Buscar

Negócios digitais


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Negócios digitais
1
Voltando ao exemplo do mercado editorial, podemos entender melhor algumas das alterações no sentido de produção e consumo de conteúdo ocorridas com a Web. Em relação ao mesmo, podemos dizer que:
Antigamente ninguém poderia produzir conteúdo sem passar por uma editora, enquanto agora todos podem.
A pirataria foi a grande causa do declínio do mercado editorial.
A importância das editoras se alterou com a possibilidade de publicar conteúdo diretamente para o consumidor.
Hoje podemos consumir conteúdo de várias formas, e isso faz com que o conteúdo seja mais raso.
As editoras não desapareceram, e não necessariamente o conteúdo publicado de outras maneiras (que não a impressa) é raso. A terceira alternativa coloca de modo correto o problema, pois ressalta a alteração da dinâmica de intermediação outrora realizada pelas editoras em caráter de quase exclusividade para se chegar ao mercado. Na primeira alternativa existe uma inverdade ao afirmar que ninguém poderia produzir conteúdo sem passar por uma editora, pois o conceito de produção de conteúdo vai muito além de algo somente distribuído por uma editora. A segunda alternativa está incorreta, pois com a difusão da Web, o papel necessário das editoras como intermediadoras do conteúdo entre seus produtores e consumidores se torna cada vez mais frágil, dadas as novas possibilidades de acesso aos mesmos. E não somente pela pirataria.
Já sobre a quarta alternativa, podemos dizer que a nova característica do consumo do conteúdo é que pode ser feito de diferentes maneiras sem que isso necessariamente resulte em um conteúdo mais raso. Você pode ler um livro denso, teórico em um tablet, por exemplo.
2
A invenção da prensa de tipos móveis revolucionou a Europa, ao permitir que livros fossem produzidos com uma escala jamais vista anteriormente, acabando com a necessidade de se copiá-los a mão. Esse novo mercado que surgiu (o editorial) se tornou cada vez mais importante no contexto cultural do Ocidente. Em relação ao mercado editorial, assinale a alternativa que está incorreta.
O impacto do novo mercado editorial se deu principalmente por possibilitar o acesso a informações, algo que não ocorria anteriormente.
Não bastava apenas ter o livro físico, mas também era necessário que houvesse uma quantidade de consumidores aptos a sua leitura.
As editoras que surgiram nesse período foram se consolidando como as intermediárias entre os autores dos livros e os leitores.
O processo de impressão através da prensa de tipos móveis permitiu que houvesse mais títulos disponíveis aos leitores da época.
O erro na primeira alternativa encontra-se em seu final, "algo que não ocorria anteriormente". O acesso às informações não necessariamente depende de sua modalidade escrita, e a oralidade era (e ainda é) uma forma importante de comunicação. Assim, estaria errado dizer que não havia acesso às informações antes da prensa de Gutenberg. A segunda alternativa está correta devido ao fato de a produção precisar de uma audiência. De que adianta ter um livro se não há público para ler? A terceira alternativa está correta ao afirmar que as editoras assumiram o papel de intermediárias entre os autores dos livros e os leitores. A quarta alternativa relaciona a introdução da tecnologia da prensa de tipos móveis com a maior oferta de títulos, o que está correto, pois permitiu a produção mais rápida e menos onerosa.
3
O Conceito de Cultura da Convergência propõe que vivemos um cenário em que as velhas e novas mídias colidem, se cruzam no dia a dia das pessoas por meio da conexão entre múltiplas plataformas. É correto afirmar que:
As mídias tradicionais não têm mais espaço dentro da cultura da convergência.
É possível, hoje, utilizar o conteúdo de meios considerados antigos – TV, rádio, jornal – que podem acessados através de suportes/plataformas diferentes digitais e mobile.
A cultura da convergência resume o fato de podermos utilizar diferentes ferramentas em um mesmo dispositivo.
Os dispositivos móveis não são peça central na cultura da convergência.
A
4
Por que o autor Manuel Castells, fazendo uma alusão ao termo Galáxia de Gutemberg, denomina a era que vivemos hoje de Galáxia da internet formando uma economia em rede que gera novas formas de organização da produção, distribuição e gestão?
O advento da internet criou um novo mundo da comunicação.
A internet possibilita a comunicação de um para um, criando um novo sistema.
A internet não modificou a forma como as pessoas se comunicam.
Porque a internet é um novo meio de comunicação
A Galáxia da internet pode ser comparada em termos de impacto na sociedade a Galáxia de Gutemberg gerando novas formas de organização da produção, distribuição e gestão. Na segunda alternativa, o conceito errado se refere ao fato de a internet possibilitar a comunicação de um para muitos e não de um para um. A terceira alternativa está errada porque é um consenso afirmar que a internet modificou definitivamente a forma como as pessoas se comunicam. A quarta alternativa é sobre o fato de a internet ser um novo meio de comunicação, porém isso não explica a abrangência do conceito de Galáxia de Gutemberg.
5
A cultura participativa – termo cunhado por Henry Jenkins – é um conceito presente em nosso dia a dia que caracteriza o comportamento do consumidor midiático contemporâneo, cada vez mais distante da condição receptor passivo. Qual a alternativa que melhor sintetiza essa afirmação:
Hoje os velhos meios coabitam com os novos dentro de um cenário de cultura da convergência.
A circulação de conteúdos – por meio de diferentes sistemas de mídia – não depende fortemente da participação ativa dos consumidores.
Os consumidores estão aprendendo a utilizar as diferentes tecnologias, ocupando espaços e exigindo o direito de participar da produção do conteúdo.
Qualquer pessoa pode interagir com os outros.
Na cultura participativa as pessoas assumem o papel de protagonistas, gerando conteúdo e auxiliando no processo de circulação das informações em diferentes sistemas de mídia. Na primeira alternativa, a sentença está correta, mas não é associada diretamente ao conceito de cultura da convergência. Já na segunda na alternativa, o correto seria afirmar que a circulação de conteúdos – por meio de diferentes sistemas de mídia – depende fortemente da participação ativa dos consumidores. E na quarta alternativa, o fato de que qualquer pessoa pode interagir com os outros não caracteriza o conceito de cultura participativa.
6
Na década de 1960, início da Guerra Fria, Paul Baran havia sugerido que a melhor forma de um sistema de comunicação resistir a um ataque era essa rede de comunicação se configurar como distribuída. O que significa esse conceito?
A distribuição da rede acontece em todo o mundo.
É a mesma coisa que uma rede descentralizada.
Cada informação produzida por um ponto poderia chegar somente através dele a outros pontos dentro da rede.
Não ter pontos que centralizassem a comunicação.
Ao configurar a rede como distribuída, a ideia é reduzir ao máximo a dependência da comunicação do sistema como um todo a alguns pontos específicos. Na primeira alternativa, a sentença vai contra o conceito de rede distribuída, não pelo mundo todo, mas em pontos específicos. Na segunda alternativa, o erro é que rede descentralizada não é a mesma coisa que rede distribuída, pois na descentralizada não se pode acessar os pontos de todos os lugares. E, finalmente, na terceira alternativa, o erro está em afirmar que cada informação produzida por um ponto poderia chegar somente através dele a outros pontos dentro da rede. Na rede distribuída todos os pontos podem acessar os outros.
7
Que fatores são macroambientais e vêm contribuindo de forma decisiva para a expansão do universo digital e mobile no Brasil?
A popularização dos smartphones e tablets; a disponibilidade do sistema wireless – sem fio e a interação do público brasileiro em redes sociais.
Inflação controlada e dólar em baixa.
Aumento do
número de sites e blogs e expansão do e-mail.
Crescimento da classe média e maior acesso ao wifi.
A primeira alternativa aponta os fatores primordiais que alavancaram a expansão do universo digital e mobile no Brasil. Na segunda alternativa, os dois fatores não são decisivos para expansão do universo digital e mobile no Brasil. Na terceira alternativa, os fatores apontados são consequência e não causas. E na quarta alternativa, o crescimento da classe média e maior acesso ao wifi também não são, em conjunto, fatores decisivos.
8
Por que pode se dizer que a confluência de três indústrias – Telecom, Mídia e Entretenimento (Comunicações) e Tecnologia – vem modificando radicalmente os modelos de negócios em vários segmentos?
São as indústrias preferidas do grande público.
Hoje temos mais aparelhos celulares do que o número de habitantes no Brasil.
Através dela novos negócios surgem mesclando meios antigos a novas formas de acessá-los.
Devido à variedade de programação e conteúdo.
A terceira alternativa mostra como a confluência dessas três indústrias está gerando um leque de novos negócios e oportunidade de negócios, tais como, jornais e emissoras de rádios somente em plataformas digitais. Na segunda alternativa, o fato de termos mais aparelhos celulares do que o número de habitantes no Brasil não vem modificando radicalmente os modelos de negócios em vários segmentos. A primeira alternativa fala sobre a preferência de público, o que não é suficiente para gerar novos modelos de negócios. E a quarta alternativa também não associa o fato de existir variedade de programação e conteúdo ao que fala a questão.
9
Qual é a alternativa que melhor explica o conceito de prosumer?
Os consumidores hoje estão assumindo um duplo papel de "produtores" de conteúdo e ao mesmo tempo “consumidores".
Consumidores estão mais proativos.
Consumidores que utilizam o e-commerce.
Pessoas que só produzem conteúdo para ser consumido na internet.
