Buscar

Educação ambiental 1

Prévia do material em texto

1.
		A Conferência de Estocolmo em 1972 foi considerada:
	
	
	
	A Agenda 21
	
	
	 A conferencia não influenciou
	
	
	Visionária e Profética
	
	
	Cúpula da Terra
	
	
	Declaração do Rio
	
Explicação:
A falta de informações científicas mais sólidas a época, trouxe  conferência um caráter visionário e profético sobre o futuro da humanidade, o que foi uma fragilidade para a defesa do meio ambiente.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		É considerada a Primeira Conferência sobre Educação Ambiental. Contribuiu para precisar a natureza da Educação Ambiental, definindo seus objetivos, características, recomendações e estratégias pertinentes ao plano nacional e internacional. A afirmativa refere-se à:
	
	
	
	Carta da Terra
	
	
	Protocolo de Kioto
	
	
	Conferência de Tbilisi
	
	
	Protocolo de Kyoto
	
	
	ECO92
	
Explicação:
A Primeira Conferência sobre Educação Ambiental foi TBILISI.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A respeito do contexto histórico de consolidação da Educação Ambiental, analise as afirmativas:
I - A educação ambiental, seja o termo explícito ou tópicos correlatos, esteve presente nas Conferências da ONU para o Meio Ambiente.
II - Políticas públicas são uma ferramenta central no desenvolvimento sustentável e o movimento ambientalista busca incentivá-las, inclusive em temas como a educação ambiental. 
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	As duas afirmativas estão corretas e políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, conferências da ONU e educação ambiental são temas correlatos.
	
	
	Somente II está incorreta e não tem relação com I.
	
	
	A afirmativa I está correta e implica em II estar incorreta.
	
	
	As duas afirmativas estão corretas, mas os temas abordados não têm relação entre si.
	
	
	Somente I está incorreta e não tem relação com II.
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da educação ambiental abordado em aula para responder a questão e, com base em conhecimentos gerais e no que contextualiza a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que são correlatos os temas da educação ambiental, das conferências da ONU e das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Conferência de Estocolmo é resultado da luta anterior de muitos ambientalistas e pesquisadores para a necessidade de uma discussão mais abrangente sobre a importância da ação da população perante o meio ambiente. Ela foi após uma outra conferência, voltada somente para especialistas. Qual é esta conferência anterior?
	
	
	
	Conferência sobre Analfabetismo Ambiental
	
	
	Rio +20
	
	
	Rio-92
	
	
	Conferência da Biosfera
	
	
	Conferência de Tbilisi
	
Explicação:
A COnferência de Estocolmo é justamente o atendimento, pelas políticas públicas, do pedido de uma reunião de divulgação e de vários âmbitos sociais onde se discutissem questões ambientais.
 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A educação ambiental já existe há muito mais tempo do que imaginamos. Apesar de no Brasil ela ainda ser uma disciplina transversal e sua obrigatoriedade legal existir apenas como assunto, mas não como disciplina, ela já é tratada em outros países como um quesito social obrigatório desde um grande evento voltado somente para essa temática. Qual foi esse evento?
	
	
	
	Rio, 1992
	
	
	Rio +20, 2012
	
	
	Tbilisi 1977
	
	
	Biosfera, 1968
	
	
	Estocolmo, 1972
	
Explicação:
Foi na reunião de Tbilisi em 1977 que a temática foi proposta como obrigatória para todos os países e, os que a adotaram desde então, já possuem uma consciência ambiental social melhor.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		No cenário internacional um dos aspectos que mais influenciou negativamente a Conferência de Estocolmo em 1972, foi:
	
	
	
	O capitalismo
	
	
	Não houve aspectos negativos
	
	
	O boicote a Conferência por parte de várias nações
	
	
	A guerra fria
	
	
	A presença dos EUA pressionando os países em desenvolvimento
	
Explicação:
A polarização política influenciada pela Guerra Fria trouxe muita dificuldade de aproximação de países de polsos diferentes políticospara a discussão ambiental, dificultando muito os acordos.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Em junho de 2012, foi realizada na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo desse encontro foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, que apresenta como uma de suas propostas
	
	
	
	investir em pesquisas sobre alimentos geneticamente modificados com a finalidade de acabar com a fome no mundo
	
	
	evitar o uso de recursos naturais e de matérias-primas nas indústrias para não comprometer o meio ambiente
	
	
	desenvolver economicamente todas as nações para que estas possam ter o mesmo padrão de consumo dos Estados Unidos
	
	
	atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias necessidades
	
	
	incentivar os países desenvolvidos a ampliar o setor agroindustrial para garantir que não faltem alimentos para os países subdesenvolvidos
	
Explicação:
O principal objetivo da Rio+20 foi renovar o compromisso em relação ao desenvolvimento sustentável, que reforça o compromisso dos países como a sustentabilidade, ou seja, suprir as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Os movimentos ecológicos colocaram em xeque a estrutura de necessidades, o modo de vida das pessoas e as relações entre a humanidade e o mundo. Pode-se afirmar que na década de 60 a educação ambiental ainda não estava bem delineada e, por vezes, era confundida com:
	
	
	
	educação pós moderna
	
	
	educação moderna
	
	
	educação contemporânea
	
	
	educação conservacionista
	
	
	educação pós contemporânea
	
Explicação:
De acordo com Pelicioni "A educação ambiental (EA) na década de 1960, ainda não estava bem delineada e, por vezes, era confundida com educação conservacionista, aulas de ecologia ou atividades propostas por professores de determinadas disciplinas. Essa educação ora privilegiava o estudo compartimentalizado dos recursos naturais e as soluções técnicas para os problemas ambientais locais, ora visavam despertar nos jovens um senso de ¿maravilhamento¿ em relação à natureza".

Continue navegando