Buscar

Prova Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia 1

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:639225) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18058941
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O conhecimento geográfico pode ser evidenciado desde as primeiras civilizações, seja por meio da confecção de mapas ou através dos saberes práticos da vida diária. Em relação ao conhecimento geográfico dos diversos povos, analise as seguintes sentenças:
I- Os povos orientais permitiram o desenvolvimento econômico por meio da troca de produtos, intensificando as relações comerciais com os povos mais distantes.
II- Os povos primitivos desenvolveram o conhecimento geográfico de forma científica por meio da confecção de mapas, os quais identificavam os rios e florestas da região.
III- Os gregos enriqueceram com mapas de itinerários (périplos) os estudos que descreviam as áreas litorâneas e centrais sob seu domínio.
IV- Os romanos preocuparam-se em descrever a localização das áreas ricas em produtos comerciais, o acesso a elas, os problemas de abastecimento, entre outros.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	2.
	Durante os séculos XIV e XV, o feudalismo europeu passou por um conjunto de transformações. A expansão do comércio, o crescimento das cidades e a utilização da moeda para as trocas comerciais impulsionaram o aparecimento e o desenvolvimento do capitalismo comercial na Europa, substituindo o feudalismo de forma lenta, gradual e contínua. Com relação à contribuição do capitalismo para o desenvolvimento da ciência geográfica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Contribuiu para a fixação dos homens em um único território, tornando-os sedentários, desenvolvendo atividades agrícolas e pecuárias.
(    ) Impulsionou as navegações, que conduziram aos descobrimentos de novas terras, intensificando o comércio entre os povos.
(    ) Proporcionou o enriquecimento da burguesia, que ampliou as explorações dos recursos naturais, concentrou o poder econômico e político.
(    ) Estimulou o desenvolvimento das ciências, dentre elas as ciências naturais (biologia, física, matemática, estatística) e, com o passar do tempo, história, geografia sociologia etc.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - F - V.
	b)
	V - V - F - F.
	c)
	F - F - V - F.
	d)
	F - V - V - V.
	3.
	Diversos cientistas do século XIX contribuíram para a sistematização da geografia e sua instituição como ciência. As Sociedades Geográficas criadas em alguns países europeus tinham como objetivo servir aos Estados Nações e ao imperialismo dominante na época. Assim, aquela geografia incipiente estava a serviço do capital e das classes dominantes. Diversos cientistas contribuíram para o surgimento da Geografia Moderna, formulando suas próprias teorias por meio do acúmulo das suas observações. Com relação a estes cientistas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Alexandre von Humbolt.
II- Karl Ritter.
III- Friedrich Ratzel.
IV- Élisée Reclus.
V- Pietr Kropotkin.
(    ) Formulou o princípio da causalidade, que pode ser considerado o princípio básico da geografia moderna. Foi viajante e/ou explorador, e fazendo observações empíricas defendeu que a geografia era o estudo dos lugares.
(    ) Posicionou-se contra a estrutura de poder dominante. Pautou-se na ideia de que a ciência buscaria a solução dos problemas humanos, principalmente os que conduziam as sociedades para a desigualdade. Na sua opinião, a ciência poderia solucionar problemas e aperfeiçoar socialmente os homens.
(    ) Representou um papel fundamental no processo de sistematização da geografia moderna, por meio da sua Teoria do Espaço Vital. De seu pensamento nasceu a geografia política, pois defendia que as sociedades, organizadas em Estados Nações, deveriam ampliar seus horizontes geográficos.
(    ) Buscou explicar a evolução da humanidade ligando-a às relações entre o povo e o meio natural, descrevendo a sociedade. Não foi um viajante ou explorador, estudou os relatos de outros viajantes para defender suas ideias.
(    ) Posicionou-se contra a estrutura de poder vigente e pragmatismo da geografia em relação ao capital, preocupou-se com a educação e com o papel a ser desempenhado pela geografia no processo educativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - IV - III - II - I.
	b)
	I - IV - III - II - V.
	c)
	IV - III - II - I - V.
	d)
	I - IV - V - III - II.
	4.