A primeira alternativa está correta, pois o termo prosumer conceitua um novo consumidor híbrido que, ao mesmo tempo, produz conteúdo e também consome, subvertendo paradigmas antigos do mercado. Na segunda alternativa, o fato de estarem mais proativos não os caracteriza como prosumers. Na terceira alternativa, a utilização do e-commerce não tem relação direta com os prosumers. E na quarta alternativa, os prosumers não apenas produzem o conteúdo como também consomem, por isso está incorreta.
10
Qual dado você não escolheria para demonstrar o crescimento do e-commerce no Brasil?
O Facebook no Brasil possui cerca de 68 milhões de usuários.
O comércio eletrônico brasileiro fechou o primeiro semestre de 2014 com um faturamento de R$ 16,06 bilhões.
Houve um aumento em participação de vendas por dispositivo móvel nos primeiros seis meses deste ano, subindo de 3,8% (junho/2013) para 7% (junho/2014).
No primeiro semestre de 2014, o setor ganhou 5,06 milhões de novos consumidores.
Todas as outras alternativas trazem números diretamente ligados ao e-commerce. O número de usuários do Facebook não quer dizer que os mesmos sejam consumidores pela internet.
1
No modelo tradicional do mercado fonográfico, um ponto extremamente importante era a descoberta de novos artistas que tivessem potencial de fazer sucesso. Para as gravadoras, a identificação dessas potenciais estrelas ainda em sua fase inicial poderia gerar ganhos imensos, especialmente através dos contratos assinados com elas. Uma vez identificados e contratados esses artistas, a gravadora entrava em cena com suporte à divulgação, publicidade, gravação, edição, shows, venda de músicas etc. Caso o artista fizesse sucesso, a gravadora, então, lucrava com a venda de suas músicas ao grande público.
Em relação ao modelo de mercado fonográfico descrito acima, sob a perspectiva do custo do conteúdo, é correto dizer que:
O sucesso de um novo artista não depende diretamente do dinheiro investido pela gravadora para sua divulgação.
A música produzida pelo artista pode ser considerada um conteúdo de alto custo inicial (dados os investimentos da gravadora), mas com baixos custos marginais, já que o custo de cada reprodução da música para os consumidores tem um custo bem inferior ao de produção original da mesma.
Um ponto importante para a rentabilidade da gravadora é a quantidade de shows que o artista realiza ao longo do ano.
Os contratos firmados entre as gravadoras e os artistas não são fundamentais para o modelo de rentabilidade.
A primeira opção é incorreta porque o sucesso de um artista novo era influenciado diretamente pela quantidade de recursos investidos pela gravadora (especialmente em divulgação e publicidade). A terceira opção está correta, mas não sob a perspectiva do custo de conteúdo; embora uma maior quantidade de shows realizados pelo artista tivesse a possibilidade de aumentar as vendas do mesmo, isso não é diretamente relacionado com o custo marginal do conteúdo. A quarta opção é incorreta porque o contrato garantia juridicamente o retorno do investimento realizado no início (custos iniciais) pela gravadora. A segunda opção se mostra a mais adequada, porque representa a realidade dos custos marginais baixos na reprodução de conteúdo.
2
A chamada pirataria de músicas, movimento que teve seu maior destaque na virada do século com serviços como o Napster, permitia que esse conteúdo digital fosse compartilhado entre diversas pessoas sem o pagamento às detentoras dos direitos sobre as músicas. Sob a visão das gravadoras, que alegavam serem prejudicadas com essa prática, é correto dizer que:
A pirataria permitia que mais pessoas conhecessem os artistas, potencialmente aumentando as vendas.
A pirataria fazia com que as gravadoras não obtivessem as receitas diretas necessárias para bancar os altos custos de investimento inicial na produção das músicas.
A legislação de direitos autorais era antiga e necessitava revisão.
Tal prática era benéfica para os artistas, que aumentavam sua popularidade.
A primeira opção é verdadeira, porém não representava a visão das gravadoras. Efetivamente, a segunda opção se revela correta pela perspectiva da pergunta, pois cada cópia não autorizada do conteúdo representava uma receita direta a menos para as gravadoras. As terceiras e quarta opções não representam a perspectiva de reprodução de conteúdo.
3
Analise as afirmações abaixo:
I. O custo de produção de um conteúdo (como um livro ou uma música) é mais alto do que o custo de reprodução do mesmo em meios digitais.
II. Cada cópia digital de um conteúdo não necessariamente reduz a qualidade da mesma.
Assinale abaixo a opção que indica quais afirmações estão corretas:
Ambas estão incorretas.
I está correta, II está incorreta.
I está incorreta, II está correta.
Ambas estão corretas.
Ambas estão corretas. A produção comercial de um conteúdo é tipicamente o custo mais alto sob a perspectiva da Economia Digital, sendo que sua reprodução geralmente apresenta custo marginal próximo a zero. Além disso, cada cópia digital não implica na redução de qualidade do conteúdo original, ou mesmo da cópia.
4
Uma das principais características do mercado de conteúdo digital é que o mesmo pode ser reproduzido sem prejuízo de sua matriz original, com baixo custo marginal. Para os modelos de negócio que operam sob essa lógica, seria correto dizer que:
Há um risco maior envolvido na produção do conteúdo, já que uma boa parcela dos investimentos totais é realizada antes de se ter retorno sobre o mesmo.
O custo marginal baixo é pouco relevante para o modelo de negócios.
Os investimentos na matriz original do conteúdo são pequenos, comparados ao custo marginal subsequente.
A matriz original tem o mesmo custo que suas cópias.
A segunda opção é incorreta porque o custo marginal baixo é extremamente relevante para o modelo de negócios. A terceira opção é incorreta porque o custo marginal subsequente à criação da matriz original de conteúdo é muito mais baixo que o custo para produção do mesmo. A quarta
opção revela-se incorreta porque o custo da matriz original (que representa a produção do conteúdo em si) é muito mais alto que suas cópias – daí o baixo custo marginal.
5
Por que a proteção do conteúdo digital, dentro de um modelo mais tradicional de produção do mesmo, é importante?
Garante a recuperação dos altos investimentos realizados no início para produção.
Evita que pessoas não autorizadas alterem o conteúdo.
Permite que o detentor dos direitos sobre o conteúdo possa abrir mão deles.
Impede que o mesmo seja distribuído sem prejuízo da qualidade.
A segunda opção é incorreta porque não se relaciona diretamente com a lógica de recuperação de investimentos no mesmo. A terceira opção é irrelevante no contexto da pergunta, enquanto a quarta opção não é verdadeira para o conteúdo digital.
6
Assinale a alternativa que representa o conceito de espaço de prateleira ligado à cauda longa:
As lojas físicas possuem espaço para todos os produtos de uma mesma categoria.
Os consumidores conseguem encontrar produtos menos famosos em lojas físicas.
Lojas como a Amazon conseguiram subverter a limitação de espaço de prateleira das lojas físicas ao oferecer uma extensa variedade de produtos à disposição do consumidor.
Um maior espaço de prateleira significa vender maior quantidade dos produtos campeões de venda.
A terceira alternativa está correta, pois o conceito de espaço de prateleira efetivamente tem suas origens no varejo físico tradicional, representando a limitação que o varejista tem para expor produtos. Um maior espaço de prateleira significa, a princípio, maior possibilidade de ter uma melhor variedade de produtos à disposição do consumidor e não somente os campeões de vendas. A primeira alternativa é incorreta, pois as lojas físicas não possuem espaço para todos os produtos de uma mesma categoria, tendo assim, um espaço de prateleira limitado. A segunda alternativa se contrapõe ao conceito de cauda longa, pois as lojas físicas, ao terem espaços de prateleira limitados, acabam oferecendo somente produtos de grandes volumes de venda. A quarta alternativa está incorreta, pois um maior espaço de prateleira não significa vender somente produtos campeões de venda, pois o consumidor terá mais alternativas.
7
A chamada escassez pode ser compreendida como o fenômeno decorrente da existência de demanda por um produto ou serviço no mercado, porém não atendida pela oferta no mesmo. No mercado digital, em relação à escassez, assinale a opção que não indica uma empresa que trabalha primariamente com a lógica de cauda longa.
Amazon
Netflix
Spotify
Volkswagen
Tanto Amazon, Netflix, quanto Spotify são exemplos de empresas que se aproveitam da cauda longa (através da imensa oferta) para angariar consumidores. A Volkswagen representa uma empresa da economia industrial, que ainda é restrita em função do seu produto (carros e caminhões) a uma entrega que privilegia os com maior potencial de venda.
8
Em relação ao chamado espaço de prateleira, analise as afirmativas e indique a opção mais adequada.
1. A informação, enquanto bem de natureza não física, pode ser ofertada ao mercado sem a restrição do espaço de prateleira física.
2. Um produto para o qual a demanda é baixa é menos interessante para o vendedor que um produto com demanda mais alta, quando há restrições físicas de espaço de prateleira.
3. Serviços de filmes online sob demanda (com o Netflix) atendem apenas aos que buscam filmes que possuem baixa demanda, por conseguirem encontrá-los ali, mas não conseguem atender aos que buscam filmes mais famosos.
As opções corretas são:
I e II.
I e III.
II e III.
Todas estão corretas.
