Buscar

PROVA 10 OBJETIVAS (UNIDADE 2) Contabilidade Áreas Diversas

Prévia do material em texto

1.
	As cooperativas são uma sociedade de pessoas e não de capital, regidas por um estatuto. A distribuição de acordo com o estatuto dos saldos de lucros e sobras é colocada à disposição da assembleia. Transferem-se das sobras 10% para RATES e 10% para reserva legal. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o lançamento contábil feito no encerramento do exercício:
	 a)
	Débito - Sobras e Lucros a Distribuir.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - Reserva Legal - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	 b)
	Débito - Saldo à disposição da AGO.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - Reserva Legal - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	 c)
	Débito - Sobras e Lucros a Distribuir.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - RATES - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	 d)
	Débito - Saldo à disposição da AGO.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - RATES - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	2.
	A história dos operários tecelões de Rochdale - "Pioneiros de Rochdale" - situada no condado de Lancashire, na cidade de Manchester, na Inglaterra, tem sido a grande referência para o cooperativismo moderno. A Inglaterra do início do século XIX passava por uma séria crise, reflexo da luta entre os antigos condados herdados dos senhores feudais, os tecelões e a era industrial. Prejudicados pelo novo modelo econômico que substituiu o trabalho artesanal pela produção industrial, os trabalhadores viram multiplicar os problemas básicos e as dificuldades de sobrevivência humana: falta de moradia, acesso à educação, saúde e alimentação e o alto índice de desemprego, em virtude da mão de obra excedente. Diante dessa situação tão difícil, os trabalhadores passaram a buscar alternativas viáveis, que pudessem garantir a sobrevivência e o sustento de suas famílias. A partir da história de Rochdale, o movimento cooperativista foi se alastrando e crescendo em todo o mundo, porém sempre respeitando os mesmos princípios, que foram metodizados pela Aliança Cooperativa Internacional - ACI -, e apresentados em Londres, no ano de 1934. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- Adesão livre.
II- Forte Controle Autocrático para evitar evasão dos recursos.
III- Evolução e retorno sobre as compras.
IV- Juro limitado ao capital.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	  b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	Dentro do item "A Origem da Cooperativa", a iniciativa dos 28 tecelões era única e bem organizada, pois, ao definirem seu início, estabeleceram claramente em seus estatutos sociais alguns projetos. Sobre esses projetos, analise as sentenças a seguir:
I- As cooperativas nasceram para concorrer com o sistema capitalista, diminuindo os efeitos nocivos que eram exercidos sobre os cidadãos.
II- Abrir um armazém para a venda de gêneros alimentícios, vestuários etc.
III- Comprar ou construir casas para os membros que queriam ajudar-se mutuamente, a fim de melhorar as condições de sua vida doméstica e social.
IV- Fabricar artigos que os associados julgassem convenientes, com o objetivo de proporcionar trabalho aos membros desempregados e subempregados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	  d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	A COOPSAÚDE VIVA é uma cooperativa constituída por associados de cooperativas singulares. Assim, a COOPSAÚDE VIVA deve ser constituída com, no mínimo, três destas cooperativas, podendo também, excepcionalmente, admitir associados individuais. Como é conhecido este tipo de cooperativa?
	 a)
	Sistema Cooperativista.
	 b)
	Confederações de Cooperativas ou de 3º Grau.
	 c)
	Cooperativas Centrais ou Federações de Cooperativas ou de 2º Grau.
	 d)
	Cooperativas Singulares ou de 1º Grau.
	5.
	As cooperativas que são vistas como prestadoras diretas de serviços aos associados são chamadas de cooperativas singulares, como é o caso de uma cooperativa de produtores. Para se constituir uma cooperativa, precisamos de um número mínimo de associados. Sobre o número mínimo de sócios para a sua constituição, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Vinte pessoas.
	 b)
	Dez pessoas.
	 c)
	Quatorze pessoas.
	 d)
	Quinze pessoas.
	6.
	As cooperativas parecem ter por princípio um ditado antigo, muito conhecido e valorizado: a união faz a força. São constituídas com o desejo de criar voluntariamente uma sociedade e trabalhar juntas em torno de um objetivo comum, no caso das cooperativas habitacionais, formar uma poupança para adquirir um terreno e construir moradias. Sobre as características das cooperativas habitacionais, analise as sentenças a seguir:
I- O objetivo é a construção e aquisição de imóveis, e sua integração sociocomunitária permite que cooperados juntem seus recursos num processo de ajuda mútua e direitos iguais.
