Buscar

Solução tampão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Solução tampão
Solução tampão são soluções que tem um grande resistência a variação de pH, mantendo aproximadamente constante, mesmo com a adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases. Geralmente contem um acido fraco com seu sal ou uma base fraca com seu sal. Pode ser preparada apenas pela dissolução dos produtos em agua. É uma mistura de um acido fraco e sua base conjugada ou uma base fraca e seu acido conjugado, reagindo com qualquer acido ou base adicionados para controlar o pH. 
Químicos usam tampões, por exemplo, para moderar o pH de uma reação. A Biologia usa de diversas formas tampões que vão desde o controle de pH do sangue ate assegurar que a urina não atinja níveis dolorosamente ácidos.
Um tampão funciona através da substituição de um acido ou base forte com um fraco. O próton do acido forte é substituído por íons do acido fraco. Então a base forte é substituída pela base fraca, tais substituições que também valem pro acido são o que dão a granada capacidade dos tampões de controlar o pH. Quando se escolhe um acido para esse tipo de reação, escolhe-se um que tenha a força próxima ao pH desejado. O que dará ao tampão quantidades próximas de ácidos e base conjugada.
Cada solução tampão atua em uma determinada faixa de pH, como por exemplo o sangue humano. Um dos métodos mais utilizados para se estabelecer esses valores é a equação de Henderson Hasselbalch que mostra também a proporção entre seus componentes.
Para demonstrar tal equação, utilizemos como mero exemplo uma solução tampão formada pelo acido acético () e o sal acetato de sódio (), considerando que ambas possuem o aníon acetato ().
Tal sal se dissocia totalmente em agua:
Dessa forma a concentração do sal será igual à concentração do aníon formado
Ao mesmo tempo, o acido acético sofre ionização:
Visto que é um acido fraco, sua ionização é muito pequena e a concentração inicial do acido acético permanece constante.
A constante de equilíbrio do acido em questão “Ka” é dada por:
 
Considerando as igualdades realizadas:
Aplicando o logaritmo em todos os membros da equação de “Ka”:
Como pH=, obtém-se:
Essa é a equação de Henderson-Hasselbalch, sendo que para qualquer solução-tampao, ela pode ser expressa por:
Os métodos de solução tampão possuem inúmeras aplicações em sistemas e estudos. Como por exemplo, no estudo de microrganismos que se desenvolvem melhor em determinado pH, os meios de cultura são geralmente tamponados. Certos medicamentos também são tamponados a fim de que seu princípio ativo ocorra com maior eficiência.
Conclusão
No presente experimento realizado em laboratório podemos ter uma introdução sobre os efeitos das soluções tampão e os métodos necessários para a obtenção de soluções com pH constante. Foi possível notar as interações entre sais, ácidos e bases ao longo do experimento de maneira separada e superficial.
Os efeitos das soluções tamponadas como o controle do pH mostram como esta é importante para inúmeros processos tanto laboratoriais como industriais, visto que o fator de pH é um fator relevante em diversos tipos de pesquisas em muitas áreas. A domínio destes conceitos promovem experimentos com menores erros e melhores resultados.

Continue navegando