A afirmativa I está correta porque a informação é um bem que não depende de espaço físico e pode ter sua reprodução a custo marginal próximo a zero. A afirmativa II está correta porque quando há restrição de espaço físico de prateleira, a opção mais lógica, sob o ponto de vista econômico, é privilegiar os produtos que saem com maior frequência, que terão maior chance de serem vendidos. A afirmativa III está incorreta porque a oferta sob a perspectiva da cauda longa abrange não apenas os produtos de menor demanda, mas também os de maior demanda (a parte inicial à esquerda da cauda). Dessa maneira, esse tipo de oferta potencialmente satisfaz tanto quem busca itens de maior demanda quanto os que buscam itens de menor demanda.
9
Por que o Netflix pode ser classificado como um exemplo de cauda longa?
O custo de espaço em servidor para armazenar filmes é praticamente ilimitado e a restrição de espaço de prateleira, inexistente.
Por que sempre tem os títulos preferidos do público, o que gera uma grande demanda.
O Netflix não oferta filmes sob a perspectiva da cauda longa, pois só abrange filmes de maior demanda.
Por que ele é limitado pelo número de assinantes.
A primeira alternativa é correta, pois o Netflix oferece todos os tipos de filmes ao mesmo tempo, sem restrição de espaço de prateleira, satisfazendo desde aquela pessoa que curte apenas os filmes blockbusters, até a pessoa que curte filmes que outras sabem sequer que existem. A segunda alternativa está incorreta porque o Netflix oferta filmes de grande demanda, bem como os de pequena demanda, configurando uma cauda longa. A terceira alternativa está claramente incorreta, pois o Netflix ao oferecer filmes de baixa demanda é um exemplo de cauda longa. A quarta opção é incorreta, pois o serviço independe do número de assinantes.
10
As limitações tecnológicas e de espaço físico motivaram os modelos de negócio, ao longo dos séculos, a trabalharem com escolhas que maximizassem o potencial de rendimento do espaço alocado para exposição de produtos. Um produto que não era visto diretamente pelo consumidor teria mais dificuldade de ser vendido (mesmo que estivesse em estoque). Sobre essa mudança, possibilitada pela tecnologia, que originou o fenômeno da cauda longa nos negócios, podemos falar que:
Ter vários produtos em estoque nunca é uma vantagem sob a perspectiva do consumidor final.
A existência de sistemas que atuam como prateleiras virtuais possibilitou a extensão do espaço disponível para expor um produto e tornar mais provável sua aquisição pelo consumidor final.
A restrição de espaço de prateleira é algo impossível de ser lidado pela tecnologia.
O espaço no varejo tradicional físico não é uma variável importante.
A segunda alternativa está correta, pois as prateleiras virtuais possibilitaram a oferta de um número extremamente maior de produtos do que os disponíveis em um ambiente físico e assim uma empresa pode almejar conquistar diferentes públicos. Na primeira alternativa é justamente ao contrário: sob a perspectiva do consumidor final sempre é melhor ter diferentes produtos em estoque, pois aumentam suas opções de escolha. A terceira alternativa está incorreta, pois a tecnologia consegue subverter as limitações e restrições de espaço de prateleiras de lojas físicas nas lojas virtuais. A quarta alternativa está incorreta, pois o espaço no varejo tradicional físico é uma variável determinante para a variedade das ofertas.
1
No exemplo inicial do mercado de figurinhas da Copa do Mundo, vimos que um dos pontos mais importantes era justamente a quantidade de pessoas ofertando figurinhas (a oferta) e também de pessoas precisando das mesmas (a demanda). Se você tivesse um amigo que estivesse ainda inseguro em relação a participar dessas comunidades de troca (fossem presenciais ou online), qual das afirmações a seguir não representa um argumento válido (com base no que você estudou aqui) para tentar convencê-lo?
Por meio da troca de figurinhas você poderá recuperar parte do dinheiro que gastou comprando cromos que eram repetidos.
Quanto maior a quantidade de pessoas trocando figurinhas, menor o prejuízo para a empresa que as confecciona.
É possível que outras pessoas tenham as figurinhas que você está precisando, e vice-versa, e isso reduz a quantidade de pacotes que você precisará comprar para completar o álbum.
Você encontrará mais gente que poderá oferecer as figurinhas que você precisa, mais do que simplesmente recorrendo a seus amigos mais próximos.
A primeira opção está correta porque foi gasto dinheiro na compra dos cromos, e os que são repetidos significam dinheiro que foi perdido. Nesse caso, a troca permite que sejam transformados em cromos úteis para completar o álbum. A terceira opção está correta porque traduz a ideia de aumento na quantidade de pessoas disponíveis para troca de figurinhas, assim como no exemplo do quadro, aumentando as possibilidades de sucesso. A quarta opção é exatamente a vantagem de um mercado mais amplo, sendo correta. A segunda opção está errada, pois quanto mais pessoas estiverem trocando figurinhas menos pessoas irão comprar novas figurinhas e assim aumenta o prejuízo da empresa.
2
Imagine que você não tenha o aplicativo de mensagens WhatsApp, e um amigo seu tente convencê-lo a utilizar. Qual dos argumentos a seguir, que poderia ser utilizado pelo seu amigo, está diretamente relacionado à lógica de rede?
"Todos as pessoas da nossa sala estão usando o WhatsApp".
"Não custa nada ter o WhatsApp".
"O WhatsApp foi comprado pelo Facebook, então deve ser algo bom".
"Você vai economizar ao utilizar o WhatsApp".
A primeira opção representa a possibilidade de manutenção de contatos de uma rede dentro do aplicativo, inferindo ao usuário potencial que várias pessoas de seu círculo já estão utilizando, perfazendo um argumento ligado à rede. As outras opções, embora verdadeiras, não são argumentos relacionados diretamente à rede.
3
Ainda sobre as figurinhas, vimos que uma figurinha encalhada poderia ser transformada em outra necessária para completar o álbum por meio de um mercado de trocas. Em termos mais econômicos, poderíamos dizer que, para a pessoa que possui essa figurinha encalhada e tem a possibilidade efetiva de trocar por outra que não tem, essa figurinha repetida é:
Um excedente que não pode ter seu valor recuperado.
A moeda de troca para outro cromo que possuirá utilidade para o usuário.
Dinheiro perdido.
Pouco relevante, porque a única forma de completar o álbum é comprando mais pacotes de figurinhas.
A primeira opção não é verdadeira, pois a figurinha repetida que tem possibilidade de troca se torna valiosa – pois é necessária para outro usuário. Da mesma forma, as terceira e quarta opções são incorretas, porque a existência do mercado de figurinhas é uma maneira de se completar o álbum apenas utilizando cromos que não servem para o usuário em questão – mas que servem para outro.
4
Assinale a alternativa incorreta em relação à oferta e à demanda de um produto no mercado:
Quando um produto oferecido ao mercado tem seu preço elevado, sem haver uma contrapartida de algo que adicione valor percebido, a demanda diminui.
Mercados em que há muitos competidores e oferta de um mesmo produto, as empresas ganham dinheiro baseadas no aumento do valor da oferta.
Se a procura por um determinado produto aumentar e a oferta permanecer a mesma, existe uma tendência de aumento de preços.
A demanda pode ser emulada por ações de marketing, que irão despertar no público-alvo o interesse pelo consumo de determinado produto.
A segunda alternativa está incorreta, pois nos mercados em que há muitos competidores e muita oferta de um mesmo produto as empresas ganham dinheiro no volume de vendas de produtos com baixo preço e não no aumento do valor da oferta. A primeira alternativa está correta, pois sabemos que para conseguir elevar o preço de um produto uma empresa precisa aumentar o valor percebido pelo consumidor, oferecer algo a mais. Caso contrário existirá desinteresse por parte de algumas pessoas, diminuindo assim a demanda. Na terceira alternativa, haverá escassez e consequente aumento de preços, no caso de o mercado aumentar a demanda e a oferta não acompanhar esse aumento. A quarta alternativa assinala um fato comum no mercado que é a geração de interesse para o consumo de um determinado produto através de estímulos realizados com ações de marketing.
5
O custo de cloud computing caiu 50% nos últimos quatro anos. Qual foi o motivo principal que levou a este fato?
Demanda de mercado crescente e aumento do número de data centers.
Demanda de mercado decrescente e aumento do número de data centers.
Empresas de grande porte passaram a aderir ao serviço.
Empresas buscam a redução de custos.
A primeira alternativa está correta, pois reúne os dois principais fatores que impulsionaram o crescimento do setor. Com a demanda de mercado crescente surgiram novos datas centers para atender empresa de todos os portes. A segunda alternativa é incorreta, pois a demanda de mercado não é decrescente e sim crescente. A terceira alternativa não é correta porque o barateamento do cloud computing permitiu que empresas de todos os portes aderissem ao serviço. Já a quarta alternativa também não é correta, pois as empresas não buscam apenas a redução de custos como também eficiência e agilidade, informação que aparece no texto de referência.
6
O que causou a queda de usuários ativos do Friendster, já que era uma rede anterior ao Facebook e que chegou a ter, em seu pico, 115 milhões de usuários?
Interface complexa com o usuário.
Concorrência do Facebook.
Poucos usuários.
A baixa interação entre seus usuários.
A quarta alternativa é a correta, pois uma das principais razões apontadas pelos pesquisadores para o fracasso do serviço foi a falta de interações dos usuários, motivada pela rede pouco representativa das relações sociais efetivas. A primeira alternativa está incorreta, pois em nenhum momento do texto de referência há menção a complexidade da interface, o que não configura um fator de queda de uso do serviço. Já na segunda alternativa, o Facebook ainda era iniciante e apenas uma rede universitária quando o Friendster começou o seu declínio, não podendo creditar ao Facebook o que causou a queda, por isso está incorreta. A terceira alternativa, que menciona poucos usuários está incorreta, pois o Friendster chegou a possuir 115 milhões de usuários.
