Buscar

PROVA DISCURSIVA - Educação e Diversidade (EDU02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação e Diversidade (EDU02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva)
	1.
	Desde muito tempo, o ser humano tenta entender as diferenças que ocorrem entre si. Na Idade Média, no período das grandes navegações, a relação entre diferentes grupos humanos tornou-se mais intensa, aproximando as culturas, mas também trazendo a problemática desse intercâmbio. Para compreendermos a intolerância às diferenças, precisamos compreender como essa diversidade cultural foi constituída. Nesse contexto, disserte sobre como foi o processo das grandes navegações no Brasil e sua relação com a diversidade.
	Resposta Esperada:
No Brasil, as grandes navegações favoreceram o comércio entre países europeus. No entanto, essa troca de mercadorias foi imbuída de interesses meramente comerciais, desfavorecendo a civilização nativa no Brasil, os índios. Eles foram tidos como selvagens e bárbaros. Sua identidade aos poucos foi descaracterizada com a colonização dos portugueses. Um grande exemplo de desrespeito à cultura e construção de um saber que ficou só na história.
	2.
	As lutas voltadas para garantia dos direitos humanos e as discussões de gênero vêm ganhando força e espaço na sociedade nos últimos anos, porém, quando se trata de homossexualidade o preconceito ainda persiste. Nesse sentido, disserte sobre os avanços conquistados com relação a essas lutas e os desafios que persistem.
	Resposta Esperada:
Apesar de mobilizações no combate ao preconceito, ainda se manifestam em nossa sociedade atitudes de intolerância e falta de respeito com relação à homossexualidade. A defesa pela garantia de direitos e pelo reconhecimento legal permitiu uma maior normalização da homossexualidade. Tais lutas garantiram o reconhecimento em vários países da união homoafetiva reconhecida pelo Estado. Contudo, a luta
da maior parte dos ativistas é pelo reconhecimento da normalidade, o direito de serem reconhecidos como pessoas normais.

Continue navegando