Buscar

ESTUDO DIRIGIDO

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO – CINESIOTERAPIA 
 
Nome: Gabrieli  Stefani Lourenço de Melo RA: 201808220358 
 
1. Quais são os fatores que podem interferir na amplitude total de movimento? 
Sedentarismo, postura inadequada, repetição dos movimentos, intervenção cirúrgicas, doenças que atacam os músculos, ou as articulações.
 
2. Cite 5 indicações para se trabalhar com mobilização passiva? 
Dor, mecanismo de defesa muscular e espasmo, hipomobilidade, falhas de posicionamento e subluxações , limitações da articulação progressiva, imobilidade funcional, auxilia no cicatrização de lesões e cirurgias 
3. Qual é a diferença da cinesioterapia ativa e cinesioterapia passiva? 
Passiva : Realizada por uma força externa. Os Músculos envolvidos não estão atuando. São indicados quando o paciente for incapaz ou não puder mover de forma ativa o segmento . por exemplo quando o paciente estiver em coma, paralisado ou em repouso no leito.
Ativa: realizada pelo paciente com ou sem o auxilio de uma força externa. Indicada quando o paciente está apto a contrair ativamente seus músculos e mover o segmento com ou sem assistência e quando o movimento não é contraindicado.
4. Explique a diferença de movimentos artrocinemáticos e movimentos osteocinemáticos. 
Os movimentos artrocinematicos são os movimentos que ocorrem no interior da articulação e eles descrevem a distensibilidade na capsula articular permitindo que os movimentos fisiológicos ocorram ao longo da ADM , sem lesar as estruturas articulares.
E os movimentos osteocinematicos : Os movimentos osteocinemáticos são os movimentos fisiológicos ou clássicos da diáfise óssea. Estes movimentos podem ser realizados voluntariamente pelo paciente de acordo com os planos cardeais do corpo e seus eixos. Os eixos unem as partes que os planos separam os movimentos são de adução, abdução, extensão e flexão. 
5. Dentro da artrocinemática, que define a Lei do Concavo-Convexo? 
quando a osso móvel é convexo o segmento faz o movimento contrario ao que o fisioterapeuta faz e quando o osso móvel é côncavo o segmento acompanha o movimento que o fisioterapeuta faz. 
6. Pensando da reeducação funcional da coluna, cite três técnicas especificas para esse tratamento. 
Willians ( flexão de coluna), Mackenzie ( coluna para vertebrais ) Klaps (escoliose)
7. Ainda pensando em reeducação funcional da coluna e nos métodos de tratamento, cite quais são as principais diferenças entre as técnicas. 
Mackenzie : Fortalecimento trabalha os músculos paravertebrais ou seja os extensores da coluna.
Willians : o treinamento é baseado em alongamentos e estabilização da região toraco-lombar 
Klapp : é baseado no fortalecimento e alongamento porém no modo a imitar os quadrupedes trata escoliose. 
8. Qual a diferença de força máxima estática e força máxima dinâmica? 
A força estática é a força muscular de pode ativar um musculo ou grupo muscular contra a resistência fixa.
A força dinâmica é a força muscular que pode levar um grupo muscular a ativar no decorrer de um determinado movimento contra uma resistência.
9. Quais são os treinamentos exaltados quando o objetivo ganhar potencia muscular? 
São treinamentos de força e velocidade como por exemplo exercícios de pliometria 
10. Cite uma técnica de tratamento para ombro sem carga e um com carga e qual grupo muscular é trabalhado nesta ultima. 
As técnicas de treinamento sem carga para o ombro são os exercícios de codman e os exercícios com carga são os exercícios de rockwood e trabalha os músculos que fazem parte do manguito rotador .
11. Diferencie contração Isometrica e contração Isotônica. 
Contração isométrica : refere-se a uma ação muscular a qual não ocorre mudança no comprimento do musculo ou seja há contração muscular porém não há movimento.
Contração isotônica: é uma contração muscular no qual os músculos desenvolvem uma tensão constante como movimentos.
12. Cite 3 indicações para o treinamento de fortalecimento isométrico. 
Atrofia muscular , tonificação do musculo, estabilização das articulações 
13.Diferencie Cadeia Cinemática Aberta e Cadeia Cinemática Fechada e de um exemplo de cada. 
Cadeia cinemática aberta (CCA) : É quando durante a contração muscular o ponto fixo é a sua origem (inserção proximal), enquanto o ponto móvel é a inserção ( inserção distal) por exemplo :fortalecimento de quadríceps em cadeira extensora 
Cadeia cinemática fechada ( CCF) : É quando durante uma contração muscular o ponto fixo é sua inserção ( inserção distal ) enquanto o ponto móvel é sua origem (inserção proximal) por exemplo :fortalecimento do quadríceps durante o agachamento.
14.O que define os termos extensibilidade e elasticidade, quando falamos de tecido muscular? 
Extensibilidade: Capacidade do musculo de alongar-se além do comprimento de repouso
Elasticidade: capacidade da fibra muscular de retornar ao seu comprimento de repouso depois que a força de alongamento do musculo é removida.
15. Explique a resposta elástica da musculatura. 
Capacidade da fibra muscular se alonga e posteriormente retornam ao seu comprimento inicial.
16.Explique a resposta plástica da musculatura. 
Quando o alongamento segue as condições citadas acima porem o tempo de permanência na postura aumenta consequentemente tenta-se aumentar a ADM, acaba-se gerando uma deformidade plástica 
17.Defina exercícios isocinéticos. 
 São aqueles onde o musculo, contrai e encurta em velocidade constante para esse treinamento é necessária um equipamentos especifico que detecta quando um musculo esta acelerado e aumenta a carga para desacelerá-lo .
18. O que é pliometria? 
É uma forma de exercício que busca a máxima utilização do musculo em movimentos rápidos e explosivos seu conceito baseia-se na exploração de contrações exentricas e concêntricas.
19. Cite 2 pontos evidenciados no processo de tratamento com uso da pliometria. 
Ganho de força , ganho de equilíbrio e ganho de velocidade.
20.Explique controle motor voluntário, controle motor automático e controle motor involuntário. 
 	
Controle motor voluntario: é executado de forma consciente e controlável é o movimento planejado ou seja eu penso antes de executar o movimento .
Controle motor automático: quando eu executo o movimento muitas vezes e ele passa a ser automático como por exemplo a marcha .
Controle motor involuntário: é quando não conseguimos controlar o movimento O movimento involuntário, diferente dos outros, não necessita de controle cortical, pois ocorre ao nível medular. São movimentos reflexos, divididos em três tipos: reflexo miotático, reflexo miotático inverso e reflexo de retirada. Como por exemplo o movimento do coração que é involuntário.

Continue navegando