7
Assinale a alternativa incorreta sobre qual o motivo de as tecnologias de rede – telefones, e-mail, acesso à internet – serem um grande exemplo de externalidade de rede.
Porque o valor de um produto para um usuário depende do número de outros usuários.
Quanto mais gente se junta à rede em um momento inicial, mais interessante se torna a rede para quem está de fora.
Cada novo usuário não aumenta o valor da rede para quem já está nela.
O número de usuários influencia, pois as conexões com aquela rede serão maiores.
A terceira alternativa está incorreta, pois é justamente o contrário: Cada novo usuário aumenta o valor da rede para quem já está nela, pois esse é o conceito primordial de externalidade de rede. A primeira alternativa está correta, pois para as tecnologias de rede o valor de um produto aumenta quanto maior for o número de usuários. Na segunda alternativa temos uma informação correta devido ao fato de o consumidor querer participar da rede com amigos e conhecidos. Na quarta alternativa aparece um princípio básico da externalidade de rede, pois quanto maior o número de usuários, maiores são as oportunidades de conexão, por isso está correta.
8
O valor de se ligar a uma rede depende do número de outras pessoas já conectadas a ela. Essa afirmativa liga-se a que conceito:
Aumento do valor da oferta.
Externalidade de rede positiva.
Externalidade de rede negativa.
Independência do usuário.
A segunda alternativa traz a base da externalidade de rede positiva, que é o valor que uma rede tem para um usuário baseada no número de pessoas já conectadas. A primeira alternativa não tem nenhuma ligação direta com o conceito de externalidade de rede e sim com oferta e demanda de mercado. A terceira alternativa, externalidade de rede negativa, está incorreta, pois é justamente o contrário, o conceito é de externalidade de rede positiva. Na quarta alternativa também temos um erro, pois
a externalidade de rede leva a interdependência dos usuários e não a independência.
9
Ao anunciar o lançamento de um produto muito antes deste ser colocado à disposição do mercado o que as empresas de TI almejam? Assinale a opção incorreta.
Influenciar as expectativas dos consumidores quanto ao tamanho da rede.
Alavancar a escolha por meio da expectativa sobre as decisões de outros consumidores.
Conseguir obter um preço melhor do que a concorrência.
Se valer da decisão do consumidor de adotar um bem cujo efeito de externalidade de rede possa beneficiar seu consumo.
A terceira alternativa está incorreta, pois a decisão de anunciar o lançamento de um produto visa gerar expectativa influenciada pela externalidade de rede e não necessariamente obter um preço maior. A primeira alternativa está correta, pois quanto mais gente utilizar o produto maior a certeza de que ele será um sucesso, o que aumenta a expectativa dos potenciais consumidores. A segunda alternativa está correta porque muitas vezes as pessoas são influenciadas pela decisão de outros consumidores, o que alavanca as suas escolhas. A quarta alternativa está correta, pois ao perceber que um produto vai ter um grande número de usuários, o consumidor pode decidir a compra e assim configurar o efeito da externalidade de rede.
10
Qual foi a principal diferença entre o Friendster e o Facebook que explique o fracasso de um e o sucesso do outro?
No Friendster as conexões eram baseadas nas atividades diárias das pessoas.
O Facebook começou dentro de uma universidade nos EUA.
As interações do Friendster eram sempre com através de laços fortes entre os usuários.
No Facebook as interações foram crescendo dentro do universo social dos usuários.
A quarta alternativa está correta, pois com o passar do tempo, parte das interações do Facebook incluíam fotos, marcação de festas, troca de material de aulas, comentários, dentro de um mesmo universo de interesses, gerando muito mais relevância para os usuários. Na primeira alternativa, o erro está na afirmação de que as conexões eram baseadas nas atividades diárias das pessoas, na verdade, este foi o ponto de fracasso da rede. Já na segunda alternativa, o fato de ter começado dentro de uma universidade não era necessariamente o passaporte para o sucesso do Facebook. Na terceira alternativa é o contrário, os laços não eram fortes e sim fracos, isso um dos motivos de fracasso da rede.
1
Veja o teclado abaixo. Seu modelo é chamado de "AZERTY", e é bastante comum na França.
Dentro da perspectiva de custos de mudança, sobre o teclado AZERTY seria correto dizer que:
Não há razão para os fabricantes de teclado no Brasil não incluírem opções AZERTY em suas ofertas.
A rapidez de digitação em um teclado é algo relativamente fácil de ser mudado, não havendo razão para evitar a mudança para o AZERTY.
Sendo um teclado melhor, basta que ocorra sua introdução no mercado para a rápida adoção do mesmo.
A adoção do teclado AZERTY em um país como o Brasil, acostumado com o QWERTY, seria difícil por envolver custos de mudança percebidos como altos pelo consumidor.
A primeira opção é incorreta, pois a grande razão para não termos teclados AZERTY no Brasil é justamente a existência de um forte padrão (QWERTY) no mercado, ao qual estamos todos acostumados. A segunda opção também é incorreta, pois a rapidez de digitação depende diretamente de se estar acostumado com o teclado ou não. A terceira opção se revela igualmente incorreta porque a simples oferta de um bem no mercado não é garantia de sua introdução, especialmente se esse bem for percebido como de alto custo de mudança pelos usuários – no caso, o teclado.
2
A recente mudança nos padrões de tomadas brasileiras gerou uma grande quantidade de comentários nas mídias sociais, muitos deles críticos ao novo padrão. Argumentava-se, entre outras coisas, que o Brasil seria o único país do mundo a adotar esse novo modelo.
Fonte: <http://goo.gl/LkA9oY>
Ligando esse evento à ideia de custo de mudança, analise as afirmações abaixo:
I. Haverá um custo de mudança para muitos brasileiros, uma vez que a maioria das tomadas nas casas, instaladas antes do novo padrão, estará no padrão antigo e, portanto, incompatíveis com eletrodomésticos comprados já no novo padrão.
II. Eletrodomésticos novos, já no novo padrão, terão que usar adaptadores para que suas tomadas sejam compatíveis com casas cujas entradas de energia são no padrão antigo, perfazendo um custo de mudança.
São corretas as afirmações:
I e II são incorretas.
I é incorreta, II é correta.
I é correta, II é incorreta.
I e II são corretas.
Ambas as afirmações estão corretas, pois evidenciam, de diferentes perspectivas, que haverá um custo na mudança de um padrão (o antigo) para outro (o novo), especialmente para eletrodomésticos que ficarão incompatíveis com as tomadas no modelo antigo.
3
Vimos que a existência de cartuchos remanufaturados para impressoras no mercado representa uma ameaça ao modelo razor and blades, tradicionalmente praticado pelas empresas que fabricam as impressoras. Qual a razão dessa ameaça, sob a perspectiva econômica da empresa fabricante?
Os cartuchos remanufaturados representam um perigo operacional para as impressoras, podendo ocasionar mais gastos com assistência técnica.
Os cartuchos remanufaturados podem ser comprados em praticamente qualquer lugar, aumentando a demanda por cartuchos originais.
Os cartuchos remanufaturados representam uma quebra no modelo razor and blades, já que uma parcela de lucro que era prevista com a venda dos cartuchos originais pelas fabricantes (razão pela qual subsidiaram a impressora) não ocorrerá para elas.
Os cartuchos originais são muito mais sofisticados tecnologicamente que os remanufaturados, e os pigmentos mais densos.
A razão pela qual os cartuchos remanufaturados apresentam uma ameaça econômica para as empresas é justamente pela queda no faturamento com os cartuchos originais, mais caros que os remanufaturados, e que serviriam, dentro do modelo razor and blades, como compensação pelos subsídios dados às impressoras ao consumidor final.
4
Sob a perspectiva do usuário, qual das alternativas a seguir representaria melhor a ideia de custo afundado, pensando em uma situação na qual essa pessoa estaria considerando a mudança de um computador com sistema operacional da Apple para outro, com sistema operacional Windows?
Os gastos com programas de computador compatíveis apenas com Apple.
As fotos tiradas e armazenadas no computador.
O aprendizado de digitação no modelo QWERTY.
Os headphones comprados.
A primeira opção representa o custo afundado para o usuário, já que não poderá levar seus programas para o sistema Windows. As outras alternativas representam características ou produtos que são também compatíveis com outros sistemas operacionais: as fotos podem ser salvas em um disco e transportadas facilmente para outro computador, enquanto o modelo QWERTY se encontra presente em outros sistemas operacionais disponíveis no Brasil, além de a entrada de headphones ser padrão para todos.
5
A mudança de modelos de carro geralmente não implica em grandes transtornos para o usuário. A posição das marchas será a mesma, assim como a posição dos pedais. O volante continuará posicionado ao lado esquerdo (no Brasil), assim como outras características essenciais do veículo permanecerão inalteradas. Assim, sobre essa mudança de carro, seria correto afirmar que:
É uma troca que não implica em grandes custos de mudança, em relação aos hábitos do usuário.
Implica em um novo aprendizado de questões fundamentais para se dirigir o carro.
O custo de mudança é alto porque, sem novos aprendizados na direção, a utilidade do carro ficará comprometida.
Haverá grande custo de mudança porque outras características importantes para o uso do carro poderão ser diferentes.
As alternativas incorretas representam ideias que contradizem diretamente o enunciado (que está correto). As pessoas teriam um custo de mudança baixo, já que
os aspectos fundamentais não mudariam.
6
Sobre a tradicional prática da degustação grátis, observada em muitas lojas e mercados no Brasil, analise as seguintes afirmações:
I. A degustação funciona para levar o consumidor a provar um determinado produto ou serviço sem que o mesmo precise se comprometer financeiramente.
II. A degustação serve como um mecanismo de redução de barreiras percebidas pelo consumidor, ao colocar o preço inicial para se provar um produto ou serviço a custo zero.
Sobre as afirmações acima, pode-se dizer que:
I e II estão incorretas.
I está correta, II está incorreta.
I está incorreta, II está correta.
I e II estão corretas.
As duas afirmações estão corretas. A ausência de comprometimento financeiro é algo importante para se motivar o consumidor a testar determinado produto ou serviço, o qual poderá, eventualmente, decidir que vale a pena realizar a compra do mesmo.
7
Uma das principais vantagens do modelo freemium é permitir que o consumidor teste um determinado serviço a custo zero, obtendo dele uma funcionalidade suficiente para que a utilidade do mesmo seja praticamente plena. Isso difere do modelo shareware, comum em alguns softwares, nos quais a funcionalidade ou o tempo de uso era severamente restringido. Podemos dizer que uma possível consequência do modelo freemium seria:
O usuário desistir da compra devido às fortes limitações de uso.
O usuário efetivar a compra de um nível superior do serviço, após o teste de uma versão plenamente funcional.
A restrição de funcionalidade afeta seriamente a utilização do serviço.
O modelo freemium não incentiva o usuário a adquirir o serviço após sua utilização.
Uma das principais vantagens do modelo freemium é justamente a redução da barreira de entrada para um produto ou serviço, ao tornar o custo financeiro desse teste zero, enquanto o produto dispõe das funcionalidades básicas necessárias ao seu uso. Dessa maneira, a segunda opção é a que mais representa essa vantagem.
8
Voltemos ao exemplo do Gmail. Quando foi lançado, o Gmail se mostrava como uma proposta bastante diferente dos outros serviços de e-mail existentes no mercado. Das afirmações abaixo, qual não representa uma razão de sucesso do Gmail?
A oferta de um serviço de e-mail a custo zero para o usuário era bastante diferente do que existia no mercado.
A oferta de amplo espaço de armazenamento substancialmente maior que os concorrentes era uma vantagem competitiva para o Gmail.
O custo do Gmail não era uma variável importante para essa equação de decisão de adoção do serviço.
O custo percebido zero, aliado ao espaço de armazenamento, consistia em uma oferta percebida como de baixo risco para o usuário.
Para que o Gmail conseguisse se diferenciar dos outros serviços, bem como acelerar sua adoção, era necessário que tivesse uma vantagem competitiva percebida como bastante significativa pelos usuários. No caso, o custo zero para o usuário tinha o papel de redução do risco percebido e foi fundamental para o sucesso do Gmail.
9
Em relação ao SurveyMonkey, serviço descrito nesta aula, veja novamente seu quadro de planos:
Em relação à vantagem para a empresa de oferecer um plano inicial com boas funcionalidades e gratuito, seria correto dizer que:
Usuários interessados em planos mais robustos normalmente se sentiriam ultrajados com a disponibilização de uma opção gratuita, reduzindo o sucesso da empresa.
A existência de um plano inicial com custo zero (e sem obrigação futura de pagamento) faz com que os usuários possam se acostumar com o serviço, avaliando através do uso o seu valor, potencialmente adotando planos pagos conforme suas necessidades.
As funcionalidades de um plano gratuito devem sempre ser substancialmente inferiores em qualidade do serviço para se valorizar as opções pagas.
O plano gratuito atrai pessoas que dificilmente se converterão em usuários de planos pagos.
A primeira opção é incorreta porque usuários de planos pagos normalmente têm demandas (volume, atendimento etc.) que normalmente justificam sua escolha, não sendo tão importante para questões de comparação a existência de um plano gratuito de entrada. A terceira opção é incorreta porque se a opção gratuita for ruim, provavelmente a experiência do usuário desse plano não será boa, e dificilmente converterá em um plano pago. Por último, a quarta opção é incorreta porque a própria lógica da experimentação do modelo freemium é desenhada para uma eventual conversão de usuários para planos pagos através da degustação da qualidade do serviço.
10
Em relação ao chamado custo percebido do erro, avalie as afirmações abaixo:
1. Ter de pagar para avaliar inicialmente a qualidade de um serviço pode afastar potenciais usuários.
2. Em um modelo freemium, há mais liberdade para se testar um serviço sem o comprometimento psicológico ou financeiro.
3. A avaliação de um serviço freemium necessariamente será prejudicada pelo fato de o primeiro contato ser a custo percebido zero pelo usuário.
I está correta, II e III incorretas.
I e II estão corretas, III incorreta.
I e III estão corretas, II incorreta.
Todas estão corretas.
A afirmação III encontra-se incorreta porque não necessariamente a existência de uma entrada a custo percebido zero será um fator determinante para a qualidade da percepção quando o usuário optar por pagar por um plano.
1
Com a ajuda de avanços tecnológicos, as redes sociais têm se expandido, gerando novas possibilidades de comunicação. As redes sociais são capazes de:
Modificar profundamente o modo como interagimos com a sociedade, permitindo novas formas de socialização.
Oferecer um ambiente virtual sem objetivos comerciais, visando interação interpessoal e criação de laços pessoais.
Aumentar as possibilidades de nos relacionarmos virtualmente, garantindo a separação entre os espaços físico e virtual.
Substituir as principais formas de comunicação dos séculos passados, tornadas obsoletas no século XXI.
Nas redes sociais criamos uma identidade virtual e nos relacionamos através dela, inclusive com pessoas com quem não temos contato face a face. A segunda alternativa está errada porque existem objetivos comerciais. A terceira alternativa está errada porque os espaços físico e virtual se influenciam mutuamente. A quarta alternativa está errada porque mesmo com as novas tecnologias, as formas de comunicação mais antigas não se tornaram obsoletas.
2
A possibilidade de acesso à internet no Brasil tem crescido rapidamente, o que dá às redes sociais grandes oportunidades no país. Atualmente, os brasileiros:
Gastam, em média, mais da metade do seu tempo online utilizando redes sociais.
Gastam mais tempo em redes sociais do que a média global e do que as médias da América Latina, da África, da Europa, da América do Norte e da Ásia.
Acessam as redes sociais dos computadores de casa, já que, devido aos preços altos dos smartphones e tablets no Brasil, esses aparelhos ainda não se popularizaram.
Têm cada vez mais conexão à internet, mas espera-se que a porcentagem de internautas interessados em participar de redes sociais seja reduzida, cedendo espaço a outras atividades virtuais.
De acordo com a ComScore, a média de minutos por visita em sites de redes sociais no Brasil é maior do que em cada região do mundo. A primeira alternativa está errada porque não é mais da metade, é bem menos. A terceira alternativa está errada porque os dispositivos móveis já se popularizaram. A quarta alternativa está errada porque espera-se que a porcentagem aumente.
3
Na Web 1.0, as pessoas consumiam passivamente o conteúdo de sites. Na Web 2.0, considera-se que os usuários têm o poder de interagir com a internet, transformando-a e sendo transformados. Já na Web 3.0, os usuários:
Trazem parte do mundo virtual para seus computadores pessoais através do download criando, assim, seu próprio espaço.
Usam redes sociais para apresentar suas vidas a outras pessoas através do upload, publicando fotos e vídeos.
Vivem sempre conectados através de uma
personalidade virtual que constroem, em vez de simplesmente entrar e sair da internet.
São produtores de conteúdo virtual, como em blogs, fóruns, ou sites para upload de fotos, vídeos e música.
Na Web 3.0 acontece uma verdadeira imersão no mundo virtual e uma recriação de nós mesmos: um avatar através do qual interagimos online. Parte de nós está sempre conectada, mesmo quando não estamos usando o computador. A primeira alternativa está errada porque a Web 3.0 é definida pela conexão constante, e não pelo que as pessoas tiram da internet. A segunda alternativa está errada porque essa característica já era válida para a Web 2.0. A quarta alternativa está errada porque produzir conteúdo também já era uma característica existente antes da Web 3.0.
4
O termo Whuffie foi criado por Cory Doctorow, um escritor canadense, e atualmente é considerado sinônimo de capital social. O Whuffie é baseado:
Na economia virtual, sendo uma moeda virtual como o bitcoin, usado para compras online ou convertido em dinheiro.
Nas interações sociais virtuais dos internautas, sendo uma representação de reputação e valor social.
Na produção virtual, refletindo o valor social das pessoas calculado através do conteúdo publicado.
Na presença virtual das pessoas, sendo medido através da quantidade de redes sociais e outros sites de que elas participam.
Os principais sites que calculam o Whuffie tentam medir a reputação ou popularidade de um usuário através de sua interação em redes sociais, utilizando, por exemplo, likes e retweets. A primeira alternativa está errada porque o Whuffie não é uma moeda virtual como o bitcoin. A terceira alternativa está errada porque esse valor se calcula através de outras coisas, como é explicado acima. A quarta alternativa está errada porque esse valor se calcula através de outras coisas, como é explicado acima.
