Buscar

ARTIGO CIENTÍFICO ok (2)

Prévia do material em texto

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE NATAL CURSO DE ENFERMAGEM
CAMPUS
A importância da biossegurança para os profissionais da saúde
Amanda Bruna Melo do Nascimento
Arilson Pedro Pinto Santana
Poliana Lopes de Amorim Silva
Valdeisa Rodrigues Gomes
Orientador do Trabalho: Geane Silva 
RESUMO
A prevenção contra os agentes infecciosos que se encontram presentes no âmbito hospitalar. É de responsabilidade da equipe de enfermagem está capacitado para aderir às medidas de biossegurança, que por sua vez é o conjunto de ações voltadas para a precaução e minimização contra os riscos. O princípio básico da biossegurança é o controle de riscos, sendo um elemento considerável do esforço gradual da busca de proteção contra as ameaças à vida humana. Os profissionais da saúde estão constantemente expostos aos mais diversos riscos em seus locais de trabalho, por isso, devem sempre seguir as ações impostas pela Biossegurança. A Biossegurança hospitalar é um conjunto de medidas que procura reduzir ao máximo, ou até erradicar, os riscos característicos de determinadas atividades. Esses riscos não são apenas aqueles que afetam o profissional que desempenha uma função. Mas sim todos aqueles que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Quando falamos sobre profissionais de saúde, sabemos que os riscos são ainda maiores. É importante lembrar que todos os profissionais de saúde, como médicos, biólogos, nutricionistas, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas, psicólogos, biomédicos, farmacêuticos, entre outros. Devem segui-las. Qualquer profissional que trabalhe em ambiente hospitalar precisa ficar atento a todas as regras. A importância se deve ao fato de que nestes locais, todos os envolvidos, são frequentemente expostos a agentes patogênicos, além de riscos físicos e químicos. 

Palavras-chave: Biossegurança, Profissionais da Saúde, Riscos, Valorização da vida.
ABSTRACT
Prevention against infectious agents that are present in the hospital environment. It is the responsibility of the nursing team to be able to adhere to biosafety measures, which in turn is the set of actions aimed at precaution and minimization against risks. The basic principle of biosafety is risk control, being a considerable element in the gradual effort to seek protection against threats to human life. Health professionals are constantly exposed to the most diverse risks in their workplaces, therefore, they must always follow the actions imposed by Biosafety. Hospital Biosafety is a set of measures that seeks to reduce as much as possible, or even eradicate, the risks characteristic of certain activities. These risks are not Just those that affect the professional who performs a function, but all those that can cause damage to the environment and people's health. When we talk about healthcare professionals, we know that the risks are even greater. It is important to remember that all health professionals, such as doctors, biologists, nutritionists, doctors, nurses, physiotherapists, speech. 
Therapists, dentists, psychologists, biomedists, pharmacists, among others. You must follow them. Any Professional Who works in a hospital environment needs to be aware of all the rules. The importance is due to the fact that in these places, everyone involved is often exposed to pathogens, in addition to physical and chemical risks.
Keywords: Biosafety, health professionals, risks, valuing life.
amandabruna2323@gmail.com;
Graduando pelo Curso de Enfermagem da Faciten - RN, arilsonpedro97@gmail.com;
Graduando pelo Curso de Enfermagem da Faciten - RN, polianaamorim@hotmail.com;
Graduando pelo Curso de Enfermagem da Faciten - RN, 
valdeisaenfermagem@gmail.com;
Graduando pelo Curso de Enfermagem da Faciten - RN, 
Professor orientador: SILVA. Geane, Doutoranda em Modelos de Decisão em Saúde pela Universidade Federal da Paraíba e Docento no Curso de Graduação em enfermagem da Faciten - RN, silva.geane@hotmail.com.
INTRODUÇÃO
O artigo tem como tema: A importância da biossegurança para os profissionais da saúde. Abordar este assunto é de extrema relevância para que aumente os cuidados para minimizar os riscos inerentes a uma determinada atividade. Esses riscos não são apenas aqueles que afetam os profissionais que desempenham uma função, e sim todos aqueles que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Com isso, o artigo irá trazer ao público da saúde e estudantes da área assuntos para serem debatidos e realizados, principalmente nesse tempo de pandemia onde os cuidados são redobrados para evitar contágios tanto para o paciente como para o profissional da saúde. Tendo em vista a valorização da saúde humana.
Durante o artigo científico será mostrado o modo correto do uso dos equipamentos de biossegurança, a sua importância e a eficácia do seu uso. Contudo, será revelado em dados os danos causados pela falta dos diversos equipamentos primordiais para a segurança dos profissionais.
A aplicação da biossegurança encontra dificuldades, pois, alguns profissionais não estão familiarizados com o uso correto dos EPI´S, sendo assim são comuns os acidentes fisicos e biologicos no âmbito hospitalar. 
Todos os que atuam em unidade hospitalar precisar estar cientes das áreas de livre circulação, das restritas e dos cuidados que devem tomar durante a jornada de trabalho, inclusive o descarte correto dos materiais de biossegurança. As chances de doenças e acidentes de trabalho aumentam consideravelmente, pois haverá mais erros humanos e comportamento inseguro.
Além da conscientização em geral, é preciso oferecer capacitação aos empregados, de acordo com os riscos do seu departamento ou atividade profissional. 
Aqueles que manuseiam equipamentos médicos, por exemplo, devem seguir as recomendações do fabricante e conhecer boas práticas antes de usá-los.
Assim, o objetivo da presente pesquisa é destacar as condições de biossegurança no trabalho dos profissionais da saúde dentro das normas vigentes no Brasil. Justificase a pesquisa pela relevância da proteção individual e coletiva dento do âmbito hospitalar. O artigo visa apresentar os seguintes assuntos: conceito de biossegurança e biossegurança hospitalar.
Biossegurança?
Área de conhecimento que engloba um conjunto de medidas e ações que buscam a minimização e o controle dos riscos inerentes a uma determinada atividade ou local, com o intuito de preservar a saúde humana, animal e ambiental.
Normas regulamentadoras: 
· NR-6: Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
· NR-12: segurança no trabalho em máquinas e equipamentos;
· NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE.
METODOLOGIA
Os resultados que serão apresentados logo abaixo são referentes à pesquisa realizada listando os equipamentos de proteção individual (EPI's) em falta na cidade de São Paulo onde se encontra a cidade com maior população do Brasil.
Foram quantificados os aspectos de biossegurança aplicada no dia a dia desses profissionais, apresentada em gráficos, destacando materiais como: álcool em gel, máscaras, luvas, gorro, óculos, capote e outros EPIs. enfatizandos aspectos como biossegurança aplicada no cotidiano desses profissionais, uso de EPIs, uso e aferição de dosímetros, exames periódicos, imunização, higienização e limpeza dos aparelhos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O gráfico é referente à listagem dos equipamentos de proteção individual (EPI's) em falta na cidade de São Paulo, essa falta de EPI's na capital Paulista é só um pequeno reflexo da situação problemática e perigosa, que põe em risco a vida de diversos profissionais Brasileiros.
Gráfico 1. Expõe os equipamentos de proteção individual faltantes na cidade de São Paulo.
 
