Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE PARASITOLOGIA

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE PARASITOLOGIA
INSTITUIÇÃO: UNAMA
ALUNA: LAISE GOMES DOS REIS
MATRICULA: 26160507
CURSO: FARMÁCIA
 DOENÇA DE CHAGAS
E UMA DOENÇA CAUSADA PELO PROTOZOARIO PARASITA TRYPANOSOMA CRUZ QUE É TRANSMITIDO AO HOMEM PELO TRIATOMINEO INFECTADO (BARBEIRO). AS FORMAS HABITUAIS DE TRANSMISSÃO DA DOENÇA PARA O HOMEM SÃO VETORIAL TRANSFUCIONAL, TRANSPLANCENTARIO E VIA ORAL.
A REGIÃO ORIGINALMENTE DE RISCO PARA A TRANSMISSÃO VETORIAL, QUE INCLUI OS ESTADOS DE ALAGOAS, BAHIA, CEARA, DISTRITO FEDERAL, GOIAS, MINAS GERAIS E OUTROS ESTADOS.
OS FATORES QUE FAVORECEM QUE A DOENÇA DE CHAGAS SEJA CONSIDERADA UM PROBLEMA DE SAUDE PUBLICA. 
UM DOS PRINCIPAIS FATORES QUE FAVORECE E JUSTAMENTE Á AUSENCIA DE VACINAS OU DISPONIBILIDADES DE TRATAMENTO ESPECIFICOS EM GRANDE ESCALA, A PRINCIPAL, E A ESTRATEGIA DE CONTROLE DA DOENÇA TEM SIDO A PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO COM FOCO NA ELIMINAÇÃO DO HOSPEDEIRO INVERTREBRADO E NO CONTROLE DA TRANSMISSÃO SANGUENEA E TRANSPLANTES DE ORGÃOS.
AS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS SÃO UM GRUPO DE DOENÇAS INFECCIOSAS ENDÊMICAS E SÃO CAUSADAS POR VIRUS, BACTERIAS, E PROTOZOARIOS. EM REGIÃOES TROPICAIS ESPECIALMENTE ENTRE AS POPULAÇÕES POBRES DE BAIXA RENDA ESPECIALMENTE AS POPULAÇÕES POBRE DA ÁFRICA, ASÍA, AMERICA LATINA EXEMPLOS DE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS DENGUE, DOENÇA DE CHAGAS, ESQUITOSSOMOSE, HANSENIASE, MALARIA, TUBERCULOSE E OUTRAS. 
E OS ASPECTOS SOCIOECONOMICOS QUE ESTAS DOENÇAS CAUSAM EM NOSSO PAIS, AMBAS DEMANDASALTAS DE INVESTIMENTO QUE CONSTITUI IMPACTO ECONOMICO SIGNIFICATIVO ESPECIALMENTE NOS PAISE EM DESENVOLVIMENTO QUE DEFINE-SE TANTO EM PREVENÇÃO E O CONTROLE DAS DOENÇAS INFECCIOSA NA MORTALIDADE DA POPULAÇÃO.
É O CONTROLE DA DOENÇA DE CHAGAS ESTÁ LIGADA A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DAS PESSOAS E CAMPONESES, BEM COMO Á MODIFICAÇÃO DO HÁBITO SECULAR COM A DESTRUIÇÃO DA FAUNA E DA FLORA E TAMBÉM A MELHORIA DA HABITAÇÃO E CONDIÇÕES DE HIGIENE E LIMPEZA, O COMBATEAO TRIATOMINCO POR MEIO DE INSETICIDAS E OUTROS MÉTODOS AUXILIARES E NO COMBATE BIOLOGICO.
AS MEDIDAS PREVENTIVAS E O TRATAMENTO PARA ESTAS DOENÇAS SÃO CONHECIDAS, MAS NÃO SÃO DISPONIVEL UNIVERSALMENTE NAS AREAS MAIS POBRES DO MUNDO EM ALGUNS CASOS OS TRATAMENTOS SÃO BARATOS NA MINHA OPINIÃO O DESCASO DA POLITICA PUBLICA, E DO GOVERNO TAMBÉM E BASTANTE GRANDE EM RELAÇÃO AS PESSOAS AFETADAS PARA GARANTIR UMA POLITICA DE SAÚDE PARA ATENDER COM QUALIDADE SEM FALTAR OS TRATAMENTOS ADQUADOS. E TAMBÉM A CONSIENTIZAÇÃO DA PROPRIA POPULAÇÃO E FUNDAMENTAL PARA AJUDAR COM O SANEAMENTO BÁSICO NA SUA PROPRIA RESIDÊNCIA COM LIMPEZA ADQUADA DE SUAS RESIDENCIAS, JOGANDO LIXO NO LIXO E COM CERTEZA EVITARIA BASTANTE OS INSETOS TRANSMISSORES DE DOENÇAS.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
WWW.DIVE.SC.GOV.BR/CONTEUDO/ZZNOSE/ CAPACITAÇÃO/ CHAGAS
HTTP://WWW.SCIELO.BR/PDF/RSP/V440123.PDF
GUIA DE ESTUDO DO ALUNA DE PARASITOLOGIA
SANTAREM 30/04/2019

Continue navegando

Outros materiais