II- O papel da cooperativa é o de viabilizar obras de construção ou a aquisição, oferecendo ao cooperado todo tipo de serviços relacionados à obra ou à aquisição do imóvel.
III- Uma das vantagens com relação aos planos tradicionais para a aquisição de imóveis é a construção a preço de mercado.
IV- Uma das vantagens com relação aos planos tradicionais para a aquisição de imóveis é que o cooperado termina seus pagamentos quando a construção de todo o empreendimento chega ao final.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	A composição das cooperativas centra-se em alguns pontos que precisam ser observados. Estas sociedades são estruturadas para atender a necessidades comuns e, para tanto, exigem regras claras e objetivas. Entende-se, deste modo, que é fundamental conhecer o papel ou a função de cada um dos membros envolvidos, sua função, responsabilidades, atribuições e também direitos. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nas sociedades cooperativas, todos têm direito ao voto, dependendo da quantidade de quotas que possuem.
(    ) Nas cooperativas, os cooperados assumem o papel de sócio e de cliente, sendo que o último é o que gera maior resultado. 
(    ) Como o objetivo da sociedade cooperativa é a prestação de serviços aos seus cooperados, estes têm como condição única de participação na sociedade a utilização desses serviços como beneficiários, ou seja, como clientes.
(    ) Nas sociedades cooperativas, a responsabilidade dos associados pode ser limitada ou ilimitada, isso dependerá exclusivamente de como estará disposto no estatuto da sociedade.
(    ) Nas sociedades cooperativas, o resultado positivo pode ser lucro, quando for relativo a atos cooperativos, ou sobras, quando for relativo a atos não cooperativos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F - F.
	8.
	Os resultados obtidos por atos cooperativos são sobras, e com atos não cooperativos são lucros. A separação destes atos é fundamental para o registro contábil evidenciar a realidade dos fatos. Quanto ao lançamento contábil de transferência das sobras e dos lucros, realizado no encerramento do exercício, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Débito - Lucro do Exercício.
Débito - Sobras do Exercício.
Crédito - Saldo à disposição da AGO.
	 b)
	Débito - Lucro do Exercício.
Débito - Sobras do Exercício.
Crédito - Lucros a Distribuir.
Crédito - Sobras a Distribuir.
	 c)
	Débito - Saldo à disposição da AGO.
Crédito - Sobras do Exercício.
Crédito - Lucro do Exercício.
	 d)
	Débito - Lucro do Exercício.
Débito - Sobras do Exercício.
Crédito - Saldo a Distribuir.
	9.
	As cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e naturezajurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas à falência, constituídas para prestar serviços aos associados e por sua vez, a Sociedade Anônima, também chamada de companhia ou sociedade por ações, é nome dado a uma empresa com fins lucrativos que tem seu capital dividido em ações e a responsabilidade de seus sócios (acionistas) limitada ao preço da emissão das ações subscritas (lançadas para aumento de capital) ou adquiridas. Os sócios são chamados de acionistas e têm responsabilidade limitada ao preço das ações adquiridas. Sobre a diferença das sociedades cooperativas e das sociedades anônimas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cooperativa realiza venda de produtos de seus cooperados ao mercado, cujo ato é próprio à qualidade do lucro, porém a venda tem como beneficiário direto o cooperado.
(    ) A sociedade cooperativa também estará subordinada ao Direito Comercial e aos demais ramos do direito, bastando para isso a existência do pressuposto da incidência. 
(    ) O papel da sociedade cooperativa é aquele que exatamente motivou a sua existência, a sua criação, ou seja, o de unir pessoas com interesse único de, através da união de forças, melhorar a capacidade de negociação e de penetração em mercados com o objetivo de ter melhores resultados para cada um deles.
(    ) Tudo o que for obtido de sobras na negociação (o lucro gerado em função do capital investido), será revertido em sua totalidade para a sociedade empresária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	  b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	10.
	As sociedades cooperativas distinguem-se das demais sociedades por características próprias. No entanto, assemelham-se às demais sociedades, pois contabilmente suas atividades necessitam de registro, acompanhamento e análise constante para exposição aos cooperados e as informações dos processos de decisão que contribuem para sua continuidade. Com base nesta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Adesão voluntária, com número ilimitado de associados, impossibilidade técnica de prestação de serviços.
(    ) Complexidade do capital social representado por quotas-partes.
(    ) Não ter acesso às quotas-partes do capital de terceiros, estranhos à sociedade.
(    ) Retorno das sobras líquidas do exercício, proporcionalmente às operações realizadas pelo associado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.

Continue navegando