5
Laços fortes e fracos indicam o nível de afinidade que usuários têm uns pelos outros no ambiente virtual. Um laço forte representa:
Grandes amizades também fora da internet, que se mantêm dentro das redes sociais.
Afinidade com pessoas com quem passamos mais tempo nos comunicando enquanto usamos redes sociais.
Um privilégio de algumas categorias de contatos, por exemplo, famílias e amigos íntimos, em oposição a outros grupos, como colegas de trabalho.
Um relacionamento virtual entre usuários que interagem intensamente, através de likes e comentários, por exemplo, e não apenas de trocas de mensagens.
O Facebook usa o conceito de laços fortes para determinar quais usuários aparecem na página principal. O algoritmo usado para medir a força dos laços considera atividades que indicam que um usuário gosta do que o outro compartilha, como likes e comentários. A primeira alternativa está errada porque esses laços não significam necessariamente grandes amizades fora da internet. A segunda alternativa está errada porque o tempo de comunicação não é a única variável usava para definir se os laços são fortes. A terceira alternativa está errada porque não existe esse tipo de limite baseado em categoria.
6
O Facebook pertence ao grupo de redes sociais de networking. No Brasil, mais de 50 milhões de pessoas acessam a plataforma todos os dias. O Facebook:
Tem se mantido a rede social mais popular do Brasil, com crescimento estável e maior do que o das outras redes sociais nos últimos anos.
É acessado através de dispositivos móveis por uma pequena parte da população, pois essa tendência ainda não se intensificou no Brasil.
É acessado pela grande maioria dos brasileiros que têm conexão com a internet.
Permite o compartilhamento de ideias, fotos, vídeos e links, garantindo privacidade para qualquer informação publicada.
Em 2014, de 107 milhões de pessoas com acesso à internet, 89 milhões acessavam o Facebook todo mês. A primeira alternativa está errada porque o crescimento não é maior do que o do Twitter, por exemplo. A segunda alternativa está errada porque o Facebook é muito frequentemente acessado por dispositivos móveis. A quarta alternativa está errada porque o Facebook não garante privacidade absoluta.
7
O Twitter pode ser classificado como uma rede social de microblogging, permitindo a seus usuários publicar mensagens de até 140 caracteres. Nessa rede social:
Mesmo usuários não cadastrados podem ler e publicar tweets.
As marcas podem fazer publicidade facilmente, mas para contato direto com clientes, o Twitter não é indicado, pois a maioria dos tweets é de humor.
Os usuários têm que esperar 10 segundos entre um tweet e o próximo, para evitar a sobrecarga do sistema.
Os usuários podem seguir uns aos outros, twitar imagens e vídeos, retwitar publicações de outros usuários e publicar através de SMS.
Os seguidores, ou followers, correspondem aos amigos de outras redes sociais. O Twitter oferece a opção de compartilhar imagens e vídeos, e republicar retwitar outras publicações. O Twitter pode ser utilizado também através de aplicativos em dispositivos móveis ou SMS. A primeira alternativa está errada porque eles podem ler, mas não publicar. A segunda alternativa está errada porque o contato direto com clientes através do Twitter, quando bem administrado, é considerado muito útil. A terceira alternativa está errada porque não existe essa regra de 10 segundos.
8
Ivan é um profissional em busca de emprego, e está pensando em usar uma rede social para obter informações sobre vagas. Porém, ele não conhece bem o mundo das redes sociais e precisa de uma sugestão. Qual dessas redes sociais mais ajudaria Ivan?
Facebook, que por ser a maior de todas, é também a mais utilizada com o intuito de estabelecer relações profissionais.
LinkedIn, que apresenta um foco profissional, permitindo participar de grupos de discussão, obter informações sobre empresas e oferecer ou buscar vagas.
Twitter, que oferece o recurso dos hashtags, possibilitando a busca de informações acerca de empresas através do que os usuários publicam sobre elas.
Google Plus, que tem ênfase nas interações profissionais, e é a mais frequentemente utilizada por empresas para anunciar vagas.
O LinkedIn é puramente profissional, e é a rede social em que a maior parte das pessoas pensa primeiro na hora de buscar informações profissionais. A primeira alternativa está errada porque o Facebook não é a rede social mais utilizada para isso. A terceira alternativa está errada porque o Twitter não tem esse foco, e as buscas no LinkedIn são muito mais direcionadas. A quarta alternativa está errada porque o Google Plus não tem essa ênfase, e também não é mais utilizado por empresas.
9
O Brasil é o terceiro país do mundo com mais usuários do Instagram, superado por Japão e Estados Unidos. Uma das possibilidades oferecidas por essa rede social é:
A divulgação da imagem de produtos, o que permite às marcas se aproximarem dos clientes, interagindo com eles.
A opção de compartilhar fotos de alta resolução, ao contrário de outras redes sociais, como o Facebook.
O compartilhamento de vídeos, principal foco do Instagram, o que o torna o grande concorrente do YouTube.
A criação de comunidades, como no Orkut.
Através do compartilhamento de fotos, as marcas podem mostrar mais seus produtos aos clientes, inclusive como são produzidos, por exemplo. Além disso, as fotos podem ser curtidas e comentadas, e republicadas em outras redes sociais. A segunda alternativa está errada porque não há essa vantagem em relação ao Facebook. A terceira alternativa está errada porque o Instagram não é o grande concorrente do YouTube, e os vídeos só podem ter até 15 segundos, não sendo o seu foco principal. A quarta alternativa está errada porque não existe esse sistema como no Orkut.
10
Em 10 dias, um século de novos vídeos é adicionado ao YouTube. O site é acessado por mais de um bilhão de pessoas todos os meses. Tanta popularidade se deve a muitas razões, como:
O alto nível de liberdade concedido pelo site aos usuários, que fazem upload de vídeos livres de censura.
As propagandas antes do início dos vídeos, que
podem ser puladas após cinco segundos.
A disponibilidade do YouTube em uma grande quantidade de países e idiomas.
O zelo do YouTube pelos direitos autorais do conteúdo publicado.
O YouTube está localizado em 61 países, e disponível em pelo menos 61 idiomas. A primeira alternativa está errada porque o YouTube é conhecido por censurar muito. A segunda alternativa está errada porque as propagandas não atraem os usuários. A quarta alternativa está errada porque os usuários em sua maioria não zelam pelos direitos autorais, e são atraídos inclusive pela possibilidade de assistir a vídeos mesmo ignorando os direitos autorais (mas o YouTube frequentemente bloqueia tais vídeos).
1
Os apps são programas desenvolvidos para dar a dispositivos móveis funções inimagináveis há cerca de uma década atrás. Os celulares deixaram de ser um mero instrumento de comunicação, passando a fornecer inúmeras possibilidades a seus usuários, cabendo a estes selecionar aquelas que mais satisfaçam suas necessidades. De acordo com essa ferramenta e suas diferentes funcionalidades, é correto afirmar que:
Desde seu surgimento, os apps trouxeram consigo utilidades jamais exploradas para dispositivos móveis, principalmente celulares, deixando a cargo dos computadores funções de cunho organizacional, tais como armazenamento de contatos, calendário e criação de pequenos textos.
Os aplicativos móveis possuem as mesmas funções das ferramentas utilizadas em PCs, já que ambos se utilizam de tecnologias semelhantes para propiciar a seus usuários a realização de atividades que facilitem suas tarefas diárias.
Aparelhos e plataformas diferentes requerem aplicativos diferenciados, já que podem existir limitações quanto ao seu uso, sendo necessárias readaptações para seu bom funcionamento.
A criação e a aquisição de apps para dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones vem diminuindo com o passar dos anos, visto que esses aparelhos passaram a ser substituídos por computadores pessoais, devido sua maior capacidade de armazenamento de dados.
A terceira alternativa é a correta, já que a interface e os recursos disponíveis em plataformas diferentes requerem soluções específicas para cada meio. A primeira alternativa é incorreta, pois os celulares possuem agenda para contatos, calendário com agendamento de compromissos e bloco de notas. A segunda alternativa é incorreta, pois os aplicativos móveis e os programas utilizados em PCs são criados a partir de tecnologias diferentes e suas funções e desempenhos variam de acordo com o meio utilizado. A quarta alternativa é incorreta já que o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis vem crescendo com o passar dos anos seu uso vem sendo amplamente disseminado.
2
Sobre a disseminação dos aplicativos móveis e seu alcance por usuários de diferentes localidades, analise as afirmações abaixo:
I. A interatividade entre usuários é ferramenta imprescindível para a viralização de apps e conteúdos de interesse geral.
II. Ferramentas como “Indique a um Amigo” são de grande valia para as empresas detentoras dos aplicativos móveis, que se utilizam desses dados para obter novos assinantes e assim ampliar sua rede de alcance.
Somente I é correta.
Somente II é correta.
Ambas são corretas e a II justifica a I.
Ambas são corretas e a I não justifica a II.
Ambas as afirmações estão corretas, pois apresentam a interatividade entre usuários de aplicativos móveis como importante ferramenta para sua propagação, através de ferramentas existentes nesses próprios apps.
3
A grande vantagem de adquirir aplicativos para dispositivos móveis, qualquer ele que seja, é:
Possuir toda a sua interface já instalada no aparelho, sem necessidade de percorrer longos caminhos para encontrar o que deseja.
Armazenar o maior número de apps possíveis, pois nunca se sabe quando irá precisar de serviços diferenciados.
