamos nossos preconceitos, frases impactantes, paradigmas, conceitos enraizados, mas não presente em nosso cotidiano, e para que sejam eliminados estes bloqueios, que primeiramente precisamos identificá-los.
 Assim, resolver um problema, imaginado uma alternativa deferente, elaborar novas perguntas, alguma mudança no nosso ciclo de vida, demissão, nascimento de filho, dentre outros, podem nos conduzir a caminho criativos, ajudando-nos a vencer os bloqueios, que tendem a desaparecer quando recebemos um “Toc”. É justamente nos momentos de crise que aparecem a grande ideias. 
ATIVIDADES DA AULA 8
Parabéns você já está finalizando suas atividades.
1-Pesquisas apontam que as pessoas socialmente competentes tendem a apresentar relações pessoais e profissionais mais produtivas, satisfatórias e duradouras, além de uma melhor qualidade de vida, e saúde mental.
Com base nas aulas, explique:
(A) A importância da janela Johari para o desenvolvimento das competências pessoais e profissionais. 
R= A janela de Johari, visa promover competências pessoais e provisionais. Em suas relações interpessoais, o indivíduo apresenta quatro facetes diferentes: O “eu aberto”; “o eu oculto ou fechado”; o “eu cego” e o “eu desconhecido”. A Janela de Johari é uma ferramenta conceitual, gráfica, importante que nos permite entender os aspectos da comunicação interpessoal e os relacionamentos com o grupo. É um conceito aplicável em várias situações, entre indivíduos, grupos e organizações. Foi desenvolvida em 1955 por Joseph Luft e Harrington Ingham, e seu nome deriva da união de partes dos nomes de ambos criadores: Jo(seph) + Hari(ngton).
(B) Descreva as principais competências do Administrador para a obtenção do sucesso profissional e o sucesso em seus relacionamentos interpessoais.
R= Num processo de crescimento e ou competência interpessoal: Feedback,é um processo de ajuda para mudança do comportamento. Feedback efetuando de maneira responsável com sinceridade, pode ajudar o outro a melhorar enquanto pessoa profissional, entretanto, precisa ser consciente e dado de maneira bem clara e explicativa, ser dirigido, para comportamentos, tomando-se o cuidado para que o receptor possa entender e sentir a necessidade de modificar o comportamento considerado indesejado, caso contrário, aumenta a frustração e tende a confundir o indivíduo que recebeu. 
P.S. Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das
Atividades, disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula”.
Bons Estudos. 
Profa. Silvia
QUERIDO ALUNO (A) 
Envie as atividades das aulas 5 a 8 por meio do portfólio 2
PS: Todas as atividades poderão ser entregues até 27-10-2016
Porém, quem entregar as atividades de 5 a 8, no portfólio 2, até o dia 21-10-2016, poderão corrigir as atividades caso esteja errada.
QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO 
SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.
POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.
ATT Profa. Doutoranda Silvia Mara Pagliuzo Muraki
A criatividade é a habilidade de criar. Consiste em encontrar métodos ou objetos para executar tarefas de uma maneira nova ou diferente do habitual, com a intenção de satisfazer um propósito.

Continue navegando