Buscar

lista 5 - geomorfologia litoranea

Prévia do material em texto

Ensino Remoto
Lista de Exercícios – Geomorfologia Litorânea
Nome: Leandro Feliciano Palazzo
R.A: 191150711
1. A morfogênese litorânea está relacionada à atuação de determinados fatores em associação com forças marinhas atuantes. Que fatores e forças são esses?
Vários fatores são responsáveis pela morfogenese litorânea entre eles podemos citar: 
Controle geológico: são mais evidentes em regiões de costas escarpadas como no litoral de norte de são paulo; ou em linhas de fraturas onde influenciam no processo de formação das ondas como no litoral sul de são paulo
Vento: é um importante elemento climático, influenciando na formação de dunas costeiras, na geração de ondas e junto com as marés, é responsável pela circulação das águas.
Fator biótico: são influenciados diretamente pelas condições climáticas que determina a presença ou não de determinados organismos, por exemplo as zonas intertropicais e a presença de corais e manguezais.
Os fatores acabam-se por se associarem as forças marinhas, resultando na evolução das formas marinhas. Entres as forças podemos citar:
Onda: Resultam da ação do vento, quanto maior a velocidade do vento, sua duração e extensão de ação sobre uma área, maior será a onda resultante do processo.
As ondas podem ter os seguintes movimentos: orbital, eliptíco e linear.
Correntes: podem ser definidas como a movimentação da água. Entre as correntes temos dois grandes tipos:
Correntes longitudinais: são células de circução de água que fluem paralelamente à praia e que voltam para o mar através das correntes de retorno
Deriva litorânea: é um tipo de corrente que atinge a praia com obliquidade no ângulo de incidência das ondas, transportando sedimentos.
2. O conteúdo teórico da disciplina elencou dez formas de relevo litorâneo, que podem resultar tanto da ação erosiva como da deposição. Destaque dentre eles um para cada processo predominante (erosão e deposição) e dê suas principais características.
Os relevos litorâneos são classificados nas seguintes categorias: falésias, praia, enseada,tômblo, restinga, abrolho, península, cabo, istmo e dunas.
Dentre os quais destaco as falésias, resultante de um processo erosivo ou de deposição, e as praias que são resultado de um processo de deposição.
Falésias: são paredões ingrimes, encontrados lnos litorais de todo o planeta, formados pelas oscilações que ocorrem no nível do mar e alterações climáticas. Tem como caractéristica o ressalto não coberto por vegetação, declividade acentuada e alturas variadas. 
Quando gerados pelo processo erosivo temos o terraço de abrasão, caracterizado pelo recuo para o continente ampliando a superfície de erosão.
Já quando gerados pelo processo de sedimentação, temos o terraço de construção marinha, caracterizado por um plano levemente inclinado, também sendo a região de ação das sacas e das derivas litorâneas.
Praia: é um conjunto de sedimentos depositados ao longo do litoral, que está em constante movimento. Geralmente formadas por areias, cascalhos e argilas.
3. Os tipos de costa são agrupados em quatro conjuntos, quais são eles? Exemplifique.
Geralmente os tipos de costas são classificados em quatro grandes grupos: Costa de foz de drenagem, costa intermediária, costas de deposição e costas derivadas de outros fatores.
A costa de foz de drenagem: é formada pela ação da drenagem que chega ao mar. Podendo ser de ria, de fiorde, de delta e de estuário.
Ria: ocorre em regiões de clima quente e úmido, quando há imersão do litoral com a consequente invasão do mar nos vales modelados pela erosão fluvial.
Exemplo: Enseadas de Marlborough, Nova zelândia. 
Fiorde: ocorrem em climas glaciais e periglaciais, quando há corredores estreitos e profundos em um litorao alto, cavados por erosão glaciária e que hoje estão invadidos pelo mar.
Exemplo: Fiorde de Sogn
Delta: ocorre quando os depósitos aluviais avançam como um leque na direação do mar, sendo que a deposição depende da ausência de correntes marinhas, o fundo é raso e abundante em detritos.
Exemplo: delta do ganges.
Estuário: ocorre quando o rio deságua no oceano em boca única, é abatidopor correntes marinhas e de marés que impedem à acumulação de detritos, é possível encontra-los em ambientes transicionais compostos por gradientes de salinidade.
Exemplo: rio da prata
Costas intermediárias: compreende s reetrâncias que formam as baias, golfos e ilhas de barreira.
Baias: são as reentrâncias da costa, menores que um golfo, pela qual o mar penetra no interior das terras, tendo um estreitamento em sua entrada.
Exemplo: Baía de Port Phillip, na Austrália.
Golfo: são uma ampla reentrância da costa, com grande abertura, caracterizados por grandes porções do mar que se deslocam pela terra entre pontas ou cabos.
Exemplo: Golfo do méxico.
Ilha de barreira: são processos marinhos que se desenvolvem paralelamente à costa, e formados por acúmulo de areia resultante do retrabalho de sedimentos transportados pelas ondas. 
Exemplo: Ria Formosa
Costas de deposição: são as praias, as planícies de maré e os mangues.
Praias: são formadas pela deposição de sedimentos ao longo do litoral, que se encontra em constante movimento, sua extensão é considerada até aproximadamente 1 Km.
Exemplo: Praia de Iracema em Fortaleza, Brasil.
Planície de maré: são áreas planas situadas no litoral que foram aplainadas pela ação marinha, extendo-se por mais de 1Km.
Exemplo: planície de maré da ria, Sergipe.
Mangue: é formado por um terreno baixo, junto à costa, sujeito a inundação das marés. Em praticamente toda sua totalidade é composto por lama e depósitos recentes.
Exemplo: manguezal em Semporna, Malásia.
Costas derivadas de outros fatores: estão relacionadas ao vulcanismo e tectonismo. Podendo ser classificada como: de arrecifes e atóis; ou de influência tectônica.
Arrecifes e atóis: são formadas por obstáculos naturais, de origem arenosa e coralítica, tendo como composição areias de origem vulcânica, com formato circular e contendo uma laguna central.
Exemplo: Atol das Rocas , Recife.
Influência tectônica: são formadas pela presença de paredões rochosos, onde a estrutura é que determina o desenvolvimento das feições.
Exemplo: Cabo Peñas – Espanha

Continue navegando