Buscar

Lúdico e Musicalização na Educação Infantil - Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lúdico e Musicalização na Educação Infantil 
Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
	1.
	As parlendas e os trava-línguas fazem parte do folclore brasileiro e trazem às crianças maior interação, concentração e criatividade, além de serem divertidas brincadeiras. Partindo desta informação, escreva cinco características das parlendas e dê um exemplo de alguma parlenda que você conheça.
	Resposta Esperada:
O acadêmico poderá dizer que as parlendas são versos curtos e com rimas, que são declamados com ritmo sonoro e que acalmam, divertem e estimulam a memória. As parlendas variam de uma região para outra, pois fazem parte da cultura popular e não apresentam regras específicas. Através delas o professor pode trabalhar conceitos e emoções, passadas de geração em geração. Como exemplos, o acadêmico poderá citar qualquer parlenda que conheça, desde que apresente as características já mencionadas.
	2.
	Do segundo ao sexto ano de vida, Piaget define a fase como jogo simbólico. Neste estágio, a criança se desenvolve a partir da assimilação do real, isto é, através da representação, da imaginação, do mundo do faz de conta. Ter consciência da importância das atividades, das histórias, dos filmes, das brincadeiras, é de suma importância para o desenvolvimento da criança. Partindo deste pressuposto, cite cinco exemplos de jogos simbólicos e descreva-os.
	Resposta Esperada:
Sabemos que os jogos simbólicos estão presentes no cotidiano da criança. O acadêmico deverá exemplificar e descrever cinco jogos simbólicos; podem ser os que seguem na lista, ou não.
*As cantigas e brincadeiras de roda, atividade em que a criança canta e se movimenta ao mesmo tempo.
*Brincar de telefone sem fio, onde acontece o diálogo entre duas crianças num telefone imaginário, ou qualquer objeto que possa servir como telefone.
*Modelagem com massinha de modelar ou argila, a criança cria e recria, constrói e reconstrói seus brinquedos.
*Pinturas: a dedo, com guache, com giz de cera, lápis de cor, carvão, canetinhas etc. 
*Dobraduras usando diversos tipos de papel e criando diversas figuras.
*Ordenar objetos como copos, lego, caixas, lápis de cor, trabalhando noções de quantidade, tamanho e forma.
*Agrupar e contar figuras semelhantes no flanelógrafo, que é um quadro de isopor encapado, usado para juntar, selecionar ou agrupar as figuras por determinada característica.

Continue navegando