Buscar

PROVA DE PUBLICIDADE, PROPAGANDA E PROMOÇÃO DE VENDAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Publicidade, Propaganda e Promoção de Vendas
Questão 1 de 5
Desenvolvido por Alexander F. Osborn, Brainstorm é uma técnica em grupo que ajuda a desenvolver a criatividade. A palavra brainstorm deriva do inglês e significa tempestade de ideias. Pretende-se que um conjunto de pessoas encontre a solução para um problema em função das ideias que surgem espontaneamente por parte de cada uma delas, as quais, graças a uma série de regras básicas, conseguem superar suas inibições pessoais. James Webb Youn, por sua vez, definiu as etapas do processo criativo em preparação, incubação, iluminação e elaboração.
Com base no enunciado da questão é correto afirmar:
A - A criação publicitária é produzida com base em dois tipos de informação. Planejamento e experiência profissional.
B - A criatividade não é uma característica inata reservada a poucas pessoas. Todos podemos desenvolver soluções criativas utilizando técnicas de apoio para isso. Resposta correta
C - O brainstorm é uma técnica aplicada à criação de anúncios e não pode ser utilizado em outras atividades criativas como, por exemplo, o design.
D - O processo criativo é uma técnica aplicada à criação de anúncios e não pode ser utilizado em outras atividades criativas como, por exemplo, o design.
E - Tanto brainstorm como o processo criativo são ferramentas exclusivas do uso no cotidiano publicitário.
Questão 2 de 5
As agências de publicidade têm como principal objetivo intermediar a relação entre os anunciantes (empresas e marcas) e os veículos de comunicação (emissoras de TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet, etc...). As agências desenvolvem o planejamento de campanha, a criação e produzem os anúncios que serão veiculados na mídia.
Em relação à estrutura de uma agência podemos afirmar que são indispensáveis as seguintes funções:
A - Assessoria de imprensa, Relações Públicas, Promoção e marketing on-line.
B - Atendimento, Planejamento, Criação, Mídia e Produção. Resposta correta
C - Departamento jurídico; Departamento de informática, Marketing e Logística.
D - Planejamento, Criação, Mídia e Jurídico.
E - Tráfego, Produção Gráfica, RTV e Fotografia.
Questão 3 de 5
Dois pilares fundamentais da publicidade são a cobertura e a frequência. A cobertura determina o percentual de consumidores impactados pelo anúncio. Quanto maior a cobertura, maior será a exposição da marca junto aos consumidores. A frequência determina a quantidade de vezes que um consumidor é exposto ao anúncio. É necessário que o consumidor assista ao anúncio diversas vezes para que seja convencido da eficiência de um produto ou da qualidade de uma marca.
Quanto maior a frequência, maior será a capacidade de persuasão da campanha.
Assinale a alternativa correto afirmar:
A - A Revista é um veículo de comunicação que não proporciona grandes índices de cobertura, e devido ao baixo custo de veiculação possibilita trabalhar com altos índices de frequência.
B - A televisão é um meio de comunicação que proporciona grandes índices de cobertura, mas devido ao alto custo de veiculação e à grande variação de audiência não possibilita trabalhar com altos índices de frequência. Resposta correta
C - O Cinema é um veículo de comunicação que proporciona grandes índices de cobertura, mas devido ao alto custo de veiculação e à grande variação de audiência não possibilita trabalhar com altos índices de frequência.
D - O Jornal é um veículo de comunicação que proporciona grandes índices de cobertura, mas devido ao alto custo de veiculação e à grande variação de audiência não possibilita trabalhar com altos índices de frequência.
E - O Rádio é um veículo de comunicação que proporciona grandes índices de cobertura, e devido ao baixo custo de veiculação também possibilita trabalhar com altos índices de frequência.
Questão 4 de 5
AIDA é um modelo que tenta explicar como se dá o funcionamento do comportamento humano em relação à aquisição de um produto ou serviço. A AIDA conseguiu determinar uma série de etapas que descrevem o processo que um consumidor de um determinado produto passa antes de concretizar a venda. O modelo AIDA é composto pelas seguintes etapas:
A – Atenção;
I – Interesse;
D – Desejo;
A – Ação.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – A publicidade pode utilizar elementos visuais como, por exemplo, a fotografia de uma modelo com o objetivo de gerar atenção ao anúncio. Este mesmo anúncio pode conter um texto explicativo sobre os benefícios do produto a fim de despertar o interesse do consumidor.
PORQUE
II – Fotografias publicitárias são muito bem produzidas a fim de despertar o desejo do consumidor e levá-lo à ação de compra. Um exemplo disso são as fotografias das garrafas da Coca-Cola com as gotas escorrendo pela embalagem. Estas fotografias visam simular uma embalagem gelada de refrigerante induzindo o consumidor a uma sensação de refrescância.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C - As asserções I e II são proposições falsas.
D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Resposta correta
Questão 5 de 5
O Marketing Mix é um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto, visando alcançar o nível desejado de vendas junto do seu mercado-alvo.
Em relação ao enunciado, assinale a alternativa correto afirmar:
A - As estratégias dos 4 Ps são definidas individualmente para cada “P”. Cada “P” atua separadamente sem influenciar nas estratégias dos demais. Isso garante maior flexibilidade nas ações de mercado e maior competitividade para as organizações.
B - O “P” de “Praça” compreende a distribuição física do produto. A estratégia adotada neste contexto é a distribuição de nível 3 (indústria, atacado, varejo).
C - O “P” de “Preço” compreende as ações de precificação. Suas principais estratégias são a Penetração e o desnatamento (ou Skimming), ambas ações com foco em baixo custo e voltadas para os mercados populares.
D - O “P” de “Promoção” compreende as ferramentas de publicidade e promoção de vendas, as ferramentas mais importantes da comunicação. No entanto, há outras ferramentas de comunicação como o marketing direto, relações públicas e venda pessoal. Resposta correta
E - O “P” de Produto compreende as ferramentas referentes a gestão de categoria de produto e envolve os conceitos de amplitude e profundidade de produtos no ponto de venda. As ações de merchandising englobam, portanto o “P” de Produto.

Outros materiais