Buscar

TEORIAS PROVA FINAL

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Teorias e Práticas do Currículo (PED66)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:455201) ( peso.:3,00)
	Prova:
	13164082
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O currículo norteia o percurso da ação educativa, expressando concepções do ser humano, sociedade e educação. Sobre as características presentes na concepção de currículo, analise as sentenças a seguir:
I- O currículo tradicional busca o preparo dos indivíduos para o modelo fabril de trabalho.
II- O currículo como um documento necessário e específico para cada nível e modalidade de ensino.
III- O currículo tecnicista consistiu no processo de redemocratização do ensino com o surgimento do construtivismo.
IV- O currículo na perspectiva sociológica surgiu na década de 1990, vinculada à promulgação da LDB.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	Ao longo da história, a questão cultural sofreu profundas transformações e, consequentemente, foi trabalhada nas escolas sob várias perspectivas, de acordo com os conceitos e concepções adotadas em momento histórico. Referente às perspectivas culturais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Monocultura.
II- Multicultura.
III- Intercultura.
(    ) Reconhece a variedade cultural encontrada no interior das sociedade. 
(    ) Sensibiliza para a pluralidade de valores que formam a diversidade cultural entre e no interior das sociedades.
(    ) Requer um nível de conhecimento e de refinamento a ser atingido, o qual poucos têm condições de atingir.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	I - II - III.
	3.
	A formação de professores apresenta sentido se interligar a teoria com a reflexão global de sua vida, tanto como aluno quanto como profissional. Ela aponta os anos iniciais da profissão como aqueles que imprimem positivamente ou negativamente as situações vivenciadas na escola. Há a necessidade de suporte metodológico, científico e profissional aos professores iniciantes. Sobre os aspectos que estruturam uma boa formação continuada aos professores, analise as sentenças a seguir:
I- A aprendizagem como característica contínua e presente no desenvolvimento da profissão de professor.
II- Sustenta em dois pilares principais: na pessoa do professor e na escola como espaço de desenvolvimento profissional.
III- Apresenta uma única forma de formação relacionada aos primeiros cinco anos de atuação inicial.
IV- A formação como uma forma de atuar no professor como aluno, aluno-mestre, estagiário, iniciante e como professor de turma.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	4.
	A Constituição de 1988 tem um tom amplamente democrático e liberal, no sentido de garantir direitos a todos os cidadãos. Com ela instituiu-se o Estado Democrático de Direito. Apesar disso, ela foi e continua a ser muito criticada por diversos grupos, que afirmam que ela traz muitas atribuições econômicas e assistenciais ao Estado. Sobre os princípios fundamentais que a Constituição da República Federativa do Brasil estabelece, analise as sentenças a seguir:
I- A soberania. 
II- A hierarquia. 
III- A cidadania e a dignidade da pessoa humana.
IV- Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 5 de outubro de 1988. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/508200/CF88_EC85.pdf>. Acesso em: 5 out. 2018.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	O currículo sempre é um sistema de relações sociais e de poder com uma história específica; isso está relacionado com a ideia de que o currículo pode ser entendido como "conhecimento dos poderosos". Sempre é também um corpo complexo de conhecimento especializado e está relacionado a saber se e em que medida um currículo representa "conhecimento poderoso" - em outras palavras, é capaz de prover os alunos de recursos para explicações e para pensar alternativas, qualquer que seja a área de conhecimento e a etapa da escolarização. A esse respeito, reflita sobre as afirmações a seguir:
I- Os níveis de decisão curricular estão em constante construção e podem ocorrer a nível macro e microcurricular.
II- O currículo se constitui enquanto conjunto de intencionalidades que variam conforme os interesses e significados construídos em sociedade.
III- A organização curricular compreende somente questões relacionadas sobre o quê ensinar e como, não se ocupa dos processos avaliativos.
IV- O desenvolvimento curricular compreende algumas fases, incluindo a justificação teórica com os pressupostos, aspectos culturais e ideológicos. 
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: YOUNG, M. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa. V. 44, n. 151, p. 190-202, jan./mar. 2014.
	 a)
	II, III e IV.
	 b)
	I, II e IV.
	 c)
	I, II e III.
	 d)
	I, III e IV.
	6.
	De acordo com Gómez (1997), há duas imagens marcantes de professores: um como técnico especialista e outro como prático autônomo. O estudo realizado pelo autor coloca o professor como técnico, situando-se no quadro da racionalidade técnica. Sobre a formação do técnico especialista, analise as sentenças a seguir:
I- Teve sua imagem marcada no século XX, a partir de uma concepção positivista, em que o trabalho pedagógico era entendido como a aplicação de técnicas científicas, baseado em uma racionalidade técnica. 
II- Teve a psicologia comportamental como uma técnica de ensino que contribuiu para desenvolver a imagem do professor como um técnico especializado que aplica as regras que derivam do conhecimento científico, sistemático e normalizado.
III- Os processos de ensino e o currículo não eram baseados em uma visão simplista e linear.
