Buscar

Avaliação Discursiva- Anatomorfofisiologia do Sistema Cardiorrespiratório e Nervoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Anatomorfofisiologia do Sistema Cardiorrespiratório e Nervoso (17498)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637563) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20286766
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os termorreceptores, nociceptores, mecanorreceptores e quimiorreceptores são terminações nervosas responsáveis por capturar os sentidos gerais e encontram-se espalhadas por todo o corpo, tal como: pele, mucosa da boca, vagina, ânus, tendões, músculos e articulações. Descreva o significado das terminações nervosas identificadas como mecanorreceptores e os tipo de sentidos que tais estruturas realizam.
	Resposta Esperada:
Os mecanorreceptores captam estímulos táteis ou sensações táteis, os quais incluem as sensações de pressão, toque, vibração, coceira e cócegas. As sensações de coceira e cócegas são detectadas por terminações nervosas livres.
	2.
	O termo hemostasia é uma sequência de respostas que possuem como função parar e/ou cessar o sangramento após uma lesão da parede de um vaso sanguíneo (traumática ou não) e, quando bem sucedida, impede a hemorragia (grande perda de sangue). O espasmo vascular, a formação do tampão plaquetário e a coagulação do sangue são os mecanismos que atuam para impedir a perda de sangue, ou seja, agem como mecanismo de compensação. Descreva o nome do componente sanguíneo que contribui para o cessar do sangramento quando este se encontrar em uma proporção dita como ideal e/ou fisiológica no sistema vascular (sangue), contribuindo para a existência de uma hemostasia fisiológica, bem como o tempo de vida útil e sua especificidade de formação, ou seja, como é a sua estrutura.
	Resposta Esperada:
As plaquetas ou trombócitos ajudam a parar o sangramento proveniente de vasos sanguíneos danificados, unindo-se para formar um tampão de plaquetas que preenche o espaço na parede do vaso sanguíneo, em que sobrevivem cerca de cinco a nove dias. São pequenos fragmentos de células anucleadas em forma de disco que se originam dos megacariócitos presentes na medula óssea. Possuem funções na hemostasia, envolvendo a coagulação sanguínea e a manutenção do endotélio vascular.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina