Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA SEMANA 5 FUNDAMENTOS E PRATICASNO ENSINO MATEMATICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 12 pts
 A prática da modelagem matemática busca expressar modelos para as situações de aprendizagem. Segundo Almeida, Sousa e Tortola (2015), no texto “Modelos matemáticos e linguagem de alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental”, a modelagem matemática:
	
	
	
	
	
	viabiliza uma leitura e interpretação, ainda que parcial e idiossincrática, de fenômenos não matemáticos com o apoio da Matemática.
Pergunta 22 pts
Segundo o texto “Modelos matemáticos e linguagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental” (Tortola e Almeida, 2016) existem algumas categorias que indicam os tipos de modelos matemáticos produzidos pelos alunos, as quais estão apresentadas na coluna A. Na coluna B estão indicadas suas respectivas características. Faça a correta correspondência entre as duas colunas. sequência correta e respectiva dos itens da coluna B é:
	
	III - I - II - IV - V
 
Pergunta 32 pts
No texto “Trabalho com projetos: um olhar para a escola”, o autor Denival Biotto Filho conceitua o trabalho com projetos como sendo:
	
	um plano de investigação sobre um assunto ou uma situação-problema, de modo que os envolvidos possam vivenciar as questões associadas, identificar problemas e fazer reflexões que os estimulem e os possibilitem atuar no meio em que vivem.
 
Pergunta 42 pts
Considere as afirmativas de I a IV para responder. De acordo com a videoaula 14 “Tendências em educação matemática - Pedagogia de Projetos: pressupostos e mobilização”, o trabalho com projetos tem como características:
1. A proposição de um problema para solucionar.
2. A aplicação de atividades práticas fragmentadas.
3. O caráter interdisciplinar.
4. O desenvolvimento de diversas habilidades.
A alternativa que responde corretamente à questão é:
	
	I, III e IV
 
Pergunta 52 pts
Um trabalho pedagógico que transforma problemas reais em matemáticos, que resolve esses problemas e que devolve a solução em uma linguagem real para o mundo real constitui:
	
	a modelagem matemática.

Continue navegando