Logo Passei Direto
Buscar

Prática 2 Território, cultura e representação

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia a passagem de texto a seguir: “Como a Geografia Tradicional deixava a desejar em teorias elaboradas, a chamada Nova Geografia, com o intuito de suprir as necessidades contemporâneas capitalistas, estimulou, após a Segunda Guerra Mundial, a produção de teorias relacionadas com as características da distribuição e arranjos espaciais dos fenômenos”.
Considerando os conteúdos estudados nas aulas e no livro-base Território, Cultura e Representação, assinale a alternativa que apresenta os temas que marcaram os trabalhos dos geógrafos na perspectiva da Nova Geografia, nos anos de 1960 e 1970:
A O aumento da população mundial e o aumento das áreas agrícolas no espaço geográfico mundial.
B A pobreza na África e os motivos causadores da fome nas colônias de exploração americanas.
C O fator locacional de indústrias e a hierarquização urbana e suas redes.
D A expansão do comunismo na Europa Ocidental e a industrialização da China.
E O aumento das áreas urbanas e o excessivo progresso do êxodo rural.

Considere o seguinte extrato de texto: “A religiosidade foi considerada até recentemente, sobretudo, como uma expressão da vida e da moral privadas e, portanto, parte da dimensão da subjetividade (escolha pessoal/fé)”.
Levando em consideração esse aspecto da origem das religiões e do conteúdo apresentado no livro-base Território, Cultura e Representação, qual das opções a seguir apresenta o termo em latim e o significado da palavra religião?
A Religiese que significa ligação com o sagrado.
B Religium que se refere ao elemento sagrado de origem latina.
C Regulum que está associado às regras impostas pelas doutrinas religiosas.
D Relatium que significa relativo ao divino.
E Re-ligare que significa religar com o divino ou divindade.

Atente para o seguinte fragmento de texto: “Na vertente renovadora intitulada Geografia Crítica, [...] o espaço é reconhecido como um resultado da produção. A natureza é vista como modificada pela ação do trabalho do homem. As ações humanas não podem ser vistas como comandadas pelas diferenciações naturais dos espaços, segundo a visão determinista que sempre prevalecera nas concepções geográficas”.
Tendo em vista os conteúdos apresentados nas aulas e no livro-base Território, Cultura e Representação, assinale a alternativa que apresenta os fatores que impulsionaram o advento da Geografia Crítica:
A A necessidade das demandas capitalistas em explorar os recursos naturais abundantemente disponíveis dos territórios da América Latina e no continente africano.
B O rápido desenvolvimento do capitalismo, principalmente, nos centros urbanos da Europa e dos Estados Unidos evidenciou a urgência de abordar questões sociais, como a pobreza, a fome e as injustiças sociais.
C A urgência imposta pela crescente demanda de conhecimento científicos, de intensificar a exploração das nações consideradas subdesenvolvidas, devido ao fim do colonialismo e à expansão das multinacionais.
D A supremacia do Reino Unido em relação aos demais países do globo no período após a Segunda Guerra Mundial e a evidência da interdependência entre as nações.
E A importância das descrições detalhadas dos fenômenos da superfície terrestre, ressaltando tanto os aspectos físicos quanto os aspectos humanos presentes em cada localidade.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Nas enciclopédias originárias dos monastérios encontrava-se uma seção geográfica, ou melhor, cosmográfica. Desde a descrição da criação do mundo e a distribuição da humanidade na sua superfície, na parte cosmográfica estavam reunidas as informações sobre os fenômenos do tempo e do clima, das plantas, dos animais, das pedras preciosas”.
De acordo com a leitura do livro-base da disciplina Território, Cultura e Representação, qual das alternativas abaixo revela a forma como ocorria o desenvolvimento da Geografia durante a Idade Média? Assinale a alternativa correta:
A Com a Revolução Industrial, período no qual houve raras inovações no campo das técnicas.
B Por meio dos ideais da Geografia Marxista, que criticava o papel da ciência e sua interferência na religião.
C Por meio das cosmografias, fortemente influenciadas pela religião católica.
D A geografia quantitativa predominou durante esse período, e novos modelos matemáticos surgiram para auxiliar a análise do espaço geográfico.
E Por meio dos ideais iluministas, muito populares durante a Idade Média.

