Buscar

Avaliação sobre História e Filosofia

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Caio Valensuela da Costa (1099930)
	
	Disciplina:
	Homem, Cultura e Sociedade (ADG15)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:650844) ( peso.:1,50)
	Prova:
	21981838
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Certos períodos da história são considerados revolucionários, pois as sociedades apresentam modificações profundas em um curto período temporal. Dentre estes, na história do mundo ocidental, o século XVIII é chamado de século das revoluções. Isto porque, naquela época, a humanidade viveu a Revolução Industrial, a Revolução Francesa e a Revolução Americana. Eventos que transformaram  para sempre os destinos humanos. Sobre a Revolução Industrial, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Por Revolução Industrial, podemos compreender uma radical transformação nas empresas, em geral ligadas às ideias de que o ócio dos funcionários aumenta a produtividade.
	 b)
	Por Revolução Industrial, podemos compreender como um dos capítulos finais da transição do feudalismo para a pós-modernidade.
	 c)
	Por Revolução Industrial, podemos compreender uma profunda transformação nas técnicas da produção dos objetos, com repercussões nos campos econômico, político e social.
	 d)
	Por Revolução Industrial, podemos compreender a transição do modo de produção escravista para o modo de produção feudal.
	2.
	De maneira geral, as pessoas agem da mesma forma. Isto pode ser observado nos locais de trabalho, nas filas dos bancos, nas praças e ruas de nossas cidades. As pessoas são quase que obrigadas a seguir um padrão de vida, como sendo o ideal ou o almejado pela sociedade. Com isto, acabam esquecendo que são:
	 a)
	Seres históricos capazes de modificar o seu espaço, e dão um sentido diferente para as coisas.
	 b)
	Máquinas programadas para executar uma determinada atividade.
	 c)
	Pessoas incapazes de modificar o seu espaço.
	 d)
	Pessoas que acreditam que as coisas estão predeterminadas ou programadas para acontecerem desta forma.
	3.
	O Empirismo foi uma das correntes filosóficas surgidas no século XVIII. Um dos principais locais de desenvolvimento do Empirismo foi a Inglaterra. Fato explicado tanto por questões sociais como pela história das ideias inglesas, marcados desde o período medieval por doutrinas filosóficas distintas, como o Nominalismo. Sobre o Empirismo inglês setecentista, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para os empiristas ingleses, o conhecimento é algo perigoso e que pode levar o homem a heresias.
	 b)
	Para os empiristas ingleses, o conhecimento é exclusivamente um dom divino.
	 c)
	Para os empiristas ingleses, a experiência é a origem do conhecimento.
	 d)
	Para os empiristas ingleses, a experiência não tem importância para o estabelecimento do conhecimento.
	4.
	A Filosofia é uma das disciplinas do conhecimento humano que se reportam à Antiga Grécia como local de fundação. No entanto, não é a única. A História e a Geografia também se reconhecem como oriundas do legado grego. Para melhor compreensão das ciências humanas, em geral, utilizam-se periodizações. Como podemos periodizar a filosofia grega?
	 a)
	Período Pré-Socrático e Socrático.
	 b)
	Patrística e Escolástica.
	 c)
	Período Pré-Homérico e Homérico.
	 d)
	Período Arcaico e Clássico.
	5.
	A Filosofia durante a Idade Média foi desenvolvida, no ocidente latino, pelos sacerdotes católicos romanos. Em grande parte, estes pensadores, membros de uma "aristocracia intelectual" da Igreja romana, buscavam vincular o legado cultural greco-romano às verdades bíblicas, de tradição judaico-cristã. Com relação à filosofia medieval, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A teologia da libertação, de Leonardo Boff e Gutierrez, foi uma expressão da filosofia medieval.
	 b)
	A patrística e a escolástica foram as principais correntes do pensamento medieval.
	 c)
	O empirismo de Francis Bacon foi o principal modo de pensar durante a Idade Média.
	 d)
	A patrística foi um movimento intelectual em que as verdades da bíblia eram vinculadas às verdades da filosofia, em especial, a filosofia materialista-dialética.
	6.
	A Idade Média é um dos grandes períodos de desenvolvimento do pensamento ocidental. A influência de intelectuais gregos e árabes possibilitou um desenvolvimento das especulações filosóficas e teológicas, que tinham como principal meta a busca em aliar a fé com a razão. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A patrística, influenciada pela filosofia grega, foi o primeiro período da filosofia medieval. 
(    ) A escolástica, influenciada por Aristóteles, foi um dos períodos da filosofia medieval. 
(    ) O iluminismo é um conceito da história da filosofia que ocorreu na Idade Média. 
(    ) O empirismo inglês é marca da filosofia medieval. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	O Filósofo Autodidata é uma narrativa fictícia de caráter filosófico escrito pelo sábio muçulmano andaluz Ibn Tufail. Foi, originalmente, escrito em árabe, em data desconhecida, com o título de Hayy ibn Yaqzan, que significa "Vivo, filho do Acordado (ou Vigilante)". O romance foi traduzido para o latim em 1671 por Edward Pococke com o título de Philosophus Autodidactus - denominação pela qual ficou conhecido no Ocidente - e foi o único dos muitos escritos de Ibn Tufail a chegar até nós. O autor narra a história de Hayy desde seu nascimento numa ilha em um lugar não especificado, provavelmente ao sul da Índia, e relata o desenvolvimento de suas faculdades intelectuais, seguindo um esquema cronológico. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome e o número de anos correspondente a cada etapa da vida de Hayy:
	 a)
	As etapas, chamadas decênios, ocorriam de 10 em 10 anos.
	 b)
	As etapas, chamadas quadriênios, ocorriam de 4 em 4 anos.
	 c)
	As etapas, chamadas septênios, ocorriam de 7 em 7 anos.
	 d)
	As etapas, chamadas quinquênios, ocorriam de 5 em 5 anos.
	8.
	O Iluminismo foi um movimento que teve seu início na Europa durante o século XVIII, influenciado por um período de revoluções na ciência, política e nas estruturas sociais. Este movimento proporcionou mudanças sociais baseadas nos ideais de um lema: liberdade, igualdade e fraternidade. Como esse movimento foi chamado?
	 a)
	Século das luzes.
	 b)
	O Espírito da monarquia.
	 c)
	Movimento cientificista.
	 d)
	Revolução gloriosa.
	9.
	Na sociedade em que surgiu a disciplina de Sociologia, o homem foi colocado numa nova relação diante do universo, da natureza e da sociedade. A partir de então, o homem passou a ser compreendido como a medida e o limite de todas as coisas. Como foi identificada e definida esta sociedade?
	 a)
	Antropocêntrica.
	 b)
	Nova ciência.
	 c)
	Heliocêntrica.
	 d)
	Teocêntrica.
	10.
	Alguns momentos da história recebem epítetos específicos. Alguns exemplos são o século V a.C., o século de Péricles, ou a Era Vargas, no Brasil dos anos 1930. Neste sentido, porque o século XVIII é chamado de Século das Luzes?
	 a)
	Porque foi o século da invenção da lâmpada incandescente por Thomas Edison.
	 b)
	Porque foi o século em que, na Alemanha, Imanuel Kant publicou a Crítica da Razão Pura.
	 c)
	Porque foi o século em que, na França, desenvolveu-se o Iluminismo, uma corrente filosófica que pregava ideias racionalistas.
	 d)
	Porque foi o século da teologia patrística, que acreditava ser a fé uma iluminação interior.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando