Buscar

portfólio UTA GESTÃO EDUCACIONAL - FASE I (2)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER 
 
 
 
PRISCILA APARECIDA ANDRIGUETTO RU 1003591 
 
 
 
 
 
UTA- Gestão Educacional 
 
 
 
 
 
 
 
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 
 
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER 
 
 
 
 
PRISCILA APARECIDA ANDRIGUETTO RU 1003591 
 
 
 
 
 
 
Trabalho apresentado a UTA- Gestão Educacional - FASE I, no curso de Pedagogia, turma 2013/10 do Centro Universitário Uninter, tutor orientador: Bruna Arendt 
 
 
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 
 
2015
INTRODUÇÃO:
Foi apresentado em uma análise criteriosa sobre a gestão escolar, através de filmes, pesquisas na internet e leituras do livro base da disciplina, onde este estudo teve a intenção de colaborar para a reflexão da gestão educacional e a de todos os educadores que pretendem tornar a escola o lócus da cooperação e do comprometimento com a qualidade educacional. 
O atual contexto político, científico e pedagógico requer, de nós gestores e das demais pessoas da escola, uma reflexão sobre a gestão educacional e seus fundamentos e sobre a organização do trabalho pedagógico,bem como a compreensão das inter-relações que se estabelecem na escola entre as políticas educacionais e o contexto social mais amplo. Procedemos a uma rápida conceituação das principais concepções de gestão escolar (gestão da qualidade total, gestão compartilhada e gestão democrática), incluindo os elementos de cada uma delas e suas implicações, apontando sempre a dicotomia existente entre o trabalho desenvolvido na administração empresarial em contraposição à práxis educativa na escola. 
Foi também abordada uma reflexão sobre a implantação da gestão colegiada, seus elementos constitutivos com base na pedagogia histórico-crítica e as principais vias de participação da comunidade escolar (o conselho escolar, o conselho de classe e as assembléias).
Encerramos esta pesquisa com uma reflexão sobre o conceito de autonomia e democracia e a relação de ambas com o processo de democratização escolar, portanto, o enfrentamento das condições existentes na gestão da escola implica assumir uma utopia, considerando-se a contribuição que a escola pode pode oferecer na construção de uma sociedade mais humana,solidária e inclusiva.
ATIVIDADE 1
Resumo capítulo 3.
Concepções de gestão escolar
Concepções de gestão escolar e implicações de cada modelo na prática pedagógica: técnico-científica (GQT), autogestionária e interpretativa (gestão compartilhada) e democrático-participativa (gestão democrática).
A GQT visa à eficiência e a eficácia nos procedimentos, aumentando a competitividade, e á satisfação das necessidades dos clientes. Componentes indispensáveis são o comprometimento, os valores e as dimensões da qualidade.
A gestão compartilhada envolve as comunidades no planejamento, na gestão e na execução dos projetos; articula-se ao conceito de gestão democrático-participativa. Para exemplificar a forma como se deu a implantação desse modelo no Brasil, foram descritas três experiências: da escola cidadã, de formação de professores no Paraná e de educação a distância.
A concepção de gestão democrática é apresentada como uma alternativa de contra-hegemonia em face da implantação direta e acrítica dos princípios da administração empresarial na administração escolar, partindo da articulação do conceito de democracia com as práticas de participação e conquista de autonomia que se constrói na escola por meio das dimensões administrativa, pedagógica, jurídica e financeira. No que se refere ao comprometimento do diretor com a gestão democrática, são analisados a função da escola, os principais elementos do processo de ensino-aprendizagem (objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação) e os itens constituídos da pedagogia histórico-crítica (o homem como produto histórico, a cultura tomada como socialização, a dialética como método de conhecimento, o trabalho como princípio educativo, a educação politécnica e a escola única).
Filme: FAZENDO ESCOLA - A HISTÓRIA E OS CAMINHOS DA GESTÃO ESCOLAR
c) A partir da leitura do capítulo 4, e do filme responda:
Como efetivar com êxito uma gestão democrática na escola pública face aos limites e desafios que se colocam nesse processo no contexto da sociedade contemporânea? Isso de fato, se constitui (ou não) em utopia?
A gestão da escola, como outras práticas educativas, também sofre os impactos das políticas econômicas e culturais da sociedade, em especial, das políticas educacionais.
A utopia: compreende que a escola é um espaço de contra-hegemonia e concebe a educação escolar sob uma perspectiva científica e mediadora, capaz de proporcionar aos alunos a apropriação ampla da cultura, não se restringindo ao trabalho com os conteúdos técnicos; Pressupõe uma reflexão sobre os conceitos de democracia, participação e autonomia e sobre a função dos educadores ao organizarem a escola para que se construam espaços democráticos e o desenvolvimento da autonomia, tanto institucional como individual.
ATIVIDADE 2.
Na leitura do capítulo do livro da Autora-Farbus,Daniele. Espaços educativos: um olhar pedagógico, intitulado “Além dos muros da escola” foi possível perceber o papel do pedagogo e dos profissionais da educação em relação ao processo de gestão do conhecimento, que tanto se faz necessário e do conceito de competência apresentado por Perrenoud (2000).
Outro aspecto que foi abordado é a questão de ir além dos muros escolares, que é condição fundamental para o êxito educacional. Por isso, cabe aos profissionais ousados romperem as barreiras que ainda persistem em dadas comunidades. Ainda foi comentado que, atualmente, há múltiplos espaços de atuação para o pedagogo comprometido com o seu processo de formação, o que contribui para que cada vez mais se amplie, no mercado de trabalho, o espaço de atuação para o pedagogo.
Elabore uma pesquisa na internet ( lembre-se de usar fontes virtuais de pesquisa confiáveis) e, localize um espaço educativo de terceiro setor que complementam as ações desenvolvidas pelas instituições de ensino formal que trabalham com crianças e jovens. Após, registre as principais atividades que desenvolvem e que contribuem para um processo de formação de qualidade. Se você conhece algum desses múltiplos espaços de atuação do pedagogo em sua cidade, aproveite para registrar também.
c) “Assista ao filme de rock2” de Richard Linklater (uma comédia). Ao término, com base na leitura do capítulo, analise o filme indicado buscando responder o seguinte questionamento:
·	Como um professor pode transformar a cidade em educadora, conhecendo efetivamente seus alunos e as possibilidades que os espaços oferecem? Tomando como parâmetro o estudo anterior das diferentes concepções de gestão escolar, é possível identificar no filme a concepção de gestão escolar que orientam a organização de ensino expresso pela prática da administração da escola em questão?
REFERÊNCIAS:
Livro base da disciplina GESTÃO EDUCACIONAL, da Autora: Helena Leomir de Souza Bartnik.
Livro base da disciplina: ESPAÇOS EDUCATIVOS:um olhar pedagógico, da Autora: Daniele Farfus.
Filme: de rock2” de Richard Linklater
Filme: “FAZENDO ESCOLA – A HISTÓRIA E OS CAMINHOS DA GESTÃO ESCOLAR”

Continue navegando