Leia o fragmento de texto a seguir: “O conceito de lugar na Geografia tomou inúmeras interpretações, tendo sempre a necessidade de adjetivá-lo, a saber: lugar da existência, da coexistência, da copresença, da solidariedade, do acontecer solidário, da dimensão do espaço cotidiano, do singular e do subjetivo”.
Tendo em vista os conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação. Sobre o conceito de lugar, assinale a alternativa correta:
A Os indivíduos ou grupos estabelecem laços de identidade com o espaço, isso é resultante das atividades rotineiras ligadas tanto à vida tradicional como às ideias modernas.
B Os indivíduos ou grupos, embora, habitem um determinado espaço, mesmo com o tempo, não são estabelecem com ele vínculo que envolvam a subjetividade.
C Os indivíduos ou grupos ao se estabelecerem num determinado lugar criam laços de identidade, o que resultam em domínio amplo do ambiente por meio de relações de poder.
D Os indivíduos ou grupos ao manifestarem relações afetivas por um lugar passam a ter suas atitudes e sentimentos determinados pelas características físicas desse lugar.
E Os indivíduos ou grupos concebem o lugar apenas como um referencial de escala locacional para a distribuição dos fenômenos físicos e humanos sobre a superfície terrestre.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Na atualidade o debate em torno do território, assim outros conceitos correlatos – como territorialidade e territorialização – assume importância imprescindível para a geografia. Tal importância exige que o conceito seja (re) visitado constantemente frente aos processos de reordenamento do espaço geográfico mundial em suas múltiplas dimensões”.
Considerando o conceito de territorialidade sob a luz dos conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, analise as afirmacoes a seguir:
I. A territorialidade, além de incorporar uma dimensão estritamente política, diz respeito também às relações econômicas e culturais.
II. A territorialidade está intimamente ligada ao modo como as pessoas utilizam a terra, como se organizam no espaço e dão significado ao lugar.
III. Como componente de poder, a territorialidade não é apenas um meio para manter a ordem, mas uma estratégia para criar e manter a grande parte do contexto geográfico.
IV. A territorialidade seria definida como as diversas formas de apropriação do território.
V. Um aspecto fundamental da territorialidade humana é que ela tem uma única expressão, o que produz um leque de território limitado.
A I, III e IV
B I, III e V.
C III, IV e V.
D I, II e III e V
E I, II, III e IV.

Considere a seguinte citação: “A superfície da Terra é o teatro privilegiado [...] de toda reflexão científica, o que desautoriza a colocação de seu estudo como especificidade de uma só disciplina. Esta definição do objeto apoia-se no próprio significado etimológico do termo Geografia – descrição da Terra. Assim, caberia ao estudo geográfico descrever todos os fenômenos manifestados na superfície do planeta [...]”.
Tendo em vista os conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, qual das alternativas abaixo diz respeito à abordagem da Geografia, enquanto ciência que estuda a diferenciação das áreas?
A Geografia Cultural e Humanista.
B Geografia Moderna.
C Geografia Crítica.
D Geografia Tradicional.
E Geografia Teórica Quantitativa.

Leia o excerto de texto a seguir: “Os críticos alegavam que a Nova Geografia e o seu neopositivismo cientificista se colocava a serviço da ideologia capitalista. Seu fraco embasamento teórico deixava a Geografia neutra como ciência crítica que deveria ser. Seu limitado instrumento estatístico era ineficaz ao estudo socioeconômico e às explicações históricas dos fenômenos”.
Considerando os conteúdos das aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, assinale a alternativa que diz respeito à área de aplicação na qual a nova geografia foi reforçada nas ultimas três décadas?
A Geografia da atividade industrial.
B Geografia da população.
C Geografia da Atividade Rural.
D Gestão do espaço urbano.
E Sistemas de informações geográficas.

Considere a seguinte citação: ‘Para Charles Darwin, a origem da religião não era segredo. ‘Assim que os importantes traços cognitivos relacionados à imaginação, questionamentos e curiosidade juntam-se ao poder do raciocínio, o homem passa a desejar a conhecer as razões dos fenômenos que o cercam, especulando vagamente sobre sua própria existência [...]’, escreveu Darwin [...]”.
A citação de Darwin refere-se à formação das crenças religiosas de um povo. A partir do conteúdo apresentado no livro-base Território, Cultura e Representação, quais são os aspectos que dão origem às tradições religiosas e que são pontuados pelos autores do livro-base?
A Aspectos demográfico, locacional, geográfico e sociológico.
B Aspectos histórico, geográfico, social, cultural e psicológico.
C Aspectos comercial, social, psicológico e afetivo.
D Aspectos filosófico, transpessoal, étnico e psicológico.
E Aspectos histórico, geográfico, cultural e econômico.

a que diz respeito à área de aplicação na qual a nova geografia foi reforçada nas ultimas três décadas?
A Geografia da atividade industrial.
B Geografia da população.
C Geografia da Atividade Rural.
D Gestão do espaço urbano.
E Sistemas de informações geográficas.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Na atualidade o debate em torno do território, assim outros conceitos correlatos – como territorialidade e territorialização – assume importância imprescindível para a geografia.
Considerando o conceito de territorialidade sob a luz dos conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, analise as afirmacoes a seguir:
I. A territorialidade, além de incorporar uma dimensão estritamente política, diz respeito também às relações econômicas e culturais.
II. A territorialidade está intimamente ligada ao modo como as pessoas utilizam a terra, como se organizam no espaço e dão significado ao lugar.
III. Como componente de poder, a territorialidade não é apenas um meio para manter a ordem, mas uma estratégia para criar e manter a grande parte do contexto geográfico.
IV. A territorialidade seria definida como as diversas formas de apropriação do território.
V. Um aspecto fundamental da territorialidade humana é que ela tem uma única expressão, o que produz um leque de território limitado.
A I, III e IV
B I, III e V.
C III, IV e V.
D I, II e III e V
E I, II, III e IV.

Leia o fragmento de texto a seguir: a que diz respeito à área de aplicação na qual a nova geografia foi reforçada nas ultimas três décadas?
Assinale a alternativa correta:
A Geografia da atividade industrial.
B Geografia da população.
C Geografia da Atividade Rural.
D Gestão do espaço urbano.
E Sistemas de informações geográficas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia a passagem de texto a seguir: “Como a Geografia Tradicional deixava a desejar em teorias elaboradas, a chamada Nova Geografia, com o intuito de suprir as necessidades contemporâneas capitalistas, estimulou, após a Segunda Guerra Mundial, a produção de teorias relacionadas com as características da distribuição e arranjos espaciais dos fenômenos”.
Considerando os conteúdos estudados nas aulas e no livro-base Território, Cultura e Representação, assinale a alternativa que apresenta os temas que marcaram os trabalhos dos geógrafos na perspectiva da Nova Geografia, nos anos de 1960 e 1970:
A O aumento da população mundial e o aumento das áreas agrícolas no espaço geográfico mundial.
B A pobreza na África e os motivos causadores da fome nas colônias de exploração americanas.
C O fator locacional de indústrias e a hierarquização urbana e suas redes.
D A expansão do comunismo na Europa Ocidental e a industrialização da China.
E O aumento das áreas urbanas e o excessivo progresso do êxodo rural.

Considere o seguinte extrato de texto: “A religiosidade foi considerada até recentemente, sobretudo, como uma expressão da vida e da moral privadas e, portanto, parte da dimensão da subjetividade (escolha pessoal/fé)”.
Levando em consideração esse aspecto da origem das religiões e do conteúdo apresentado no livro-base Território, Cultura e Representação, qual das opções a seguir apresenta o termo em latim e o significado da palavra religião?
A Religiese que significa ligação com o sagrado.
B Religium que se refere ao elemento sagrado de origem latina.
C Regulum que está associado às regras impostas pelas doutrinas religiosas.
D Relatium que significa relativo ao divino.
E Re-ligare que significa religar com o divino ou divindade.

Atente para o seguinte fragmento de texto: “Na vertente renovadora intitulada Geografia Crítica, [...] o espaço é reconhecido como um resultado da produção. A natureza é vista como modificada pela ação do trabalho do homem. As ações humanas não podem ser vistas como comandadas pelas diferenciações naturais dos espaços, segundo a visão determinista que sempre prevalecera nas concepções geográficas”.
Tendo em vista os conteúdos apresentados nas aulas e no livro-base Território, Cultura e Representação, assinale a alternativa que apresenta os fatores que impulsionaram o advento da Geografia Crítica:
A A necessidade das demandas capitalistas em explorar os recursos naturais abundantemente disponíveis dos territórios da América Latina e no continente africano.
B O rápido desenvolvimento do capitalismo, principalmente, nos centros urbanos da Europa e dos Estados Unidos evidenciou a urgência de abordar questões sociais, como a pobreza, a fome e as injustiças sociais.
C A urgência imposta pela crescente demanda de conhecimento científicos, de intensificar a exploração das nações consideradas subdesenvolvidas, devido ao fim do colonialismo e à expansão das multinacionais.
D A supremacia do Reino Unido em relação aos demais países do globo no período após a Segunda Guerra Mundial e a evidência da interdependência entre as nações.
E A importância das descrições detalhadas dos fenômenos da superfície terrestre, ressaltando tanto os aspectos físicos quanto os aspectos humanos presentes em cada localidade.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Nas enciclopédias originárias dos monastérios encontrava-se uma seção geográfica, ou melhor, cosmográfica. Desde a descrição da criação do mundo e a distribuição da humanidade na sua superfície, na parte cosmográfica estavam reunidas as informações sobre os fenômenos do tempo e do clima, das plantas, dos animais, das pedras preciosas”.
De acordo com a leitura do livro-base da disciplina Território, Cultura e Representação, qual das alternativas abaixo revela a forma como ocorria o desenvolvimento da Geografia durante a Idade Média? Assinale a alternativa correta:
A Com a Revolução Industrial, período no qual houve raras inovações no campo das técnicas.
B Por meio dos ideais da Geografia Marxista, que criticava o papel da ciência e sua interferência na religião.
C Por meio das cosmografias, fortemente influenciadas pela religião católica.
D A geografia quantitativa predominou durante esse período, e novos modelos matemáticos surgiram para auxiliar a análise do espaço geográfico.
E Por meio dos ideais iluministas, muito populares durante a Idade Média.

