Buscar

Bactérias e Algas: Características e Importância

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	As bactérias são seres muito pequenos e que estão em nosso planeta há cerca de 3 bilhões de anos. Elas são também os seres vivos mais abundantes do planeta e, dessa forma, atuam e influenciam o homem e a natureza de diversas maneiras. Sobre as bactérias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Elas podem causar doenças sérias, como a gonorreia e a meningite meningocócica.
(    ) O gênero "Rhizobium" possui bactérias fixadoras de nitrogênio que vivem nas células das raízes de leguminosas.
(    ) O reino monera, embora cause sérias enfermidades ao homem, não afeta a economia.
(    ) Doenças sexualmente transmissíveis possuem representantes apenas entre os vírus.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	2.
	"As algas são para a água assim como as plantas são para a terra". Apesar do conceito de alga ser amplo e envolver variados organismos, atualmente reconhecidos em reinos distintos, a frase entre aspas enfatiza qual propriedade comum às algas e plantas?
	 a)
	Algas só ocorrem na água e plantas só ocorrem na terra.
	 b)
	Algas e plantas realizam fotossíntese e liberam oxigênio.
	 c)
	Algas podem ser aquáticas e terrestres e plantas apenas terrestres.
	 d)
	Algas e plantas são seres heterotróficos.
	3.
	O texto a seguir é uma publicação da Revista Ciência Hoje e tem como título "Minúsculo, porém valioso". A poetisa brasileira Lou Witt escreveu: "As pequenas coisas às vezes têm um valor imensurável". Embora Witt se referisse a singelos gestos e palavras, o verso bem poderia ser aplicado às bactérias, sobretudo quando se trata de sua importância para a ciência e a vida. Por isso, a recente disponibilização de um rico acervo de bactérias para uso científico é motivo de comemoração. Com o objetivo inicial de conhecer melhor a biodiversidade da Mata Atlântica no Rio de Janeiro, uma equipe do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) iniciou, em 2007, um projeto de coleta de bactérias no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, unidade de conservação federal situada na região serrana do estado. Em menos de um ano, a equipe conseguiu identificar e preservar mais de 40 gêneros de bactérias. A quantidade e a diversidade do material coletado levaram os pesquisadores a criar uma coleção de microrganismos e disponibilizá-la gratuitamente para pesquisas científicas. De acordo com as regras de nomenclatura taxonômica, analise as sentenças a seguir:
I- Se há 40 gêneros de bactérias, com certeza há mais de 40 famílias destes organismos citados na pesquisa.
II- A quantidade de espécies de bactérias desta coleção pode ser maior que o número de gêneros.
III- O nível de gênero é a categoria taxonômica mais específica da nomenclatura.
IV- Todas as bactérias do acervo são seres procariontes.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://cienciahoje.org.br/minusculo-porem-valioso/. Acesso em: 1º jul. 2019.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
Você não acertou a questão: Esta não é a resposta correta. Leia novamente a questão.
	4.
	As bactérias são um grupo de importância fundamental para o meio ambiente e inclusive para o ser humano. Isso ocorre porque a sociedade utiliza as bactérias no desenvolvimento de diversos produtos alimentares, bem como medicamentos e bebidas. Com relação às bactérias, analise as sentenças a seguir:
I- Podem ser coloridas através de uma técnica denominada coloração de Gram.
II- Bactérias com o formato de bastonete são denominadas de bacilos.
III- São seres vivos classificados como eucarióticos, devido a sua estrutura celular.
IV- Como são seres muito primitivos, não possuem estrutura de deslocamento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	As algas, assim como as plantas, são importantes organismos para a vida na Terra, especialmente por realizarem a fotossíntese. Com relação às algas, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Todas as espécies de algas podem causar problemas, pois liberam substâncias tóxicas na água.
	 b)
	Clorofila é o pigmento verde fundamental para o processo da fotossíntese em algas e plantas.
	 c)
	Algas são organismos eucariontes, fotossintetizantes, unicelulares ou multicelulares.
	 d)
	Algumas algas são usadas como alimento, outras como fonte de medicamentos e, ainda, há espécies em que se extrai substâncias para meios de cultura.
	6.
	Os flagelos são estruturas tubulares, constituídas por uma proteína denominada flagelina, que conferem motilidade à célula bacteriana, podendo ser encontrado um ou vários flagelos em diferentes disposições, dependendo da bactéria. Neste aspecto, o número e a disposição podem auxiliar na identificação do gênero. Considerando o arranjo dos flagelos bacterianos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Bactérias Monotríquias apresentam flagelos em toda a superfície; Anfitríquias, possuem apenas um flagelo polar em uma extremidade; Lofotríquias, com dois ou mais flagelos em uma ou ambas as extremidades; Peritríquias, possuem dois flagelos, um em cada extremidade.
	 b)
	Bactérias Monotríquias apresentam apenas um flagelo polar em uma extremidade; Anfitríquias, possuem dois flagelos, um em cada extremidade; Lofotríquias, com dois ou mais flagelos em uma ou ambas as extremidades; Peritríquias, com flagelos em toda a superfície.
	 c)
	Bactérias Monotríquias apresentam dois ou mais flagelos em uma ou ambas as extremidades, Anfitríquias possuem dois flagelos, um em cada extremidade; Lofotríquias, com apenas um flagelo; Peritríquias, ausência de flagelos.
	 d)
	Bactérias Monotríquias possuem dois flagelos, um em cada extremidade; Anfitríquias, dois ou mais flagelos em uma ou ambas as extremidades; Peritríquias, com flagelos em toda a superfície; Lofotríquias, com apenas um flagelo polar em uma extremidade.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	7.