	A Geografia Crítica pode ser caracterizada pela conscientização e/ou preocupação por parte de alguns geógrafos com a existência de problemas graves na sociedade em que viviam e passaram a buscar e compreender a raiz destes problemas sociais. Assim, os geógrafos críticos analisam as injustiças sociais e os bloqueios do desenvolvimento social na sua profundidade. Com relação a uma proposta geográfica crítica nas aulas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que represente a reflexão em torno de temas, assuntos que promovem a criticidade e a busca de soluções para os problemas enfrentados pela humanidade, analise as sentenças a seguir:
I- O número de pessoas que passam fome em todo mundo passou de 1 bilhão em 2015 Este grande número de pessoas sofrendo deste fenômeno social estava relacionado à crise do petróleo, que foi a principal responsável pelo aumento desse índice.
II- O Brasil cumpriu todas as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no programa de combate à fome no país. De acordo com o documento "O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo" (SOFI), o país possuía no ano 2000, no início do século XXI, 11,2% de sua população subnutrida. No ano 2015, mudou completamente o quadro: o percentual caiu para um índice inferior a 5% da população total, mostrando a redução da fome no país nos últimos 15 anos.
III- O crescimento dos centros urbanos muitas vezes não ocorre de maneira planejada, ocasionando vários transtornos para quem os habita. Alguns desses problemas são de grandeza socioambiental e atrapalham as atividades da vida humana nesses locais.
IV- Desde 2008, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos. Enquanto nos últimos dez anos o mercado mundial desse setor cresceu 93%, no Brasil, esse crescimento foi de 190%, de acordo com dados divulgados pela Anvisa. 70% dos alimentos in natura consumidos no país estão contaminados por agrotóxicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	Historicamente, pode-se afirmar que o objeto de estudos da ciência geográfica nem sempre foi o mesmo, pois esta área de conhecimento passou por diferentes correntes e concepções teórico-metodológicas e filosóficas. Segundo Müller (2011), a dificuldade para definir o objeto de estudo da geografia ainda persiste, pois ainda existem divergências sobre a questão. Busca-se, porém, superar a fragmentação e as dicotomias (divisões). Com relação ao objeto de estudo da geografia na contemporaneidade, analise as seguintes afirmativas:
I- Há um consenso geral entre os teóricos da geografia sobre a questão do espaço, o espaço geográfico, como principal conceito da geografia, auxiliado por um conjunto de categorias: lugar, região, território, sociedade, paisagem, entre outros.
II- Alguns autores consideram como objeto de estudo da geografia as relações socioespaciais, suas dinâmicas e implicações sobre os espaços. 
III- Há autores que explicam a geografia como uma ciência complexa, múltipla e em constante reformulação, alternando seu foco de estudos entre o binômio: geografia regional X geral;geografia crítica X tradicional; geografia dos lugares e da percepção X geografia das cidades e cultural.
IV- Outros tantos autores a veem como o estudo da diferenciação de áreas, através das descrições das paisagens e seus elementos geográficos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MÜLLER, Rosimar Bizello. Metodologia e conteúdos básicos da geografia. Indaial: UNIASSELVI, 2011.
	a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	6.
	A AGB, Associação dos Geógrafos Brasileiros, foi fundada em 1934 na cidade de São Paulo, pelo francês Pierre Deffontaines. Como neste tempo (décadas de 1930 e início da década de 1940) havia poucas escolas de ensino superior de Geografia no Brasil, apesar do nome, a AGB foi uma associação de geógrafos de São Paulo e do Rio de Janeiro que se reuniam para a realização de trabalhos de pesquisa em parceria. Em 1944, durante uma Assembleia Geral realizada na cidade de Lorena, SP, os geógrafos reunidos decidiram expandir seus trabalhos de pesquisa para outras áreas do território nacional. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os objetivos da AGB nos primeiros anos de sua existência:
	a)
	Discutir o papel do geógrafo em alguns estados brasileiros, como o Rio de Janeiro e São Paulo.
	b)
	Contribuir para a formação de professores para atuar no Ensino Médio, contribuindo para a institucionalização da Geografia no Brasil.
	c)
	Discutir a regionalização do nosso país, levando em consideração aspectos naturais, econômicos e socioculturais.
	d)
	Promover assembleias para discutir os trabalhos de pesquisa em geografia apresentados por seus associados, bem como as pesquisa realizados nas cidades onde os encontros eram promovidos.
	7.