Leia o fragmento de texto a seguir: “O conceito de lugar na Geografia tomou inúmeras interpretações, tendo sempre a necessidade de adjetivá-lo, a saber: lugar da existência, da coexistência, da copresença, da solidariedade, do acontecer solidário, da dimensão do espaço cotidiano, do singular e do subjetivo”.
Tendo em vista os conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação. Sobre o conceito de lugar, assinale a alternativa correta:
A Os indivíduos ou grupos estabelecem laços de identidade com o espaço, isso é resultante das atividades rotineiras ligadas tanto à vida tradicional como às ideias modernas.
B Os indivíduos ou grupos, embora, habitem um determinado espaço, mesmo com o tempo, não são estabelecem com ele vínculo que envolvam a subjetividade.
C Os indivíduos ou grupos ao se estabelecerem num determinado lugar criam laços de identidade, o que resultam em domínio amplo do ambiente por meio de relações de poder.
D Os indivíduos ou grupos ao manifestarem relações afetivas por um lugar passam a ter suas atitudes e sentimentos determinados pelas características físicas desse lugar.
E Os indivíduos ou grupos concebem o lugar apenas como um referencial de escala locacional para a distribuição dos fenômenos físicos e humanos sobre a superfície terrestre.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Na atualidade o debate em torno do território, assim outros conceitos correlatos – como territorialidade e territorialização – assume importância imprescindível para a geografia. Tal importância exige que o conceito seja (re) visitado constantemente frente aos processos de reordenamento do espaço geográfico mundial em suas múltiplas dimensões”.
Considerando o conceito de territorialidade sob a luz dos conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, analise as afirmacoes a seguir:
I. A territorialidade, além de incorporar uma dimensão estritamente política, diz respeito também às relações econômicas e culturais.
II. A territorialidade está intimamente ligada ao modo como as pessoas utilizam a terra, como se organizam no espaço e dão significado ao lugar.
III. Como componente de poder, a territorialidade não é apenas um meio para manter a ordem, mas uma estratégia para criar e manter a grande parte do contexto geográfico.
IV. A territorialidade seria definida como as diversas formas de apropriação do território.
V. Um aspecto fundamental da territorialidade humana é que ela tem uma única expressão, o que produz um leque de território limitado.
A I, III e IV
B I, III e V.
C III, IV e V.
D I, II e III e V
E I, II, III e IV.

Considere a seguinte citação: “A superfície da Terra é o teatro privilegiado [...] de toda reflexão científica, o que desautoriza a colocação de seu estudo como especificidade de uma só disciplina. Esta definição do objeto apoia-se no próprio significado etimológico do termo Geografia – descrição da Terra. Assim, caberia ao estudo geográfico descrever todos os fenômenos manifestados na superfície do planeta [...]”.
Tendo em vista os conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, qual das alternativas abaixo diz respeito à abordagem da Geografia, enquanto ciência que estuda a diferenciação das áreas?
A Geografia Cultural e Humanista.
B Geografia Moderna.
C Geografia Crítica.
D Geografia Tradicional.
E Geografia Teórica Quantitativa.

Leia o excerto de texto a seguir: “Os críticos alegavam que a Nova Geografia e o seu neopositivismo cientificista se colocava a serviço da ideologia capitalista. Seu fraco embasamento teórico deixava a Geografia neutra como ciência crítica que deveria ser. Seu limitado instrumento estatístico era ineficaz ao estudo socioeconômico e às explicações históricas dos fenômenos”.
Considerando os conteúdos das aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, assinale a alternativa que diz respeito à área de aplicação na qual a nova geografia foi reforçada nas ultimas três décadas?
A Geografia da atividade industrial.
B Geografia da população.
C Geografia da Atividade Rural.
D Gestão do espaço urbano.
E Sistemas de informações geográficas.