Adquirir um serviço isento de atualizações e/ou modificações.
Indicar para amigos os últimos apps lançados até o momento.
A primeira alternativa é a resposta correta, já que uma vez instalado em um dispositivo, o aplicativo torna mais rápido e fácil o acesso ao serviço desejado, otimizando tempo e gastos desnecessários. A segunda alternativa é incorreta, pois os aplicativos devem ser adquiridos respeitando as reais necessidades de cada usuário. A terceira alternativa é incorreta, pois os aplicativos são constantemente atualizados para seu melhor desempenho. A quarta alternativa é incorreta, pois um aplicativo novo não é necessariamente bom.
4
São diversas as utilidades que os apps oferecem a seus usuários, que, em muitos casos, buscam adquiri-los de acordo com necessidades carentes de um maior suporte. Pode-se afirmar que um aplicativo móvel é relevante para seus usuários quando:
É capaz de substituir todos os apps já existentes, independentemente de sua função.
Otimiza tempo e esforços de seus usuários para realizar determinada atividade.
Tem um bom design e uma alta resolução de imagem.
É gratuito.
A resposta correta é a segunda alternativa, já que uma das principais utilidades dos aplicativos para dispositivos móveis é suprir demandas carentes de seus usuários, facilitando suas atividades diárias. A primeira alternativa é incorreta, pois não existe um único aplicativo que possa substituir todas as ferramentas oferecidas por diferentes apps. A terceira alternativa é incorreta, pois não adianta o app ter apenas boa informação visual. A quarta alternativa é incorreta, pois o parâmetro preço é insuficiente para avaliar a relevância de um aplicativo.
5
Os usuários de soluções móveis buscam atender quatro necessidades principais dos usuários desses meios: serviços, informações, comunicação e entretenimento. Com isso, ao se elaborar um app, independente de sua função, deve-se:
Oferecer o que o usuário quer receber.
Oferecer o que a empresa deseja que o usuário receba.
Oferecer serviços de todos os gêneros.
Oferecer serviços específicos, sem abertura para mudanças.
A resposta correta é a primeira alternativa, já que o usuário está cada vez mais seletivo naquilo que deseja consumir, podendo descartar facilmente aplicativos que não lhe tenham utilidade. A segunda alternativa é incorreta, pois quem deve ditar o conteúdo abordado nos apps são seus usuários, que buscam diferentes utilidades ao adquirir aplicativos específicos. A terceira alternativa é incorreta, pois os apps são criados com fins específicos, sendo inviável atender serviços não interligados ou sem importância para seus usuários. A quarta alternativa é incorreta, pois os aplicativos para dispositivos móveis sofrem constantes reajustes, a fim de corrigir pequenos erros que possam existir nos mesmos ou até mesmo melhorar funcionalidades já existentes.
6
É sabida que a utilização de aplicativos móveis por usuários com as mais diversas necessidades vem se tornando uma atividade recorrente no cotidiano da maioria das pessoas. Mesmo aquelas que os julgam desnecessários acabam utilizando determinados apps em algum momento do seu dia, muitas vezes de forma inconsciente. Dessa forma, um bom aplicativo deve ser construído se pensando em:
Atender todos os públicos, independentemente de suas carências e seus desejos.
Descartar a possibilidade de concorrentes e limitações existentes em diferentes dispositivos.
Criar um sistema capaz de unir capital disponível, ideias viáveis, concretização e manutenção dessas ideias.
Reunir um grande número de profissionais para sua elaboração, a fim de que diferentes ideias e opiniões resultem em um recurso com diferentes funcionalidades.
A resposta correta é a terceira alternativa, já que não adianta possuir somente boas ideias e/ou somente verba para executá-las. É preciso que as etapas do processo de construção de um app estejam em harmonia para se ter um aplicativo com maiores chances de prospecção. A primeira alternativa é incorreta, pois uma das primeiras etapas da criação de um aplicativo é a delimitação de seu(s) público(s)-alvo. A segunda alternativa
é incorreta, pois é importante analisar a concorrência e o que esta já produziu para não inserir apenas mais um aplicativo no mercado, sem relevância e/ou utilidade. Também é importante estudar os recursos disponíveis e as limitações existentes em diferentes plataformas. A quarta alternativa é incorreta, pois uma equipe numerosa e com diferentes ideias deve buscar uni-las de forma a criar algo com unidade e com funcionalidade específica.
7
A criação de um app para dispositivos móveis é uma tarefa que engloba diversas etapas, dentre as quais o desenvolvimento de um protótipo se mostra de fundamental importância para que o aplicativo funcione de forma efetiva. Sobre os protótipos de apps e sua função, é correto o que se afirma em:
Os protótipos constituem as versões finalizadas de apps, com defeitos corrigidos e interface pronta para uso.
Os protótipos servem para testar o desempenho de um aplicativo, assim como detectar possíveis falhas que possam vir a surgir durante o seu uso.
Os protótipos representam a ideia inicial do app, representado em papel e sem interface definida.
Os protótipos, ao serem finalizados, impossibilitam alterações no seu sistema de cores, assim como o deslocamento de ícones e botões.
A resposta correta é a segunda alternativa, já que a principal função de um protótipo é saber se a ideia reproduzida funciona de forma efetiva, permitindo o reparo de erros ou melhoramento de funcionalidades do app. A primeira alternativa é incorreta, pois os protótipos são versões de teste dos aplicativos ainda não finalizados. A terceira alternativa é incorreta, pois o protótipo de um aplicativo é representado na tela do dispositivo que será utilizado, permitindo que o usuário teste seu desempenho e seus recursos disponíveis. A quarta alternativa é incorreta, pois os protótipos podem ser alterados para que o aplicativo funcione de forma dinâmica e eficaz.
8
A venda e a distribuição de aplicativos ocorre quando o mesmo já foi testado por diferentes usuários, tendo suas imperfeições reparadas e sua interface definida. Sobre a aquisição de apps para dispositivos móveis, deve-se buscá-los em:
Lojas físicas especializadas em informática e equipamentos eletrônicos.
Estabelecimentos comerciais que atuem física e virtualmente.
Sites de empresas que vendam planos e chips para celular.
Lojas online, de acordo com cada sistema operacional, como App Store (Apple) e Play Store (Android).
A resposta correta é a quarta alternativa, já que a maioria dos aplicativos são disponibilizados em lojas online específicas para cada sistema operacional, podendo sofrer alterações entre diferentes sistemas. As primeira e segunda alternativas são incorretas, pois não se adquire apps para dispositivos móveis em lojas físicas de eletrônicos e produtos de informática. A terceira alternativa é incorreta, pois os aplicativos não dependem de planos e operadoras de celular, mas sim de seu sistema operacional.
9
Ao se lançar um app no mercado, é necessário levar em conta seu tempo de sobrevivência e a necessidade de manutenção de suas funções. Para isso, programadores não podem abandonar o projeto quando este é posto à venda, sendo necessária constante supervisão de seu desempenho. A partir disso, analise as afirmações abaixo:
I. O ciclo de vida médio de um app é de 3 meses. Após esse período, é necessário criar um novo sistema com diferentes utilidades.
II. Diversos aplicativos são criados para atender demandas diferenciadas de usuários de diferentes sistemas operacionais, cabendo a eles selecionar os apps que melhor atendem suas carências.
III. Manter um aplicativo ativo é, na maioria dos casos, mais custoso do que produzir um novo, já que são necessários mais profissionais para atualizar seus dados que para criar um novo programa.
I e II são corretas.
II e III são corretas.
Somente II é correta.
Somente III é correta.
A resposta correta é a terceira alternativa, já que somente a afirmação II é verdadeira, pois os aplicativos são criados levando em conta o sistema que irão ser rodados. A afirmação I é incorreta, pois um app pode ser reformulado mantendo sua ideia inicial, somente corrigindo imperfeições existentes. A afirmação III é incorreta, pois, na maioria dos casos, o processo de manutenção de um app vai ficando mais barato ao longo do tempo.
10
Os prazos estipulados para a elaboração de um app podem ser diversificados, dependendo do número de pessoas contratadas para realizar o trabalho e da verba disponível para a sua produção. Dessa forma, é correto afirmar que:
Quanto maior a urgência para a entrega do trabalho, maior deverá ser a equipe de produção e, consequentemente, os custos serão maiores.
Quanto maior a urgência para a entrega do trabalho, menor deverá ser a equipe de produção e, consequentemente, os custos serão menores.
Quanto maior urgência para a entrega do trabalho, maior deverá ser a equipe de produção e, consequentemente, os custos serão menores.
Quanto maior a urgência para a entrega do trabalho, menor deverá ser a equipe de produção e, consequentemente, os custos serão maiores.
A resposta correta é a primeira alternativa, já que somente ela apresenta a relação custo x produção de forma coerente, visto que, com um prazo menor para a elaboração do aplicativo, um número maior de profissionais deverá ser contratado e, consequentemente, a verba disponível para tanto deverá ser maior do que se houvesse mais tempo para sua execução.
1
Diversos foram os fatores que colaboraram para a ascensão dos negócios digitais, hoje, responsáveis por grande parte do faturamento de diversas empresas no Brasil e no mundo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente alguns dos acontecimentos que alavancaram esse formato de negócios:
Popularização da internet, aumento do número de smartphones e barateamento da tecnologia.
Expansão das redes Wi-Fi e 4G, disseminação de produtos Apple e surgimento de tablets.
