Buscar

Tarefa 5- Eliane da Silva Reis

Prévia do material em texto

logo_uff_brasaoinscricoes_cederj
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UNIDADE DE VOLTA REDONDA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Disciplina: Teorias das Finanças Públicas Semestre 2020.1
Tarefa 5
Aluna: Eliane da Silva Reis 
Matrícula: 19113110222 
Polo: Campo Grande 
1- (1 ponto) Explique porque a estabilização econômica pode ser considerada como um "bem público".
	Porque não existe rivalidade, sendo de interesse público. A estabilização econômica consiste no equilíbrio financeiro e econômico de um país, portanto diz respeito a toda população e não tem característica excludente. Cabe à administração pública a busca pela estabilização econômica, já que esta não é uma tarefa que pode ser tratada como um bem privado, pois a falta dela faria com que a economia de um país entrasse em colapso. 
2- (1 ponto) Explique externalidade positiva e negativa e destaque, pelo menos um exemplo de cada e destaque como o governo pode atuar para satisfação ou minimização das respectivas externalidade.
	As externalidades negativas acontecem quando existem custos desconsiderados em uma transação de mercado. Nestes casos, alguns custos para a produção de alguns bens ou serviços não são levados em consideração quando os custos totais são contabilizados. Um exemplo de externalidade negativa é o custo ambiental da extração de minério, quando todas os mecanismos de sustentabilidade e ambientais são utilizados pela empresa de extração, mas não estão contabilizados nos custos totais do minério produzido. Já as externalidades positivas acontecem quando benefícios são desconsiderados em uma transação. Assim, os benefícios gerados por um bem ou serviço são utilizados por outros sem que isso seja contabilizado como um custo pela empresa que gerou este benefício. Como exemplo de externalidades positivas temos a uma empresa que introduz novas tecnologias para a redução do uso de energia não renováveis, mas possui uma outra empresa situada no mesmo parque industrial que reproduz esta mesma tecnologia e não tem os custos de pesquisa da empresa inovadora.
3- Explique os conceitos e cite um exemplo de política pública realmente efetivada por algum dos governos federais desse século para cada uma das falhas de mercado a seguir.
 a) mercados incompletos; 
	Acontece quando um benefício ou custo de bens e serviços estão envolvidos no processo, mas os mesmos não são cobrados ou capitalizados. Um exemplo de política pública utilizada para combater esta falha de mercado foi realizada em 1991, com a criação da lei 9.991/2000. Esta lei do governo federal cria os programas de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética no setor elétrico, fazendo com que estas empresas sejam obrigadas a investir parte da sua ROL em inovação e eficiência energética e estes custos são contabilizados dentro dos resultados das empresas de energia elétrica. Estes programas são fiscalizados pela ANEEL. 
b) regulação de monopólio natural; 
	A regulação de monopólio natural acontece quando o monopólio de bem ou serviço implicam grande poder de mercado, assim, existe a necessidade de regulação estatal. No primeiro mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso, serviços de telecomunicações foram privatizadas e, para a regulamentação deste serviço e para a fiscalização das empresas que prestadoras foi criada a Agência Nacional de Telecomunicações. A ANATEL é uma autarquia especial que tem a função regulatória, mas também tem como finalidade garantir o desenvolvimento e a expansão do setor. 
4- A partir dos exemplos citados na questão 3, destaque se cada uma delas tiveram um caráter mais keynesiano ou liberal. em seguida, sugira uma forma alternativa de resolver o problema caso o promotor da política tivesse uma visão oposta a que foi aplicada (ex: se a política foi do tipo keynesiana, como agiria um liberal e vice-versa)
 	A criação dos programas de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética no setor elétrico tem caráter keynesiano, porém um governo liberal não realizaria este tipo de interferência na economia, por acreditar que o investimento em inovação deve fazer parte da estratégia das empresas de energia elétrica para que possam obter melhores resultados. Já a privatização das empresas telecomunicações, realizada no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, tem caráter liberal. Uma medida keynesiana para esta política seria transformação destas empresas públicas de telecomunicações em sociedades de economia mista, assim, estas empresas abririam seu capital mas o controle acionário ainda seria estatal. 
5-Dê 3 exemplos de políticas públicas realmente efetivada por algum dos governos federais desse século que tivesse como foco central o atendimento da função distributiva.
	A função distributiva do estado brasileiro fica evidenciada em alguns exemplos utilizados na distribuição de recursos, para tentar resolver problemas econômicos e sociais. O primeiro exemplo é o Programa Bolsa Família, que é um programa de transferência de renda para famílias em situação de pobreza, cujo custeio é realizado por meio de tributos pagos pelo contribuinte. Outro exemplo é o Programa Farmácia Popular, desenvolvido pela União em parceria com os municípios, que visa oferecer medicamentos para a população a preços reduzidos, realizada por meio de isenção fiscal e aplicação de subsídios. Por fim, temos Benefício de Prestação Continuada, que consiste no pagamento de 01 (um) salário-mínimo para o idoso ou deficiente físico que não possui meio de prover o seu próprio sustento ou que ele não posso ser provido por própria família, sendo custeado pela União.

Continue navegando