	A teoria endossimbiótica propõe que organelas dos seres eucariontes são derivadas de células procariontes. De acordo com essa teoria, os cloroplastos dos seres eucariontes fotossintetizantes são derivados de:
	 a)
	Uma bactéria quimiotrófica.
	 b)
	Uma Salmonella.
	 c)
	Uma cianobactéria.
	 d)
	Uma bactéria heterotrófica.
	8.
	Um professor de Biologia, na tentativa de facilitar a compreensão da turma sobre o tema taxonomia, fez a seguinte provocação: Por que nos tempos de Aristóteles a Lineu o mundo vivo era conhecido em animais ou plantas e agora há uma série de nomes para representar os diversos grupos de seres vivos? Se considerarmos o Sistema de Classificação proposto por Whittaker, dos Cinco Reinos, podemos dizer que houve um aumento na diversidade biológica desde Aristóteles? Sobre as perguntas desse professor, analise as sentenças a seguir:
I- O conhecimento dos seres microscópicos era praticamente inexistente nos tempos de Aristóteles, assim, sua classificação foi baseada nos seres macroscópicos e estes foram agrupados, grosso modo, pela forma de locomoção (mexe ou não mexe) e obtenção de alimento (ingere alimento ou não ingere alimento).
II- Não houve aumento da diversidade biológica a ponto de aumentar o número de reinos, o que aconteceu foi o avanço da Ciência, que permitiu reconhecer na natureza um maior número de organismos, classificando-os em novos grupos conforme suas características afins.
III- Sim, houve aumento da diversidade biológica dos tempos de Aristóteles até o presente, pois antes haviam apenas dois reinos e agora um dos sistemas mais conhecidos reconhecem cinco reinos.
IV- Com o aumento
da diversidade biológica, demonstrado pelo avanço da Ciência nos últimos anos, o sistema de Aristóteles foi considerado sem importância, especialmente por incluir plantas em fungos devido à ausência de movimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
Você não acertou a questão: Esta não é a resposta correta. Leia novamente a questão.
	9.
	Os fungos apresentam espécies tanto benéficas quanto prejudiciais para a humanidade. As leveduras, por exemplo, são utilizadas na indústria de pães, queijos e bebidas alcoólicas fermentadas, como cerveja e vinho. E outras espécies podem causar danos a nossa saúde. Sobre as leveduras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Elas podem causar a deterioração dos alimentos.
(    ) São exemplos de doenças causadas por leveduras: a frieira, o sapinho e a malária.
(    ) As leveduras são fungos unicelulares.
(    ) Vaginites podem ser provocadas por leveduras.
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <www.planetasustentavel.abril.com.br>. Acesso em: 20 set. 2016.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	10.
	Entre 1808 e 1828, a Fisicatura-mor, órgão criado pelo governo central e sediado no Rio de Janeiro, naquela época a capital do Império, fiscalizava e regulamentava as "artes de cura", incluindo tanto as atividades praticadas por médicos como aquelas desenvolvidas por pessoas sem formação acadêmica. O órgão estabelecia que os médicos deveriam diagnosticar e tratar de doenças internas do corpo, enquanto cirurgiões se ocupavam de moléstias externas. Já os boticários manipulavam os medicamentos receitados por médicos e cirurgiões. "Oficialmente, sangradores e parteiras deveriam lidar com casos simples de doença e fazer apenas o que médicos ou cirurgiões mandassem. No entanto, a população recorria a eles porque partilhava de suas concepções de doença e saúde", observa a historiadora Tânia Salgado Pimenta, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz.
"A partir das descobertas do francês Louis Pasteur em microbiologia e do desenvolvimento da medicina microbiana, a sangria deixou aos poucos de ser recomendada". Esse procedimento (a sangria) servia para tratar doenças como cólera, além de febres, tosses e constipações, também consideradas enfermidades desde a época de Hipócrates (460 a.C. a 370 a.C.). 
No que se refere à importância das contribuições de Louis Pasteur para a microbiologia, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/11/20/a-saude-entre-dois-mundos/. Acesso em: 19 nov. 2018 (adaptado).
	 a)
	Os experimentos dos frascos com pescoço de cisne foram fundamentais para explicar a origem da vida, e revelaram ao mundo que os microrganismos surgem de caldos nutritivos fechados.
	 b)
	Seus experimentos refutaram a teoria da biogênese, e comprovaram que os microrganismos surgem a partir de caldos nutritivos fervidos.
	 c)
	Procedimentos médicos e hospitalares foram melhor padronizados para se evitar a contaminação por microrganismos, pois foi evidenciado que estes seres são os principais causadores de doenças.
	 d)
	As substâncias que compõem o caldo nutritivo do experimento foram o diferencial deste cientista, pois dependendo da composição do caldo surgia ou não microrganismos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando