Buscar

Sobre edição, tratamento e manipulação

Prévia do material em texto

Dimensões da imagem
- Resolução da Imagem
PPI = Pixels por polegada. Indica quantos pixels tem uma imagem. Usado para resolução da imagem
- Resolução do monitor (melhor dizer definição do monitor)
DPI = Pontos por polegada (dots per inch) 
Definição: tela, projeção, impressão
- Resolução da impressão
Medida em DPI – número de dpi que a impressora é capaz de imprimir
- Imagem em alta x Imagem em baixa 
Dizemos que uma imagem está em alta ou em baixa de alta pelo seu tamanho em pixels:
Uma imagem captada em numa câmera de 21 megapixels gera uma imagem de 5616 pixels por 3744 pixels.
Em cores RGB com 8 bits por canal de cor, 255 tons por canal, essa imagem terá cerca de 60 megabytes quando aberta no Photoshop. Trata-se portanto de uma em alta resolução, pois mesmo sem interpolação permite uma impressão em tamanho grande. Nesse caso, geraria uma foto impressa de 48 x 32 cm em 300 dpi.
As imagens de arquivo devem ser guardadas no tamanho em que foram capturadas pela câmera. O mais adequado é sempre capturar as imagens na resolução máxima da câmera e em formato RAW e depois converter as imagens para o formado DNG utilizando um software de tratamento desse formato. (Adobe Câmera Raw ou Adobe Lightroom).
IMAGEM EM ALTA RESOLUÇÃO:
	300 DPI
	72 DPI
	
	
IMAGEM EM BAIXA RESOLUÇÃO:
Imagem adequada apenas para visualização em telas e não adequadas a impressão. Geralmente essas imagens se encontram em 72 dpi e se transformadas em 300 dpi geram imagens muito pequenas para serem imprimidas. Por exemplo uma imagem de 900 x 600 pixels em 72 dpi geral uma imagem impressa em 300 dpi de 7,62 x 5,08 cm. Entretanto, essa mesma imagem é visualizada na tela do computador com um tamanho de 31,75 x 21,17 cm (em 72 dpi).
As imagens para ilustrar páginas da web devem está sempre em baixa resolução em 72 dpi. Uma imagem em alta resolução, além de desnecessária, torna o arquivo muito pesado para abrir na internet. As imagens par internet também devem ser gravadas como arquivo JPG, Gif ou PNG, arquivos que comprimem a imagem tornando elas mais levem e, portanto, possibilitando, assim, uma navegação mais rápida.
	300 DPI
	72 DPI
	
	
Tipos de arquivo/uso:
- jpg – internet/impressão em lab
- gif - internet
- png - internet
- tiff/tif – Impressão (gráfica/lab)/ Arquivo
- PSD (padrão do Adobe Photoshop) - Arquivo
- PDF – Impressão (gráfica) / texto / saída para internet (texto)
- DNG (negativo digital da Adobe) - arquivo
RAW – cru em português. Considerado o negativo digital guarda a imagem bruta contendo informações de cor, luz, isso, White balance etc. que geralmente são descartadas no momento que a câmera converte a imagem em JPG. Todas as câmeras fotografam em RAW mas apenas as mais sofisticadas (as profissionais ela algumas compactas) possibilitam que esses arquivos sejam armazenados. A maioria das câmeras convertem as imagens em JPG descarando informações preciosas da captura que podem ser utilizadas no processamento da imagem. Assim, recomenda-se ao fotógrafo profissional que sempre que possível ajustar sua câmera para capturar imagens em RAW. E posteriormente processar seus arquivos utilizando o software fornecido pelo fabricante da câmera, pelo ACR (adobe Camera Raw) plugin de processamento do Adobe Photoshop, o Adobe Lightroom ou outro software de processamento. 
Cada fabricante de câmera possui uma extensão diferente, e, portanto um formato próprio de RAW (veja tabela abaixo). Pensando em uniformizar esses arquivos e num formato que conversasse com todos eles a Adobe criou o DNG (Digital Negative G...), o arquivo digital da Adobe. O ACR ou o Ligthroom lê todos os tipos de extensão RAW e você pode converter para DNG sem perda das informações e características originais desses arquivos.
Extensões de arquivo RAW por fabricante:
Canon: .CR2 / .CRW
Fuji: .RAF
Nikon: .NEF
Olympus: .ORF
Panasonic: .RAW
Pentax: .PEF
Sansung: .DNG
Sony: .ARW
Programas (software) para tratamento de imagem:
- Photoshop
- Adobe Bridge
- Lightroom
https://medium.com/@lucasaraujosantana2015/manipula%C3%A7%C3%A3o-fotogr%C3%A1fica-6efcef505b1d – manipulação de fotografia
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2018/04/manipulacao-digital-afeta-credibilidade-da-fotografia-e-diminui-seu-impacto.shtml
https://betojeon.com.br/dicas-extras/o-que-e-edicao-tratamento-e-manipulacao/ - diferenças dos processos
https://fotografiatotal.com/12-das-fotografias-manipuladas-mais-conhecidas-da-historia
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2017/08/21/interna_tecnologia,619245/como-saber-se-uma-imagem-foi-manipulada.shtml

Continue navegando