Considere a seguinte citação: ‘Para Charles Darwin, a origem da religião não era segredo. ‘Assim que os importantes traços cognitivos relacionados à imaginação, questionamentos e curiosidade juntam-se ao poder do raciocínio, o homem passa a desejar a conhecer as razões dos fenômenos que o cercam, especulando vagamente sobre sua própria existência [...]’, escreveu Darwin [...]”.
A citação de Darwin refere-se à formação das crenças religiosas de um povo. A partir do conteúdo apresentado no livro-base Território, Cultura e Representação, quais são os aspectos que dão origem às tradições religiosas e que são pontuados pelos autores do livro-base?
A Aspectos demográfico, locacional, geográfico e sociológico.
B Aspectos histórico, geográfico, social, cultural e psicológico.
C Aspectos comercial, social, psicológico e afetivo.
D Aspectos filosófico, transpessoal, étnico e psicológico.
E Aspectos histórico, geográfico, cultural e econômico.

a que diz respeito à área de aplicação na qual a nova geografia foi reforçada nas ultimas três décadas?
A Geografia da atividade industrial.
B Geografia da população.
C Geografia da Atividade Rural.
D Gestão do espaço urbano.
E Sistemas de informações geográficas.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Na atualidade o debate em torno do território, assim outros conceitos correlatos – como territorialidade e territorialização – assume importância imprescindível para a geografia.
Considerando o conceito de territorialidade sob a luz dos conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, analise as afirmacoes a seguir:
I. A territorialidade, além de incorporar uma dimensão estritamente política, diz respeito também às relações econômicas e culturais.
II. A territorialidade está intimamente ligada ao modo como as pessoas utilizam a terra, como se organizam no espaço e dão significado ao lugar.
III. Como componente de poder, a territorialidade não é apenas um meio para manter a ordem, mas uma estratégia para criar e manter a grande parte do contexto geográfico.
IV. A territorialidade seria definida como as diversas formas de apropriação do território.
V. Um aspecto fundamental da territorialidade humana é que ela tem uma única expressão, o que produz um leque de território limitado.
A I, III e IV
B I, III e V.
C III, IV e V.
D I, II e III e V
E I, II, III e IV.

Leia o fragmento de texto a seguir: a que diz respeito à área de aplicação na qual a nova geografia foi reforçada nas ultimas três décadas?
Assinale a alternativa correta:
A Geografia da atividade industrial.
B Geografia da população.
C Geografia da Atividade Rural.
D Gestão do espaço urbano.
E Sistemas de informações geográficas.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Território, Cultura e Representação - Eletiva
Leia a passagem de texto a seguir: 
 “Como a Geografia Tradicional deixava a desejar em teorias elaboradas, a chamada Nova Geografia, com o intuito de suprir as necessidades contemporâneas capitalistas, estimulou, após a Segunda Guerra Mundial, a produção de teorias relacionadas com as características da distribuição e arranjos espaciais dos fenômenos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHRISTOFOLETTI, A. As características da nova geografia. In: CHRISTOFOLETTI, A. (Org.) Perspectivas da geografia. São Paulo: DIFEL, 1982. p. 71-101. p. 80. 
Considerando os conteúdos estudados nas aulas e no livro-base Território, Cultura e Representação, assinale a alternativa que apresenta os temas que marcaram os trabalhos dos geógrafos na perspectiva da Nova Geografia, nos anos de 1960 e 1970:
Nota: 10.0
	
	A
	O aumento da população mundial e o aumento das áreas agrícolas no espaço geográfico mundial.
	
	B
	A pobreza na África e os motivos causadores da fome nas colônias de exploração americanas.
	
	C
	O fator locacional de indústrias e a hierarquização urbana e suas redes.
Você acertou!
A alternativa correta é a alternativa (c). Os geógrafos que desenvolveram trabalhos nos anos de 1960 e 1970 com bases em perspectivas neopositivistas mostraram-se obcecados por temas como o fator locacional de indústrias e a hierarquização urbana e suas redes. (p. 44)
	
	D
	A expansão do comunismo na Europa Ocidental e a industrialização da China.
	
	E
	O aumento das áreas urbanas e o excessivo progresso do êxodo rural.
Questão 2/10 - Território, Cultura e Representação - Eletiva
Considere o seguinte extrato de texto: 
“A religiosidade foi considerada até recentemente, sobretudo, como uma expressão da vida e da moral privadas e, portanto, parte da dimensão da subjetividade (escolha pessoal/fé)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922005000300009 >. Acesso em: 30 ago. 2016. 
Ao longo do tempo, com o advento das grandes civilizações, a religiões passaram a ser institucionalizadas. Entretanto, em tempos anteriores às civilizações, eram as lendas e os mitos transmitidos oralmente que tinham a função dar sentido ao inexplicável. Levando em consideração esse aspecto da origem das religiões e do conteúdo apresentado no livro-base Território, Cultura e Representação, qual das opções a seguir apresenta o termo em latim e o significado da palavra religião? 
Assinale a opção correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Religiese que significa ligação com o sagrado.
	
	B
	Religium que se refere ao elemento sagrado de origem latina.
	
	C
	Regulum que está associado às regras impostas pelas doutrinas religiosas.
	
	D
	Relatium que significa relativo ao divino.
	
	E
	Re-ligare que significa religar com o divino ou divindade.
Você acertou!
“Na tentativa de explicar o inexplicável, as pessoas criaram lendas e mitos que foram transmitidos oralmente. Com a acensão das grandes civilizações, as religiões passaram a ser institucionalizadas. Etimologicamente, a palavra religião deriva do latim re-ligare (religar), com o sentido de religar o ser humano com a divindade”. (livro-base Território, Cultura e Representação, p.130)
Questão 3/10 - Território, Cultura e Representação - Eletiva
Atente para o seguinte fragmento de texto: 
“Na vertente renovadora intitulada Geografia Crítica, [...] o espaço é reconhecido como um resultado da produção. A natureza é vista como modificada pela ação do trabalho do homem. As ações humanas não podem ser vistas como comandadas pelas diferenciações naturais dos espaços, segundo a visão determinista que sempre prevalecera nas concepções geográficas”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria Florice Raposo. A Geografia no pensamento filosófico. Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 05, número 10, 2006. p. 35. 
Tendo em vista os conteúdos apresentados nas aulas e no livro-base Território, Cultura e Representação, assinale a alternativa que apresenta os fatores que impulsionaram o advento da Geografia Crítica:
Nota: 10.0
	
	A
	A necessidade das demandas capitalistas em explorar os recursos naturais abundantemente disponíveis dos territórios da América Latina e no continente africano.
	
	B
	O rápido desenvolvimento do capitalismo, principalmente, nos centros urbanos da Europa e dos Estados Unidos evidenciou a urgência de abordar questões sociais, como a pobreza, a fome e as injustiças sociais.
Você acertou!
“Em meio aos avanços tecnológicos e ao rápido desenvolvimento do capitalismo pela Europa e pelos Estados Unidos, questões sociais se tornaram evidentes, como a pobreza, a injustiça, a fome e a marginalização social, principalmente nos centros urbanos.  Elas despertaram a atenção de geógrafos, que se posicionavam criticamente quanto à realidade social e à ordem constituída e propunham uma transformação dessa condição”. (livro-base Território, Cultura e Representação, p. 45)
	
	C
	A urgência imposta pela crescente demanda de conhecimento científicos, de intensificar a exploração das nações consideradas subdesenvolvidas, devido ao fim do colonialismo e à expansão das multinacionais.
	
	D
	A supremacia do Reino Unido em relação aos demais países do globo no período após a Segunda Guerra Mundial e a evidência da interdependência entre as nações.
	
	E
	A importância das descrições detalhadas dos fenômenos da superfície terrestre, ressaltando tanto os aspectos físicos quanto os aspectos humanos presentes em cada localidade.
Questão 4/10 - Território, Cultura e Representação - Eletiva
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Vidal de La Blache propôs que [...] considerássemos dois tipos de paisagem, a natural e a artificial. Argumenta dizendo que, à medida que o homem se defronta com a natureza, há entre os dois uma relação cultural, que é também política, técnica etc. É a marca do homem sobre a natureza”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988. p.24. 
No fragmento de texto anterior, o autor afirma, com base em La Blache, que a alteração da natureza, por parte do homem, faz também surgir outras alterações dentro da sociedade a qual pertence.  Tendo em vista os conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, analise as assertivas a seguir, sobre a relação entre cultura e interação com o meio físico, assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:  
I. ( ) A cultura seria uma resposta dos grupos humanos a determinadas necessidades específicas do meio físico do qual fazer parte.
II. ( ) Para sobreviver no local onde estão inseridas, as pessoas produzem respostas para facilitar a própria sobrevivência na natureza.
III. ( ) Entre os esquimós que vivem no Polo Norte, é possível identificar a maneira como transformaram intensamente o meio físico no qual vivem.
IV. ( ) Os indivíduos agrupam-se para conviver de uma forma mais fácil, pela sobrevivência e resistir às intempéries da natureza.
V. ( ) Os seres humanos interagem com a natureza, em uma relação que permite sua sobrevivência em determinado meio físico. 
Agora, assinale a opção que contém a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – V – F - F
	
	B
	V – V – F – V - V
Você acertou!
Somente a III é FALSA: “Entre os esquimós que vivem no Polo Norte, por exemplo, é possível identificar, nas residências (iglus), nas vestimentas e na alimentação as respostas que encontraram para resistir em um meio extremamente hostil à existência humana”. (livro-base Território, Cultura e Representação,p. 76)
	
	C
	V – F – F – F - V
	
	D
	V – V – V – V - F
	
	E
	F – F – F – V- V
Questão 5/10 - Território, Cultura e Representação - Eletiva
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Nas enciclopédiasoriginárias dos monastérios encontrava-se uma seção geográfica, ou melhor, cosmográfica. Desde a descrição da criação do mundo e a distribuição da humanidade na sua superfície, na parte cosmográfica estavam reunidas as informações sobre os fenômenos do tempo e do clima, das plantas, dos animais, das pedras preciosas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://revistas.ufpr.br/raega/article/view/17914/11691>. Acesso em: 21 set 2016. 
De acordo com a leitura do livro-base da disciplina Território, Cultura e Representação, qual das alternativas abaixo revela a forma como ocorria o desenvolvimento da Geografia durante a Idade Média? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Com a Revolução Industrial, período no qual houve raras inovações no campo das técnicas.
	
	B
	Por meio dos ideais da Geografia Marxista, que criticava o papel da ciência e sua interferência na religião.
	
	C
	Por meio das cosmografias, fortemente influenciadas pela religião católica.
Você acertou!
“Na Idade Média, o conhecimento greco-romano clássico entrou em declínio na Europa e em seu lugar desenvolveram-se cosmografias fortemente influenciadas pela religião católica”. (livro-base Território, Cultura e Representação,  p.20)
	
	D
	A geografia quantitativa predominou durante esse período, e novos modelos matemáticos surgiram para auxiliar a análise do espaço geográfico.
	
	E
	Por meio dos ideais iluministas, muito populares durante a Idade Média.
Questão 6/10 - Território, Cultura e Representação - Eletiva
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O conceito de lugar na Geografia tomou inúmeras interpretações, tendo sempre a necessidade de adjetivá-lo, a saber: lugar da existência, da coexistência, da copresença, da solidariedade, do acontecer solidário, da dimensão do espaço cotidiano, do singular e do subjetivo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/viewFile/16506/9215 >. Acesso em 29 de jul. 2016. 
Tendo em vista os conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação. Sobre o conceito de lugar, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Os indivíduos ou grupos estabelecem laços de identidade com o espaço, isso é resultante das atividades rotineiras ligadas tanto à vida tradicional como às ideias modernas.
Você acertou!
Os indivíduos ou os grupos sempre teceram os laços entre identidade e espaço, como refletidos nas paisagens, que resultam de atividades rotineiras ligadas a um gênero de vida tradicional ou que sejam o resultado voluntário de princípios cosmológicos antigos, ou ainda de ideias modernas de racionalidade”. (livro-base Território, Cultura e Representação, p. 90)
	
	B
	Os indivíduos ou grupos, embora, habitem um determinado espaço, mesmo com o tempo, não são estabelecem com ele vínculo que envolvam a subjetividade.
	
	C
	Os indivíduos ou grupos ao se estabelecerem num determinado lugar criam laços de identidade, o que resultam em domínio amplo do ambiente por meio de relações de poder.
	
	D
	Os indivíduos ou grupos ao manifestarem relações afetivas por um lugar passam a ter suas atitudes e sentimentos determinados pelas características físicas desse lugar.
	
	E
	Os indivíduos ou grupos concebem o lugar apenas como um referencial de escala locacional para a distribuição dos fenômenos físicos e humanos sobre a superfície terrestre.
Questão 7/10 - Território, Cultura e Representação - Eletiva
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Na atualidade o debate em torno do território, assim outros conceitos correlatos – como territorialidade e territorialização – assume importância imprescindível para a geografia. Tal importância exige que o conceito seja (re) visitado constantemente frente aos processos de reordenamento do espaço geográfico mundial em suas múltiplas dimensões”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:< http://www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/19883/14380 >. Acesso em 26 ago. 2016. 
Considerando o conceito de territorialidade sob a luz dos conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, analise as afirmações a seguir:
I. A territorialidade, além de incorporar uma dimensão estritamente política, diz respeito também às relações econômicas e culturais.
II. A territorialidade está intimamente ligada ao modo como as pessoas utilizam a terra, como se organizam no espaço e dão significado ao lugar.
III. Como componente de poder, a territorialidade não é apenas um meio para manter a ordem, mas uma estratégia para criar e manter a grande parte do contexto geográfico.
IV. A territorialidade seria definida como as diversas formas de apropriação do território.
V. Um aspecto fundamental da territorialidade humana é que ela tem uma única expressão, o que produz um leque de território limitado. 
Estão corretas as seguintes afirmações:
Nota: 10.0
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	I, III e V.
	
	C
	III, IV e V.
	
