Buscar

Prova II Licenciatura em foco

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:649090) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22385506
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para que o processo educacional da pessoa deficiente intelectual aconteça de modo satisfatório, é fundamental que se inicie um trabalho que aborde conceitos e operações simples e concretas, possibilitando de forma gradual a construção de ações mais complexas e abstratas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para Piaget, a avaliação é um processo de construção permanente com acompanhamento do estudante.
(    ) Para Piaget, a avaliação é um processo de construção temporário com acompanhamento do estudante.
(    ) Para Piaget, a avaliação não é um processo de construção permanente com acompanhamento do estudante.
(    ) Para Piaget, a avaliação é um processo de construção permanente sem acompanhamento do estudante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	2.
	Muitas pesquisas revelam que a diversidade é uma norma da espécie humana: seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são diversos em suas formas de perceber o mundo. Seres humanos apresentam, ainda, diversidade biológica. Algumas dessas diversidades provocam impedimentos de natureza distinta no processo de desenvolvimento das pessoas, comumente chamadas de "portadoras de necessidades especiais". Como toda forma de diversidade é hoje recebida na escola, há a demanda óbvia, por um currículo que atenda a essa universalidade. Para tanto, compete analisar as características do ensino regular brasileiro a fim de melhor compreender as políticas de inclusão adotas e perceber seus pontos positivo e negativos no cenário educacional da inclusão no ensino regular. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, bem como possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
II- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem.
III- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende não se torna imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem.
IV- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível e possibilita mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	3.
	De acordo com a Lei nº 9.394/96, art. 22º, a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Com relação à Educação Básica, analise as afirmativas a seguir: 
  
I- A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. 
II- A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada com carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 220 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver. 
III- Com relação à verificação do rendimento escolar, a avaliação deverá ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados de eventuais provas finais.   
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 jun. 2020.
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	4.
	A suposição de que havia um consenso absoluto sobre a organização social e a vida cultural de cada tribo só era possível através da ideia que os administradores e cientistas europeus tinham da tradição desses povos. As sociedades "tribais" (ou "primitivas") seriam, para eles, "sociedades tradicionais" - não só as regras de conduta eram pautadas rigidamente pelo costume, como esse costume era transmitido, oralmente e de forma imutável, de geração a geração, desde o princípio dos tempos. Os europeus não admitiam que os africanos pudessem refletir criticamente sobre a sua própria cultura. Sobre as relações étnicas no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O resultado sociopolítico dessa visão estereotipada ainda hoje pode ser observado com relação à população afro-brasileira. 
(    ) Os conflitos raciais resultam de esteriótipos sociais, e não de fatos científicos.
(    ) Um indivíduo etnocêntrico não tem capacidade de observar outras culturas nas próprias condições em que elas se mostram.
(    ) O consenso absoluto não existe em diferentes culturas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	A escola precisa estar preparada para oferecer condições adequadas, no intuito de atender às características individuais dos alunos. Nesse sentido, para que se possam desencadear resultados favoráveis, deve-se buscar dentro desses espaços educacionais uma prática pedagógica construída a partir da reflexão e do envolvimento de todos os profissionais inseridos nesse contexto, com isso destacamos a importância do trabalho realizado de forma conjunta. Nesse sentido, chamamos a atenção sobre a importância dos mecanismos de ações conjuntas para discutir questões de aprendizagem no contexto educacional. Para remover barreiras da aprendizagem, é preciso sacudir as estruturas tradicionais sobre as quais nossa escola está assentada. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Nos dias atuais com uma educação plena, é indispensável que a proposta seja identificada. 
II- Devemos remover barreiras conceituais, atitudinais e político-administrativas, cujas origens são múltiplas e complexas.
III- Para que a educação inclusiva se concretize, na plenitude de sua proposta, é indispensável que sejam identificadas e removidas barreiras conceituais, atitudinais e político-administrativas, cujas origens são múltiplas e complexas.
IV- É indispensável que sejam identificadas e removidas barreiras conceituais, atitudinais e político-administrativas, mas as origens são múltiplas e complexas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	6.
	No Brasil, o pensar em inclusão escolar é bem atual, tendo como marco referencial, na década de 1990, a Conferência Mundial referente às necessidades educativas especiais, em Salamanca, onde vários países, incluindo o Brasil, assumiram o acordo de incluir alunos com deficiências em salas de aula do ensino regular, sendo este o marco inicial para se buscar a inclusão. Essa atitude demarcou na história uma possibilidade que até então não se teve: buscar a construção desse sujeito dentro da sociedade. A inclusão não se encaixa neste modelo tradicional de educação, que ainda tem uma formação "clássica" e repassa seus conhecimentos para alunos ditos "normais", com metodologias universais, mas que exigemuma forma diferente de pensar. A função do professor e de sua formação têm como meta refletir e analisar os desafios encontrados dentro da inclusão, mediante sua prática. Considerando o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
  
