Buscar

Propriedades de Rochas e Fluidos em Reservatórios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De que forma a porosidade das rochas é afetada pela: o granulométrica da matriz pela textura dos grãos e pelo grado de solução dos mesmos?
Que critérios são usados para classificar um reservatório de hidrocarbonetos em Reservatório de gás ou Reservatório de óleo?
Na engenharia de reservatórios a permeabilidade depende das propriedades da rocha e dos fluidos: Permeabilidade absoluta, efetiva e relativa. Escreva as expressões que traduzem essas permeabilidades.
A permeabilidade absoluta é uma propriedade do meio poroso e, conseqüentemente, invariável com o fluido que o satura.
A permeabilidade efetiva é a capacidade de transmissão de um desses fluidos quando dois ou mais fluidos saturam o meio poroso.
A permeabilidade relativa é o quociente entre a permeabilidade efetiva e a permeabilidade absoluta (k) do meio, ou seja, Por exemplo, em um meio poroso saturado com gás, óleo e água, as suas permeabilidades efetivas são denominadas, respectivamente, kg, ko e kw, enquanto as suas permeabilidades relativas são representadas pelos símbolos krg, kro e krw.
*A permeabilidade de um meio poroso é uma medida de sua capacidade de se deixar atravessar por fluidos. É uma medida da condutividade de fluidos de um material. Por analogia com condutores elétricos, a permeabilidade representa o inverso da resistência que o material oferece ao fluxo de fluidos.
A porosidade é medida por métodos indiretos e também diretamente a partir do testemunho. Quais são esses métodos indiretos que calculam as porosidades?
Perfilagem do poço ou análise de testes de pressão.O método mais comum, no entanto, é o que usa pequenas amostras da rocha-reservatório. Na medição da porosidade em laboratório é necessária a determinação de somente dois de três parâmetros básicos: volume total, volume de poros e volume de sólidos.
Descreva sucintamente as características com mecanismo de influxo de agua de um reservatório de petróleo.
As formulas abaixo expressam a permeabilidade do fluido no reservatório. Separe as propriedades dos fluidos das propriedades das rochas.
Relacione porosidade com argilosidade nos reservatórios clásticos.
A porosidade em reservatórios clásticos diminuem aumentando a argilosidade.
O volume da argila Vsh presente numa rocha clástica é determinada por diversos perfis geofísicos de poços. Qual a importância de se determinar esse volume?
A partir dos dados constantes na figura abaixo determinar as propriedades dos fluidos.
Quando se expressa a saturação de um reservatório como sendo: Sw 30% So 65% e Sg 5%. Que significa esses valores?
As necessidades da indústria do petróleo colaboraram para a criação do sistema de unidades Petrobras. Quais as peculiaridades desse sistema?
Escolha um dos reservatórios de gás natural e o caracterize no diagrama de fases P vs T, indicando sua posição no diagrama e as posições que chega no separador.
Escolha um dos tipos de mecanismos de produção presentes nos reservatórios de petróleo e explique seu funcionamento. Pode fazer uso de desenhos para ilustrar a sua resposta.
Das propriedades físicas da rocha reservatório, escolha uma delas e descreva suas principais características, sua expressão matemática se for o caso, suas variações,tipos de formas a serem medidos no laboratório e no campo.
A porosidade mede a capacidade da rocha de armazenas fluidos em seus poros e se expressa relacionando o volume dos poros e volume total da rocha. Ø=Vp/Vt
As formulas abaixo usam-se para o calculo da permeabilidade. Identifique cada um dos termos dessas formulas.
V:velocidade;K:permeabilidade; µ: viscosidade; P1:Pressão 1; P2: pressão 2; L: comprimento; A: área; Q:vazão.
A porosidade de um arenito (rocha sedimentar) é função de vários fatores que interveem na quantificação dessa propriedade. Quais são esses fatores?
A porosidade dos arenitos pode ser de dois tipos: intergranular e por fraturas. A porosidade intergranular é decorrente do espaço vazio remanescente depois que a porosidade inicial foi reduzida pela cimentação. A porosidade inicial depende principalmente do grau de seleção dos grãos de areia. Se estes forem moderadamente arredondados e aproximadamente de mesmo tamanho, formarão agregados com porosidade variando de 35% a 40%. Se as dimensões das partículas forem muito variadas, a porosidade será pequena, pois os grãos menores preencherão parcialmente os interstícios existentes entre os grãos maiores. Neste caso as porosidades serão de 30% ou menores. Como regra geral, a cimentação e as irregularidades de grãos diminuem o valor da porosidade inicial de valores entre 30 e 40% para valores entre 10 e 20%.
Na engenharia de reservatórios somente a porosidade efetiva tem maior interesse que a porosidade absoluta. Como se define essa porosidade efetiva?
É a relação entre os espaços vazios interconectados de uma rocha e o volume total da mesma. A porosidade efetiva é o valor que se deseja quantificar, pois representa o espaço ocupado por fluidos que podem ser deslocados do meio poroso.
*Porosidade absoluta: É a relação entre o volume total de vazios de uma rocha e o volume total da mesma.
A porosidade de uma rocha pode ser secundaria ou primaria. O que se entende por cada uma delas?
Porosidade primária É aquela que se desenvolveu durante a deposição do material sedimentar. Exemplos de porosidade primária ou original são a porosidade intergranular dos arenitos e as porosidades intercristalina e oolítica de alguns calcários.
Porosidade secundária: É aquela resultante de alguns processos geológicos subsequentes à conversão dos sedimentos em rochas. Exemplos de porosidade secundária ou induzida são dados pelo desenvolvimento de fraturas, como as encontradas em arenitos, folhelhos e calcários, e pelas cavidades devidas à dissolução de parte da rocha, comumente encontradas em calcários.
A porosidade de uma rocha sedimentar clástica é função de vários fatores que intervem na qualidade dessa propriedade. Quais são esses fatores?
Porosidade secundária de uma rocha sedimentar clástica. Exemplifique.
Qual é o principio de funcionamento de um permeamento?
Em termos de unidade de permeabilidade que valores se atribuem a uma rocha reservatório com excelente permeabilidade e outra com baixíssima permeabilidade?
Excelente permeabilidade: k>1D
Baixíssima permeabilidade: 0l<k<1 mD
No diagrama de fases PVT responda os pontos de interrogação que constam na figura.
 
1: curva de bolha; 2: ponto crítico; 3: curva de orvalho; 4: fase liquida; 5: fase gasosa.
No diagrama de fases do sistema binário que consta na figura, que representam os pontos C e D situados no envelope de fases.
Os pontos C e D estão dentro do envelope de fases.
O ponto C é um material com mais liquido do que gás, ou seja, na qual, a pressão e temperatura do fluido tem uma concentração maior de liquido do que gás.
O ponto D que está na mesma temperatura que C, representa uma pressão menor.Em relação a sua concentração, o ponto D apresenta maior concentração de gás do que de óleo.
Tanto o ponto C e D apresentam gás e óleo e estão com a menor temperatura.
A figura representa um tipo de reservatório de hidrocarbonetos. Identifique o tipo desse reservatório. Justifique.
Diagrama de fases de gás seco.
O poço A produz um reservatório com pressão estática de 200kgf/cm2 uma vazão de 300m3/d e com uma pressão de fundo em fluxo de 170kgf/cm2.
O poço B produz do mesmo reservatório , com a mesma pressão estática, porem com vazão 500m3/d e pressão de fundo em fluxo de 150kgf/cm2.
Qual poço possui maior índice de produtividade?
A= P1: 200 > ΔP= 30 B=P1: 200 > ΔP=50
 P2: 100 P2: 150
Q= 300/30=10 Q= 500/50=10
Os dois tem o mesmo índice de produtividade.

Outros materiais