Buscar

Conceitos Tributários

Prévia do material em texto

Aluno: FELIPE SOUZA GOMES
	Matr.: 201907269517
	Disc.: FUND.DIR.EMP.TRIB. 
	2020.3 EAD (GT) / EX
		1.
		(VUNESP 2015)" ________________________________ pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios no âmbito de suas respectivas atribuições, tem(têm) como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição."(Adaptado) Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco.
	
	
	
	A contribuição de melhoria cobrada
	
	
	As taxas cobradas
	
	
	A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) cobrada
	
	
	O empréstimo compulsório cobrado
	
	
	O imposto cobrado
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale a alternativa correta em relação à exclusão do crédito tributário:
	
	
	
	o parcelamento é uma modalidade de exclusão do crédito tributário, uma vez que se trata de uma hipótese em que o ordenamento jurídico exclui o pagamento dos valores parcelados.
	
	
	a anistia é uma das hipóteses de exclusão tributária, uma vez que na anistia o crédito é constituído. Porém, trata-se de uma situação em que a lei determina a exclusão do pagamento.
	
	
	o depósito do montante integral trata-se de causa de exclusão do crédito tributário, já que após o depósito, o crédito decorrente do depósito terá sua cobrança excluída.
	
	
	o pagamento constitui uma modalidade de exclusão de crédito tributário, tendo em vista que como pagamento, considera-se excluída a necessidade de realização do pagamento.
	
	
	a moratória constitui uma das hipóteses de exclusão do crédito tributário, tendo em vista que se enquadra como causa de suspensão do crédito tributário.
	
Explicação:
Uua das situações em que a lei determina a exclusão do pagamento.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sobre os impostos assinale a afirmação INCORRETA:
	
	
	
	pode ser cobrado quando houver a prática de um ilícito por parte do sujeito passivo;
	
	
	também conhecido como tributo não vinculado;
	
	
	tem por fato gerador situação independente de qualquer atividade do Estado;
	
	
	terá sempre uma lei que o regulamente ¿ princípio da legalidade.
	
	
	é cobrado sobre uma atividade ou situação que se relacione à riqueza do contribuinte;
	
Explicação:
O tributo de modo geral, em especial os impostos, não estão associados à prática de atos ilícitos por parte do sujeito passivo, trata-se de uma cobrança efetuada pelo Estado para que haja aunmento de receita nos cofres públicos
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Acerca da explicação das modalidades de extinção do Crédito Tributário, é correto afirmar EXCETO:
	
	
	
	A obrigação tributária já nasce no momento que o Cidadão pretende se tornar proprietário de um veículo automotor, que é quando ocorre a Hipótese de Incidência.
	
	
	O pagamento do crédito tributário é a entrega do valor devido ao sujeito ativo da obrigação tributária.
	
	
	A Remissão é o perdão total ou parcial do crédito tributário.
	
	
	A Transação ocorre quando há concessões recíprocas do sujeito ativo (FISCO) e do sujeito passivo (contribuinte) da obrigação tributária.
	
	
	A Anistia é a perda do direito da pretensão de exigibilidade no prazo de 5 anos. Este é o prazo em que a Fazenda Pública tem o direito de cobrar judicialmente o contribuinte.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		(FCC 2007) No que diz respeito às taxas é certo que,
	
	
	
	podem, em certos casos, ter base de cálculos idêntica a dos impostos, e ser calculadas em função do capital das empresas.
	
	
	sua hipótese de incidência não é vinculada, salvo quando criada no caso de investimento público urgente e de relevante interesse estatal.
	
	
	é facultativa e também leva em conta a realização de obra ou serviço público, de que decorra valorização imobiliária.
	
	
	seu fato gerador poderá ser uma situação independente de qualquer atividade estatal específica.
	
	
	tem como fato gerador, além de outros elementos, o exercício regular do Poder de Polícia.
	
Explicação:
O artigo 77 do Código Tributário Nacional define taxas: Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.  A hipótese de incidência da taxa é o exercício do poder de polícia ou serviço público colocado à disposição do contribuinte. O Código Tributário Nacional (CTN) apresenta uma definição de poder de polícia e, também, as características dos serviços públicos, conforme segue: Art. 78. Considera-se poder de polícia a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. Parágrafo único. Considera-se regular o exercício do poder de polícia quando desempenhado pelo órgão competente nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Marque com V a assertiva verdadeira e com F a falsa, assinalando em seguida a opção correspondente. ( ) Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte. ( ) A contribuição de melhoria é instituída em face de obras públicas ou privadas, que valorizem ou depreciem o imóvel do administrado. ( ) As taxas têm como fato gerador o exercício do poder de polícia ou a utilização efetiva ou potencial de serviço público prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição. ( ) O que caracteriza as contribuições especiais é que o produto de suas arrecadações deve ser carreado para financiar atividades de interesse público, beneficiando certo grupo, e direta ou indiretamente o contribuinte.
	
	
	
	V, V, V, V
	
	
	V, F, F, V
	
	
	F, V, V, F
	
	
	F, F, F, F
	
	
	V, F, V, V
	
Explicação:
Imposto é uma quantia em dinheiro paga para o Estado brasileiro e aos estados e municípios por pessoas físicas e jurídicas. É um tributo que serve para custear parte das despesas de administração e dos investimentos do governo em obras de infraestrutura (estradas, portos, aeroportos, etc.) e serviços ...
Taxa É um tributo contraprestacional de serviços públicos ou de benefícios feitos, postos à disposição ou custeados pelo Estado, em favor de quem paga, ou seja, o contribuinte. É cobrada pela prestação de serviços públicos e da polícia.
Contribuição de melhoria é o tributo cobrado pelo Estado em decorrência de obra pública que proporciona valorização do imóvel do indivíduo tributado.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Acerca da explicação das modalidades de extinção do Crédito Tributário, é correto afirmar EXCETO:
	
	
	
	O pagamento do crédito tributário é a entrega do valor devido ao sujeito ativo da obrigação tributária.
	
	
	A Transação ocorre quando há concessões recíprocas do sujeito ativo (FISCO) e do sujeito passivo (contribuinte) da obrigação tributária.
	
	
	A Remissão é o perdão total ou parcial do crédito tributário.
	
	
	A obrigação tributária já nasce no momento que o Cidadão pretende se tornar proprietário de um veículo automotor, que é quando ocorre a Hipótese de Incidência.
	
	
	A Anistia é a perda do direito da pretensão de exigibilidade no prazo de 5 anos. Este é o prazo em que a Fazenda Pública tem o direito de cobrar judicialmente o contribuinte.
	
	
	
	 
		
	
		8.A utilização do imposto de exportação geralmente é eventual, já que ele não representa, fonte de receita orçamentária permanente, até porque sua utilização como fonte de receita permanente seria extremamente prejudicial à economia do país. Por isto, a incidência do imposto de exportação fica a depender
	
	
	
	elevação de preços no mercado externo
	
	
	queda de receita no mercado interno
	
	
	majoração de preços no mercado interno
	
	
	necessidade de garantir o abastecimento do mercado interno, única e exclusivamente
	
	
	baixa de preços no mercado externo

Mais conteúdos dessa disciplina