Fonte: Associação Médica Brasileira (AMB).
Os gráficos e números apartir daqui correspondem ao cenário nacional, expondo assim, o quantitativo de denúncias realizadas por falta de EPI's que serviriam para proteção dos profissionais de saúde.
Gráfico 2 . Nenhum dos 27 (vinte e sete) estados brasileiros ficaram insentos de denúncia.São 770 (setecentos e setenta) municípios denunciantes espalhados por todas as unidades estaduais do Brasil.
Fonte: Associação Médica Brasileira (AMB).
Gráfico 3. São em média nas unidades hospitalares 7 (sete) tipos de EPI's. O gráfico mostra os números de 1 (um) à 7 (sete), referindo-se aos equipamentos de proteção individual; e de 0 (zero) à 900 (novecentos) o índice de falta de itens nas unidades denúncias pelo Brasil.
Fonte: Associação Médica Brasileira (AMB).
Gráfico 4. Abaixo mostra os municípios brasileiros que tiveram maior número de denúncia por falta de equipamentos de proteção individual.
Fonte: Associação Médica Brasileira (AMB).
Gráfico 5. Um número alarmante é o número de denúncias feitas até o dia 24/06/2020 (vinte e quatro de Junho de dois mil e vinte),
É mostrado pelo gráfico a distribuição numérica das mesmas, sendo São Paulo o estado com maior número de denúncias por falta de EPI's.
Fonte: Associação Médica Brasileira (AMB).
Gráfico 6. A porcentagem dos itens que faltam assustam. O discaso direto do poder público com os profissionais de saúde é refletido em porcentagens alarmantes, como mostra o gráfico.
 
Fonte: Associação Médica Brasileira (AMB).
Sob a sombra pandêmica que cobre o mundo, houve uma grande explanação sobre o uso de EPI's no meio de profissionais e saúde, abaixo seguem alguns comentários feitos por funcionários à o site jornalística R7.com:
"Trabalho em UTI. A máscara N95 é para usar uma única vez. Aqui no hospital municipal e maternidade da Vila Nova Cachoeirinha, estamos usando por 5 dias. É gente levando na bolsa, ônibus, deixando no armário. Usamos uma máscara em cima da outra. Avental é descartável, mas estamos reutilizando. Parece um varal de aventais contaminados", revelou ao R7 o profissional de saúde que trabalha na zona norte da capital paulista e prefere não ser identificado.
"Os materiais nunca foram fartos, mas não havia carência. EPIs não chegam, mas casos suspeitos de covid-19 estão chegando. Se fôssemos seguir os padrões e recomendações, esgotaria estoque em uma semana. Nas unidades, negam falta de equipamentos, mas há restrição na entrega. Isso não é gestão adequada do uso porque aumenta o risco de contaminação", disse o funcionário.
É assustador a maneira como é necessário uma situação gravíssima, a qual, estamos vivendo para desmascarar o descaso do poder público com profissionais de saúde e, nesse caso a falta de proteção individual e básica para que os profissionais possam realizar suas obrigações, obrigações essas que foram jurada, lutam "fazendo das tripas coração" para poder manter o atendimento nos locais insalubres de trabalho.
A Associação Médica Brasileira (AMB) registrou até o dia 29 de Março 2513 (duas mil quinhentas e treze) denúncias em todo o Brasil, denúncias essas sobre a falta de EPI's. A falta de compromisso do poder público é refletida nos baixos estoques de equipamentos de biossegurança e no alto índice de contaminação de enfermeiro e demais profissionais de saúde pela COVID-19. De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN, sigla em inglês) é afirmado que o Brasil é o país com maior índice de contaminação e mortes de enfermeiros e profissionais de saúde. São cerca de 160 mortes de enfermeiros e da sua equipe multidisciplinar até o dia 27 de Maio de 2020.
No dia 19 de Março foi a Associação Médica Brasileira (AMB), disponibilizou uma plataforma com a especificidade de coleta de denúncias sobre faltas de EPI's. Essa plataforma é ultilizada por profissionais de saúde que estão em combate direto ao COVID-19. 
Os gráficos "gritantes" mostram que a situação pandemica só alavancou o problema da precarização de equipamentos de proteção individual, e que, os governantes das diversas esferas nunca estiveram prontos e aptos à fornecer proteção aos seus profissionais de saúde, causando não somente o risco à vida desses que estão em linha de frente, mas consequentemente causando danos a população que procura os serviços de saúde.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O artigo teve como proposta repassar informações primordiais sobre biossegurança para os profissionais da saúde e para os futuros alunos da área. Através desse documento foi mostrado tudo que é necessário para a proteção individual e coletiva dos profissionais e da sociedade. Este é um artigo de fundamental importância principalmente no momento de pandemia. 
A informação e a conscientização do trabalhador sobre os fatores de risco presentes no seu local de trabalho e o impacto destes sobre a sua saúde e segurança, são fundamentais para que a sua participação seja efetiva e resulte em mudanças de comportamento que possam evitar a exposição desnecessária ao risco.
Através deste artigo ficou claro com a adoção de medidas preventivas, para ambiente hospitalar, é extremamente necessária, uma vez que os riscos à saúde são mais eminentes pela possibilidade de contágio por agentes infecciosos ao se considerar as características da modalidade de serviços que são desenvolvidos por estas instituições. No paradigma de hospitais saudáveis, diversas ações têm sido empreendidas pelas instituições de saúde, visando uma qualidade de vida mais positiva, tanto para os clientes externos, quanto para os internos.
Visualizar a biossegurança em seu local de trabalho é ser prudente, é amar a vida. “Trabalhar descuidado e não se prevenir é dar chance ao acidente, sempre às escondidas”. E é com essa reflexão feita pelo Alexandre Carilli Simarro (Técnico de segurança do trabalho), que encerramos a consolidação de tudo que foi vivido, desde o desenvolvimento até a execução.
REFERÊNCIAS
ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de segurança do paciente: higienização das mãos. S/d. disponível em http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf. [acesso em 23/06/2020].
APECIH. Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar. Correa L, Silva AA, Fernandes MVL. (coordenação). Precauções e isolamento. 2ª. Edição revisada e ampliada. São Paulo: APECIH. 2012. [acesso em 23/06/2020].
Ayub EBS, Ayub MA, Ribeiro FN. Abordagem integrada das técnicas de isolamento. In: Fernandes A. Infecção hospitalar em suas interfaces na área da saúde. Atheneu, 2000, p.1020-25. 
Bálsamo AC, Felli VEA. Estudo sobre acidentes de trabalho com exposição líquida corporal humana em trabalhadores da saúde de um hospital universitário. RLAENF 2006, v.14, p. 346-53.
Brasil. Ministério do trabalho e emprego. Portaria n. 485, de 11 de novembro de 2005. Aprova o texto da nova Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde, doravante denominada NR-32. DOU de 16 de novembro de 1005. Seção 1.
Cassettari, VC, Balsamo, AC, Rodrigues I. Manual para prevenção das infecções hospitalares 2009. Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
Felli VEA, Marzialle MHP, Robazzi MLC, Alexandre NMC. Assistência à saúde do trabalhador no contexto da saúde do adulto. Programa de Atualização em Enfermagem: saúde do adulto-PROENF. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Editora, 2007. P.9-44
Entrevista com Valdeisa Rodrigues [23/06/2020].
 
https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/bemestar/coronavirus/noticia/2020/05/27/brasil-e-o-pais-com-mais-mortes-de-enfermeiros-por-covid-19-no-mundo-dizem-entidades.ghtml (acesso em 22/06/2020)
https://www.google.com/amp/s/noticias.r7.com/sao-paulo/profissionais-de-saude-registram-855-denuncias-em-sp-por-falta-de-epis-31032020%3famp(acesso em 22/06/2020)
https://www.faculdadeide.edu.br/blog/afinal-voce-sabe-qual-a-importancia-da-biosseguranca/(acesso em 23/06/2020)

Continue navegando