IV- A formação desse professor não precisa muito mais que a aprendizagem de técnicas para serem aplicadas e domínio de conteúdos para serem transmitidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GÓMEZ, Angel Pérez. O pensamento prático do professor - A formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, Antonio (org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	Para que seja possível usufruir das contribuições das tecnologias digitais na escola, é importante considerar suas potencialidades para produzir, criar, mostrar, manter, atualizar, processar, ordenar. Isso tudo se aproxima das características da concepção de gestão. Tratar de tecnologias na escola engloba, na verdade, a compreensão dos processos de gestão de tecnologias, recursos, informações e conhecimentos que abarcam relações dinâmicas e complexas entre parte e todo, elaboração e organização, produção e manutenção. (ALMEIDA, 2004). A esse respeito, avalie as afirmativas a seguir:
I- Para que as tecnologias digitais possam ser integradas ao contexto escolar, há a necessidade de se pensar na criação de ambientes educativos enriquecedores, que possibilitem a aprendizagem significativa.
PORQUE
II- Nesse sentido, o aluno passa a ser sujeito atuante na construção do seu conhecimento, e de forma exclusivamente individual, integra as novas experiências e reconstrói seu conhecimento.Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, M. E. B. Inclusão digital do professor: formação e prática pedagógica. São Paulo: Articulação, 2004.
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	8.
	O ato de planejar caracteriza um processo que envolve a racionalização, organização e coordenação dos profissionais da educação, por meio de atividades educativas e nas interações sociais. O planejamento curricular e de ensino sofrem influências das implicações sociais, que fazem parte das relações estabelecidas no cotidiano. Sobre as características que definem a função principal do planejamento escolar, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O planejamento escolar aponta os princípios, as diretrizes e os procedimentos em relação ao trabalho pedagógico, em que são articuladas as atividades da escola e as exigências sociais.
PORQUE
II- Pretende operacionalizar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, respondendo às questões sobre para que ensinar, o que ensinar, a quem ensinar, como ensinar e como avaliar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	9.
	Nas escolas, os conhecimentos são abordados por áreas e disciplinas. Entretanto, mesmo com essa divisão, há várias formas de se trabalhar os conhecimentos historicamente sistematizados: de maneira interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Referente à interdisciplinaridade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existe cooperação e interação entre conteúdos e disciplinas.
(    ) Ocorre a justaposição de disciplinas e conteúdos.
(    ) Utilizam-se conteúdos e conceitos de uma disciplina para fundamentar a outra.
(    ) Acontece a extrema fragmentação e linearização de conteúdos e disciplinas.
(    ) Mantêm-se fixas as disciplinas, separando conteúdos exclusivos para cada uma.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F - V.
	 d)
	F - F - F - V - V.
	10.
	Nos Estados Unidos, essa teoria derivou do gerenciamento científico desenvolvido por F. W. Taylor e, em seguida, foi aplicada às escolas, de maneira que os teóricos do currículo podiam dizer aos professores o que ensinar, como se fossem trabalhadores manuais - é por isso que muitos departamentos de currículo nas universidades estadunidenses se chamam Departamento de Currículo e Instrução. Analise o contexto e avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A concepção de currículo apresentada por Bobbit concebia como um processo fabril, com objetivos, procedimentos e métodos que visavam os resultados.
PORQUE
II- O modelo defendido por Bobbit foi inspirado nas teorias administrativas dos serviços, tempos e divisão do trabalho desenvolvidos nas fábricas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: YOUNG, M. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 151, p. 190-202, jan./mar. 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742014000100010&script=sci_abstract>. Acesso em: abr. 2018.
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	11.
	(ENADE, 2011) Entre os instrumentos utilizados no processo ensino-aprendizagem, a professora Cida, ao final de cada ciclo avaliativo, realiza uma "roda de conversa" com seus alunos para discutir as aprendizagens construídas, levando em consideração o desempenho individual, a participação e interesse nas aulas, as relações interpessoais vivenciadas e as atitudes conquistadas. Os alunos avaliam seu próprio desempenho, avaliam o professor, e esse, por sua vez, avalia a turma. 
Essa prática de avaliação está associada a quais concepções? 
I- Democrática, embasada na autoavaliação e no saber-fazer dos alunos. 
II- Arbitrária, centrada no exercício de poder e na imposição de ideias da professora sobre o grupo.
III- Mediadora, centrada na troca de ideias, pontos de vista e reflexão sobre o percurso da aprendizagem. 
IV- Conservadora, centrada em momentos pontuais para discussão e classificação de desempenho individual e comportamentos. 
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	IV.
	 b)
	I e IV.
	 c)
	II.
	 d)
	I e III.
	12.
	(ENADE, 2008) O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem:
I- Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática. 
II- Modificar a cultura originária é parte do processo educativo. 
III- Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa. 
IV- Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida. 
V- Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações:
	 a)
	II e V.
	 b)
	I, IV e V.
	 c)
	I e II.
	 d)
	I, III e IV.
Parte inferior do formulário

Continue navegando