Diminuição das taxas de desemprego, substituição dos computadores por smartphones e internet 4G.
Aumento da taxa de natalidade, crescimento econômico e aumento do salário mínimo.
A resposta correta é a primeira alternativa, já que apresenta de forma correta alguns dos fatores responsáveis pela ascensão dos negócios digitais. As outras alternativas são incorretas, pois apresentam aspectos que não estão diretamente relacionados com o crescimento dos negócios da internet.
2
Novas empresas e planos de negócios inovadores surgem todos os dias em diversas partes do planeta, devido ao incentivo cada vez maior à pesquisa, à investigação e ao desenvolvimento de propostas ainda não exploradas pelos negócios atuantes no mercado: ______________________________________.
Sobre o conceito de startup, assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado:
a) Muitos desses novos empreendimentos apostam em oportunidades ainda não visadas ou exploradas pelas demais organizações, o que resulta em um cenário de extrema incerteza sobre os resultados que serão obtidos com o novo negócio.
Muitos desses novos empreendimentos surgem para competir com empresas que trabalham com produtos/serviços semelhantes, o que resulta em um cenário de extrema concorrência por preços, vantagens e oportunidades.
Muitos desses novos empreendimentos adentram o mercado como companhias fictícias, no intuito de ocultar pessoas que cometem ações delituosas e para iludir o fisco, o que resulta em um cenário marcado por sonegação de impostos e práticas ilícitas.
Muitos desses novos empreendimentos buscam aliar-se a empresas maiores para, assim, conseguir uma posição de destaque no mercado em um curto intervalo de tempo, o que resulta em um cenário marcado pela dependência e pela subordinação do novo negócio em relação a empresa de maior destaque.
A resposta correta é a primeira alternativa, já que o termo startup foi concebido para caracterizar empresas novas com projetos inovadores, as quais ofertam produtos/serviços em um cenário incerto, marcado pela novidade e pela aposta de uma ideia
pouco ou ainda não explorada. A segunda alternativa é incorreta, pois o termo não se refere a empresas que competem trabalhando com produtos/serviços de categorias equivalentes. A terceira alternativa é incorreta, pois o termo correto para caracterizá-la seria “empresa fantasma”. A quarta alternativa é incorreta por não representar corretamente o termo exposto no enunciado da questão.
3
São pessoas responsáveis por custear os gastos financeiros da empresa, muitas vezes profissionais bem-sucedidos, que buscam investir em negócios que julguem promissores. Também podem contribuir com suas experiências e conhecimentos de negócios trabalhados anteriormente, de forma a evitar possíveis erros e direcionar esforços para fins lucrativos. O profissional caracterizado é conhecido como:
Investidor monetário.
Investidor anjo.
Diretor Financeiro.
Contabilista.
A resposta correta é a segunda alternativa, já que ela representa o profissional responsável por bancar os custos de iniciais do novo empreendimento, podendo também atuar como conselheiro e participando das decisões tomadas pelos gestores da empresa. As outras alternativas são incorretas, por não se enquadrarem no perfil de profissional apresentado no enunciado da questão.
4
Ter o próprio negócio é o sonho de grande parte dos brasileiros, que buscam, através de uma fonte de renda maior e mais segura, garantir seu sustento e de suas famílias em um empreendimento que possa ser repassado para gerações vindouras. Contudo, começar a planejar uma nova empresa, por menor e mais simples que seja, não requer somente boas ideias, mas uma verba inicial para tornar concreto aquilo que está representado no papel. Para isso, pessoas bem-sucedidas e instituições que buscam lucros em longo prazo apostam em ideias inovadoras, que fogem do comum, é o que se chama Capital Semente (ou Green Field). A respeito desse tipo de investimento, analise as afirmações abaixo:
I. É um tipo de investimento simples de ser obtido, sendo necessária somente uma pessoa responsável para gerir a empresa, além da exposição de um plano de negócios geral do empreendimento.
II. É um tipo de investimento que busca abarcar empresas de cunho tecnológico, já que estas costumam ter maiores chances de prospecção, pois se utilizam de pesquisas e estudos aprofundados para comprovar a eficácia de seus planos e metas.
III. É um tipo de investimento feito logo no início do novo negócio, que também irá acompanhá-lo durante os primeiros resultados obtidos após sua introdução no mercado.
I e II são corretas.
II e III são corretas.
Somente II é correta.
Somente III é correta.
A resposta correta é a segunda alternativa, já que as afirmações II e III são verdadeiras, pois representam corretamente características do Capital Semente, um investimento feito na fase inicial do novo negócio, realizado por instituições de grande representatividade, que buscam investir em empresas inovadoras e de base tecnológica. A afirmação I é incorreta, pois o processo para se conseguir esse tipo de investimento envolve diversas etapas de seleção de projetos das mais variadas categorias.
5
Quando não se possui verba disponível para a abertura ou manutenção de determinado negócio, uma das saídas mais procuradas é a busca por fundos de investimento, cuja função primordial é a realização de um investimento financeiro visando determinado objetivo ou retorno esperado. A respeito dos diferentes fundos de investimento, relacione as colunas corretamente:
I. Capital Semente (ou Green Field).
II. Venture Capital.
III. Private Equity.
( ) Investimento realizado em empresas devidamente inseridas no cenário comercial. É realizado com o intuito de expandi-la e torná-la mais notória.
( ) Investimento em empresas já consolidadas no mercado que buscam dar-lhe um impulso financeiro.
( ) Investimento que ajuda o empresário a se inserir no mercado de forma segura e com maiores chances de prospecção.
I, II, III.
II, I, III.
I, III, II.
II, III, I.
A resposta correta é a quarta alternativa, já que a ordem correta das afirmações é “II-III-I’, pois o investimento realizado em empresas que buscam expandir seus negócios é batizado de “Venture Capital”, o investimento realizado em empresas já consolidadas no mercado chama-se “Private Equity” e o investimento em empresas em fase de inserção no mercado é conhecido por “Capital Semente (ou Green Field).
6
Existem diferentes formas de avaliar produtos/serviços, dentre as quais a mais usual é ir até seu ponto de venda e testá-lo presencialmente. E quando as compras são feitas pela internet? Como avaliar se determinada mercadoria irá corresponder a suas expectativas? A opinião de e-consumidores sobre itens já adquiridos pela rede é uma das formas mais buscadas por usuários que também pretendem realizar compras online. Muitas vezes disponibilizadas em diferentes redes sociais, as qualificações podem ser acessadas por todos que navegam na internet. A respeito dessa integração do e-commerce com as mídias sociais, assinale a alternativa que apresenta o termo correto para designar a presente fusão:
Instagram.
E-commerce.
Social Commerce.
Web Shoppers.
A resposta correta é a terceira alternativa, já que representa o termo apropriado para designar o compartilhamento e a recomendação, ou não, de produtos e serviços adquiridos pela internet. A primeira alternativa é incorreta, pois o Instagram é uma rede social. A segunda alternativa é incorreta, pois o termo E-commerce é utilizado para designar operações comerciais realizadas na internet. A quarta alternativa é incorreta, pois Web Shoppers é um relatório que analisa o desenvolvimento do comércio eletrônico.
7
O comércio eletrônico é um mercado de grande ascensão não só no Brasil, mas em diversos países de todo o mundo. Muitas empresas físicas também vêm buscando atuar na internet, se forma a aumentar seus lucros e, consequentemente, obter novos potenciais consumidores. Acerca dos diferentes modelos de comércio eletrônico, relacione as colunas corretamente:
1. Business to business.
2. Business to consumer.
3. Consumer to business.
4. Business to employee.
5. Consumer to consumer.
( ) Disponibilização de bens e serviços de uma empresa para seus funcionários.
( ) Comércio eletrônico entre empresas.
( ) Venda direta entre consumidores.
( ) Comércio eletrônico com venda direta para o consumidor final.
( ) Consumidores disponibilizando serviços para as empresas.
IV, I, V, II, III.
V, III, I, II, IV.
I, III, II, V, IV.
III, IV, I, V, II.
A resposta correta é a primeira alternativa, já que representa correlação dos termos expostos com seus respectivos usos e significados. As outras alternativas são incorretas por não relacionarem corretamente os modelos de comércio eletrônico e sua significação.
8
As compras pela internet já representam, hoje, a maior parte do faturamento de diversas empresas atuantes na plataforma digital. Muitos gêneros de produtos são vendidos na rede, em muitos casos com melhores preços e condições de pagamento que em algumas lojas físicas. A respeito das transações comerciais feitas pela Internet, assinale a alternativa correta:
O e-commerce é realizado por empresas que trabalham, exclusivamente, na internet, não possuindo unidades físicas ou estabelecimentos fora da rede.
A compra de produtos pela internet é perigosa e arriscada, pois não é possível avaliar se uma empresa é confiável ou se seus produtos são de qualidade.
O e-commerce vem se tornando uma alternativa aos grandes shopping centers, já que possibilita ao consumidor o contato com vários tipos de mercadoria em um curto intervalo de tempo.
A compra de produtos pela internet vem diminuindo consideravelmente desde o início do século, devido a crise financeira e ao aumento do dólar, que aumentaram os valores de vários produtos vendidos na plataforma digital.
A resposta correta é a terceira alternativa, já que o E-commerce vem tendo cada vez mais aceitação de consumidores, antes temerosos por adquirir mercadorias vendidas na internet,

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando