Buscar

Empreendedorismo - avaliação final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1.
	O empreendedor de "verdade", que não é aquele confundido com empresários de uma forma geral, possui três características primordiais que os qualificam como empreendedor. Essas características podem ser definidas como: inovação, risco e autonomia. A inovação não precisa se referir necessariamente à criação de um negócio, mas, pode ser a criação de um novo método. Já o risco pode ser associado à probabilidade que o empreendedor tem de não vender seu produto e/ou serviço. No caso da autonomia, muitas vezes ela pode ser confundida com independência. Disserte sobre a diferença de independência e autonomia, descrevendo como a independência pode afetar o desenvolvimento do negócio.
	Resposta Esperada:
Ser independente significa trabalhar sozinho e ter autonomia é buscar de forma enfática a definição de objetivos, decidir o uso de recursos, mas sempre com a consciência de que necessita de ajuda. A independência pode afetar o empreendedor, pois não leva em consideração as parcerias que podem ser formadas, assim como o empreendedor necessita. O empreendedor tem uma visão pautada ao contexto externo, em virtude de conseguir a confiança dos que poderão a vir contribuir com seu negócio.
	2.
	As franquias vêm atraindo empreendedores que queiram investir na área de alimentação, saúde, beleza e lazer. Estas áreas apresentam uma curva ascendente de crescimento do mercado de franquias como um todo e têm apresentado altos índices de desenvolvimento. Umas das formas de empreender, tendo menos risco, é por meio de uma franquia. Explique o conceito de franquia e apresente um exemplo.
	Resposta Esperada:
Segundo Baron e Shane (2007), é um sistema de distribuição em que proprietários juridicamente independentes (os franqueados) pagam taxas e royalties a uma empresa controladora (o franqueador) pelo direito de usar sua marca registrada, vender seus produtos ou serviços e, em muitos casos, usar o modelo e sistema de negócios que ela desenvolveu. As academias como a Smart Fit.
FONTE: BARON, Robert A; SHANE, Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2007.