Buscar

EXAME FINAL AV1 CORRIGIDA

Prévia do material em texto

01. Nos crimes dolosos, quais são os requisitos objetivos previstos para que haja substituição de pena privativa de liberdade para pena restritiva de direito?
R: Penas até 04 anos
Violência ou grave ameaça
02. Atualmente, quais são os limites mínimo e máximo estipulados para estabelecimento de multa?
R: 1/30 – 10 dias de multas e 5x S.M. – 360 dias multa
03. Tício, capaz e devidamente habilitado, após ingerir substância entorpecente, assustou-se ao desviar o veículo que dirigia de um buraco na pista, perdendo o controla de automóvel e vinda a causar a morte de uma criança. Pelo resultado, foi condenado por homicídio culposo, com as penas alteradas pela Lei nº 13.543/2017, a 06 anos de reclusão. Nessa situação, levando-se em consideração a pena aplicada a Tício, ele tem direito da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos? Justifique.
R: Sim, porque o crime foi culposo.
04. Quais são as fases de estabelecimento da pena? Descreva o que o Juiz leva em consideração na aplicação de cada etapa?
R: 1º pena base: art 59 C.P
2º pena provisória: agravantes e atenuantes
3º pena definitiva: majorantes e minorantes
05. As penas restritivas de direitos terão duração da pena privativa substituída. Conduto, duas dessas penas não se enquadram nesse dispositivo. Cite-as
R: Pena de prestação pecuniária e perda de bens e valores.
06. No concurso de agravantes e atenuantes, a pena deve aproximar-se do limite indicado pelas circunstâncias preponderantes. Quais são as circunstâncias denominadas preponderantes?
R: Reincidência, motivos e personalidade do agente
07. No caso de progressão de pena, o requisito objetivo diz respeito ao tempo em que o condenado deve cumprir em cada regime. Dependendo do crime, há diferença de tempo de cumprimento de pena? Justifique e explique o quanto de pena deve ser cumprido para concessão do benefício da progressão.
R: Sim, crimes comuns 1/6 e crimes hediondos: primário 2/5 e reincidente 3/5
08. Julisbaldo, jovem desempregado, cometeu um crime e após ser processado e julgado recebeu uma pena de 02 anos de reclusão, em regime aberto, não atendendo aos requisitos necessários para a substituição da pena privativa de liberdade por uma restritiva de direitos. No primeiro dia de cumprimento da pena, conseguiu um emprego, solicitando ao juiz a concessão de ter sua pena reduzida a razão de um dia de pena por três dias de trabalho. Considerando o disposto, Julisbaldo poderá receber o benefício?
Justifique.
R: Não, porque está no aberto. A remissão só comporta no regime fechado e sem-aberto.
09. Ricardo foi preso em flagrante por crime de estelionato de 2005 em Corumbá MS, sendo definitivamente condenado, dois meses depois, a pena de recluso de 02 anos. Cumprida a condenação, resolveu ir ao Paraguai visando a novas oportunidades. Porém, desempregado, voltou a delinquir em solo estrangeiro, sendo condenado no mês de setembro d e2008 a pena de 03 anos por crime de roubo. Em janeiro de 2009, enquanto aguardava em liberdade o julgamento de seu recurso, fugiu para a cidade de Porã MS, fixando residência. Nesta cidade, trabalhou como garçom no “Bar da Cana” até março de 2012, quando foi preso pela polícia militar por utilizar o local como ponto de venda de drogas sendo sentenciado no mesmo mês.
Na sentença pelo crime de tráfico de drogas (artigo 33, da Lei nº7 11.343/2006), o julgador agravou a pena de Ricardo por considera-lo reincidente. É possível afirmar que o Juiz agravou corretamente a pena? Justifique.
R: Sim, tendo em vista a condenação de 2005.
Abril de 2007 – março de 2012 = faltou 01 mês para deixar de ser reincidente.
010. Fernando com 30 anos de idade, capaz, revoltado com a separação de sua companheira Tereza, com 29 anos de idade, destruiu violentamente o carro dela. Fernando foi processado e condenado, definitivamente, por crime de dano, a pena de cinco meses de detenção. Nessa situação, Fernando tem direito a substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos, podendo o juiz aplicar prestação de serviços a comunidade? Justifique
R: Não, por que a pena mínima para prestação de serviços a comunidade é de 06 meses.
011. Glauber, com 31 anos de idade, capaz, primário, foi condenado, definitivamente, em concurso material (somatório das penas), pelo crime de supressão de correspondência comercial, a pena de detenção de 02 anos, e, por divulgação de informações sigilosas, a pena de detenção de 04 anos e pena pecuniária. Nessa situação, Glauber poderá iniciar a pena no regime semiaberto?
OU poderá obter a substituição da pena privativa de liberdade? Justifique
R: Regime semi aberto, o somatório de duas penas encontra-se ente 04 a 08 anos.
012. Carla, com 13 anos de idade, capaz, primária, devidamente habilitada, fugiu do local para evitar prisão em flagrante, pois, após desviar o veículo que dirigia da via de um buraco na posta, o colidiu contra uma mureta que caiu sobre uma criança de 03 anos de idade, a qual faleceu em homicídio culposo. Nessa situação, caso o juiz, ao analisar a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstancias, não considerar suficientes a aplicação da substituição da pena de liberdade poderá deixar de ser aplicar a pena restritiva de direitos: justifique.
R:Sim, pois os requisitos para substituição de pena, contidos no artigo 44 são cumulativos.
013. Pedro, com 28 anos de idade, capaz, primário, de corpo avantajado, desarmado, faixa preta em judô, trajando quimono, de forma intimida tória e exalando odor etílico, determinando que Ana, com 17 anos de idade, capaz, entregasse a ele seu celular, sem que fosse possível a ela impor qualquer resistência. Pois tais fatos, Pedro foi condenado, definitivamente, por crime de roubo simples, a pena de 04 anos de reclusão. Pedro poderá ter sua pena substituída por pena restritiva de direitos: Justifique
R: Não, pois utilizou de grave ameaça.
14.Lana, com 27 anos de idade, capaz, possui condenação definitiva por crime de aborto a pena de 03 anos de detenção. Decorridos, Lana foi condenada por crime de receptação a pena privativa de liberdade de 02 anos de reclusão. Nessa situação, uma vez que Lana é reincidente, o juiz poderá substituir a pena pr restritiva de direitos. Justifique
R: Sim, pois se trata de reincidência de crimes diferentes.

Continue navegando