Buscar

Questões respondidas sobre transgênicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões sobre transgênicos
1 - O que são transgênicos?
Os transgênicos resultam de experimentos da engenharia genética nos quais o material genético é movido de um organismo a outro, visando a obtenção de características específicas que passam a ser hereditárias. Nestes experimentos é possível transferir qualquer gene de qualquer ser vivo para o genoma de outro ser vivo, por mais longe que eles estejam na escala evolucionaria.
2 – Você acha que existe alguma diferença entre organismos geneticamente modificados e os transgênicos? 
Sim, os OGMs(Organismos geneticamente modificados) são organismos que foram modificados com a inserção de um ou mais genes de um ser vivo da mesma. Por exemplo, o tomate Flavr Savr que teve sua sequência genica isolada que depois foi inserida no próprio fruto.
Os transgênicos são organismos geneticamente modificados pela inserção de um gene ou uma sequência genica de um ser vivo de espécie diferente. Ou seja, os OGMs podem ou não ser transgênico. 
3 - Como você acha que se faz um transgênico?
Usando as técnicas de recortar o DNA de uma espécie, para depois colar esse fragmento no DNA de outra espécie.
O método mais comum de se produzir um transgênico utiliza-se de bactérias como elemento intermediário. O gene de interesse é introduzido na bactéria, que, depois, é usada para infectar a célula de um animal ou planta. Ao fazer isso, a bactéria transfere parte de seu DNA para o organismo que infecta e, junto, vai o gene de interesse. Produzindo assim um transgênico. 
4 – Na sua vida cotidiana você tem conhecimento de ter utilizado algum transgênico? 
	Sim, os mais utilizados são a soja e o óleo de soja, mas eles não estão presentes apenas na alimentação, também estão presentes na área industrial e de saúde (insulina) 
5 – Você é contra ou a favor dos transgênicos? 
Os transgênicos geram muita polemica por pessoas relatarem ter sintomas alérgicos ao ingeri-los, mas até então isto não foi comprovado. Somos a favor, pois a produção de transgênicos se dá para melhorar características ou acrescentar o que o organismo selvagem não tem. E isso nos ajuda, pois há um aumento nas características nutricionais e na diminuição do uso de agrotóxicos (Se tratando de alimento) e melhorias em outros setores.
6 - Quais as vantagens e desvantagens que você vê em produzir os transgênicos?
As principais vantagens são: O aumento da produtividade, serem resistentes a pragas e herbicidas, a produção de sementes com qualidade nutritiva maior que as sementes orgânicas e a redução nos custos de produção.
As desvantagens: Estimulação ao aparecimento de alergias e possibilidades de serem carcinogênicos ou venenosos, perda de biodiversidade, incentivo ao aparecimento de pragas mais resistentes na natureza.
7 - Qual a relação de transgênicos com o meio ambiente?
 	A produção de transgênicos pode causar muitos efeitos no meio ambiente devido à sua interferência na diversidade e peculiaridades de cada ecossistema. E uma vez introduzida uma planta transgênica seus efeitos são irreversíveis, pois com ação dos agentes polinizadores sua propagação é incontrolável.
Os transgênicos podem afetar os ecossistemas na medida que junto com as pragas e ervas daninhas que buscam eliminar, também prejudicam populações benéficas a agricultura, como abelhas, minhocas e outros animais. Também existe um enorme risco de que as plantas transgênicas cruzem com suas primas selvagens pela ação dos agentes polinizadores e por possuírem dentro de si genes de outros organismos lhe conferem maior resistência, eliminem por competição outras plantas.
8 - Os transgênicos podem sofrer evolução?
	Sim, se um transgênico for liberado no meio ambiente sem o devido cuidado, pode crescer, multiplicar-se, sofrer modificações e interagir com toda a biodiversidade.
São seres vivos que irão interferir em todos os ciclos da natureza. Os seus genes exógenos (de outras espécies) podem ser transferidos para uma espécie selvagem relacionada (semelhante) ou apresentar um comportamento imprevisível, causando estragos ao ecossistema.

Outros materiais