	A geografia pré-científica sempre existiu. Os homens sempre observaram com atenção os espaços percorridos e comparavam paisagens. As habilidades de localização, orientação e de locomoção sempre estiveram presentes com outras habilidades de caça, coleta, pesca, plantio e criação de animais. Antes da escrita, os homens já procuraram registrar representações dos espaços vividos e percorridos. A geografia se tornou ciência com a sistematização dos conhecimentos acumulados, por volta dos séculos XVII e XVIII na Europa, especialmente na Alemanha e França. No entanto, a geografia será estudada e terá um papel importante em outros países, como, por exemplo, a Grã-Bretanha. Com relação à escola geográfica britânica, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Os ingleses utilizaram a geografia para o domínio externo, para organizar sua produção e controlar o crescimento demográfico e urbano.
	b)
	Para os ingleses, a geografia serve para dar respostas a questões preliminares, como a unificação britânica.
	c)
	Os ingleses criaram duas escolas geográficas, que constituem, ainda nos dias de hoje, dois importantes centros de estudos geográficos.
	d)
	Para os ingleses, a geografia não é apenas cultural, acadêmica e política, podendo ser aplicada no planejamento do território.
	8.
	O período da Idade Média foi marcado pelas grandes e numerosas viagens realizadas principalmente pelos italianos. Isso se confirma nos séculos XV e XVI porque vários deles realizaram viagens a serviço dos reis da Espanha e Portugal, que demonstra que tinham conhecimento sobre determinadas áreas exploradas anteriormente por eles. Com relação a estas viagens, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os italianos não se limitaram a fazer suas explorações no Mediterrâneo, na Ásia Central e Oriental, ampliaram suas navegações pelo Atlântico. 
(    ) Os italianos sabiam da existência do grande império mongol e se aventuraram sob a cobiça do comércio e também como enviados do Papa no intuito de converter os soberanos do Oriente.
(    ) A Espanha também se destacou nas conquistas marítimas, tornando-se, ao lado de Portugal e Bélgica, uma grande potência. Os portugueses navegaram para as Índias, contornando a África. O genovês Cristovão Colombo, financiado pela Holanda, pretendia chegar às Índias, navegando na direção oeste.
(    ) O comerciante veneziano Marco Polo, acompanhado de seu pai, viajou até a China, colocando-se à disposição do soberano mongol. Neste Império, Marco Polo desempenhou um cargo importante, era responsável pela administração de várias províncias e também executava missões de alta confiança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F - V.
	b)
	V - F - V - F.
	c)
	V - V - F - F.
	d)
	F - V - F - V.
	9.
	A Geografia, em sua trajetória científica, acompanhou o interesse do homem em conhecer sua morada, a Terra, e contribuiu para atender às demandas da sociedade em modificar o mundo para satisfazer suas necessidades e seus propósitos. Tendo estas colocações como referência, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Visto que o espaço geográfico foi modificado pela tecnologia e submetido às determinações humanas, a Geografia explicou a realidade pela influência do meio religioso.
	b)
	Como as sociedades se alteram, as teorias e os conceitos geográficos se adaptaram para responder às novas demandas e ao interesse humano de intervir na realidade.
	c)
	Na década de 1970, a Geografia tornou-se uma ciência pragmática, voltada para a pesquisa de campo e para as aplicações práticas na realidade metafísica.
	d)
	A partir do movimento de renovação da Geografia Crítica, igualmente ao que ocorreu na década de 1970, despolitizou-se a ciência geográfica, sem que tenha havido preocupação com as contradições sociais.
	10.
	O capitalismo é um sistema econômico que se desenvolveu entre o século XV e XVIII e foi se consolidando. Ele é caracterizado pela aquisição de capital proveniente do comércio e apropriação do trabalho humano. Com relação a esta corrente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No capitalismo financeiro, as indústrias e os bancos fundem o capital que passa a ser gerido por instituições financeiras, sejam os bancos, as corretoras de valores ou as empresas multinacionais.
(    ) Uma das características do capitalismo é o lucro, que são os valores acumulados que resultam do trabalho. O objetivo principal é o acúmulo de capital.
(    ) No capitalismo, o Estado controla toda a economia gerada no país.
(    ) No capitalismo, a educação, a saúde pública e a alimentação são totalmente garantidas pelo governo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F - F.
	b)
	F - V - V - F.
	c)
	F - F - V - F.
	d)
	V - F - V - V.

Continue navegando