Buscar

Educação e Diversidade - Avaliação Final (Discursiva) - Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Ester dos Reis Carneiro (318055)
	
	Disciplina:
	Educação e Diversidade (EDU02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:648549) ( peso.:4,00)
	Prova:
	25209147
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Desde muito tempo, o ser humano tenta entender as diferenças que ocorrem entre si. Na Idade Média, no período das grandes navegações, a relação entre diferentes grupos humanos tornou-se mais intensa, aproximando as culturas, mas também trazendo a problemática desse intercâmbio. Para compreendermos a intolerância às diferenças, precisamos compreender como essa diversidade cultural foi constituída. Nesse contexto, disserte sobre como foi o processo das grandes navegações no Brasil e sua relação com a diversidade.
	Resposta Esperada:
No Brasil, as grandes navegações favoreceram o comércio entre países europeus. No entanto, essa troca de mercadorias foi imbuída de interesses meramente comerciais, desfavorecendo a civilização nativa no Brasil, os índios. Eles foram tidos como selvagens e bárbaros. Sua identidade aos poucos foi descaracterizada com a colonização dos portugueses. Um grande exemplo de desrespeito à cultura e construção de um saber que ficou só na história.
	2.
	Leia o parágrafo extraído do relatório de pesquisa a seguir:
?Sabemos que nas sociedades complexas, quanto mais democráticas elas forem, mais conflituosas elas serão, em decorrência dos diversos interesses. Em qualquer sociedade moderna, há uma diversidade de focos de disputa: classe social, gênero, religião, raça, entre outros. Neste cenário, fazer política é ter em mente estratégias como negociações, alianças, pressões, construção de espaços onde as tensões naturais de perspectivas diferentes sobre o mundo sejam entendidas como salutares e necessárias. E, aqui, entra o desafio das desigualdades, pois resolver conflitos no sistema de governo muitas vezes não significa fazê-lo desaparecer, mas utilizá-los de modo a favorecer certos grupos e validar determinados interesses sem espaço dentro das políticas normais.?
Diante da reflexão, disserte sobre a relação estabelecida entre diversidade cultural e a desigualdade social.
FONTE: Disponível em: <http://observatoriodadiversidade.org.br/site/pesquisa/pesquisas/>. Acesso em: 18 mar. 2015.
	Resposta Esperada:
Uma sociedade tão diversa que é o Brasil tem raízes em sua constituição, que foi a colonização de diferentes povos, cada qual predominando em uma região. Por exemplo, a Região Sul foi colonizada por europeus, traz em sua cultura as tradições germânica, italiana e portuguesa. Essa miscigenação faz com que novos saberes se entrelacem, surgindo uma sociedade plural. No entanto, toda essa pluralidade carrega também as diferenças, muitas vezes, não aceitas, ou até discriminadas entre as pessoas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais