Buscar

ATIVIDADE 1 - PEQUENAS CRIAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
https://youtu.be/T8_5B6V6D-Y
DE ACORDO COM O LINK ACIMA E COM O MATERIAL DE AULA FAZER UM RESUMO SOBRE:
1- COMO A ABELHA PRODUZ O MEL E QUAL A SUA IDADE.
O tipo do mel depende do tipo de flor que as abelhas visitam.
Processos para a abelha transformar o néctar em mel – existem dois processos de transformação do néctar em mel que podem ocorrer simultaneamente. 
Existe o processo físico, que é o processo onde haverá a desidratação do néctar, que onde o néctar nas flores tem em torno de 25 a 40% de açucares e poderão ter até 75 a 85% de açucares. E o processo químico é o processo onde vamos transformar a sacarose que é o principal açúcar encontrado no néctar em glicose e frutose, e quem vai promover essa transformação é a invertase uma enzima que esta localizada no papo das abelhas.
A abelha vai para o campo e coleta o néctar, no qual são as campeiras que em volta de 20-21 dias vão para o campo e coletam o néctar. Este néctar quando coletado ele pode possuir de 5 a 75% de açucares (depende do tipo de flor que elas frequentam, onde podemos falar em média de 25 a 40% de açucares). Quando as abelhas coletam o néctar, elas armazenam este néctar no papo, transferindo-o, e vão até a colmeia. Quando as operárias campeiras chegam na colmeia, elas regurgitam este néctar que está no papo, transferindo-o para as abelhas receptoras (nutrizes) que vão utilizar o néctar e transformá-lo em mel.
Estas abelhas que recebem o néctar distendem a língua com esta substância, se posicionando em um local da colmeia onde as operarias produzirão uma corrente de ar, com a intenção de desidratar este néctar (para aumentar o teor de açúcar e poder armazenar sem haver a proliferação de microrganismos), assim, este néctar perde a água e esfria. Este néctar é colocado novamente no alvéolo aquecendo-o, e repetem este processo quantas vezes for necessário, até que chegue a uma porcentagem de 75 a 87% de açucares, e no máximo 18% de umidade. Após isto, as abelhas fazem a operculação, ou seja, armazenamento do mel maduro.
2- COMO É FEITA A EXTRAÇÃO DO MEL E AS ETAPAS ATÉ SUA COMERCIALIZAÇÃO.
A extração do mel segue alguns princípios, no qual, o primeiro deles é a retirada do favo (quando pelomenos 2/3 dos alvéolos do favo estiverem operculados, pois ele indica que o mel está maduro com baixo teor de umidade, e deve ser feito durante a florada se for de longa duração para reutilizar as melgueiras, ou esperar final da florada retirando uma parte, deixando a outra para as abelhas). Deve ser feita a desoperculação (faca ou uso de máquinas), e para o mel ser retirado ele pode ser prensado para deixar escorrer, ou este favo pode ser colocado em uma centrifuga (onde o quadro é girado e o mel escorre para a parte inferior da centrifuga), e quando este mel é retirado da centrifuga, ele deve ser filtrado (pois pode haver algumas impurezas como pedaço de cera, pedaço de abelha). E este mel filtrado vai ser passado para um local onde pode esperar decantar (2 a 8 dias) ou não, e posteriormente, este mel será engarrafado. Lembrando que na sala de extração do mel existe um aparelho que se chama refratometro portátil que mede o teor de umidade do mel, onde os com menos de 17% de água não necessitam de pasteurização, e os com maiores teor de umidade sofrem pasteurização para eliminar esporos de fungos e evitar a fermentação, e após este processo o mel estará pronto para o envaze, embalagem e rotulagem.

Continue navegando