Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA PARASITOLOGIA

Prévia do material em texto

UNINASSAU
FARMÁCIA
PARASITOLOGIA
KARLA RAISA CARDOSO RIBEIRO
LIVIA BANDEIRA
DAVID ALMEIDA SAMPAIO
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
PORTO SEGURO
25/05/2019
Com base na reportagem acima, descreva os fatores que favorecem que a doença de Chagas seja considerada um problema de saúde pública. Defina doenças negligenciadas e ressalte os impactos socioeconômicos que estas causam no nosso país. Aborde a problemática do tratamento e controle da doença de Chagas. Fale sobre a importância da realização de medidas preventivas para esta doença.
A doença de Chagas pode ser considerada um problema de saúde publica, pois, afeta entre 6 e 7 milhões de pessoas, matando mais de 12.500 por ano, também conhecida como Tripanossomíase Americana, é uma doença parasitaria negligenciada. A Doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que parasita o sangue e os tecidos de pessoas e animais. 
As doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda. Essas enfermidades também apresentam indicadores inaceitáveis e investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e em seu controle.
As doenças negligenciadas ainda são um dos grandes impasses para o desenvolvimento dos países subdesenvolvidos e daqueles com renda média, como o Brasil. A cooperação entre algumas entidades filantrópicas e algumas parcerias públicas privadas têm ajudado a minimizar as conseqüências dessas doenças, porém ainda se mostram ineficazes devido ao grande impacto que as DN exercem nos países com altas prevalências e incidências delas. A prevenção, tratamento, controle ou a eliminação dessas doenças é de extrema importância por dois aspectos: o ético e o econômico. O campo ético corresponde à premissa de ser de direito humano fundamental o acesso à saúde. Na esfera econômica está a possibilidade da liberação do potencial econômico dos países afligidos pelas DN, visto a possibilidade de novos investimentos no turismo, ecoturismo, agricultura e mineração ecologicamente correta.
Referencias bibliográficas: 
WWW.google.com.br/doencasnegligenciadas
Livro texto

Continue navegando