Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Disciplina: Gestão Economia e Analise de Mercado
Professor: Henrique Reges e Alex Fuza
Acadêmico(a): NEUCIMARA DE ROS RGM____433.075
ATIVIDADES DA AULA 1 À 4 
1. DEFINA COM SUAS PALAVRAS O QUE É ECONÔMIA:
Etimologicamente podemos dizer que a palavra economia surgiu da junção de duas palavras gregas Oikos que significa casa e Nomos que significa administrar. Portanto teríamos a “administração da casa(lar)”. Passando para o contexto social podemos definir a economia como uma ciência voltada ao estudo dos processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bem materiais, ou seja, de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados. 
2. DIFERENCIE MICROECONOMIA DE MACROECONOMIA?
Microeconomia – Podemos dizer que a microeconomia estuda o comportamento económico de consumidores, de firmas e indústrias, e a distribuição da renda entre eles. Os consumidores são os abastecedores de trabalho e aqueles que procuram o produto final.. por sua vez, as firmas são as que procuram trabalho e as que vendem os produtos finais. No fundo, a microeconomia analisa como se faz a interação entre o consumidor e a empresa e como é decidido o preço ou a quantidade de um produto ou serviço.
A microeconomia estuda a relação que existe entre a oferta e a procura na formação do preço.
Macroeconomia – A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio, é uma ciência econômica que estuda seu funcionamento como um todo. Analisa o comportamento econômico de um país no que tange elementos como: emprego e desemprego, estoque de moeda, níveis de preços, renda e produtos, balança de pagamentos, taxa de juros e taxa de câmbio. Resumindo, estudos dos problemas de âmbito global, buscando soluções mundiais.
3. CONCEITUE COM SUAS PALAVRAS:
a) CONCORRENCIA PERFEITA 
Concorrência Perfeita pode ser definida como um fenômeno do ramo da economia onde encontramos uma situação limite em que nenhuma empresa ou nenhum consumidor detêm o poder suficiente de influenciar o preço de mercado e se encontra nele um modelo ideal de estrutura de mercado que tem como objetivo o levantamento do que vem a ser essa estrutura, buscando sua compreensão nesse mecanismo para analisar suas características. Observa-se, também, que o mundo econômico é regido por diversas teorias estruturais, onde uma dessas estruturas é a Estrutura de Mercado, onde se pode observar uma vertente que nela é abordada a relação de oferta z(vendedor) e procura (consumidor). Dentro dessa estrutura há o que se pode chamar de falhas de mercado – que são os monopólios, oligopólios ( veremos a seguir) e suas variáveis – bem como se pode ver também uma estrutura ideal, bastante equilibrada, onde não há interferência no mercado, denominada de Concorrência Perfeita. 
b) MONOPÓLIO 
Numa economia de Mercado o Monopólio é desvantajosos para os consumidores porque prejudica a livre concorrência, pois uma única empresa controla a produção e comercialização ou a venda quase por completa de um determinado produto ou serviço deixando pouco espaço no mercado para a concorrência. Isso ocorre, pois a empresa ou grupo empresarial que tem exclusividade ou total domínio na produção e venda de uma mercadoria pode controlar os preços do produto, mantendo o mesmo em um patamar elevado. A qualidade do produto também pode cair nesse caso, pois sem concorrência não há investimentos para visar a melhoria de qualidade. 
 
c) OLIGOPÓLIO 
Oligopólio é uma situação de mercado em que poucas empresas interdependentes detêm o controle da maior parcela do mercado por possuírem uma produção eficiente e logo controlam os preços. Na maioria das vezes impõem preços abusivos e elimina a possibilidade de concorrência através da aquisição de pequenas empresas. 
4. COMENTE SOBRE A IMPORTANCIA DAS ORGANIZAÇÕES EM UM AMBIENTE SOCIAL ONDE REFLETE SUAS AÇÕES QUE GERA A PERSPECTIVA DE MERCADO E SUA ECONOMIA: 
Uma organização são instituições com fins e missões definidos e deve focar em um publico alvo e sempre estar voltada para atender as necessidades e sonhos dos consumidores que compram ou consomem seus produtos e serviços. É impossível atender a toda necessidade dos recursos humanos. É por isso que existem diversas e diferentes organizações, produzindo e oferecendo diferentes produtos e serviços. Para que essas organizações permaneçam no mercado, elas precisam ser lucrativas. Para serem lucrativas precisam ser bem administradas. Para serem bem administradas, precisam ter recursos humanos capacitados e preparados. É através dessas organizações que os recursos humanos atingem os seus objetivos de crescimento, as suas necessidades pessoais e fisiológicas, geram empregos, desenvolvimento e aperfeiçoamento em todas as áreas. Com toda essa interação e com todas as suas atividades, as organizações criam valor para seus proprietários, clientes e funcionários. A organização enquanto uma entidade social é essencial para a realização de necessidades e alcance de objetivos pessoais ou coletivos num ambiente altamente competitivo. Independente de seu porte, as organizações são essenciais à vida do homem. As organizações tornaram-se um instrumento de desenvolvimento econômico e social, por tanto podemos dizer que a missão das organizações empresariais, comerciais ou de serviços é atender as necessidades de determinados bens , produtos ou serviços dos recursos humanos.