Buscar

Plano de Gestão Ambiental e Certificação ISO 14001

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFMS – FAENG
 CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA
 DISCIPLINA: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
 DOCENTE: JANUSA SOARES DE ARAÚJO
	Nome: 
Giulia Gonçalves Macêno
	RGA: 
201921030887
	Nota:
1. Defina o que é o Plano de Gestão Ambiental e qual a importância da elaboração do mesmo por parte da empresa?
Um conjunto de medidas propostas para prevenir, atenuar ou compensar impactos adversos e riscos ambientais, além de medidas voltadas para valorizar os impactos positivos.
2. Comente sobre os principais elementos que compõem o PGA.
Os principais elementos que compõem o PGA estão dentro de um plano de monitoramento (este plano tem como objetivo constatar se os impactos previstos no EIA se manifestam) e de medidas mitigatórias.
3. Explique qual a diferença entre medidas mitigadoras e medidas compensatórias. Exemplifique cada uma delas.
Medidas mitigadoras são ações propostas objetivando reduzir a magnitude ou importância dos impactos ambientais adversos. São exemplos: Umectar as áreas expostas do solo ou em terraplenagem para diminuir a emissão de poeiras fugitivas; minimizar os níveis de ruídos a serem gerados durante a operação; Implementação de medidas para redução dos níveis de pressão sonora, como manutenção e reposição de peças com desgaste, etc.
As medidas compensatórias têm como objetivo compensar subsídio concedido, direta ou indiretamente, no país exportador, para a fabricação, produção, exportação ou ao transporte de qualquer produto, cuja exportação ao Brasil cause danos à indústria doméstica. São exemplos: plantio compensatório de mudas pela necessidade de supressão vegetal, aquisição de áreas de reserva ambiental pela empresa, atividades ambientais junto à população local.
4. Quais os principais benefícios de um SGA?
Os principais benefícios de um SGA para um empresa, não é apenas benefícios financeiros, como economia de matéria-prima, menores gastos com resíduos, aumento na eficiência na produção e vantagens de mercado, mas também, está diminuindo os riscos de não gerenciar adequadamente seus aspectos ambientais, como acidentes, multas por descumprimento da legislação ambiental, incapacidade de obter crédito bancário e outros investimentos de capitais, e perda de mercados por incapacidade competitiva.
5. Qual o objetivo da empresa em buscar uma certificação da ISO 14001.
O objetivo da empresa ao implementar essa norma deve ser buscado por empresas que desejam estabelecer ou aprimorar um Sistema de Gestão Ambiental, estar seguras sobre políticas ambientais praticadas ou demonstrar estar de acordo com práticas sustentáveis a clientes e a organizações externas.

Outros materiais