Buscar

PPP3 COMÉRCIO EXTERIOR

Prévia do material em texto

Leia o excerto a seguir:
"A compra e venda de moedas estrangeiras constituem uma das atividades das instituições autorizadas a operar em câmbio. Dessa forma, tanto importadores como exportadores e demais pessoas físicas ou jurídicas não precisam se preocupar em liquidar diretamente entre si as importâncias devidas, pois a transação poderá ser conduzida de maneira mais segura e conveniente através de instituições financeiras".
ATSUMI, S. Negócios financeiros internacionais. Curitiba: Iesde Brasil S.A.,2009. p. 18.
 
Observe os principais meios de pagamento internacionais e, na sequência, associe-os a suas respectivas funções nesse mercado.
 
1. Carta de crédito
2. Cobrança documentária
3. Remessa sem saque
4. Pagamento antecipado
 
I. (  ) O comprador efetua o pagamento antes do embarque da mercadoria.
II. (  ) O vendedor efetua o embarque e envia os documentos originais diretamente para o comprador.
III. (  ) O vendedor entrega os documentos originais a um banco para que, por meio de seus correspondentes, efetue a cobrança junto ao comprador.
IV. (  ) É um documento aberto pelo importador, por exigência do exportador, e emitida por um banco para garantir o pagamento da operação.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
		a) 
	4, 3, 2, 1. 
	
		b) 
	3, 4, 2, 1.
	
		c) 
	4, 2, 3, 1.
	
		d) 
	4, 3, 1, 2.
	
		e) 
	3, 4, 1, 2.
	Exibir Comentários
	Pergunta 2
	
	0.2 / 0.2 pontos
O governo brasileiro tem um importante programa de apoio ao financiamento de pequenos e médios exportadores, chamado Proex. Criado pelo Governo Federal para aumentar a competitividade das exportações de bens e serviços brasileiros, o Proex é uma linha de crédito ao exportador brasileiro ou ao importador de produtos brasileiros no exterior.
O texto anterior discorre sobre o uso do Proex, pelo governo, como forma de aumentar a competitividade das exportações brasileiras. A respeito do Proex, e conforme o material do texto-base, é correto afirmar que:
	
		a) 
	é utilizado como linha de financiamento de curto prazo, com prazos superiores a um ano e destinados a exportações em grande escala.
	
		b) 
	é destinado a aquisições de insumos no exterior, por meio de uma linha de financiamento que utiliza taxas superiores às internacionais.
	
		c) 
	nele o exportador e o banco assinam um contrato de câmbio antes do pagamento e antecipam o recebimento do pagamento ao solicitante.
	
		d) 
	é um programa destinado ao financiamento de bens de consumo, por meio de linhas de crédito antes e após o embarque da mercadoria.
	
		e) 
	ele apoia os exportadores por meio do financiamento e, também, por meio da equalização das taxas de juros.
	Exibir Comentários
	Pergunta 3
	
	0.2 / 0.2 pontos
Leia o excerto a seguir:
"A explosão tecnológica tem sido um aspecto de intensiva informação na logística, do mesmo modo que o gerenciamento de materiais, o intercâmbio eletrônico de dados, códigos de barra e apoio às decisões. A tecnologia [...] apoiou diversos aspectos no gerenciamento dos negócios. As transações passaram a ocorrer muito mais rapidamente e com muito menos erros, gerando um apoio muito maior aos negócios e novas práticas".
ALMEIDA, C.; SCHLUTER, M. Estratégia logística. Curitiba: Iesde Brasil S.A., 2012. p. 29.
 
O intercâmbio eletrônico de dados é citado como uma das inovações tecnológicas que permitiram a evolução das transações ocorridas. Conforme vimos no texto-base, em uma cadeia de suprimentos, é correto afirmar que o intercâmbio eletrônico de dados:
	
		a) 
	agiliza o processo mercantil por meio da redução de fluxo de papéis e padronização dos documentos.
	
		b) 
	aumenta a receita das empresas por meio da diminuição dos tributos sobre a transação de mercadorias.
	
		c) 
	reduz o gasto com auditorias fiscais por meio da unificação de tributos em apenas um.
	
		d) 
	permite que empresas e clientes possam estar em constante contato, o que torna as transações mais transparentes.
	
		e) 
	dispensa o uso de documentos necessários para a autorização de entrega das mercadorias em terminais. 
	Exibir Comentários
	Pergunta 4
	
	0.2 / 0.2 pontos
"Quanto às políticas de crédito, destaca-se o papel crescente do BNDES na concessão de créditos favorecidos para as vendas externas, por meio do Programa de Financiamento das Exportações (Finamex), além da ampliação dos recursos para o Programa de Financiamento às Exportações (Proex) e sua extensão crescente em termos de número de produtos e abrangência das empresas beneficiadas. Por fim, cabe mencionar o restabelecimento do seguro de crédito para exportação".
COMIN, A. De volta para o futuro: política e reestruturação industrial do complexo automobilístico nos anos 90. São Paulo: Annablume, 1998. p.73.
 
O excerto discorre sobre as diversas formas de o BNDES incentivar as exportações, assim como mencionado no texto-base. Dentre essas formas, é citado o Finamex. Sobre esse financiamento, é correto afirmar que:
	
		a) 
	pode ser das linhas pré-embarque ou pós-embarque.
	
		b) 
	equaliza as taxas de juros utilizadas.
	
		c) 
	o financiador vende um direito sobre a moeda estrangeira.
	
		d) 
	é uma linha de financiamento de curto prazo.
	
		e) 
	é uma contratação de câmbio futuro.
	Exibir Comentários
	Pergunta 5
	
	0.2 / 0.2 pontos
Leia o excerto a seguir:
"Em termos simplificados, denomina-se custo Brasil o acúmulo de ineficiências, exigências burocráticas descabidas, legislação inadequada, tributação excessiva – e, acrescento, a instabilidade de todas as regras – bem assim como outras distorções, como diz a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em um folheto a esse respeito, umas e outras das quais prejudicam a competitividade do setor produtivo brasileiro".
FARHAT, S. Dicionário parlamentar e político: o processo político e legislativo no Brasil. São Paulo: Peirópolis,1996. p. 218.
 
O custo Brasil é um termo antigo, mas aplicável à atual realidade brasileira, que agrupa uma série de dificuldades às empresas brasileiras. Considerando as principais dificuldades citadas no texto-base, é correto afirmar que é um dos entraves à logística:
	
		a) 
	a taxa de câmbio elevada.
	
		b) 
	as taxas de juros elevadas.
	
		c) 
	a corrupção administrativa.
	
		d) 
	a elevada competitividade.
	
		e) 
	os processos burocráticos.

Continue navegando