(    ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão é um dever da escola, do Estado e das comunidades locais, e isso significa preocupar-se, de fato, com o desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar.
(    ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão é um dever da escola. 
(    ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão é um dever da escola, do Estado e das comunidades locais, e isso não significa preocupar-se, de fato, com o desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar.
(    ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão é um dever da escola, do Estado e das comunidades locais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	7.
	Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas. O relativismo cultural é uma ideologia que defende que os valores, princípios morais, o certo e o errado, o bem e o mal, são convenções sociais intrínsecas a cada cultura. Um ato considerado errado em uma cultura não significa que o seja também quando praticado por outros povos. Sobre o etnocentrismo, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	É a categoria central da antropologia, pois revela que as culturas devem ser relativizadas.
	 b)
	Seu poder de explicação sobre as diferenças culturais está assegurado pela percepção do "outro" centrada no "eu".
	 c)
	Expressa uma apreensão, no plano do pensamento, da tendência que os grupos possuem de colocarem seus valores, visão de mundo e costumes como centro de tudo.
	 d)
	O barbarismo é uma forma de se atribuir a confusão, a desarticulação, a desordem ao "outro".
	8.
	A inclusão é um processo desafiador, que requer constantes reflexões e mudanças de atitudes, o que nem sempre é uma tarefa de fácil condução, pois, embora seja um processo implantado legalmente e concebido pelas escolas regulares, existem ainda muitas resistências, muitos medos, preconceitos e desconfortos que estão diretamente associados a tal processo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de ensino-aprendizagem não depende do professor e sim da realidade social.
II- A diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa uma nova era para nossos educandos
III- O atendimento das necessidades educacionais não instigam ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando.
IV- Preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas capacidades e potencialidades do educando.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	9.
	Os valores como a ética e o respeito ao próximo devem ser eixo norteador no sentido de combater ações discriminatórias, bem como colaborar para a formação cidadã do sujeito. Existem acontecimentos quando entra num grupo "homogêneo" alguém com características - sejam elas físicas ou culturais - diferentes. No caso de ser em ambiente escolar, o educador deve saber lidar com essa situação, não permitindo que rótulos ou discriminações façam parte de um grupo em formação. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura é um fenômeno humano, sendo impossível para outros animais desenvolver a faculdade de simbolizar e transmitir os símbolos com a mesma complexidade e diversidade com que fazem os seres humanos.
II- A cultura é um fenômeno variado nas diversas sociedades humanas. Seu grau maior de evolução em alguns lugares e sua diversidade dependem da espécie particular de Homo sapiens sapiens encontrada em cada sociedade. 
III- A cultura é um fenômeno que varia conforme o maior ou menor favorecimento dos caracteres biológicos e geográficos encontrados nas diferentes sociedades. Assim sendo, a diversidade cultural depende da maior capacidade de simbolizar o meio ambiente. 
IV- A cultura de cada sociedade é formada por sistemas de símbolos que variam, mas estes se instalam em um ser dotado de unidade biológica, o homem. Por isso, ao nascer, todo ser humano está biologicamente apto para ser socializado em qualquer cultura. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	Diversidade social é o conjunto de diferenças e valores compartilhados por todos os humanos nas relações sociais. Essas diferenças são expressas através da nossa língua, nossa cultura, etnia, rituais, entre outros. O termo diversidade nos remete a uma pluralidade e variedade, mas nem sempre há respeito e tolerância a culturas e etnias diferentes, por exemplo. Nela, percebemos como as pessoas são representantes das desigualdades existentes em seus grupos específicos de convivência social. Comunidade é uma dessas organizações e foi conceituada por alguns teóricos da Sociologia como forma de diferenciar do termo já existente. Nessa perspectiva, sobre a comunidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É constituída de grupos baseados na vontade livre das pessoas que os compõem.
	 b)
	É a representação de uma realidade vivida pelos brasileiros, que possuem as condições sociais e econômicas para nela se organizarem e construírem novas formas de relação social.
	 c)
	É um conjunto de pessoas que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo.
	 d)
	É composta por pessoas que estão unidas por laços consanguíneos e baseados em relações espontâneas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando