Buscar

Características dos Vírus

Prévia do material em texto

Vírus
Características gerais dos vírus:
Os vírus são organismos que contém DNA ou RNA na sua composição (é vivo), não possui células (não é vivo), o vírus pode se reproduzir (é vivo) e só se reproduz no hospedeiro (não é vivo).
-Acelular
-Parasita intracelular obrigatório
-Tamanho: 20 a 1.000 nm.
-Organização estrutural simples;
-Presença de um único tipo de ácido nucleico (DNA e RNA)
- Presença de um envelope proteico envolvendo o material genético.
A diferença entre os vírus e outros agentes infecciosos é o fato de serem pequenos e por serem parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, não são capazes de se reproduzirem fora de uma célula hospedeira. O fato de serem parasitas intracelulares obrigatórias não é exclusividade dos vírus, bactérias do gênero Rickettsia só crescem dentro de células hospedeiras. Os vírus não possuem macromoléculas e organelas.
Definição
Entidades infecciosas não celulares cujo genoma pode ser o DNA ou RNA. Replicam-se somente em células vivas, utilizando toda a maquinaria de biossíntese e de produção de energia da célula para síntese e transferência de cópias de seu próprio genoma para outras células. 
-O vírus só consegue invadir caso ele tenha receptores que se ligam em determinada célula. Portanto, o vírus não se liga em todas as células! 
-A partícula viral pode conter alguns tipos de enzimas necessárias para a síntese de ácidos nucleicos, além disso, outras enzimas que podem estar presentes são intregrases (enzimas que ligam o acido nucleico do vírus ao DNA da célula hospedeira) e proteases.
 ORIGEM DA PALAVRA VÍRUS. 
 LATIM: veneno
 Virose- Transmissões: 
-Ar 
-secreções 
-Vetores 
Vetores são organismos que não causam doença, mas que transmitem o agente que causa a doença.
Porta de entrada:
-Mucosa de sistema respiratório, digestório, urinário.
-Conjuntiva\córnea.
-Pele
-Sangue: agulhas, picadas, transfusão, sexual.
Tipos de disseminações: 
Disseminação viral.
Transplacentária- disseminação vertical. 
Estrutura dos vírus:
Os vírus podem possuir DNA ou RNA (exceção Citomegalovírus e Mimivírus);
RNA: HIV, vírus da raiva;
DNA: Hepatite B, HPV;
O capsídeo é a estrutura que envolve o ácido nucleico e sua configuração é determinada pelo genoma do vírus, além de ser a maior parte da massa viral. Os capsômeros são as subunidades que compõe o capsídeo e cada forma que os capsômeros são organizados é característica de cada vírus.
-Capsídeo, nucleocapsídeo: formado por capsômeros que são proteínas;
O capsídeo pode ser coberto por uma membrana que contem lipídeos, proteínas e carboidratos, denominada envelope.
 Ausência de envelope:
 Vírus não-envelopados.
A principal função do envelope é proteger contra a ação de nucleases de células hospedeiras.
Alguns vírus (fora do capsídeo):
-Envelope
-Espiculas. 
Peplômeros ou espículas são glicoproteínas presentes em envelopes de alguns vírus (são responsáveis pela ligação do vírus à célula hospedeira).
Material genético:
DNA- vírus ou Adenovírus 
-Cadeia dupla e simples. Ex: cadeia simples: Parvovírus (cães)
-Pode acontecer replicação DNA-DNA e transcrição DNA-RNA.
RNA- vírus
-Cadeia dupla e simples. Ex: cadeia duplas: Reovírus (diarreia humana).
-Não se multiplica (não se reproduz). Ele terá que voltar a ser DNA para se reproduzir (irá fazer um processo de transcrição reversa) 
Retrovírus: Cadeia simples + Transcriptase Reversa, produz DNA cadeia dupla a partir do RNA. EX: HIV.
Morfologia geral: 
Com base na simetria do capsídeo, os vírus podem ser classificados em vários tipos morfológicos diferentes.
 Vírus helicoidais: Apresentam as subunidades proteicas do capsídeo ligadas de forma ordenada, girando em volta do ácido nucléico, formando uma hélice. Os vírus helicoidais possuem formato de bastão ou filamento, sendo considerada uma estrutura aberta.
 
 Vírus poliédricos: A maioria dos vírus que infectam animais apresentam simetria poliédrica, sendo a forma mais comum à de um icosaedro, um poliedro que apresenta 20 faces, cada uma representada por um triângulo equilátero, 12 vértices e eixos com simetria rotacional que podem ser duplos, triplos ou quíntuplos. O ácido nucleico encontra-se no interior da estrutura que, ao contrário dos vírus helicoidais, é fechada. Ex: Adenovirus e o Parvovirus.
 
 Vírus complexos: Alguns vírus não apresentam nem simetria poliédrica nem helicoidal, mas apresentam capsídeo mais complexos como é o caso dos bacteriófagos e do Poxvirus. 
 
 Vírus envelopados: alguns vírus podem ser envelopados, sendo eles helicoidais ou poliédricos. Ex: vírus do herpes. 
Taxonomia dos vírus
 Na taxonomia dos vírus o tipo de ácido nucleico (DNA ou RNA), a própria morfologia do vírion, a forma de replicação e o tamanho das proteínas virais são critérios utilizados na classificação. Os nomes para gênero, subfamílias, famílias e ordens tem o sufixo –virus, -virinae, -viridae e -virales, respectivamente.

Continue navegando