	D
	I, II e III e V
	
	E
	I, II, III e IV.
Você acertou!
“A territorialidade, além de incorporar uma dimensão estritamente política, diz respeito também às relações econômicas e culturais, pois está intimamente ligado ao modo como as pessoas utilizam a terra, como se organizam no espaço e dão significado ao lugar [...]. Como componente de poder, a territorialidade não é apenas um meio para manter a ordem, mas uma estratégia para criar e manter a grande parte do contexto geográfico por meio do qual experimentamos o mundo e o dotamos de significado [...]. Nesse sentido, a territorialidade seria definida como as diversas formas de apropriação do território. [...] Outro aspecto fundamental da territorialidade humana é que ela tem uma multiplicidade de expressões, o que produz um leque muito amplo de tipo de territórios [...]”. (livro-base Território, Cultura e Representação, p. 93-94)
Questão 8/10 - Território, Cultura e Representação - Eletiva
Considere a seguinte citação: 
“A superfície da Terra é o teatro privilegiado [...] de toda reflexão científica, o que desautoriza a colocação de seu estudo como especificidade de uma só disciplina. Esta definição do objeto apoia-se no próprio significado etimológico do termo Geografia – descrição da Terra. Assim, caberia ao estudo geográfico descrever todos os fenômenos manifestados na superfície do planeta [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia: Pequena História Crítica. 21ª ed. São Paulo: Annablume, 2007. p. 4. 
Tendo em vista os conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, qual das alternativas abaixo diz respeito à abordagem da Geografia, enquanto ciência que estuda a diferenciação das áreas? 
Assinale a alternativa que contém a opção correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Geografia Cultural e Humanista.
	
	B
	Geografia Moderna.
	
	C
	Geografia Crítica.
	
	D
	Geografia Tradicional.
Você acertou!
“Hartshorne [...] propôs a geografia como ciência que estuda a diferenciação de áreas, ou seja, que busca explicar por que e em que diferem as porções da superfície terrestre” [...] Os trabalhos de Hartshone [...] foram os últimos da geografia tradicional, antes da ascensão da nova geografia [...]”. (livro-base Território, Cultura e Representação, p. 33)
	
	E
	Geografia Teórica Quantitativa.
Questão 9/10 - Território, Cultura e Representação - Eletiva
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Os críticos alegavam que a Nova Geografia e o seu neopositivismo cientificista se colocava a serviço da ideologia capitalista. Seu fraco embasamento teórico deixava a Geografia neutra como ciência crítica que deveria ser. Seu limitado instrumento estatístico era ineficaz ao estudo socioeconômico e às explicações históricas dos fenômenos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < http://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/viewFile/982/990>. Acesso em 26 ago. 2016. 
Considerando os conteúdos das aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, assinale a alternativa que diz respeito à área de aplicação na qual a nova geografia foi reforçada nas ultimas três décadas?
Nota: 10.0
	
	A
	Geografia da atividade industrial.
	
	B
	Geografia da população.
	
	C
	Geografia da Atividade Rural.
	
	D
	Gestão do espaço urbano.
	
	E
	Sistemas de informações geográficas.
Você acertou!
“Apesar das críticas sofridas, a nova geografia foi reforçada nas três últimas décadas por novas gerações de geógrafos e não geógrafos dedicados à aplicação dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG), técnicas informacionais e computacionais de grande eficiência no tratamento e mapeamento de informações quantitativas. (livro-base Território, Cultura e Representação, p. 44-45)
Questão 10/10 - Território, Cultura e Representação - Eletiva
Considere a seguinte citação: 
“Para Charles Darwin, a origem da religião não era segredo. ‘Assim que os importantes traços cognitivos relacionados à imaginação, questionamentos e curiosidade juntam-se ao poder do raciocínio, o homem passa a desejar a conhecer as razões dos fenômenos que o cercam, especulando vagamente sobre sua própria existência [...]’, escreveu Darwin [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://g1.globo.com/platb/espiral/2010/08/02/190/. Acesso em: 18 ago. 2016. 
A citação de Darwin refere-se à formação das crenças religiosas de um povo.   A partir do conteúdo apresentado no livro-base Território, Cultura e Representação, quais são os aspectos que dão origem às tradições religiosas e que são pontuados pelos autores do livro-base?  
Assinale a alternativa que contém a resposta certa:
Nota: 10.0
	
	A
	Aspectos demográfico, locacional, geográfico e sociológico.
	
	B
	Aspectos histórico, geográfico, social, cultural e psicológico.
Você acertou!
É impossível falar da história ou da cultura de um povo sem se reportar a seu sistema de crenças religiosas. As tradições religiosas têm sua origem nas realidades histórica, geográfica, social, cultural e psicológica de cada agrupamento humano. (livro-base Território, Cultura e Representação, p.130)
	
	C
	Aspectos comercial, social, psicológico e afetivo.
	
	D
	Aspectos filosófico, transpessoal, étnico e psicológico.
	
	E
	Aspectos histórico, geográfico, cultural e econômico.

Mais conteúdos dessa disciplina