Buscar

PCC GESTÃO ESCOLAR

Prévia do material em texto

2
 
 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
JESSIELLE CAMPOS MIRANDA JACÓ
Matrícula: 201903520819
VITÓRIA
2020
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
Relatório exigido como parte dos requisitos para a conclusão da disciplina Gestão Escolar do curso de Pedagogia – Segunda Licenciatura da Faculdade Estácio de Sá – Campus Vitória - sob a orientação da Professora Therezinha de Jesus Conde Pinto no primeiro semestre de 2020.
VITÓRIA
2020
1. INTRODUÇÃO 
Este trabalho foi realizado na EMEF “Paulo Freire”, situada em um bairro periférico da cidade de Serra – ES. A estrutura da escola é boa e é composta por dois andares. No primeiro andar ficam a: secretaria, biblioteca, sala de artes, sala de informática, sala dos professores, coordenadores e diretor, o refeitório e a quadra, onde os alunos praticam as atividades físicas. Já no segundo andar ficam as salas de aula e o auditório, onde os alunos fazem apresentações musicais, saraus e gincanas. 
As salas de aulas eram grandes e bastante alta e por ela ter esse tipo de estrutura faz com que haja um eco intenso. Se um aluno estiver falando a impressão que temos é que são dois, pois o barulho é muito grande.
A escola possui o PPP (Projeto Político-pedagógico) acessível aos professores, funcionários da escola e demais pessoas quiserem acessá-lo. O PPP além de seu formato físico, há o formato virtual.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.
O objetivo deste relatório é apresentar as atribuições do gestor escolar, dos pedagogos e do coordenador e mostrar de que forma o PPP está inserido e foi elaborado nesta escola.
2. ENTREVISTA COM O SUPERVISOR/COORDENADOR PEDAGÓGICO
1 – Quantas pessoas compõem a equipe pedagógica da escola?
 A equipe técnica-pedagógica é formada por um diretor, quatro pedagogos e quatro coordenadores.
2 – Quais as atribuições do Coordenador Pedagógico?
 - Ajudar a promover um ambiente de trabalho cooperativo e motivador para toda a equipe da Unidade de Ensino, promovendo um clima harmônico de relacionamento entre profissionais e demais participantes do processo educativo;
 - Elaborar o quadro trimestral de rendimento do aluno, confrontar os dados com as metas do PPP e propor ações imediatas que revertam resultados insatisfatórios;
 - Priorizar o Programa de Ensino nos encontros de planejamento, coletivos e individuais, orientando o Corpo Docente para o uso de métodos mais adequados à aprendizagem;
 -Co-responsabilizar pelo cumprimento do Plano de Ação da Escola, Programa de Ensino e Proposta Pedagógica;
 - Organizar o Conselho de Classe com foco nos resultados;
- Elaborar e coordenar a análise do quadro de rendimento, identificando os fatores que interferem no rendimento escolar, propondo medidas alternativas de solução;
- Organizar atividades que promovam a integração escola/família/comunidade;
- Desenvolver atividades pedagógicas com o Corpo Discente, abrangendo técnicas de socialização, de conteúdos e de elaboração das normas internas da Escola;
- Elaborar junto com o Coordenador de Turno o horário de aulas, bem como junto ao Diretor Escolar o mapa de carga horária, calendário escolar e a organização curricular.
3 – Como se define o ambiente da escola, autoritário ou democrático? Explique.
 O ambiente é democrático. As decisões são sempre realizadas no coletivo, visando um clima harmônico e agradável.
4 –A equipe pedagógica trabalha com planejamento (métodos/técnicas)? Explique.
 Sim. Os planejamentos são realizados no coletivo ou individual. O horário semanal contempla os segmentos estarem em planejamento, ao mesmo momento.
5 – Existe foco no desenvolvimento da equipe docente? Como se dá a Formação Continuada? 
 Sim. As Formações Continuadas estão contempladas no calendário escolar. São realizadas em cada Unidade de Ensino, ministradas pela Equipe Pedagógica sobre assuntos selecionados pela Comunidade Escolar durante o planejamento coletivo quinzenal ou realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Educação, em local sugerido pelas mesmas.
6 – Existe incentivo ao diálogo e a troca de experiências? Se existe, como acontece? Sim. Geralmente, acontecem durante os planejamentos coletivos ou durante a reunião quinzenal.
7 – O corpo docente se autoavalia e também avalia a equipe gestora?
 Sim.
8 – Que estratégias são utilizadas para a organização do planejamento docente?
 - Realização de avaliações diagnósticas;
- Estimular os estudantes o interesse, o trabalhando de forma lúdica e prazerosa.
- Realização de recuperação dos conteúdos para estudantes com baixo desempenho; 
- Provocar no estudante, o senso crítico, criativo, participativo.
9 – Como são realizados os Conselhos de Classe?
 É realizado por segmento. Cada segmento analisa o rendimento escolar dos estudantes, a partir dos resultados da avaliação, da apuração de sua assiduidade, de aspectos comportamentais e indicativos de suas potencialidades. É proposto soluções que visem à adequação dos métodos e técnicas didáticas ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos e à consecução de objetivos e finalidades educacionais.
10 – Nos Conselhos existe representatividade de alunos ou algum outro elemento da escola que não seja o professor?
 Não
3.ENTREVISTA COM A DIREÇÃO
1 – A escola possui Projeto Político Pedagógico?
 Sim.
2 – Se não possui, ou mesmo possuindo, em que está baseada a proposta de trabalho?
 O objetivo de nosso Projeto Político Pedagógico é oferecer aos professores, alunos e pais e a todos aqueles que estão direta ou indiretamente ligados a esta escola uma visão da realidade educacional da EMEF “ Paulo Freire”.
Por sua natureza aberta, configura um projeto flexível a ser concretizado nas decisões dos projetos educacionais empreendidos na escola. Nele estão contidas as tendências pedagógicas praticadas na escola, bem como o sistema de avaliação e a prática disciplinar desenvolvida pelos professores.
 As metas aqui propostas se efetivarão em parceria com toda a comunidade escolar e com o real comprometimento dos profissionais que a elaboram.
 É nesta perspectiva que o PPP da EMEF “ Paulo Freire” deverá ser trabalhado e enriquecido na dinâmica da prática pedagógica. A proposta é dialogada a respeito da estrutura educacional, dos conteúdos e da metodologia desta escola, bem como ter claro seus fins e objetivos.
3 – Quem participou na elaboração do PPP?
 A Comunidade Escolar.
4 – Como foi o processo de elaboração do PPP? Que aspectos foram relevantes nesse planejamento?
 O processo de elaboração foi realizado durante os planejamentos coletivos após o horário normal de cada turno. Depois, nos reunimos com todos os profissionais envolvidos e o projeto foi finalizado.
Os aspectos relevantes foram o diálogo dos professores a respeito dos problemas, da prática pedagógica e da ação docente.
5 – Na elaboração do PPP o planejamento foi participativo?
 Sim.
6 – Para a escola, qual a importância dos pais participarem na elaboração do PPP? Essa parceria é possível?
 A importância é a melhor integração escola-família, objetivando a melhoria do processo educativo e do bem estar dos estudantes. Essa parceira é possível.
7 – As metodologias utilizadas na elaboração do PPP são realizadas através da realidade local?
Sim.
8 – Qual o prazo para duração do PPP?
 Geralmente, dois anos. Este ano o atual está sendo reformulado.
9 – Quanto à concretização, como está acontecendo (avaliação)?
 Estamos no processo de conclusão.
10 – Existem projetos dentro do PPP? Quais e com que a finalidade?
 Sim. 
 - Projeto da SEDU/ Serra – Visa reconhecer e valorizar a produção literária em diálogo com diferentes linguagens nos processos de ensino-aprendizagem por compreender a escola como lugarde produção e divulgação da cultura, do pensamento, da arte e do saber.
 - Projetos Pedagógicos produzidos pelos professores serão desenvolvidos a partir de obras da literatura capixaba/nacional.
11 - Existem planos de curso e de aulas? São elaborados por quem?
 Sim. São elaborados pelos professores supervisionados pelos pedagogos.
3. BIBLIOGRAFIA
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Nº 9394/96

Continue navegando